Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema da fonte que montarei. Opinem


maskador

Posts recomendados

Estou a fim de montar uma fonte pra usar em casa daqui umas duas semanas, possuo aqui um trafo de 24+24V x 6A, um dissipador grandão e espesso que tirei de um aparelho de rádio antigo (pretendo fixar todos os reguladores neste) e alguns varistores de 250V e 230V.

Fiz o esquema da fonte que pretendo montar e gostaria de saber a opinião do pessoal do fórum, principalmente quanto a parte de filtros contra ruídos e transistentes de tensão da rede elétrica.

LINK para o esquema em PDF:


http://www.speedyshare.com/333244704.html

Sugestões e críticas serão bem vindas, pois ainda vou levar algumas semanas pra começar a contruí-la e talvez seja possível uma otimização.

**************************************************

Em termos de proteção contra picos provenientes da rede:

- Utilizarei 2 ou 3 varistores (vale a pena usar 3?) de 250V em paralelo. Quanto maior for a tensão da rede (acima de 250V), menor será a resistência dos varistores, ficando assim grande parte dos picos rápidos (digo picos da ordem de microsegundos ou menos) sobre o resistor R1 e na própria fiação elétrica.

- Pretendo utilizar tranzorbs bidirecionais no secundário (modelo 1.5KE43CA), cuja tensão de Breakdown varia entre 41V e 45V, tensão a partir da qual ele começará a "grampear" a tensão alternada do secundário, protegendo então os capacitores de 50V e as entradas dos reguladores

Algo escrito acima está errado?

**************************************************

Em termos de proteção contra ruídos provenientes da rede:

- Quanto maior a freqüencia dos ruídos, maior será a reatância indutiva de L1, o que fará como grande parte ruído seja atenuado no indutor.

- Quanto maior a freqüencia dos ruídos, menor será a reatância capacitiva, o que fará que grande parte do ruído fique sobre o resistor R1 e a resistencia da fiação elétrica.

Algo escrito acima está errado?

**************************************************

- Alguém já utilizou este LM338? O funcionamento dele é igual do LM317, porém com 5A de capacidade máxima de fornecimento de corrente. Até hoje utilizei somente o LM317 e oLM350 (até 3A de corrente de saída).

- Vale a pena utilizar dois potênciometros para ter um ajuste "grosso" e um ajuste "fino" da tensão de saída do regulador ajustável? Ou melhor utilizar somente um mesmo?

- Não haverá saída de 15V na fonte (há um LM7815 no circuito), ele somente servirá para alimentar o U6 (LM368-5.0) que funciona de 12V até 30V. Este LM368-5.0 é um Voltage reference ("regulador de alta precisão e baixo ripple na tensão de saída") que utilizarei somente para servir como tensão de referência para conversores ADs (de PICs e ADs externos) , DAs ou em situações onde a precisão da tensão for necessária.

- Quanto aos varistores, vocês utilizariam de 230V ou 250V? O problema que vejo em usar os de 230V é que as vezes a rede permanece durante minutos próxima dos 230, o que faria os varistores esquentarem demais, por isto optei pelos de 250V.

Gostaria da opinião dos colegas.

Sugestões/Críticas serão bem vindas ^_^

OBS: Custo não é o problema dessa fonte. Quero fazer algo bom mesmo, só não vale exagerar :D

EDIT: Só para constatar, o indutor L1 não será daqueles pequenos encapsulados (que tem resisência alta devido a pequena espessura do fio), mas sim aquelas bobinas grandonas contituídas de fio espesso. Acho que não existe daqueles indutores encapsulados com 1.5mH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agregaria alguns comentários somente..

Pesquise sobre proteção em cima dos reguladores quando são colocados capacitores à saída dos mesmos. Use diodos invertidos sobre os mesmos para proteção deles...

Um dissipador extra large, sobre o regulador será necessário, e sei que já o tens, mas penso que talvez tenhas que colocar auxílio de fan... Imagine a pior condição, saída em 1,5 Volts, por exemplo, ou menos até, com 5 Amperes de saída... O restante da tensão estará sobre o CI regulador... Mais ou menos uns 30 x 5 = 150 Watts

Eu uso há mais de 15 anos uma fointezinha bem simples, derivada desse dai. É ótima, não tem a corrente que essa sua terá, pois meu trafo não tinha essa capacidade...

Fonteajustvel6componentes.jpg

Faria também a substituição do resostor de entrada por um termistor, e colocaria um filtro de linha balanceado, algo desse tipo dai:

07ProteodaCloneFiltro.jpg

Aonde os resistores de entrada, de 50 mohms nem o de saída de 55 ohms não são reais peças e sim simulam a rede elétrica e a carga, para levantamento da curva de resposta do filtro..

O indutor enrolaria em um núcleo de ferrite, toroidal.. para conseguir aquele valor de indutância..

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/Fazendoindutor01.jpg

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/Fazendoindutor02.jpg

Varistores de 250 Volts ou até mesmo 275 Volts pelas razões por ti citadas...

No mais terás uma fonte ótima ai.. Cheia de recursos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!