Ir ao conteúdo

Core 2 Quad Extreme QX9770 a 2.4Ghz?

lanmrj

Posts recomendados

Postado

Estou tentando tirar aqui a dúvida de um amigo.

Ele instalou esse processador (QX9770 3.2Ghz)numa placa mãe EVGA NVIDIA nForce 780i SLI FTW. Quando entro no sistema no windows ele me diz o seguinte (e no everest tmb) .... Intel Core 2 Extreme QX9770 3.20Ghz, 2.40Ghz.

Ai vem o que acho estranho .... ele estaria trabalhando com o clock a "2.40 Ghz" ????

No Everest diz a mesma coisa.

Ah, na placa mãe a FSB vai no máximo até 1333, e esse processador precisa de FSB 1600. Testamos ele, pois no site da EVGA a listagem da placa mãe diz q na série 7, esse processador é suportado.

Ele está funcionando normalmente, no entanto essa msg está me intrigando.

Grato pela ajuda,

Leonardo Augusto

Postado

Esse 2.4 deve ser o SpeedStep abaixando o clock dele pra economizar energia, o FSB vou deixar pra outro responder adequadamente, mas pra mim ele vai funcionar "capado"

Postado

Não se trata de "arrumar", (eu não sei como fazer isso), mas é que quando o processador está "ocioso" (Iddle) ele abaixa o clock, economizando energia. Quando o processador é mais "exigido" (desculpe por esses termos), o clock sobe.

Postado

Entendi Stenn, mais ele faria isso automaticamente, e não iria "setar" isso em programas como o "everest" e tmb não iria passar essa informação no windows.

Concorda comigo ???

Postado

Posta uma SS do everest , e se possivel uma imagem do Setup da placa-mãe, mostrando o clock , FSB e multiplicador do processador.

Esse processador trabalha a 400x8=3.2Ghz, mas quando em Idle fica em 400x6=2.4Ghz, é normal!!

Rode o ´´Teste de estabilidade do sistema´´ do proprio Everest , e veja se o clock sobe, caso nao suba , é porque ele esta travado em 6x no Setup da placa-mãe!

Postado

Po Japannk, vou tentar fazer o que você está me pedindo e no teste de estabilidade, aonde eu coseguiria ver se o clock dele subiu ??? acho q não tem como !?!

Tem alguma dica de como vou tirar um printscreen da tela da mobo ????

você acha q essa mobo da fazendo um espécie de "gargalo" no cpu ???

Abraços

• Membro VIP
Postado
E tem como eu "arrumar" esse SpeedStep pra ele trabalhar a 3.2 ????

Desative na BIOS uma opção chamada Intel SpeedStep ou Intel EIST.

Mas isso não é totalmente necessário, pois o processador só vai rodar a 2.4Ghz quando estiver ocioso.

Postado

Rapaziada, acho que a placa não suporta o processador.

Ele modificou o tal "6x" da placa mãe .... ele estava em 9x e passou pra 8x .... a partir daí o sistema travou ... e nem na bios conseguia entrar.

Ele resetou a cmos e nem assim conseguiamos entrar no setup da bios.

Teve q voltar pro processador antigo, o 6600 e ai sim ela voltou a funcionar normalmente.

• Membro VIP
Postado
Rapaziada, acho que a placa não suporta o processador.

Ele modificou o tal "6x" da placa mãe .... ele estava em 9x e passou pra 8x .... a partir daí o sistema travou ... e nem na bios conseguia entrar.

Ele resetou a cmos e nem assim conseguiamos entrar no setup da bios.

Teve q voltar pro processador antigo, o 6600 e ai sim ela voltou a funcionar normalmente.

Já atualizou a BIOS? Se não atualize com o E6600.

Não tenho como consultar agora, mas algo em minha memória me diz que essa placa suporta o QX9770 ou talvez eu esteja confundindo com o modelo sucessor.

Postado

Pois é MKM, no site da EVGA, diz que !? toda essa série de placas aceita esse tipo de processador.

Porém procuramos a atualização em questão, só que, no site eles não dizem do que se trata essa tal atualização. Portanto não sabemos se ela irá servir ou não.

Pode ser bobeira minha, mas tenho um certo receio em atualizar bios, ouvi algumas experiências bem negativas sobre isso.

O interessante seria perguntar por email pra "eles" do que se trata essa atualização, massss acho que o pessoal "rico" não se importa muito com os "pobres", pois nunca respodem meus e-mails (pelo menos nunca tive um e-mail sequer respondido, e tentei várias vezes em diversas empresas diferentes).

Estou nesse dilema, vendo a placa mãe e compro a 790 ?! Ou tento atualizar a bios e arrisco me estrepar !?!?!?!?

Abraços.

Postado

olha sobre atualizar a bios eu nunca vi risco nenhumquando meu quad chegou tive que atualiza e usei o ez flash da asus levou uns 15 segundos é super simples

1 baixe a bios mais novo

2 coloque em uma pendrive o arquivo ROM

3 entre no setupda placa mãe e va em ez flash coloque a pendrive e escolha a bios e pronto

• Membro VIP
Postado
olha sobre atualizar a bios eu nunca vi risco nenhumquando meu quad chegou tive que atualiza e usei o ez flash da asus levou uns 15 segundos é super simples

1 baixe a bios mais novo

2 coloque em uma pendrive o arquivo ROM

3 entre no setupda placa mãe e va em ez flash coloque a pendrive e escolha a bios e pronto

O EZ Flash é da ASUS a placa dele é EVGA.

-----------

lanmrj, essa questão do contato por e-mail é realmente uma questão de sorte. Mas não custa nada tentar. Se ainda assim eles não responderem o jeito é atualizar a BIOS com a última que estiver disponível no site.

Sobre a atualização não tem segredo. Porém, recomendo o uso de um no-break caso ocorram muitas oscilações elétricas na sua residência.

Na maioria dos casos basta copiar os arquivos necessários (tanto o ROM quando os arquivos para o boot) para um pen-drive ou em placas mais antigas um disquete e dar o boot a partir do mesmo.

Algumas placas como as da ASUS por exemplo, tem um software na BIOS para auxiliar a atualização, não sei se a EVGA também tem um software para este fim, o jeito é dar uma pesquisada no site e uma boa lida no manual.

Postado

Fico agradecido MKM, eu vou tentar fazer isso e testar novamente, mas ainda continuo achando q esse não é um problema de atualização, e sim de q essa placa mãe não suporta esse processador.

Enfim, como não temos os dados do que fará essa atualização da bios, o que nós resta é tentar ou trocar de mobo.

Vamos ver no que dá.

Se alguém ai tiver informações melhores sobre essa mobo e puder dar um dica ... agradeço.

Obrigado novamente MKM.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...