Ir ao conteúdo

Tutorial de confecção de placa de circuito impresso pelo método da serigrafia

Mulder_Fox

Posts recomendados

Postado

Para ilustrar o que é possivel fazer com a tecnologia de serigrafia e meios tecnicos bastante reduzidos, segue uma foto de um conjunto de cartelas dupla face (controle de armadura, enfraquecimento de campo, modulo isolador de realimentação de tensão de armadura e modulo de transformadores de pulsos/suppressor dV/dt que eu realizei em 1993 para modernizar um acionamento de corrente continua de 120 HP (ponte completa trifasica de tiristores para armadura e ponte completa monofasica para alimentação do enrolamento de campo).

http://www.hostingpics.net/viewer.php?id=448315Fig3.jpg

• 2 semanas depois...
  • mês depois...
Postado

Parabéns pelo tutorial, Mulder_Fox.

Também estou me "aventurando" na confecção de placas com silk.

Como não tenho experiência em gravar telas, imprimo em vegetal com impressora laser para fazer os fotolitos e levo para um amigo gravar a tela.

Só um detalhe: Para imprimir o lado das trilhas, eu uso uma tinta fotossensível.

A que eu uso é essa http://pcismart.mercadoshops.com.br/tinta-fotosensivel-100gr-para-corrosao-de-circuitos-imp_131xJM

[Não tenho nenhum tipo de vínculo com a empresa, só citei porque faço uso desta tinta]

Depois de imprimir, é só secar ela (eu uso secador de cabelos) por +-10 minutos e jogar no percloreto.

A tela é limpa com thinner comum.

O lado dos componentes e da máscara de solda, eu uso tinta fosca para serigrafia (vinílica).

Com isso, tenho tido bons resultados em minhas placas.

Assim como seu tutorial, espero que estas informações possam ajudar...

Postado

Como sempre, um ótimo trabalho Claudomiro; cada vez melhor...

Infelizmente desde que você criou este tópico até os dias de hoje não cheguei a testar este método nem de coloca-lo em prática, devido a todo o trabalho necessário. Me diga, você chegou a montar alguma placa com trilhas finas e próximas de até uns 10/20mils e com smd's? Obteve um bom resultado?

Postado

As trilhas e distanciamento menores que fiz foram de 10 mil e tive que separar no estilete algumas,com auxílio de lente de aumento. A partir de 12 mil faço tranquilamente.

Para obter bons resultados, todos os passos são importantes, desde a preparação do fotolito até a impressão da placa. Leia os manuais e assista aos vídeos da Agabê. São excelentes.

• 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!