Ir ao conteúdo

IRF-1405 Em ponte H

gabriela_goes

Posts recomendados

Postado

Estou precisando criar uma ponde H que suporte uns 20A, eu sei que nem de longe os TIP's aguentam, então pensei em usar estes IRF-1405.

Pelo que eu entendi do Datasheet ele é um transistor como qualquer outro, e que suporta mais de 100A (não é muito??)

Minha duvida é, isso que falei esta certo? o circuito vai operar com 16v

obrigado pela atenção

Postado

Bom, tudo bem, da pra aplicar os 5v nele sem problemas.

mas ele vai aguentar os valores de corrente que eu espero né?

a ponte H vai acionar um motor com 16v e então terei que acionar a ponte H com 5v é isso?

obrigado

Postado

ótimo pessoal... era isso mesmo, mas precisava ter certeza antes de fazer o pedido de um componente relativamente caro..

Obrigado!

(por mim tópico fechado)

obrigado de novo

Postado

O IRF1405 é um mosfet muito bom para essa aplicação, acredito que ele vá aguentar sossegado. Apenas tenha em mente que ele NÃO aguenta 100A, por dois motivos:

1 - Encapsulamento: veja no ítem 6 do rodapé da página 2, o encapsulamento dele é o TO-220, que aguenta apenas 75A;

2 - Temperatura: a temperatura limita a corente máxima que o mosfet é capaz de controlar (veja o gráfico da figura 9).

Além disso, recomendo que você use Vgs = 10V, e não 5V como dito acima pelo colega. Assim você garante estar trabalhando na região de menor resistência do dispositivo (veja que eles especificam Rds(on)=5,3mΩ para Vgs=10V), e veja também que pelo gráfico 3, quanto maior Vgs maior a corrente que o mosfet é capaz de controlar - mas há um limite, não adianta colocar 100V que vai queimar o mosfet, rsrsrs.

Só mais uma consideração: se você for usar somente mosfets de canal N para sua ponte H (como o IRF1405) garanta que o circuito de acionamento dos mosfets superiores vá realmente entregar esses 10V no Vgs destes mosfets quando o motor estiver ligado. Não é complicado, mas para quem está acostumado a apenas usar transistores bipolares isso pode ser um pouco confuso (foi estranho para mim na minha primeira ponte H com mosfets, até eu entender direito o porquê das coisas).

Espero não ter sido muito confuso. Qualquer dúvida estamos aqui para ajudar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...