Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Ranan

Ajuda com programinha para repetir letras

Recommended Posts

bom, eu estou estudando c de forma auto-didata e estou com um problema com um exemplo que tenho de implementar.

dado o exemplo:

#include <stdio.h>

int main()

{

int index = 0, contador;

char letras[5] = "Joao";

for (contador=0; contador < 1000; contador++)

{

printf("\n%c",letras[index]);

(index==3) ? index=0: ++index;

}

}

Esse programa imprime a palavra Joao letra por letra, de forma vertical, ate a quantidade de letras darem 1000.

Esse exemplo é de uma apostila de C que estou estudando.

A primeira duvida é: pra que que serve esse index? E porque ele recebe 3? No livro nao fala o porque de ter sido colocado esse index no exemplo.

A segunda duvida é:

Altere o último exemplo para que ele escreva cada letra 5 vezes seguidas.

Para isto, use um 'if' para testar se o contador é divisível por cinco (utilize o

operador %) e só então realizar a atualização em index.

Ja coloquei o if em tudo quanto é lugar do programa e o % de tudo quanto é jeito, mas ou o programa rejeito a alteração que eu faço e continua a imprimer as letras da mesma forma que antes, ou ele da erro, trava e nao faz mais nada...

ALGUEM AI PODERIA ME AJUDAR?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz roda esse codigo que acertei o seu, rodei e funcionou

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

int main(){

int index = 0, contador;

char letras[5] = "Joao";

for (contador=0; contador < 1000; contador++){

printf("\n%c",letras[index]);

if(index==3){

index=0;

}

else{

++index;

}

}

system("pause>null");

}