Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!


Posts recomendados

beleza Hard_master, ando sumido do facebook cara, depois precisava de uma ajuda em relação ao um gabinete, pois to afim de melhorar a refrigeração, só pra constar ( minha loucura ) minha gtx 650 na gpu ta rodando a 2.084 ghz e nas memos 1.40 ghz kkkkk ( o I7 continua forte nos 4.1 ghz ) temps legais, aquele cooler que você me ajudou a escolher ta desempenhando o papel dele. ( claro que comprei uma pasta termica de qualidade kk )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal estou com uma dúvida danada aqui em relação a leitura de um componente aqui e se puderem me ajudar agradeço muito.

No AIDA64 as temperaturas estão assim

Processador 30ºC

CPU 1 /Núcleo 1 31ºC

CPU 1 /Núcleo 2 26ºC

CPU 1 /Núcleo 3 29ºC

CPU 1 /núcleo 4 27ºC

No Speedfan as temperaturas estão assim

System 29ºC

CPU 45ºC

CPU Die 32ºC

Minha dúvida é em relação a leitura do CPU do Speedfan.

Afinal a qual componente se refere essa leitura??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SantonBR. Bom, o que pode estar acontecendo é:

as vezes em algumas configurações o aida 64 come bola. Assim, o que ele faz é lhe fornecer a temperatura da placa mãe com nome de processador. O speed fan também pode fazer isso assim como qualquer outro programa de monitoramento de hardware. Erro de leitura, é normal. Para sanar de vez esse dúvida, recomendo o seguinte:

Deixa os dois programas abertos de modo que você possa ver as medições dos sensores, execute um teste de 5 fases com o programa LinX ou intel Burn Test e observe, qual temperatura irá subir mais, se essa do aida subir conforme o processador estiver sobre carga, ela corresponde a temperatura do processador mesmo, mas se caso a do speed fan subir mais e a do aida ficar meio que estabilizada é porque a medição do aida refere-se a sua placa mãe.

Espero ter ajudado.

Depois se possível posta de novo para comentar o resultado.

Qualquer outra dúvida estarei a disposição.

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SantonBR. Bom, o que pode estar acontecendo é:

as vezes em algumas configurações o aida 64 come bola. Assim, o que ele faz é lhe fornecer a temperatura da placa mãe com nome de processador. O speed fan também pode fazer isso assim como qualquer outro programa de monitoramento de hardware. Erro de leitura, é normal. Para sanar de vez esse dúvida, recomendo o seguinte:

Deixa os dois programas abertos de modo que você possa ver as medições dos sensores, execute um teste de 5 fases com o programa LinX ou intel Burn Test e observe, qual temperatura irá subir mais, se essa do aida subir conforme o processador estiver sobre carga, ela corresponde a temperatura do processador mesmo, mas se caso a do speed fan subir mais e a do aida ficar meio que estabilizada é porque a medição do aida refere-se a sua placa mãe.

Espero ter ajudado.

Depois se possível posta de novo para comentar o resultado.

Qualquer outra dúvida estarei a disposição.

Abraço

Fiz o teste agora a pouco e a temperatura que mais subiu no Speedfan foi a cpu die e no aida foi a do processador e dos cores.

Dei uma rapida pesquisada pela internet e vi que essa temperatura "CPU" no Speedfan corresponde na verdade a temperatura da VRM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste agora a pouco e a temperatura que mais subiu no Speedfan foi a cpu die e no aida foi a do processador e dos cores.

Dei uma rapida pesquisada pela internet e vi que essa temperatura "CPU" no Speedfan corresponde na verdade a temperatura da VRM.

Não sei no seu caso, mas aqui a linha CPU do SpeedFan faz referência justamente ao processador.

http://img443.imageshack.us/img443/7452/xjc7.jpg

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei no seu caso, mas aqui a linha CPU do SpeedFan faz referência justamente ao processador.

http://img443.imageshack.us/img443/7452/xjc7.jpg

Abraço

Ja ia me esquecendo,obrigado pela ajuda Hard_Master_2012 :)

Night Fall,vai entender esse Speedfan aqui a temperatura do processador nele corresponde a linha CPU Die rssrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nstalei o T4. Meu gabinete está da seguinte forma:

1 Shark jogando ar frio (frontal), 1 Sickleflow na parte de cima jogando ar quente pra fora e um Cougar (que veio no gabinete) jogando ar quente para fora (atrás). Instalei o Prime95 e rodei ele um pouco aqui em casa. Não sei se fiz tudo corretamente, mas após 20 minutos de teste não tinha passado de 54º (foi a temperatura máxima que bateu). Mas ele ficava se mantendo por volta de 45~50º (o core com temperatura mais alta). Acho que ficou bacana a refrigeração, visto que com o cooler stock eu ACHO que passaria dos 70º (pois jogando BF3 bateu 63º ou 64º, não me recordo exatamente).

vy18y8.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nstalei o T4. Meu gabinete está da seguinte forma:

1 Shark jogando ar frio (frontal), 1 Sickleflow na parte de cima jogando ar quente pra fora e um Cougar (que veio no gabinete) jogando ar quente para fora (atrás). Instalei o Prime95 e rodei ele um pouco aqui em casa. Não sei se fiz tudo corretamente, mas após 20 minutos de teste não tinha passado de 54º (foi a temperatura máxima que bateu). Mas ele ficava se mantendo por volta de 45~50º (o core com temperatura mais alta). Acho que ficou bacana a refrigeração, visto que com o cooler stock eu ACHO que passaria dos 70º (pois jogando BF3 bateu 63º ou 64º, não me recordo exatamente).

vy18y8.png

Ficaram muito bons os resultados.

Quando se faz teste de stress a temperatura costuma atingir níveis bem mais altos que quando jogamos.

Durante a execução de um jogo acredito que a temperatura não passe dos 50°.

Parabéns pela aquisição.

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficaram muito bons os resultados.

Quando se faz teste de stress a temperatura costuma atingir níveis bem mais altos que quando jogamos.

Durante a execução de um jogo acredito que a temperatura não passe dos 50°.

Parabéns pela aquisição.

Forte abraço

Valeu cara, obrigado. Eu ia comprar o Evo 212, até ontem tinha, mas quando cheguei na loja hoje, tinha acabado. Detalhe: eram umas 3 unidades.

Comprei o Hyper T4, mas o desempenho foi muito satisfatório. Vou jogar BF3 depois e testar.

Só em usar o Shark na frente, a temperatura do HD caiu 10 graus. Mas esse stress teste nao esquentou a VGA. Vou testar o conjunto no BF3, que eu tenho como parâmetro. O bom foi que custou 74 reais! Achei uma boa aquisicao.

Forte abraço e obrigado pelas dicas!

Olá AG22. Cara, a temperatura do seu processador está excelente, ainda mais por você estar com o coolers box. Adquiri um I5 3570, tomara que seja frio como o seu processador.

Abraço.

No cooler box eu atingi 63 graus jogando BF3... Vou ver agora com o T4, acredito que fique na casa dos 50.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá AG22. Cara, a temperatura do seu processador está excelente, ainda mais por você estar com o coolers box. Adquiri um I5 3570, tomara que seja frio como o seu processador.

Abraço.

nstalei o T4

Não se trata de cooler Box, mas sim do Hyper T4 da Cooler Master.

Valeu cara, obrigado. Eu ia comprar o Evo 212, até ontem tinha, mas quando cheguei na loja hoje, tinha acabado. Detalhe: eram umas 3 unidades.

Comprei o Hyper T4, mas o desempenho foi muito satisfatório. Vou jogar BF3 depois e testar.

Só em usar o Shark na frente, a temperatura do HD caiu 10 graus. Mas esse stress teste nao esquentou a VGA. Vou testar o conjunto no BF3, que eu tenho como parâmetro. O bom foi que custou 74 reais! Achei uma boa aquisicao.

Forte abraço e obrigado pelas dicas!

No cooler box eu atingi 63 graus jogando BF3... Vou ver agora com o T4, acredito que fique na casa dos 50.

abraços

Fans para refrigeração sempre trazem bons resultados.

No seu caso para ficar completo basta adicionar mais uma na lateral injetando ar frio.

Existem programas que fazem teste de stress também na Gpu.

Conte sempre conosco.

Abraço e boa jogatina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se trata de cooler Box, mas sim do Hyper T4 da Cooler Master.

Fans para refrigeração sempre trazem bons resultados.

No seu caso para ficar completo basta adicionar mais uma na lateral injetando ar frio.

Existem programas que fazem teste de stress também na Gpu.

Conte sempre conosco.

Abraço e boa jogatina

Valeu cara, qualquer coisa eu posto aqui.

Qualquer dia eu faço um stress test na placa de vídeo, mas a refrigeração dela parece estar de acordo (segura).

Não sei se fan lateral ficaria bom por causa do espaço, o T4 e a placa de vídeo ocupam muito espaço. Eu tenho espaço para botar mais um na parte de cima e um embaixo. Também poderia (mas nao pretendo fazer isso) substituir do frontal de 14cm por 2 x 12cm.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal, fiz um pequeno teste hoje (6 minutos no prime95) e o resultado foi este, ao final. O computador é novo, em operação desde ontem.

9975236946_2c7afc586c_h.jpg

Gabinete - Thermaltake V3 Black Edition

2 Akasa Viper superiores fazendo a exaustão e um Shark de 120mm de intake.

Cooler box da intel (vou tentar ficar com ele até fazer OC e trocar a refrigeração de todo o gabinete, e provalmente o gabinete junto)

Configuração:

Fonte - Corsair 600w

Memória - G.Skill Ripjaws X Series 8gb

Evga Nvidia Geforce Gtx 650 Ti Boost 2gb

Intel Core I5-4670k 3.4ghz

Placa Mãe - Asus Z87-A

A temperatura está boa, ou vale o investimento em Air Cooler mais "em conta"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal, fiz um pequeno teste hoje (6 minutos no prime95) e o resultado foi este, ao final. O computador é novo, em operação desde ontem.

9975236946_2c7afc586c_h.jpg

Gabinete - Thermaltake V3 Black Edition

2 Akasa Viper superiores fazendo a exaustão e um Shark de 120mm de intake.

Cooler box da intel (vou tentar ficar com ele até fazer OC e trocar a refrigeração de todo o gabinete, e provalmente o gabinete junto)

Configuração:

Fonte - Corsair 600w

Memória - G.Skill Ripjaws X Series 8gb

Evga Nvidia Geforce Gtx 650 Ti Boost 2gb

Intel Core I5-4670k 3.4ghz

Placa Mãe - Asus Z87-A

A temperatura está boa, ou vale o investimento em Air Cooler mais "em conta"

Segundo a Intel seu i5 4670k possui TPD de 84w (Capacidade de dissipação Térmica) e temperatura máxima segura de operação de 72.7°.

Apesar de estar em um patamar aceitável, eu recomendaria a troca do cooler por um modelo torre que possui melhor desempenho.

Pude notar que a temperatura da placa mãe estava muito baixa, mais que o normal para o clima brasileiro (21°), o que me leva a crer que ou o tempo e sua região estava frio no dia da medição (ou faz uso de ar condicionado), ou o software que fez a medição pode estar bugado. Em se tratando da 1° hipótese, podemos afirmar também que o desempenho do cooler box apenas manteve as temperaturas nessa margem pelo tempo frio, coisa que não acontecerá em dias quentes.

Outro detalhe importante, se você pretende efetua Over no processador, nem pense que o cooler box manterá as temperaturas dentro da margem recomendada, se tornando obrigatória a troca do cooler (isso se você tem amor a sua configuração).

Citaria como boas opções para Over os seguintes modelos

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/41093/?parceiro=google&gclid=COHF14b27bkCFROZ4AodmgkALg

Este particularmente meu preferido.

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/49690/Cooler-CNPS10X-Extreme-120mm-Led-Azul-5-Heatpipes-Em-Forma-De-U-Inclui-Pwm-Mate

Existem outros que se você encontrar a venda são ótimas opções, infelizmente nas lojas on-line encontram-se indisponíveis.

http://www.kabum.com.br/produto/24702/cooler-coolermaster-hyper-612-90cm-rr-h612-20pk-r1

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:07:108:23035

Vale lembrar que seu gabinete possui 19Cm de largura, os cooler citados possuem na casa dos 15~16cm de altura, sendo de extrema importancia antes de optar por qualquer modelo, efetuar a medição do espaço livre dentro do gabinete afim de evitar surpresas depois da compra.

Todos os modelos citados compatíveis com seu processador (Socket 1155/1156)

Abraço e boa sorte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo a Intel seu i5 4670k possui TPD de 84w (Capacidade de dissipação Térmica) e temperatura máxima segura de operação de 72.7°.

Apesar de estar em um patamar aceitável, eu recomendaria a troca do cooler por um modelo torre que possui melhor desempenho.

Pude notar que a temperatura da placa mãe estava muito baixa, mais que o normal para o clima brasileiro (21°), o que me leva a crer que ou o tempo e sua região estava frio no dia da medição (ou faz uso de ar condicionado), ou o software que fez a medição pode estar bugado. Em se tratando da 1° hipótese, podemos afirmar também que o desempenho do cooler box apenas manteve as temperaturas nessa margem pelo tempo frio, coisa que não acontecerá em dias quentes.

Outro detalhe importante, se você pretende efetua Over no processador, nem pense que o cooler box manterá as temperaturas dentro da margem recomendada, se tornando obrigatória a troca do cooler (isso se você tem amor a sua configuração).

Citaria como boas opções para Over os seguintes modelos

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/41093/?parceiro=google&gclid=COHF14b27bkCFROZ4AodmgkALg

Este particularmente meu preferido.

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/49690/Cooler-CNPS10X-Extreme-120mm-Led-Azul-5-Heatpipes-Em-Forma-De-U-Inclui-Pwm-Mate

Existem outros que se você encontrar a venda são ótimas opções, infelizmente nas lojas on-line encontram-se indisponíveis.

http://www.kabum.com.br/produto/24702/cooler-coolermaster-hyper-612-90cm-rr-h612-20pk-r1

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:07:108:23035

Vale lembrar que seu gabinete possui 19Cm de largura, os cooler citados possuem na casa dos 15~16cm de altura, sendo de extrema importancia antes de optar por qualquer modelo, efetuar a medição do espaço livre dentro do gabinete afim de evitar surpresas depois da compra.

Todos os modelos citados compatíveis com seu processador (Socket 1155/1156)

Abraço e boa sorte

NIGHT FALL,

Agradeço a informação, será de grande valia.

Estás correto, a temperatura estava baixa no momento do teste, uns 15 graus eu acredito.

Vou catar um cooler tipo torre ou water cooler (já que não coloquei fan na grade traseira ainda).

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fala galera, estou aqui novamente com uma dúvida.

Sai de um Phenom II x4 965 BE, e estou com um Core i5 3570 (sem K), mas estou com dúvidas sobre a temperatura desse processador.

Estou com todos os recursos de economia da placa-mãe desativados (c1e, c3, c5) e modo de energia equilibrado no windows.

Temperatura ambiente na casa dos 29º - 25ºC: Depois de algumas horas jogando.

temp_i5.jpg

Máxima de 55ºC nos cores, Está bom? uso um Antec 620 h20 com push and pull com 2 excallibur's.

Minha dúvidas são esses sensores:

CPUTIN

AUXTIN

TMPIN3 (esse eu tenho quase certeza se tratar do CPU, pois é o que fica com o valor próximo dos cores).

Será que estão "bugados"?

Outra coisa que vem me instigando é a temperatura do Core 1(no HW e core 2 no Coretemp) ele fica mais quente que os demais em idle e em full...é normal? e uma última pergunta, qual a temperatura máxima desses Ivy's?

Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ApolloBrz: Eu acredito que seja relacionado com a placa mãe, no CPUID HWMonitor, por que CPUTIN/AUXTIN/TMPIN3 estão interligados a Asus, mas o que está estranho é está em 76ºC acredito que pode haver uma falha no sensor, não sei se é possivel o componete da placa mãe chegar essa temperatura.

Será que o CPUTIN está relacoinado ao socket e o AUXTIN está relacionado ao chipset da placa mãe?

Notei que o TMPIN3 está na mesma temperatura que sua placa de vídeo, sendo assim acredito que não tenha relação a temperatura do seu processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ApoloBrz,

no site do fabricante (http://ark.intel.com/pt-br/products/65702/Intel-Core-i5-3570-Processor-6M-Cache-up-to-3_80-GHz), consta o dado sobre o Tcase do processador.

O tcase eu já sabia, obrigado.

Notei que o TMPIN3 está na mesma temperatura que sua placa de vídeo, sendo assim acredito que não tenha relação a temperatura do seu processador.

Tá não...temperatura máxima do placa de video foi 73ºC e do sensor foi 58ºC (bem próxima da temp dos cores).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai pessoal , meu problema é o seguinte, meu pc estava sempre reiniciando/travando quando eu usava Windows XP, desde então eu formatei para Windows 7 e mesmo assim continua travando/congelando a tela do nada, meu amigo disse que pode ser superaquecimento apesar de eu achar que não , então se puderem dar uma olhada nessas temperaturas:

g29f.jpg

Se a temperatura tiver ok, vai ser uma coisa a menos pra se preocupar, desde já grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai pessoal , meu problema é o seguinte, meu pc estava sempre reiniciando/travando quando eu usava Windows XP, desde então eu formatei para Windows 7 e mesmo assim continua travando/congelando a tela do nada, meu amigo disse que pode ser superaquecimento apesar de eu achar que não , então se puderem dar uma olhada nessas temperaturas:

g29f.jpg

Se a temperatura tiver ok, vai ser uma coisa a menos pra se preocupar, desde já grato.

Boa noite, cara essas temps são sem usar o computador? esta em IDLE? baixe o programa PRIME95 rode ele por 5 minutos e tire prints do resultado por favor, estou achando seu processador muito quente! você faz alguma limpeza regularmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, cara essas temps são sem usar o computador? esta em IDLE? baixe o programa PRIME95 rode ele por 5 minutos e tire prints do resultado por favor, estou achando seu processador muito quente! você faz alguma limpeza regularmente?

Então meu brother, acabou acontecendo uma fatalidade =/... Eu tava pesquisando mais sobre o que poderia causar os travamentos, quando vi que um post informando que o Estabilizador pode causar isso e causar danos para a fonte, depois de ler isso, eu resolvi ligar a fonte direta na tomada, só que tinha esquecido de trocar a tensão pela chave, e daí ouvi um estalo, e um flash azul, e depois o PC não quis ligar mais...enfim, com essa cagada que fiz, segunda vou tentar levar no tecnico pra ver se consigo reparar essa fonte, e vou reportar também sobre a temperatura alta do processador já que você achou alta, e possivelmente poderia ser o causador dos travamentos também, certo? e assim que eu resolver o problema e meu pc estiver ligando, vou rodar o prime 95 pra tá fazendo esses testes e posto aqui novamente, valeu brother!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai pessoal , meu problema é o seguinte, meu pc estava sempre reiniciando/travando quando eu usava Windows XP, desde então eu formatei para Windows 7 e mesmo assim continua travando/congelando a tela do nada, meu amigo disse que pode ser superaquecimento apesar de eu achar que não , então se puderem dar uma olhada nessas temperaturas:

g29f.jpg

Se a temperatura tiver ok, vai ser uma coisa a menos pra se preocupar, desde já grato.

Sempre que solicitar ajudar em algum tópico, poste todos os detalhes de sua configuração sendo marca e modelo (Processador, Placa mãe, Memória, Placa de vídeo, Fonte e Gabinete) bem como a quantidade de Fans instaladas para refrigeração.

Baseado nessas informações e na descrição do problemas poderemos lhe ajudar de forma mais efetiva.

Então meu brother, acabou acontecendo uma fatalidade =/... Eu tava pesquisando mais sobre o que poderia causar os travamentos, quando vi que um post informando que o Estabilizador pode causar isso e causar danos para a fonte, depois de ler isso, eu resolvi ligar a fonte direta na tomada, só que tinha esquecido de trocar a tensão pela chave, e daí ouvi um estalo, e um flash azul, e depois o PC não quis ligar mais...enfim, com essa cagada que fiz, segunda vou tentar levar no tecnico pra ver se consigo reparar essa fonte, e vou reportar também sobre a temperatura alta do processador já que você achou alta, e possivelmente poderia ser o causador dos travamentos também, certo? e assim que eu resolver o problema e meu pc estiver ligando, vou rodar o prime 95 pra tá fazendo esses testes e posto aqui novamente, valeu brother!

Realmente o estabilizador pode causar certos problemas, mas superaquecimento é algo fora da lista destes.

Existe um outro fator a se levar em consideração que é o fator Qualidade da fonte de alimentação, caso você utilize de fontes genéricas, de nada adianta retirar o estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!