Ir ao conteúdo

Chavear mono / estereo

rmlazzari

Posts recomendados

Postado

Amigos, eu gostaria de criar um chave para o amp que estou fazendo que alternasse os modos mono / estereo, uma chave simples que ligasse / desligasse o L e o R. Pensando em evitar sobrecargas ao circuito, posso fazer isso? E onde devo fazer, na saida ou na entrada do amplificador?

Tô pensando se devo usar algum resistor para atenuar a duplicidade de cargas ou algum diodo, para evitar que as cargas retornem ao componentes do amplificador... viagens de gente xereta, desculpem se tô falando bobagem.

Dá prá fazer essa chave?

• 2 semanas depois...
Postado

Sabequequié? rsrs... É que pode acontecer de eu usar o amp num churras, por exemplo. E aí, se a saída for sempre estéreo, quem estiver mais próximo da caixa A ouve a cantora mas não o violão; já o cabra que estiver perto da caixa B vai reclamar:

- "Ué, a moça não cantava nessa parte?"

Será que se eu simplesmente ligar a saída esquerda e a direita do pré-amp (e, consequentemente estarei ligando a entrada esq e a dir do amp) não haverá problema, tipo cargas em dobro entrando no meu delicado TDA2003?

Ligo ou não?

Postado
Sabequequié? rsrs... É que pode acontecer de eu usar o amp num churras, por exemplo. E aí, se a saída for sempre estéreo, quem estiver mais próximo da caixa A ouve a cantora mas não o violão; já o cabra que estiver perto da caixa B vai reclamar:

- "Ué, a moça não cantava nessa parte?"

Será que se eu simplesmente ligar a saída esquerda e a direita do pré-amp (e, consequentemente estarei ligando a entrada esq e a dir do amp) não haverá problema, tipo cargas em dobro entrando no meu delicado TDA2003?

Ligo ou não?

meu amp velho tem um botão para para desligar o stereo e ligar o mono. o seu não?

Postado

Não tem, xanok. Eu é que tô dsenvolvendo ele, baseado no TDA2003. E é bem essa a questão: o TDA2003 é mono, para resultar estéreo, tô montando 2. Será que cada um deles pode receber a saída do préamp dobrada? Ou queimo tudo, se ligar assim?

Postado
Não tem, xanok. Eu é que tô dsenvolvendo ele, baseado no TDA2003. E é bem essa a questão: o TDA2003 é mono, para resultar estéreo, tô montando 2. Será que cada um deles pode receber a saída do préamp dobrada? Ou queimo tudo, se ligar assim?

É.. o pessoal do forum manja de som, eles podem te falar isso. Se eu falar qualquer coisa estaria chutando mesmo.

• Coordenador
Postado

Colega Rmlazzari, nunca una as saidas de dois amplificadores!, a função de se mudar de mono para estério é para o caso de você ter uma fonte de som (aparelho), com apenas uma saida de som, ai você "junta" as entradas dos dois amplificadores para que o som seja reproduzido nas duas caixas, e não apenas uma delas!, se a fonte de som é estério e você quer ligar os dois canais em um amplificador mono!, você coloca resistências em série com cada canal, condizentes com a impedância de saida dos canais do aparelho..., e liga em um único amplificador..., é por ai!..., se não consegui ser claro?, aguarde mais opiniões ok?...

Postado

Obrigado, Bcpetronzio. Pelo que entendi, no desenho abaixo, a melhor opção é a A, é isso?

monostereo.th.png

Só não sei quais os valores de resistência nem onde coloca-las, como se chega lá?

Em tempo:A cápsula entrega, entre o L e o terra, cerca de 200mV, e entre o R e o terra, mas 200mV.

• Coordenador
Postado

Correto! rmlazzari, no caso do toca-discos a ligação "A" é a correta, e não precisa colocar resistência, pode uni-las sem problemas...ok?

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!