Ir ao conteúdo

Bateria HP dv6000 zerou do nada (notebook ligando sozinho)

rafaelcrivelli

Posts recomendados

Postado

Ontem à noite, antes de dormir, coloquei meu notebook HP dv6700 para hibernar . Desconectei a fonte e deixei conectado o cabo de rede (ainda to sem wireless) e o mouse. Até aí tudo bem, mas hoje de manhã (quase meio-dia) pluguei de novo a fonte no note e fui acordá-lo e apareceu uma daquelas telas pretas do windows. Nem li e mandei continuar, mas depois que ligou normalmente, fui ver que a bateria estava com 2% de carga, sendo que ontem ele estava completamente carregado, já que eu uso ele sempre com a bateria e com a fonte ligada.

Agora eu pergunto, alguém sabe me dizer por que a bateria dele zerou em menos de 12h? Alguma coisa pode estar "comendo" a bateria dele, mesmo desligado? :confused:

PS: hibernei ele pelo botão de energia, que está configurado para hibernar tanto quando na tomada quanto na bateria. Será que alguma coisa aconteceu e ele fez o tal do "Dormir", que pelo que eu vi fica em estado de espera e hiberna quando acaba a energia? Isso me pareceu o mais lógico no caso.

PS2: eu já havia notado algumas vezes uma certa perda de carga quando ficou dois dias desligado e perdeu 20% se não me engano, mas dessa fez foi demais né.

PS3: é meu primeiro note e comprei faz pouco tempo. Desculpa ae qualquer "noobagem".

Postado

Olá Rafael,

Todo notebook mesmo desligado totalmente descarrega a bateria, isto é normal, mesmo que seja lentamente.

No processo hibernar, dependendo das configurações adotados no sistema de energia, o notebook desliga o monitor, o HD, etc, mas permanece em estado de alerta, ou seja, com componentes eletrônicos funcionando, portando consumindo energia.

Como você disse que é seu primeiro notebook, outra coisa importante, é quando ligar a primeira vez fazer uma carga completa da bateria e somente depois usa-lo.

E depois de alguns meses de uso ( mais ou menos 6 meses) fazer o chamado "processo de calibração" da bateria, que nada mais é que descarregar completamente a bateria e depois carregar novamente. Isto para que o programa que gerencia a energia possa ler corretamente o nível da carga. Veja o manual do seu computador.

Portanto, o processo de hibernar, é normalmente usado quando você deixa de usar o computador por algum tempo (1 hora ou 2 horas) e depois volta a usar. Não foi feito para deixar a noite toda nesta situação.

O correto é desligar totalmente o notebook.

Espero ter ajudado,

• Membro VIP
Postado

Pode ter alimentação pelas portas USB mesmo com o notebook em modo hibernar ou algo parecido.

Desligue todos os periféricos e veja se o problema ainda acontece.

Postado

bem, pelo que andei lendo a hibernação é a mesma coisa que desligar quanto ao consumo de energia, mas agiliza a inicialização. só não é recomendada quando for alterar algum item de hardware.

quando eu comprei o note, pouco mais de um mês atrás, fiz esses processos de descarregar e carregar a bateria.

quanto à alimentação usb, achei que não deveria consumir energia o mouse, já que ele está todo apagado.

de qualquer forma vou tentar hibernar o note de novo esta noite, desligando todos os periféricos e posto amanhã o resultado

obrigado pelas respostas

Postado

noite de sábado para domingo: coloquei o notebook para hibernar e deliguei tudo dele. quando liguei ele de novo estava com 96% (é, parece que minha bateria nunca chega a 100%).

noite de domingo para segunda (hoje): fui dormir +/- às 1:30 e fiz exatamente como na noite anterior. agora que vem a parte estranha: acordei por volta das 4:00 e o note estava ligado! fui ver e a bateria estava com 75%, então ele ligou sozinho às +/- 3:30 ?!!

alguém tem ideia de como um notebook pode ligar sozinho ??

o agendador de tarefas do windows (uso o vista home) pode ter feito isso? ou será alguma outra configuração ou programa?

se alguém tiver ideia do que pode ser, ajudem por favor!

• Membro VIP
Postado

Olha iniciar sozinho em modo de hibernação não normal não. Gerenciador de tarefas não consegue ativar o notebook em hibernação e nenhum programa tambem, pois a memoria estará vazia.

Postado

oxe, mas então alguém tem alguma ideia de como o note estava ligado às 4:00 com 75% da bateria cheia se eu hibernei ele às 1:30 ??

se ele tivesse ficado ligado a bateria deveria estar bem no fim.. mas mesmo assim, "acho que tenho certeza" que desliguei :wacko:

ou será que eu sou sonâmbulo e não tô sabendo ?! :o

• Membro VIP
Postado

O cabo de rede estava conectado nele??

O notebook pode ligar por uma requisição da placa de rede (Wake on Lan) se isso tiver habilitado nele.

Postado
O cabo de rede estava conectado nele??

não tinha nada conectado nele.. só se for o wireless, mas que eu também deixo desligado num botãozinho que tem aqui.. e eu nem tenho rede wireless aqui em casa.

O notebook pode ligar por uma requisição da placa de rede (Wake on Lan) se isso tiver habilitado nele.

mas mesmo assim, onde eu vejo essa configuração?

to começando a desconfiar que é esse tal de agendador de tarefas..

agora to lendo esse help html, enorme por sinal ¬¬, e to vendo não sei o que de condições de ociosidade e sei lá que mais.

mas vou adiantando, se alguém tem ideia de como mudar essas configurações (ô programinha chato esse), ajuda aê!

obg desde já :(-*:

EDIT:

Quando o serviço Agendador de Tarefas ativar o computador para executar uma tarefa, a tela poderá continuar desligada, mesmo que o computador não esteja mais no modo suspenso ou de hibernação. A tela será ligada quando o Windows detectar que o usuário voltou a usar o computador.

Help do Agendador de Tarefas

bem, pelo jeito ele ativa sim o computador!

daí fui ver os registros e tinha nesse evento: GoogleUpdateTaskMachine, uma ativação exatamente na hora que eu desconfiava: 3:30. fui lá e desativei o disparador para quando o computador ficar ocioso. com uns raminhos de arruda e uma ajudinha do padre aqui da paróquia, acho que o problema foi resolvido :(-*:

vou ver esta noite, se tudo der certo amanhã eu edito o tópico para resolvido

[]'s a todos que responderam e ajudaram !!

• 4 semanas depois...
Postado

estou com o mesmo problema...

durante o dia coloco o notebook c768 para hibernar e beleza... ele desliga e td bem...

porém durante a madrugada ele liga!!!! ja tem uns dois dias que to tentando descobrir porque ele liga mesmo estando hibernando... não achei nada convincente ainda... o problema é que eu to gastando energia...

e gosto do modo de hibernação pois agiliza a inicialização do sistema...

... mas to ficando assustado quando acordo pela manha e vejo ele la ligadão...

só falta falar bom dia!!!!

por favor ajudem!!!

Postado

acredito q não seja o agendador de tarefas q esteja ligando os notes de vocês, porque como a RAM está vazia em hibernação não deve haver como rodar alguma aplicação...

Postado

fiz um teste... criei uma tarefa para inicializar o sistema e mesmo que este esteja inativo...

pois não é que ele voltou sozinho!!!!?

eu tinha colocado pra hibernar e ele voltou!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...