Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opinião sobre upgrade de processador


Ricardo C Marques

Posts recomendados

Olá.

É o seguinte... estou trabalhando com dois computadores atualmente: um desktop e um laptop. O laptop está redondo, precisando apenas de um HD maior. De resto, não há o que reclamar.

O desktop é o micro da assinatura. Pois é... um Celeron.

Pelo menos é um Celeron 355 (3,3 GHz com EMT64) que aceita o Windows7 64 bits.

Acho que memória e um HD SATA maior são bem vindos. Disto não tenho dúvidas...

Minha dúvida é: será que compensa eu mexer no processador por se tratar de uma máquina relativamente antiga? Pensei em procurar por um Pentium 531, mas será que o barramento maior e o Cache maior compensam?

Em tempo: está fora de cogitação trocar de máquina agora. Portanto dispenso posts com mensagens "Acho melhor trocar de máquina", "Celeron é ruim" e etc. Infelizmente é o equipamento de que disponho e precisarei melhorá-lo dentro de minhas possibilidades. Assim, aguardo por opiniões. Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá.

É o seguinte... estou trabalhando com dois computadores atualmente: um desktop e um laptop. O laptop está redondo, precisando apenas de um HD maior. De resto, não há o que reclamar.

O desktop é o micro da assinatura. Pois é... um Celeron.

Pelo menos é um Celeron 355 (3,3 GHz com EMT64) que aceita o Windows7 64 bits.

Acho que memória e um HD SATA maior são bem vindos. Disto não tenho dúvidas...

Minha dúvida é: será que compensa eu mexer no processador por se tratar de uma máquina relativamente antiga? Pensei em procurar por um Pentium 531, mas será que o barramento maior e o Cache maior compensam?

Em tempo: está fora de cogitação trocar de máquina agora. Portanto dispenso posts com mensagens "Acho melhor trocar de máquina", "Celeron é ruim" e etc. Infelizmente é o equipamento de que disponho e precisarei melhorá-lo dentro de minhas possibilidades. Assim, aguardo por opiniões. Desde já, obrigado.

Bom... realmente não há muito o que fazer. Ao meu ver, o que podes fazer para melhorar seria colocar pelo menos mais 1 gb de memoria para trabalhar legal em cima do seven. No mais, monitore suas temperaturas, caso elas estejam acima de 60º, vale a pena colocar um bom cooler, pois em temperaturas mais baixas o processador trabalha melhor. Quanto você gastaria para comprar este p4? Base de troca? Qual o custo total de seus investimentos dentro do que falei e a compra do P4 incluídos? Terá um ganho em desempenho, mas não sei se vale o investimento. Pode ser que consiga vender esta máquina e juntar o valor da aquisição do P4 com a memória e trocar por outro micro, uma vez que com 700 você monta um muuuuito melhor (desculpe, apenas estou cogitando pois pode ser útil). Dependendo, guarde o dinheiro e aguente com esta máquina para um futuro poder falar... "vou trocar de máquina"... :D:D:D:p

Poste os valores para podermos voltar a conversar melhor.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inicialmente, obrigado pelas informações e desculpem pela demora em responder.

Pois é, eu pensei na possibilidade de juntar algum dinheiro e comprar uma máquina por uns R$ 800 reais. Na busca por um processador, encontrei um um Pentium 4 630 por R$ 150,00. Um cooler basicão encontro por R$ 30,00. Então meu investimento seria de R$ 180,00.

Sobre a pergunta do modelo da placa, eu sei sim: é uma GA-8S661FXM-775 (Rev 2.0). Na verdade, o computador é um HP Pavilion 1420BR.

Entre os upgrades que planejo fazer está colocar um HD maior (vi modelos da Samsung - fabricado no brasil - de 500 GB por R$ 180,00) e colocar 1 GB de memória (para ficar com 1,5 GB DDR 400, visto que atualmente está operando com 1 módulo 512 MB DDR 400 + 1 módulo 512 MB DDR 333, ambos operando em 333). O módulo custa em torno de R$ 110,00. O limite de memória RAM desta placa é de 2GB.

Entretanto, uma máquina de R$ 800 futuramente me traria os mesmos problemas da máquina atual: limitações de upgrade. Pelas minhas pesquisas, uma máquina atual com um planejamento de upgrade para uns 3-4 anos não sai por menos R$ 1500,00 (andei bastante na Santa Ifigênia). Tá certo que é um configuração bem melhor.

Não está nos meus planos gastar R$ 1500,00 em um computador novo, por dois motivos: (1) tenho alguns projetos pessoais mais urgentes e (2) Tenho um laptop baseado no Turion MK36 (2,0 GHz 64 bits) com 2 GB de memória que roda confortavelmente os aplicativos de que preciso (basicamente Office, Adobe CS3, iTunes, RealPlayer e Visual Studio Express).

O problema é que as vezes é chato trabalhar no Laptop porque ele tem um HD pequeno (40 GB) e a tela é pequena (15,4" wide) contra o meu de 17". Poderia ligar o laptop no monitor e ligar um teclado USB, mas aí eu perco a mobilidade do bicho.

Enfim, pretendo gastar uns R$ 500 para deixá-lo rápido o suficiente para rodar aquilo que preciso com espaço suficiente para armazenamento, sem necessariamente ter um campeão de performance ou então um micro que será novo, mas limitado.

Na ordem dos upgrades, estou pensando no seguinte:

1) Aumentar a memória para 1,5 GB DDR400 (custo de R$ 110,00)

2) Trocar o processador de "Celeron 355" para "Pentium 4 XXX", sendo que estou pensando nas opções: Pentium 4 modelos 521, 531, 541, 551, 630, 672 ou outros comopatíveis.

3) Trocar o HD (atualmente 1 SATA de 80 GB e 1 PATA de 40 GB) para um SATA de 500 GB (deixando o SATA de 80 GB para backup)

Aliás, a questão do upgrade em si fica até fora do contexto do tópico. Mas vale para entender o cenário.

A dúvida fica por conta do "custo x benefício" entre os modelos de processadores que eu citei para substituir o combalido Celeron 355. Por exemplo, encontrei o Pentium 4 672 (3,8 GHz FSB 800 L2 2MB) por R$ 259,00. Encontrei também o Pentium 4 630 (3,0 GHz FSB 800 L2 2MB) por R$ 150,00.

Claro que eu sei que o 672 é superior ao 630. Mas será que compensa gastar os R$ 109,00 a mais? Se eu for analisar, é praticamente o custo do módulo da memória... esta é a questão: qual dos processadores disponíveis atenderão melhor o que preciso.

Acho que a resposta ficou meio longa... desculpem e obrigado pela paciência.:mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente Bom Dia. Colega, eu ficaria com o Pentium 4 630, está muito barato, e também compraria um módulo de memória de 110 R$... Enfim, eu gostei muito do teu upgrade, pois com certeza o teu pc irá ficar mais rápido que o laptop.

Não se esqueça, que 3.3 de celeron equivale a uns 2.4 de um P4.

Boa sorte colega, até +.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ricardomarques

Entendo que você não quer gastar muito dinheiro agora com um up completo. Mas já que você dispõe de R$ 500, dá para comprar um Athlon X2 + Placa mãe + 2GB de memória DDR2 800 e ainda sobra um pouco. Depois você vende suas peças, junta com o que sobrou e compra o HD.

Acho, sinceramente, que investir R$ 500 nessa configuração é jogar dinheiro fora. Principalmente, dar R$ 110 em 1GB de memória DDR400 dói na alma . Além do mais, o Pentium IV já é bem fraco e a diferença de desempenho que você sentiria seria mais pelo aumento de memória do que pela troca do processador.

Mas, se você quer realmente manter a atual plataforma, sugiro que compre apenas a memória e o HD SATA. Hoje, apenas 512MB de RAM deixam o PC muito lento e a adição de mais 1GB daria um ganho considerável de desempenho. Investir mais do que isso nele, não vale a pena.

Procurei o link de um Pentium IV D 915 por R$ 150,00 em uma loja aqui do Recife, mas já tinha acabado. Esse P4 por esse preço valeria a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Inicialmente, obrigado pelas informações e desculpem pela demora em responder.

Pois é, eu pensei na possibilidade de juntar algum dinheiro e comprar uma máquina por uns R$ 800 reais. Na busca por um processador, encontrei um um Pentium 4 630 por R$ 150,00. Um cooler basicão encontro por R$ 30,00. Então meu investimento seria de R$ 180,00.

Sobre a pergunta do modelo da placa, eu sei sim: é uma GA-8S661FXM-775 (Rev 2.0). Na verdade, o computador é um HP Pavilion 1420BR.

Entre os upgrades que planejo fazer está colocar um HD maior (vi modelos da Samsung - fabricado no brasil - de 500 GB por R$ 180,00) e colocar 1 GB de memória (para ficar com 1,5 GB DDR 400, visto que atualmente está operando com 1 módulo 512 MB DDR 400 + 1 módulo 512 MB DDR 333, ambos operando em 333). O módulo custa em torno de R$ 110,00. O limite de memória RAM desta placa é de 2GB.

Entretanto, uma máquina de R$ 800 futuramente me traria os mesmos problemas da máquina atual: limitações de upgrade. Pelas minhas pesquisas, uma máquina atual com um planejamento de upgrade para uns 3-4 anos não sai por menos R$ 1500,00 (andei bastante na Santa Ifigênia). Tá certo que é um configuração bem melhor.

Não está nos meus planos gastar R$ 1500,00 em um computador novo, por dois motivos: (1) tenho alguns projetos pessoais mais urgentes e (2) Tenho um laptop baseado no Turion MK36 (2,0 GHz 64 bits) com 2 GB de memória que roda confortavelmente os aplicativos de que preciso (basicamente Office, Adobe CS3, iTunes, RealPlayer e Visual Studio Express).

O problema é que as vezes é chato trabalhar no Laptop porque ele tem um HD pequeno (40 GB) e a tela é pequena (15,4" wide) contra o meu de 17". Poderia ligar o laptop no monitor e ligar um teclado USB, mas aí eu perco a mobilidade do bicho.

Enfim, pretendo gastar uns R$ 500 para deixá-lo rápido o suficiente para rodar aquilo que preciso com espaço suficiente para armazenamento, sem necessariamente ter um campeão de performance ou então um micro que será novo, mas limitado.

Na ordem dos upgrades, estou pensando no seguinte:

1) Aumentar a memória para 1,5 GB DDR400 (custo de R$ 110,00)

2) Trocar o processador de "Celeron 355" para "Pentium 4 XXX", sendo que estou pensando nas opções: Pentium 4 modelos 521, 531, 541, 551, 630, 672 ou outros comopatíveis.

3) Trocar o HD (atualmente 1 SATA de 80 GB e 1 PATA de 40 GB) para um SATA de 500 GB (deixando o SATA de 80 GB para backup)

Aliás, a questão do upgrade em si fica até fora do contexto do tópico. Mas vale para entender o cenário.

A dúvida fica por conta do "custo x benefício" entre os modelos de processadores que eu citei para substituir o combalido Celeron 355. Por exemplo, encontrei o Pentium 4 672 (3,8 GHz FSB 800 L2 2MB) por R$ 259,00. Encontrei também o Pentium 4 630 (3,0 GHz FSB 800 L2 2MB) por R$ 150,00.

Claro que eu sei que o 672 é superior ao 630. Mas será que compensa gastar os R$ 109,00 a mais? Se eu for analisar, é praticamente o custo do módulo da memória... esta é a questão: qual dos processadores disponíveis atenderão melhor o que preciso.

Acho que a resposta ficou meio longa... desculpem e obrigado pela paciência.:mellow:

Amigo, se for para gastar isto tudo num processador já morto, nao faria isto. Nao sei se costuma comprar no mercadolivre, mas vou me basear nos preços de lá. Para você ter uma excelente máquina agora e com possbilidades de ótimos upgrades no futuro, te recomendaria uma ECS a780gm-a que está por volta de R$ 255,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92750586-placa-me-ecs-a780gm-a-black-edition-am2-hdmi-dx10-raid-ati-_JM.

Como processador, para o momento, já que quer algo bom e barato, te recomendaria o 5200+ por 189,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94909168-_JM ou então o 7750 por 200,00 https://www.balaodainformatica.com.br/site/?prod_id=9130 .

Para a memória, por 104,00 a OCZ ddr 800 dual channel de 2Gb. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93520851-kit-dual-channel-2gb-ddr2-800mhz-ocz-gold-2-gb-ddr-2-800-mhz-_JM .

Amiigo, o pouco gasto a mais do que iria gastar vai compensar o alto desempenho que terá comparado com o de agora, sem contar que o resto das peças voce poderia aproveitar do seu computador. As peças do computador substituidas, você pode vender para compensar um pouco. Resumindo, você terá o gasto de 558,00 mais, aproximadamente, 50,00 em fretes, dando R$ 608,00, uma máquina que é maravilhosa e ainda te dá opção de upgrades futuros. Estão saindo agora os novos phenom X4 de 95w que caberão nesta placa mãe. Eles vão ser bons e você poderá comprá-los daqui a 3 ou 4 anos. Mas voltando ao momento, com estes R$608,00, sobram ainda R$192,00 dentro dos R$800,00 que você queria gastar. Dá para comprar um outro HD.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ECS a780gm-a que está por volta de R$ 255,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92750586-placa-me-ecs-a780gm-a-black-edition-am2-hdmi-dx10-raid-ati-_JM.

Como processador, para o momento, já que quer algo bom e barato, te recomendaria o 5200+ por 189,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94909168-_JM ou então o 7750 por 200,00 https://www.balaodainformatica.com.br/site/?prod_id=9130 .

Para a memória, por 104,00 a OCZ ddr 800 dual channel de 2Gb. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93520851-kit-dual-channel-2gb-ddr2-800mhz-ocz-gold-2-gb-ddr-2-800-mhz-_JM .

Excelente config, mostra que dá pra montar um PC novo com menos de 800. Embora eu levasse uma memória Kingston, que dá pra achar por 70 ou menos.

Reproveitando gabinete, fonte e drive de dvd, e ainda levando um HD de 250GB por 150, por 665 você tem um PC totalmente novo, e de alta capacidade de upgrade.

No CPU, você pode colocar qualquer Phenom II. Em memória, pode colocar até 8GB, e não precisa se preocupar com DDR3, pois até hoje nenhuma DDR3 tem desempenho satisfatório. Ouso dizer que daqui uns 4 anos ainda teremos DDR2 a venda no mercado. Na placa de vídeo, essa onboard acredito que já supere sua 6200, e mais pra frente ainda pode colocar qualquer outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Excelente config, mostra que dá pra montar um PC novo com menos de 800. Embora eu levasse uma memória Kingston, que dá pra achar por 70 ou menos.

Reproveitando gabinete, fonte e drive de dvd, e ainda levando um HD de 250GB por 150, por 665 você tem um PC totalmente novo, e de alta capacidade de upgrade.

No CPU, você pode colocar qualquer Phenom II. Em memória, pode colocar até 8GB, e não precisa se preocupar com DDR3, pois até hoje nenhuma DDR3 tem desempenho satisfatório. Ouso dizer que daqui uns 4 anos ainda teremos DDR2 a venda no mercado. Na placa de vídeo, essa onboard acredito que já supere sua 6200, e mais pra frente ainda pode colocar qualquer outra.

Supera... a hd 3200 que vem nesta placa ecs que citei, é ligeriamente (muito pouca diferença) mais rápida que a off board 7300 da nvidia (so nao sei qual modelo exatamente... se é a LE, SE, GT). Mas só dar uma pesquisada, to sem tempo e saco no momento, mas sei que é mais rapida.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas sugestões de upgrade. Realmente é possível buscar uma configuração boa e barata e não discordo de vocês.

O tópico não é exatamente sobre um upgrade geral, mas sim sobre o upgrade do processador. Mas como nosso debate ampliou, então vamos dar andamento a ele.

Em primeiro lugar, esclarecendo: não disponho de R$ 800 neste momento para o upgrade. O que eu disse é que eu achava que não compensava montar um computador de R$ 800 com poucas possibilidades de upgrade. Pelas informações aqui postadas, admito que estava errado.

Mesmo os R$ 500,00 a que me referi não seriam gastos de uma vez. O plano é comprar as peças (memória, HD e processador) em um prazo de três meses. Estou na dúvida se compro a memória ou o processador inicialmente. Estou mais propenso a comprar 1GB de RAM, depois o processador e por fim o HD. E a partir daí não investir mais nesta máquina. Afinal, é uma plataforma morta.

Revender a máquina para montar uma nova também é complicado pois preciso dela para trabalhar (só o laptop não dá conta).

Fico então preso à questão do processador. Existem vários compatíveis com a placa (verifiquei no site pelo link http://www.gigabyte.com.tw/Support/Motherboard/CPUSupport_Model.aspx?ProductID=1842#anchor_os. Pentium D e Dual Core não estão entre os processadores compatíveis. O processador mais potente compatível seria o Pentium 4 HT 3,4 GHz Extreme Edition.

Por ser uma plataforma morta (e eu sou o primeiro a reconhecer isto) fico pensando em qual destes processadores devo gastar o dinheiro.

Como eu disse anteriormente: o Pentium 4 672 (3,8 GHz FSB 800 L2 2MB) eu achei por R$ 259,00. O Pentium 4 630 (3,0 GHz FSB 800 L2 2MB) por R$ 150,00. Em termos de desempenho, justifica gastar os R$ 109,00 a mais? Com essa diferença, eu compro um P4 630 e o módulo de memória. E para o que eu uso (Win 7, Office 2007, Adobe CS3 e algumas outras coisas que eu já comentei), acho que está de bom tamanho.

Claro que eu gostaria de montar um Phenom, mas simplesmente não dá...

Acho que ficarei com o seguinte up: Pentium 4 630 (640, 650 se eu achar mais barato), adicionar 1 GB DDR400 (totalizando 1,5 GB) e adicionar um HD SATA de 500 GB (ou 320 GB se o $$$ encurtar).

Minha principal dúvida está mesmo no processador. Agradeço pela contribuição de todos e aguardo novas sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar das ótimas sugestões dos colegas, optei mesmo pelo upgrade gradual das peças. Já comprei e instalei um novo módulo de memória DDR400 com 1GB de modo que o computador está agora com 1,5 GB operando em DDR400. Só aí já ganhei um pouco de agilidade no sistema.

Quanto ao processador, que é o tema principal do tópico, optarei por comprar na Sta.Ifigênia ou em sites de leilão. Tentarei modelos como 630, 640 ou 650 (se o preço estiver bom). Vou trocar o cooler também.

Por fim, o Hd dará lugar a um com capacidade de 500 GB (mantendo o de 80 GB para backups). Devo concluir o upgrade lá para Setembro.

Depois eu vou cometer um ato insano, mas fã é fã... então não tem jeito. vou trocar a placa de vídeo (AGP GeForce 6200 com 256 DDRII) por uma AGP X3650 com 512 MB. Tudo para poder jogar o Fallout 3 (detonei o 1 e o 2 há uns 10 anos atrás e a versão nova é meu sonho de consumo...).

Bom, é isso. Agradeço a colaboração de todos. Problema "resolvido".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!