Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc liga, mas não liga!


Catapimba

Posts recomendados

Olá pessoal, trago aqui o meu problema na esperança que alguém possa me ajudar:

1)Para começar, passo a configuração da minha máquina:

Montadora : Login ( Salvador-BA )

Tempo de uso da máquina: 1 ano e meio

Placa-Mãe : Giga-Byte ( GA-965p-DS3 REV. 3.3 )

Processador : Intel Core2Duo E4500

Memória : 3 GB DDR2 ( 3 pentes de 1GB, sendo um Kingston ( 800MHZ ) e 2 Genéricos ( 667MHZ )

Placa de Vídeo : Geforce 7600GT ( ECS Elitegroup )

Fonte : Genéria da Montadora ( 300 W )

Dico Rígido : Serial Ata 2 - 250 GB ( Samsung )

2)Agora o problema:

a)Quando lligo o pc ele nao dá boot.

b)Não estava usando ou fazendo nenhum overclock.

c)Ao ligar ele simplesmente fica com os dois leds acessos intermitantemente ( o verde, o qual indica que a máquina está ligada e o vermelho, o qual indica que o HD está sendo acessado.)

d)Algumas vezes o drive de DVD funciona, ou seja abre e fecha e outras não.

e)O botão reset não funciona.

f)O pc nao dá vídeo.

g)Nem sempre quando aperto o botão de desligar funciona, ou seja as vezes para desligá-lo tenho de delisgar a fonte ou o estabilizador.

*******

Ou seja ele liga mais não liga...

3) Soluções tentadas sem sucesso;

a) Resetei a bios

B) Tirei e recoloquei todas as peças ( memórias, processador, placa de vídeo, HD, DVD, cabos de força, coolers dos chipsets ) e resetei a bios novamente. Durante esse processo notei almas áreas um pouco húmidas, mas nao "molhadas" e as "sequei".

c) Abri a fonte para observar se notava algo de errado, como por exemplo vazamento de componentes ou a queima deles, mas não observei nada parecido.

4) Uma dúvida adicional:

Eu tenho dados muito importantes no HD, mas somente tenho acesso a outra máquina com barramento Serial ATA 1, é possível usar o HD serial ATA 2 nesta máquina? ( Sei que provavelmente a resposta é não, mas vale a pena arriscar a pergunta...quem sabe...)

5) Pedido de ajuda:

Se você chegou até aqui, fico grato por sua atenção e tempo dedicado a este tópico, e se, puder ou quiser ajudar, ficarei agradecido, pois estou precisando muito recuperar esta máquina. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom amigo vamos lá

limpe os seus módulos de memória com uma borrachinha, verifique se está tudo encaixado como deveria, verifique se o fio de comando PWR_SW e RST_SW (aqueles que se conectam ao lado dos LEDs frontais do gabinete) estão conectados direitinho.

teste ligar o HD em outra placa mãe, teste também a memoria e a fonte nesse outro computador.

aguardo respostas e avanços :)

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom amigo vamos lá

limpe os seus módulos de memória com uma borrachinha, verifique se está tudo encaixado como deveria, verifique se o fio de comando PWR_SW e RST_SW (aqueles que se conectam ao lado dos LEDs frontais do gabinete) estão conectados direitinho.

teste ligar o HD em outra placa mãe, teste também a memoria e a fonte nesse outro computador.

aguardo respostas e avanços :)

abraço

Olá NeuNeu,

Obrigados pelas dicas e aqui seguem mais alguns testes realizados:

a) Verifiquei se tudo estava encaixado normalmente e estava.

B) Troquei a fonte por outra mais nova, previamente testada e portanto funcionando. Esta nova é genérica, mas com "ditos" 450W de potência real, 150W a mais que a anterior.

c) Os fios e encaixes dos botões de reset e liga/desliga estão OK

d) Testei as memórias em outra máquina e tudo OK

e) Não pude testar o HD porque a outra máquina que tenho disponível é Serial ATA 1 e o HD a ser testado e Serial ATA 2

Dúvida: Funciona colocar um HD Serial ATA 2 em uma pc que tem barramento Serial ATA 1 ?

f) Uma nova curiosidade: Liguei o PC sem as memórias instaladas e ele como antes não dá boot ( não chega nem a soar aquele apito de Boot) e também não apita para acusar que o pc está sem memória.

g) Fiz o mesmo sem o HD conectado e também nada muda.

h) Fiz o mesmo sem as memórias e o HD conectado e mais uma vez nada muda.

Será que alguém tem mais sugestões ou devo me convencer que essa placa-mãe já era? :(

Agradecido a quem puder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Catapimba, é importante que você nos diga o que aconteceu para o seu pc estar assim, porque por exemplo, se alguem vem nos dizer que o HD parou de funcionar, vamos tentar 1024 coisas para ele voltar a funcionar, se na decima pagina do topico o cara dizer que o HD caiu no chão.. ai não tinha jeito mesmo, entendeu?! :D

detalha ae o que houve com seu pc!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

f) Uma nova curiosidade: Liguei o PC sem as memórias instaladas e ele como antes não dá boot ( não chega nem a soar aquele apito de Boot) e também não apita para acusar que o pc está sem memória.

Opa, beleza???

Se você retirou as memórias e mão bipou, ou seu speaker esta com defeito, ou é algo relacionado a sua mb ou processador, seria interessante você retirar o processador, passar um pouco de limpa contatos nele e na placa mãe e recoloca-lo, pode ser que funciona, se não teste as duas peças separadamente...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Catapimba, é importante que você nos diga o que aconteceu para o seu pc estar assim, porque por exemplo, se alguem vem nos dizer que o HD parou de funcionar, vamos tentar 1024 coisas para ele voltar a funcionar, se na decima pagina do topico o cara dizer que o HD caiu no chão.. ai não tinha jeito mesmo, entendeu?! :D

detalha ae o que houve com seu pc!

abraço

Olá Neneu! Fisicamente não aconteceu nada com o PC...

Já que você falou, o que acontece aqui em Salvador, tem duas semanas, é um período de chuvas intenso. Na terça passada(05/05/2009) o volume de chuva foi tão grande em um dia só, que Salvador decretou estado de calamidade para receber verbas de reparo e manutenção rapidamente.

Enfim, eu moro perto da orla, a cerca de 400m e nota-se uma umidade muito forte nas superfícies, por exemplo os vidros da casa ficam embaçados facilmente... E para minha surpresa hj o meu monitor está para começar a dar problemas... ( está com a imagem bastante tremida e com manchas do nada...)

Acho que todo o problema é a umidade...o monitor não vou ligar mais até poder abrí-lo e checar se está com umidade...mas a placa-mãe acho que já acabei perdendo ela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, a questão não e apenas a umidade

mas sim a maresia

já que a umidade é bem intensa, a maresia também, então e bem possivel que algum componente seu tenha sido corroido e esteja apresentando defeito, possivelmente as memórias pois elas tem exposição maior do que um HD ou um processador, vale você apostar também na fonte, uma vez que ela é feita para ter circulação de ar, que no caso seria um ar com maresia.

não vejo solução para evitar o efeito da maresia, já vi o caso de um colega que tinha um computador e morava ao lado da praia, ele fazia a manutenção preventiva sempre no seu pc, limpando-o periodicamente, pode ser que no seu caso ajude.

compre aquelas capas protetoras para computador, que o pessoal usa em escritorio, para deixa-lo coberto enquanto não usa

acessorios11.jpg

sugiro que leve sua maquina para uma limpeza profunda, pois como você disse pode ser a grande umidade, esperamos que a maresia ainda não tenha a corroido.

um abraço aguardo respostas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certeza seu problema esta relacionado com o que o amigo NeNeu comentou. A maresia acaba com tudo se não houver uma manutenção periodica no pc. Esse mesmo problema afeta os carros de quem mora a beira mar, se não tomar um devido cuidado logo ele vira sucata :o. Faça uma limpeza geral no pc. Em relação a sua dúvida com Hds SATA II, em alguns modelos você tem a opção para configurar ele em modo SATA I por jumper. Entra no site da Samsung ou da uma pesquisada na net que você acha algumas informaçoes em relação a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!