Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modulo isolador Microsol


Morgana Malfoy

Posts recomendados

Pessoal, vi muitas discussões sobre estabilizadores. Mas sobre isolador n vi, uso um modulo isolador estabilizado da microsol que de ontem pra hj tem estalado muito. um eletricista ja revisou as tomadas e disse q ta td lpza. uso nele a fonte do roteador, modem adsl e do notebook.

Esses estalos em isoladores são normais? Podem acarretar algum dano a fonte do note ou mesmo ao note?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esses estalos são na verdade o estabilizador interno desse módulo operando, e estabilizador é estabilizador.

Fico me perguntando qual a razão que o fez adotar o módulo estabilizador ai nos seus equipamentos, pois deve ter uma boa razão para você gastar uma grana e ficar jogando fora energia. Ninguém faz isso a tôa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Morgana,

O colega faller fica meio esquentado quando vê o povo usando equipamentos sem motivo, hehehe, releve isso, não é maldade.

Como a gente costuma dizer muitas vezes aqui no fórum: aposto que você não usa nada de isolador ou estabilizador em seus eletrodomésticos, que muitas vezes são mais caros e sensíveis que o PC que você quer "proteger". Por isso a gente não entende porque as pessoas se preocupam tanto só porque é um PC, não faz sentido.

Acesse esse excelente post escrito pelo colega faller que creio todas as duas dúvidas sobre o uso desse e de outros tipos de equipamentos para "proteção" que, conforme você mesmo disse, as pessoas leigas compram meio sem saber porque:

http://forum.clubedohardware.com.br/doencas-eletricas-seus/654141

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agradeço a resposta, mas repudio sua indelicadeza. se esses módulos vendem é porque as pessoas são leigas, então não custaria nada uma resposta, no mínimo educada.

Me desculpe se fui indelicado, jamais foi essa a intenção. Muitas vezes as pessoas lêem o que escrevo olhando para meu Avatar que uso e me vêem desse modo como ranzinza. Escrevo de modo direto, objetivo, ser rodeios.

Morgana, a pergunta que lhe fiz foi somente para entender o porque de adquirires o módulo, tentar saber o que esperavas dele, qual o benefício, para, para ato seguinte, lhe orientar..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vi muitas discussões sobre estabilizadores. Mas sobre isolador n vi, uso um modulo isolador estabilizado da microsol que de ontem pra hj tem estalado muito. um eletricista ja revisou as tomadas e disse q ta td lpza. uso nele a fonte do roteador, modem adsl e do notebook.

Esses estalos em isoladores são normais? Podem acarretar algum dano a fonte do note ou mesmo ao note?

Os estalos são do estabilizador interno dele, você já deve ter visto por ai a história da distorção na onda senoidal da rede e dos surtos de tensão que os estabilizadores provocam a cada estalo, com o módulo isolador não é diferente.

Para você usar um módulo isolador você deve ter um motivo, certo? Seria esse motivo a falta de aterramento na tomada? Saiba que módulo isolador não “faz” aterramento, ao contrário do que diz o marketing da Microsol.

Busca com ele proteção elétrica para seus equipamentos? Se sim, está no caminho errado, procure um filtro de linha.

Comparando um estabilizador com um módulo isolador eu arrisco dizer que o módulo isolador pode prejudicar mais os equipamentos.

O motivo? O transformador isolador (usado para evitar os choques elétricos na carcaça do PC) bloqueia a passagem da energia estática do seu PC para a terra, isso pode ser bastante prejudicial para o PC, uma vez que um simples toque do seu dedo (corpo) em algum componente pode provocar uma descarga dessa energia estática, danificando o componente.

Isso foi discutido nesse tópico, dê uma olhada:

http://adrenaline.com.br/forum/energia/250644-oscilacoes-eletricas-danificam-hardwares.html

Abraços

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom pessoal, agora ficou bem mais claro. faller ta desculpado, tb peço desculpas por minha má interpretação. desvantagem da internet: muitas vezes não temos a noção da intenção do falante.

mais uma perguntinha, o filtro de linha pode ser usado em tomada sem aterramento? ele irá proteger mesmo que essa tomada não o tenha?

sei que o aterramento é indicado, o probs é q moro com meu pai e ele se recusa a acreditar q é marketing.... ¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
mais uma perguntinha, o filtro de linha pode ser usado em tomada sem aterramento? ele irá proteger mesmo que essa tomada não o tenha?

Morgana, desfeita as impressões iniciais vamos ao que interessa.

Surtos de tensão podem aparacer na rede elétrica ai de seus equipamentos em dois modos distintos:

- Modo Comum: O nome mais ou menos dá a dica. O comum do surto do tensão é a massa, o planeta Terra. São induções elétricas na rede segundo uma diferença de potencial desde a massa. Da massa = Terra para a fiação haverá um potencial induzido em alguma fiação, seja ela aquela que entra no teu PC ou no arame do varal de roupas, etc..

Esse tipo de indução é típica dos raios, dos eventos de origem na natureza. Evidente que para se eliminar esse tipo de surto se fará necessário a adoção de aterramento, pois esse surto é referenciado ao aterramento.

- Modo diferencial: Esse modo de aparecimento dos surtos de tensão na fiação da rede elétrica é um pouco diferente. O surto aparece entre o fio Fase e o fio neutro. Esse tipo de surto é gerado pelo desligamento de grandes motores elétricos, pela abertura de contatoras mal mantidas, pela solda elétrica da serralheria da esquina ou quem sabe pelo desligamento da máquina de bater massa alí na padaria da frente de casa.

Como esse tipo de anomalia se dá entre o fio fase e o fio neutro, não se necessita de aterramento para solucionar o mesmo, para absorver a energia do mesmo..

Esse segundo tipo é o mais comum e aquele que não avisa que poderá chegar, ao contrário do primeiro que muito dificilmente acontecerá em um dia aberto de sol.. Na hora da tempestade sempre existe a chance de se sacar fora da tomada seus equipamentos, como solução antiga mas ainda dentro da validade..

De qualquer modo, a existência de um ponto de referência na carcaça de seu PC é sempre bem vinda, para proteção do próprio usuário..

Um módulo isolador definitivamente não providencia um aterramento para seu PC e sim apresenta um sintoma que o aterramento também apresenta, que é ausência da sensação de choque ao tocar no gabinete, estando de pés descalços...

Desculpando a analogia pobre, seria mais ou menos comparar o aterramento com a adoção de bons hábitos alimentares na manutenção de uma mulher esbelta. O módulo isolador, mal comparando, seria como um espelho daqueles que a gente se vê magro... O efeito dos dois para uma gordinha seria o mesmo, tanto a adoção de bons hábitos alimentares quanto se ver através daquele espelho..

Eu mesmo seria capaz de adotar um módulo isolador mas se tivesse aterramento. Além de separar a entrada da saída, galvanicamente, não perderia o referencial importante no tocante a imunidade a ruido, por exemplo. A própria Microsol não aconselha o uso do mesmo com aterramento. Pois somente assim eu o usaria..

Outro problema do módulo isolador á a perda de potência por inserção do mesmo, que pode alcançar os 10%. Não é a tôa que ele esquenta..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!