Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
maskador

Esquema da fonte que montarei. Opinem

Recommended Posts

Estou a fim de montar uma fonte pra usar em casa daqui umas duas semanas, possuo aqui um trafo de 24+24V x 6A, um dissipador grandão e espesso que tirei de um aparelho de rádio antigo (pretendo fixar todos os reguladores neste) e alguns varistores de 250V e 230V.

Fiz o esquema da fonte que pretendo montar e gostaria de saber a opinião do pessoal do fórum, principalmente quanto a parte de filtros contra ruídos e transistentes de tensão da rede elétrica.

LINK para o esquema em PDF:


http://www.speedyshare.com/333244704.html

Sugestões e críticas serão bem vindas, pois ainda vou levar algumas semanas pra começar a contruí-la e talvez seja possível uma otimização.

**************************************************

Em termos de proteção contra picos provenientes da rede:

- Utilizarei 2 ou 3 varistores (vale a pena usar 3?) de 250V em paralelo. Quanto maior for a tensão da rede (acima de 250V), menor será a resistência dos varistores, ficando assim grande parte dos picos rápidos (digo picos da ordem de microsegundos ou menos) sobre o resistor R1 e na própria fiação elétrica.

- Pretendo utilizar tranzorbs bidirecionais no secundário (modelo 1.5KE43CA), cuja tensão de Breakdown varia entre 41V e 45V, tensão a partir da qual ele começará a "grampear" a tensão alternada do secundário, protegendo então os capacitores de 50V e as entradas dos reguladores

Algo escrito acima está errado?

**************************************************

Em termos de proteção contra ruídos provenientes da rede:

- Quanto maior a freqüencia dos ruídos, maior será a reatância indutiva de L1, o que fará como grande parte ruído seja atenuado no indutor.

- Quanto maior a freqüencia dos ruídos, menor será a reatância capacitiva, o que fará que grande parte do ruído fique sobre o resistor R1 e a resistencia da fiação elétrica.

Algo escrito acima está errado?

**************************************************

- Alguém já utilizou este LM338? O funcionamento dele é igual do LM317, porém com 5A de capacidade máxima de fornecimento de corrente. Até hoje utilizei somente o LM317 e oLM350 (até 3A de corrente de saída).

- Vale a pena utilizar dois potênciometros para ter um ajuste "grosso" e um ajuste "fino" da tensão de saída do regulador ajustável? Ou melhor utilizar somente um mesmo?

- Não haverá saída de 15V na fonte (há um LM7815 no circuito), ele somente servirá para alimentar o U6 (LM368-5.0) que funciona de 12V até 30V. Este LM368-5.0 é um Voltage reference ("regulador de alta precisão e baixo ripple na tensão de saída") que utilizarei somente para servir como tensão de referência para conversores ADs (de PICs e ADs externos) , DAs ou em situações onde a precisão da tensão for necessária.

- Quanto aos varistores, vocês utilizariam de 230V ou 250V? O problema que vejo em usar os de 230V é que as vezes a rede permanece durante minutos próxima dos 230, o que faria os varistores esquentarem demais, por isto optei pelos de 250V.

Gostaria da opinião dos colegas.

Sugestões/Críticas serão bem vindas ^_^

OBS: Custo não é o problema dessa fonte. Quero fazer algo bom mesmo, só não vale exagerar :D

EDIT: Só para constatar, o indutor L1 não será daqueles pequenos encapsulados (que tem resisência alta devido a pequena espessura do fio), mas sim aquelas bobinas grandonas contituídas de fio espesso. Acho que não existe daqueles indutores encapsulados com 1.5mH.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agregaria alguns comentários somente..

Pesquise sobre proteção em cima dos reguladores quando são colocados capacitores à saída dos mesmos. Use diodos invertidos sobre os mesmos para proteção deles...

Um dissipador extra large, sobre o regulador será necessário, e sei que já o tens, mas penso que talvez tenhas que colocar auxílio de fan... Imagine a pior condição, saída em 1,5 Volts, por exemplo, ou menos até, com 5 Amperes de saída... O restante da tensão estará sobre o CI regulador... Mais ou menos uns 30 x 5 = 150 Watts

Eu uso há mais de 15 anos uma fointezinha bem simples, derivada desse dai. É ótima, não tem a corrente que essa sua terá, pois meu trafo não tinha essa capacidade...

Fonteajustvel6componentes.jpg

Faria também a substituição do resostor de entrada por um termistor, e colocaria um filtro de linha balanceado, algo desse tipo dai:

07ProteodaCloneFiltro.jpg

Aonde os resistores de entrada, de 50 mohms nem o de saída de 55 ohms não são reais peças e sim simulam a rede elétrica e a carga, para levantamento da curva de resposta do filtro..

O indutor enrolaria em um núcleo de ferrite, toroidal.. para conseguir aquele valor de indutância..

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/Fazendoindutor01.jpg

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/Fazendoindutor02.jpg

Varistores de 250 Volts ou até mesmo 275 Volts pelas razões por ti citadas...

No mais terás uma fonte ótima ai.. Cheia de recursos..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×