Ir ao conteúdo

Tutorial Samurize

Spider_Rap

Posts recomendados

Postado

O que é Samurize??

Para quem não conhece, samurize é um programa que permite você criar uma configuração especial para sua área de trabalho, trabalhando com imagens e scripts você pode adicionar várias informações úteis ou apenas dar uma modificada no visual do seu desktop. As informações que podem ser utilizadas são inúmeras, desde um simples súmario da máquina, chegando até monitoramento de temperaturas, uso da CPU e até mesmo condições climáticas do dia. O programa é bem simples de ser utilizado, trabalhando com um fundo de base (Retângulos, quadrados, círculos, etc...) imagens .PNG, scripts e um pouco de criatividade. Neste toturial ensinarei a fazer uma configuração básica, mostrando um pequeno súmario da máquina, um pequeno monitoramento e quantidade de espaço livre no HD.

Requisitos do sistema para rodar o samurize:

Sistema Operacional Windows 2000/XP

192MB de memória ram (256 recomendado)

Processador maior que 300Mhz

25MB livres em disco

OBS.: Links de arquivos úteis e o link do programa você encontra no final deste toturial.

Começando a programar

A configuração que vai ser feita no toturial de hoje é a seguinte:

Desktop do Toturial

Para começar o desenvolvimento da configuração, execute o arquivo Config Tool. Abaixe o zoom para 50% e depois clique em Edit Graphics, depois em Add DrawObject e por último clique em Add Rounded Rectangle. Assim que o retângulo aparecer, no canto direito da tela aparecerá as propiedades dele, faça os seguintes ajustes.

X = 0 ------------- Y = 398

Width = 800 ------- Height = 184

Roundness = 20

AlphaBleeding = 82

Depois clique para modificar a cor e vá em cores personalizadas e coloque as seguinte especifícações:

Matiz= 140

Sat= 240

Lum= 120

Vermelho= 0

Verde= 128

Azul= 255

Ok e pronto, sua base está feita, a base deverá ficar assim. Agora vamos começar a colocar os scripts.

Clique com o botão direito na tela e selecione Add Text, as propiedades do texto ficarão visíveis no canto direito da tela.

Em Meter Properties você ajusta o tamanho, o tipo e a localização do texto, veremos como este recurso funciona mais para frente.

Em Meter Text Properties, vá no quadrado Text e digite Sistema. Depois vá em Select Font e as seguintes configurações serão usadas:

Fonte: Tahoma

Negrito

Tamanho 14

A cor da letra tem as seguintes especificações:

Matiz=160

Sat=240

Lum=75

Vermelho=0

Verde=0

Azul=160

O recurso Alpha Bleeding deve ficar em 170, posicione o texto na parte superior esquerda dentro da base já feita. Repita este mesmo processo adicionando os seguintes texto, Hard Disk e Monitoramento. A configuração deve ficar assim

OBS.: Os textos devem ficar com o valor Y em 404.

Agora iremos começar a fazer o súmario do sistema.

Clique com o botão direito na tela e em seguida em Add Active Script, toda essa parte de agora será feita com estas propiedades:

Alpha Bleeding 255

Cor Configurações iguais as da antiga

Fonte Tahoma

Modo Negrito

Tamanho 10

OBS.: Estas configurações serão usadas até o fim.

Como é de praxe, do lado direito da tela aparecerá as propiedades, na seção Meter Text Properties retire o que está escrito na parte Text deixando somente isto escrito %v. Faça os ajustes dados acima e vá na parte Active Script. Selecione o script ExtendedProps.vbs e em baixo coloque CPU Description, você deve colocar o nome que o computador tem, o que você deu a ele na instalação do windows, senão o script não vai funcionar corretamente. Adicione outro Active Script e faça o procedimento citado acima, a única diferença é que em vez de selecionar CPU Description você deve selecionar CPU Speed.

Adicione agora Add Memory, na parte Text troque Free memory por Memória, faça os ajustes de cores e na parte debaixo, aonde está "Free Mem" coloque Total Mem.

Agora adicione outro Active Script e faça os ajustes, vá no script cl OS Info.vbs e depois em OS Info

Agora adicione Add Drive Space. Na parte Text mude Free Space por Hard Disk e mb por GB. Faça os ajustes de cores e no final selecione a unidade C: e aonde está Free Space você coloca Total Space e aonde está Megabytes você coloca Gigabytes.

Agora adicione Uptime, basta alterar as cores.

Agora adicione as figuras Monitor 64 e Case64.

Pronto, o sumário do sistema está terminado, veja como deve ficar aqui.

Agora vamos as configurações de HD.

Adicione Add Drive Space mude as cores e no final coloque Gigabyte. Agora adicione outro script desse tipo e na primeira parte, aonde está Text, coloque Progress Bar, diminua o tamanho da barra, e habilite Alpha End, coloque duas cores, uma para começar e outra para terminar, e depois selecione Background. Agora adicione Add Text faça as alterações de cores e adicione o texto C: e coloque-o na frente da barra, depois adicione a figura HardDisk64. Pronto, seção Hard Disk terminada. Deve ficar assim

Agora só falta a parte de monitoramento:

Adicione um Performon e dê Ok, faça as mudanças de cores e na parte texto deixe assim Uso da CPU %v%.

Agora adicione Add Memory, faça as mudanças de cores e no texto coloque Memória Livre: %v mb.

Adicione as figuras Ram64 e Multimeter64 e uma figura correspondente ao seu processador.

Deve ficar assim.

Agora é só você salvar, fechar, abrir o Samurize, clicar com o botão direito no ícone aberto no "tray", ir em Select Config File e abrir o seu arquivo.

OBS.: Ajuste a posição da figura no desktop, depois vá em Position no ícone do tray, selecione as opções Pin On Desktop, Click Trought, Locked Position.

Pronto, seu samurize está terminado.

Abaixo vão os links de scripts e do programa:

Samurize

Figuras Básicas

Espero que aproveitem e boa sorte...

OBS.: Qualquer dúvida postem...

Postado

Eu também gostei dele, apesar de eu não levar muito jeito para coisas gráficas, até consegui fazer um desktop legalzinho.

O que eu mais gostei nele foi que ele não sobrecarrega a máquina e depois que se aprende é simples de se mexer. Ainda há opções de monitorar temperaturas, emails novos e winamp, como vocês podem ver no desktop do Fernando.

OBS.: Ficou bonito o seu! ^_^

• Membro VIP
Postado

Com certeza ele é bem fácil de programar. Spider, já viu as opções de WMI? São avançadíssimas! Muito bom! E não utilizam nenhuma DLL fora do Windows. Já as de temperatura e rotação de FANs do MBM requerem que o MBM esteja instalado e rodando mas não há problema nenhum.

Terminei a primeira configuração de desktop. Depois vou fazer outras. :P

Vejam: Desktop do meu 1º script já terminado (JPG - 162 KB)

Agora rodando o Winamp 5 (JPG - 226 KB)

Abraços,

Fernando

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@18 dez 2003, 16:47

Com certeza ele é bem fácil de programar. Spider, já viu as opções de WMI? São avançadíssimas! Muito bom! E não utilizam nenhuma DLL fora do Windows. Já as de temperatura e rotação de FANs do MBM requerem que o MBM esteja instalado e rodando mas não há problema nenhum.

Terminei a primeira configuração de desktop. Depois vou fazer outras. :P

Vejam: Desktop do meu 1º script já terminado (JPG - 162 KB)

Abraços,

Fernando

Nando... Dá uma ajudinha aí...

Como eu uso os sensores do MBM pra mostrar os dados de RPM, voltagens, etc...???

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Rosted@18 dez 2003, 17:37

Nando... Dá uma ajudinha aí...

Como eu uso os sensores do MBM pra mostrar os dados de RPM, voltagens, etc...???

Fala Rosted amigão!

Seguinte cara, clica com o botão direito e adiciona um MBM. Na janela da direita, no campo Sensor você coloca o número do sensor do MBM que você quer mostrar o valor:

0 - Temperatura do gabinete.

1 - Temperatura do Processador.

64 - Clock do processador em MHz.

32 - tensão do processador.

33 à 38 - Voltagens da fonte (ATX).

48 - FAN 1 (CPU)

49 - FAN 2

50 - FAN 3

Esses foram os que eu descobri fuçando, deve haver mais sensores.

Abraços,

Fernando

Postado

Sim, o programa tem muitas opções, essas de links rápidos é bem legal, eu não tinha visto ainda.

Já a de sensor, eu queria colocar no tutorial, pórem minha placa mãe não é suportada pelo MBM (É muito velinha), dai fiquei incapacitado.

• Membro VIP
Postado

Aê galera! Eu traduzi um arquivo de linguagem do Samurize para o português brazuca! Assim ele fica quase todo em português (porque há partes que provém da sua programação e não do arquivo .lng).

Download! (Atenção, links corrigidos!)

· Português-Brasil LNG (6 KB)

Coloque-o (descompactado) em C:\Arquivos de Programas\Samurize\lang. Depois, no programa, vá em Language > Select Language > Portuguese-BR.lng e pronto, tá em brazuca! :bandeira:

Achei uns scripts interessantes também na net mas não tive tempo de testar todos. Se interessar:

· Scripts diversos (17 KB)

Coloque-os (descompactados) em C:\Arquivos de Programas\Samurize\Scripts aí é só usar!

Os gráficos também não vêm! Peguem aqui:

· Samurize Graphics (590 KB). Coloque as pastas 64, 128 e 156 dentro de C:\Arquivos de Programas\Samurize\Graphics.

Abraços galera! E façam suas telas! :P

PS.: Agradecimento ao Mornion por hospedar os arquivos em seu servidor.

• 3 semanas depois...
Postado

alguém pode me dizer se existe uma versão desse programa pra windows 98?

será que existe algum programa pra modificar a barra de terefas do win98 para ela ficar igual ao do winxp.

valeu gente até +

Postado
Postado Originalmente por PAULO RAMONE@03 jan 2004, 18:31

alguém pode me dizer se existe uma versão desse programa pra windows 98?

será que existe algum programa pra modificar a barra de terefas do win98 para ela ficar igual ao do winxp.

valeu gente até +

Infelizmente o samurize não permite, eu já tentei rodar ele no Windows 98 mas ele nem executa o instalador. Talvez exista algum outro programa, procure no baboo, talvez lá você ache algum "toturial" de algum programa deste tipo...

Postado

Tá explicado lá, você clica em Add DrawObject e depois em Add Rounded Retangle. Talvez você esteja usando ele traduzido e não está achando o Add DrawObject.

Postado
Postado Originalmente por Spider_Rap@10 jan 2004, 22:01

Tá explicado lá, você clica em Add DrawObject e depois em Add Rounded Retangle. Talvez você esteja usando ele traduzido e não está achando o Add DrawObject.

valeu spider... mas era a ferramente roundness... consegui achá-la... mas tem uma coisa q não está funcionando aqui... nesse passo: Active Script e faça o procedimento citado acima, a única diferença é que em vez de selecionar CPU Description você deve selecionar CPU Speed

não está aceitando o script da velocidade no meu pc...

Postado
Postado Originalmente por Spider_Rap@13 dez 2003, 21:29

Agora vamos as configurações de HD.

Adicione Add Drive Space mude as cores e no final coloque Gigabyte. Agora adicione outro script desse tipo e na primeira parte, aonde está Text, coloque Progress Bar, diminua o tamanho da barra, e habilite Alpha End, coloque duas cores, uma para começar e outra para terminar, e depois selecione Background. Agora adicione Add Text faça as alterações de cores e adicione o texto C: e coloque-o na frente da barra, depois adicione a figura HardDisk64. Pronto, seção Hard Disk terminada. Deve ficar assim

aí spider... não consegui achar essas opções de HD... (alpha end)???? onde está isso???

Postado

aí galera, sou eu de novo... hehehehe minhas perguntas:

alguém achou outro site onde contenha figuras? pois o link tá quebrado....

e onde fica esse "tray icon" q devemos aplicar algumas alterações pra colocar na área de trabalho???

e outra coisa pessoal, alguns scripts parecem q não são salvos... como por exemplo a velocidade do cpu, e o nome do computador... sempre q abro o config tool tenho q rodá-los novamente... será q tem alguma coisa errado no meu pc????

bem valeu pessoal, até mais.

:blink::blink::blink:

Postado

Não é que os scripts não são salvos, é que eles ficam como "ao natural" ou seja, não estão em execução, se você clicar nele e der "Test Script" ele vai rodar e tudo volta ao normal. Desculpe com os links, hospedei no servidor meu do terra, achei que não deletariam, mas pelo visto... Vou procurar as figuras aqui, já já dou uma arrumada no link.

OBS.: Alias, aonde vocês conseguem esses wallpapers? Qual é esse script dos links rápidos Fernando?

Postado
Postado Originalmente por Spider_Rap@11 jan 2004, 08:55

Não é que os scripts não são salvos, é que eles ficam como "ao natural" ou seja, não estão em execução, se você clicar nele e der "Test Script" ele vai rodar e tudo volta ao normal. Desculpe com os links, hospedei no servidor meu do terra, achei que não deletariam, mas pelo visto... Vou procurar as figuras aqui, já já dou uma arrumada no link.

OBS.: Alias, aonde vocês conseguem esses wallpapers? Qual é esse script dos links rápidos Fernando?

valeu spider mas a parte q não consigo é o final... onde tem essa parte do tray icon... não consegui achar isso de jeito nenhum... :(:(:(

Postado
Postado Originalmente por foxangel@11 jan 2004, 09:29

valeu spider mas a parte q não consigo é o final... onde tem essa parte do tray icon... não consegui achar isso de jeito nenhum...  :(  :(  :(

É fácil, quando você abre o samurize la pelo menu iniciar fica o icone dele la do lado do relogio, ai é só você clicar com o botão direito la ai vai aparecer:

Select config file: Abre o sua configuração. Ele tem que estar salvo na pasta do samurize pra aparecer no menu do tray.(no meu estava em C:\Arquivos de programas\Samurize\Configs).

Edit config: Edita a configuração que tiver carregado no momento.

Reload config: Caso você faça alguma modificação depois que a sua configuração já estiver rodando,(indo no config file) é só você dar um reload config para estas alterações aparecerem no desktop, depois de você ter salvo.

Testa aí...

Postado
Postado Originalmente por Adriano Silva+11 jan 2004, 09:54-->
foxangel@11 jan 2004, 09:29

valeu spider mas a parte q não consigo é o final... onde tem essa parte do tray icon... não consegui achar isso de jeito nenhum...  :(  :(  :(

É fácil, quando você abre o samurize la pelo menu iniciar fica o icone dele la do lado do relogio, ai é só você clicar com o botão direito la ai vai aparecer:

Select config file: Abre o sua configuração. Ele tem que estar salvo na pasta do samurize pra aparecer no menu do tray.(no meu estava em C:\Arquivos de programas\Samurize\Configs).

Edit config: Edita a configuração que tiver carregado no momento.

Reload config: Caso você faça alguma modificação depois que a sua configuração já estiver rodando,(indo no config file) é só você dar um reload config para estas alterações aparecerem no desktop, depois de você ter salvo.

Testa aí...

ah sim... valeu adriano, e você conseguiu achar figuras? pois o link q o spider deu tá quebrado... brigadão. ;););)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!