Ir ao conteúdo

Core 2 Duo E8500 x Core 2 Quad Q8200 x Q9400 x Q9550

Caio Soares

Posts recomendados

Postado

bom galera to pra montar um intel e to na duvida dos processadores tenho lido maravilhas do e8400 e sobre como os quad core são bons então qual pegar e até quanto eles suportariam de overclock tranquilamente irei usar uma placa mãe p5qc com um fonte real seventeam 750walts e uma geforce gtx 275 ou 280 meu objetivo é poder jogar tranquilamente qualquer jogo do momento... porém eu queria saber qual desses rodaria perfeitamente na visão que eu desejo e num preço custo beneficio qual deles seria o melhor! sou um tanto leigo então agradeço a ajuda de vocês obrigado desde de já!

E8500 $556,00

quad core 8200 $475,00

quad core 9400 $690,00

quad core 9550 $790,00

Postado

Para jogar tranquilamente qualquer jogo da atualidade o não listado mais citado E8400 na sua configuração seria melhor custo beneficio, se me entender o Q9400 é melhor entre os citados, ou seja, (equilíbrio entre potencia e preço), o Q9550 é mais potente, mas montar uma config com ele eu partiria pra i7 920.

Postado

Aproveitando o tópico, vi um Core2Quad modelo Q6600 pra comprar e vi que ele tem mais Cache L2 que o Q8200, a única diferença parece ser a tecnologia que é de 65 nm e o barramento de 1066...

# Processador: Core 2 Quad

# Modelo: Core 2 Quad Q6600

# Tipo de soquete: LGA 775

# Core: Kentsfield

# Multi-Core: Quad-Core

# Freqüência de operação: 2.4GHz

# Freqüência de barramento: 1066MHz

# Cache L1: 128KB (64KB 64KB)

# Cache L2: 8MB

# Tecnologia do processador: 65 nm

# Core Stepping: GO

# Instruções multimídia: MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSE4, EM64T

# Tensão de alimentação: 1,100V e 1,372V

O que você acha sobre essa configuração???

Será que fica melhor que um Q8200, porque está no mesmo preço!!

Postado
mais ai qual placa mãe funciona pro i7 920? com um preço legal

MSI X58 Pro é um bom equipamento, veja o preço:

Aproveitando o tópico, vi um Core2Quad modelo Q6600 pra comprar e vi que ele tem mais Cache L2 que o Q8200, a única diferença parece ser a tecnologia que é de 65 nm e o barramento de 1066...

# Processador: Core 2 Quad

# Modelo: Core 2 Quad Q6600

# Tipo de soquete: LGA 775

# Core: Kentsfield

# Multi-Core: Quad-Core

# Freqüência de operação: 2.4GHz

# Freqüência de barramento: 1066MHz

# Cache L1: 128KB (64KB 64KB)

# Cache L2: 8MB

# Tecnologia do processador: 65 nm

# Core Stepping: GO

# Instruções multimídia: MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSE4, EM64T

# Tensão de alimentação: 1,100V e 1,372V

O que você acha sobre essa configuração???

Será que fica melhor que um Q8200, porque está no mesmo preço!!

não sou fã da linha Q8***, e no caso a única diferença que faria o Q8200 vs o Q6600 seria a intrução SSSE4 para quem vai trabalhar com edição de imagem, do contrário o Q6600 é mais processador.

Postado
MSI X58 Pro é um bom equipamento, veja o preço:

não sou fã da linha Q8***, e no caso a única diferença que faria o Q8200 vs o Q6600 seria a intrução SSSE4 para quem vai trabalhar com edição de imagem, do contrário o Q6600 é mais processador.

Tinha percebido, o dobro do cache... o Q6600 tá até mais barato parece.

Só fiquei naquela né, barramento 1066 e o Q8200 tem 1333, será q na prática a diferença é grande?

Postado
Tinha percebido, o dobro do cache... o Q6600 tá até mais barato parece.

Só fiquei naquela né, barramento 1066 e o Q8200 tem 1333, será q na prática a diferença é grande?

ná pratica não, além do que o Q6600 é ótimo de over, mesmo numa mobo simples como a GA-G31M-S2.

Postado

um i7 920 ta fora de questão vou ficar com um quad mesmo... mais qual desses ai em cima seria a melhor escolha? no preço custo beneficio vale a pena investir 790 reais no quad 9550? ou seria bobagem tal investimento?

Postado

Só investiria tanto no processador se ele não desse conta da VGA, porém qualquer processaodor desse citados são excelentes, apesar de minha aversão aa linha Q2*** da intel, eu sugiro o E8400 e mais VGA, ela se desvalorizará menos que o processador mesmo porque logo alguem com este entusiasmo vai querer mudar a plataforma.

Postado
dois principais, overcloka pouco e preço compensa phenom II x4 9** AM2+

Porque os processadores da linha Q8xxx não têm a mesma capacidade de over do Q6600 não quer dizer que não dê para fazer um over razoável neles.

No caso de quem tem uma mobo 775, como o Caio Soares, não dá para colocar um Phenom II X4 9xx. Nesse caso, a linha Q8xxx tem o melhor custo x benefício.

Não achei nenhum dos dois motivos suficientes para causar aversão...

E estava vendo, o Q8200 não tera suporte a Virtualização...

Quer dizer, nada de virtualização do Win XP no Windows 7.

Isso bate?

Bate - o Q8200 não dá realmente, mas o Q8400 dá.

Postado
Porque os processadores da linha Q8xxx não têm a mesma capacidade de over do Q6600 não quer dizer que não dê para fazer um over razoável neles.

No caso de quem tem uma mobo 775, como o Caio Soares, não dá para colocar um Phenom II X4 9xx. Nesse caso, a linha Q8xxx tem o melhor custo x benefício.

Não achei nenhum dos dois motivos suficientes para causar aversão...

Bate - o Q8200 não dá realmente, mas o Q8400 dá.

Eu entendi a citação do autor como pretensão(p5qc), mas tudo bem!!

quanto a dúvida do autor, espero que ele se pronuncie, para que possamos esclarecer a contenda, são muitos fatores que me leva a manter distancia dos Q8*** só aqui já apareceram 3, mais outro, baixa produtividade, se dermos uma olhada, o Q8200 toma canceira do E8400 com seu excelentes MHzs e sua carencia de cores.

Postado

então eu to mt entusiasmado mesmo pra montar esse pc sempre quis ter um intel hehe! mais eu to montando um pc pra ficar com ele pelo menos 3 anos! no maximo trocando a placa de vidêo... e quanto a placa de vidêo eu vou pegar alguma da serie gtx! to entre geforce 9800 gtx+ pelo preço e ser uma boa placa! ou esperar mais um pouco e pegar uma gtx 275! mais sinceramente n entendo mt a questão de mhz o q isso influencia tanto em jogos ou cache! por isso vim até você pra evitar de gastar meu suado dinheiro e depois me arrepender quero fazer a melhor escolha possivel! quero um pc rápido q n trave po falta de velocidade do processador e q ao mesmo tempo seja perfeito para jogos! claro combinando com uma vga boa e fonte!

Postado
Eu entendi a citação do autor como pretensão(p5qc), mas tudo bem!!

quanto a dúvida do autor, espero que ele se pronuncie, para que possamos esclarecer a contenda, são muitos fatores que me leva a manter distancia dos Q8*** só aqui já apareceram 3, mais outro, baixa produtividade, se dermos uma olhada, o Q8200 toma canceira do E8400 com seu excelentes MHzs e sua carencia de cores.

Baixa produtividade???

Mais uma vez tirando conclusões com apenas uma bateria de teste de um review... E ainda mais com benchs sintéticos...

Além do mais, a linha Q8xxx não se resume ao Q8200. E como já foi dito, o Q8400 suporta virtualização.

Testes do mesmo review que você postou, sendo com jogos:

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/phenom-ii-x4-810_13.html#sect0

O E8400 bate a maioria dos Quads com clock inferior à 3.0GHz em aplicativos não otimizados para multicore.

Postado
então eu to mt entusiasmado mesmo pra montar esse pc sempre quis ter um intel hehe! mais eu to montando um pc pra ficar com ele pelo menos 3 anos! no maximo trocando a placa de vidêo... e quanto a placa de vidêo eu vou pegar alguma da serie gtx! to entre GeForce 9800 gtx+ pelo preço e ser uma boa placa! ou esperar mais um pouco e pegar uma gtx 275! mais sinceramente n entendo mt a questão de mhz o q isso influencia tanto em jogos ou cache! por isso vim até você pra evitar de gastar meu suado dinheiro e depois me arrepender quero fazer a melhor escolha possivel! quero um pc rápido q n trave po falta de velocidade do processador e q ao mesmo tempo seja perfeito para jogos! claro combinando com uma vga boa e fonte!

Se não fosse a falta de suporte à virtualização, eu recomendaria o Q8200, que tem disparado o melhor custo x benefício dos que você postou. Se você encontrar o Q8400 por um bom preço, seria a melhor opção, mas como ele é um lançamento, acho meio difícil. Nesse caso, minha escolha seria pelo Q9400. Acho que com ele você vai passar um bom tempo sem precisar fazer outro upgrade de processador.

Postado

Eu vejo - o preço. O que faz com que ela tenha uma boa relação custo x benefício. Além de ter o mais baixo consumo dos Quads e o melhor despenho por watt consumido.

Rodrigops, qual a diferença de preço e performace entre o Q8400 e o Q9300?

Quanto à performance, os dois ficam bem próximos:

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/intel/showdoc.aspx?i=3559&p=10

Quanto ao preço, não sei exatamente, pois o Q9300 já está bem difícil de se encontrar e o Q8400 acabou de ser lançado - a tendência é chegar um pouco caro e ir baixando.

se subesse q um Q9400 custava isso n tinha pego E8500 :B

Mas ele não custava, baixou recentemente.

Postado

a diferença de preço entre o @8300 e o Q9300 na WAZ a diferença de preço é de 6%, diferença de preço em no Crysis segundo o reviw é de 4% em estoque e em over 5% sendo que os dois estão ao mesmo clock e que o Q9300 sobe bem mais.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o quanto o Q6600 ficou valorizado e não é fácil encontrar algo sobre o Q8400.

Um bench do GTA 4 game otimizado para quads:

http://www.pcgameshardware.com/aid,669595/GTA-4-PC-CPU-benchmark-review-with-13-processors/Reviews/?page=2

Postado
a diferença de preço entre o @8300 e o Q9300 na WAZ a diferença de preço é de 6%, diferença de preço em no Crysis segundo o reviw é de 4% em estoque e em over 5% sendo que os dois estão ao mesmo clock e que o Q9300 sobe bem mais.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o quanto o Q6600 ficou valorizado e não é fácil encontrar algo sobre o Q8400.

Um bench do GTA 4 game otimizado para quads:

http://www.pcgameshardware.com/aid,669595/GTA-4-PC-CPU-benchmark-review-with-13-processors/Reviews/?page=2

Só não acho que o Q9300 sobe muito mais no over que o Q8400, porque este ultimo tem um multiplicador maior (8) que o primeiro (7,5), isso já dá uma vantagem, principalmente em processadores que já têm o FSB de 1333MHz.

Aqui tem um review que dá para comparar o over do Q8200 com o do Q9300. Infelizmente não tem o Q8400:

http://www.legitreviews.com/article/896/13/

Quanto ao preço, o Q8400 é um lançamento e o preço deve baixar muito ainda.

Postado

então no caso pra mim que pretendo montar um pc visando apenas games desde de jogos como frozen throne... world of warcraft a crizys e GTA 4 a melhor escolha é o quad core 9550 ne?

Postado

se você tiver grana para ele sim, se tiver que tirar da VGA, não.

primeiro escolha um VGA Top, depois um processador que acompanhe seu desempenho, ou seja, não precisa ser um top, mesmo o Q9550 dá indícios que seja o pré topo da familia 775 simples, bom analiser se quem perderá mais rapidamente a plataforma ou a VGA!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!