Ir ao conteúdo

Over em Phenom II X3 720 BE + Asus M4A78T-E

sdriver

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Boa noite pessoal,

Bem esse é um OC muito esperado por todos, acredito eu pois sabe-se de OCs no 720 que chegam aos 3.8 no air cooling. Duvido que eu chegue a tal façanha mas gostaria de fazer um OC seguro ao maximo que a placa-mãe e processadores puderem chegar para registro no forum e depois um OC mais leve para uso diario.

Eu entendo razoalvemente de OC em placas com chipset 780g, mas essa Asus tem uma tonelada de itens e gostaria alem do OC, tentar destravar o 4º núcleo, algo bem interessante diga-se de passagem.

O topico estarei desenvolvendo a partir de hoje, pois meu Vista nao reconheceu o novo arranjo de placa-mãe + processador e tive que fazer uma instalação por cima criando um Windows novo, porém como boot simples, pois ao contrario do XP, o Vista transforma a velha instalação num arquivo chamado windows.old, de onde irei fazer os back ups necessarios para depois sim fazer uma formatação correta.

Sem mais delongas vamos aos itens:

Processador Black Edition Phenom II X3 720

placa-mãe Asus M4A78T-E com a ultima BIOS ja instalada,

Cooler Buffalo lapidado com pasta termica Arctic Silver 5

Fonte Corsair VX450 w(segundo testes do CdH, capaz de prover ater 550w)

Placa de video HD4850 Sapphire Toxic

Gabinete generico da Xpc(leadership) porém aberto e com 2 cooler de 12cm para ventilação.

Windows Vista 64 Ultimate( no momento sem SP1).

A temperatura em iddle está em 19ºC dos cores, as fotos farei o upload e modificarei a mensagem inicial dentro de alguns minutos....

Desde já agradeço comentarios e dicas.

Buffalo antes e depois de lapidado:

19052009676.jpg

19052009679.jpg

Situação do pobre gabinete...

26052009689.jpg

26052009688.jpg

Tela de abertura da asus, onde num sistema baseado em linux na placa-mãe é possivel acessar serviços basicos como Skype por exemplo sem acessar HD ou qualquer outro tipo de midia

26052009706.jpg

E BIOS

26052009704.jpg26052009694.jpg26052009705.jpg26052009699.jpg

26052009694.jpg

Amanha posto as demais fotos, aguardo as sugestoes

Postado

4ghz ele consegue chegar...até um pouco mais com um bom cooler!

os resultados desse processador sao bons, pelo preco dele...e um bom processador!

acho que um BE nao tem muito segredo, e so vcore e multiplicador, o resto acho que e todo igual, independente do chipset!

• Membro VIP
Postado

Nao consegui, vi um BIOS mod que habilita, mas to com um pé atras.

Bem aos poucos vou pegando o jeito aqui, consegui colocar a cpu a 3.6 com overvolt para 1.475v e 40~42ºC de temperatura. Claro que com teste de estabilidade de 20 minutos pelo prime95.

Ainda estou ocupado formatando e instalando tudo no pc.

Assim que chegarem o novo par de memorias OCZ 1600, volto aos testes. Gostaria de dicas do pessoal sobre esse monte de ajustes finos extras da placa-mãe.

Screen do cpu-z http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=574691

• Membro VIP
Postado

E a ASUS saiu da toca!!!

Nova BIOS realise que libera o tão sonhado 4º núcleo

Achei esta madrugada depois de uma tentativa falida de usar a BIOS mod dos gringos, quando o pc voltou, por coincidência pagina da ASUS estava aberta e lá estava!!! A 7ª BIOS que baixei na mesma hora, devo ter sido o 1º cara a baixar. Bem senhores a nova BIOS 1402 para M4A78T-E traz toda aquela batelada de opções normais e uma nova opção que imita a da Gigabyte, a opção Unleashing Mode , que quando ativa adivinhem o que faz?

então está muito frio etarde aqui para testes detalhados mas a estabilidade do pc nao ficou nem de longe boa. A duvida fica por conta do processador que pode ter o núcleo bichado (duvido muito visto o pontencial de OC deste meu exemplar) ou a BIOS nova ainda nao é algo realmente bom, opção que eu prefiro acreditar ja que vi uma serie de bugs em programas como o proprio firefox, everest e ate mesmo o AMD Overdrive. No momento estou com "apenas" 3 núcleos operantes em OC de 3.4 com a nova BIOS, sem testes. Amanha irei tentar novas descobertas e quem sabe ate mesmo a Asus lance uma nova BIOS corrigindo os erros desta. Por hora deixo as SS do sistema. está mal feito mas está uns 4ºC aqui!!!!!!!!Ate o processador está com frio, está em 11ºCmilagre2.jpg

Postado

Meu pc chega segunda... e coloquei a 720be nele...

Coloquei aquela mb ECS A790GXM-AD3...

Ela é boa pra fazer over???

Será que existe mesmo essa possibilidade de ativar o 4º núcleo... a instabilidade que isso pode gerar num pode ser perigoso não???

Postado

Acho que a ideia de que é normal um X3 720 chegar a 3.8Ghz de maneira estável exagerada. O meu numa placa AsRock funciona a:

- 3.4GHz com Vcore a 1.4375 e com o núcleo 4 habilitado.

- 3.5GHz com Vcore a 1.4875 também com o 4 núcleo habilitado.

Acho que tem chance de rodar a 3.6GHz mas acredito que vá precisar de algo como 1.6V. Estou sem controle de temperatura pois ao ativar o 4 núcleo o AOD perde a capacidade de ler as temperaturas. Por isso ainda não testei os 3.6Ghz.

Desativar o 4 núcleo resulta usualmente num aumento da capacidade de overclock da ordem de 100Mhz. Mesmo assim mais que 3.7Ghz não parece possível nem com 3 núcleos "apenas". Isso por que estou usando um Water Cooler. Assim sendo, acho muito difícil um X3 720 chegar a 3.8Ghz a Ar. Com os 4 núcleos funcionando eu diria ser impossível para 99% destas CPUs.

Estes reviews que existem na internet parecem, na minha opinião, ser resultado de uma das duas hipóteses: A AMD mandou CPUs para teste escolhidas a dedo ou o teste de estabilidade feito pelos Reviewers não tem a severiadade adequada.

--------------------------------------------------------------------

Meu pc chega segunda... e coloquei a 720be nele...

Coloquei aquela mb ECS A790GXM-AD3...

Ela é boa pra fazer over???

Será que existe mesmo essa possibilidade de ativar o 4º núcleo... a instabilidade que isso pode gerar num pode ser perigoso não???

Até onde eu sei as ECS Black Series são ótimas placas as com problemas sérios de BIOS. Isso muitas vezes dificulta o over.

A possibilidade de desativar o 4 núcleo existe e depende basicamente da BIOS que o fabricante da placa mãe irá disponibilizar. Acho que os casos de sucesso são em maior numero que os casos de insucesso mas você deve procurar alguma review especificamente com esta sua placa da ECS para ver quais foram os resultados.

Não existe nenhum perigo em desabilitar o 4 núcleo. Se ocorrer algum problema você só terá de voltar a configuração original.

• Membro VIP
Postado

a a790 NAO habilita o 4º núcleo, ao menos nao ainda. Talvez ela siga o exemplo da Asus e crie uma Bios que o faça. A atual bios da asus que habilita o 4º núcleo, é a que estou usnado aqui atualmente. Mas devido a imensidao de bugs que constatei, mantive com apenas 3 operantes.

Ha uma grande diferneça entre o seu x3 720 e o meu pelo jeito mmpalmeira. Aqui fica estavel com 1.375 volt. Mas isso para 3 núcleos, no caso seu com o 4º ativado é provavel que seja necessario mais vcore mesmo. Eu cheguei também estavel aos 3.6 como falei acima com exatamente 1.475v. Diferença bem grande entre 3.6 e 3.4ghz nas voltagens. Apesar de conseguir operar a 3.2 com tensão stock. Na segunda chega o novo gabinete que adquiri. Um blue eye da leadership que devera deixar as coisas mais seguras. Ai sim vou tentar um OC maior. Talvez usando alem do multiplicador, o fsb também.

Postado
a a790 NAO habilita o 4º núcleo, ao menos nao ainda. Talvez ela siga o exemplo da Asus e crie uma Bios que o faça. A atual bios da asus que habilita o 4º núcleo, é a que estou usnado aqui atualmente. Mas devido a imensidao de bugs que constatei, mantive com apenas 3 operantes.

Ha uma grande diferneça entre o seu x3 720 e o meu pelo jeito mmpalmeira. Aqui fica estavel com 1.375 volt. Mas isso para 3 núcleos, no caso seu com o 4º ativado é provavel que seja necessario mais vcore mesmo. Eu cheguei também estavel aos 3.6 como falei acima com exatamente 1.475v. Diferença bem grande entre 3.6 e 3.4ghz nas voltagens. Apesar de conseguir operar a 3.2 com tensão stock. Na segunda chega o novo gabinete que adquiri. Um blue eye da leadership que devera deixar as coisas mais seguras. Ai sim vou tentar um OC maior. Talvez usando alem do multiplicador, o fsb também.

No teste da ECS A790 o Doom fala que existe a possibilidade de desbloquear o 4 núcleo usando o ACC na BIOS.

http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=254882&page=3

Ele não testou com um X3 mas a opção parecia existir. Novamente se vai funcionar direito ou não depende muito da BIOS e neste caso a ECS peca bastante.

Não acho que exista tanta diferença entre nossas CPUs. O over que eu consigo é parecido mas um 4 cores precisa de mais Vcore mesmo.

• Membro VIP
Postado

A opção ACC como falei antes exsite em toda e qualquer BIOS que tenha o chip sul ATI750, era isso que eu estava tentando lhe dizer, o fato de ter ACC nao quer dizer que libere o 4º núcleo. O ACC é um controle indiviudal de núcleos, onde você pode diminuir ou aumentar um pouco a potencia deles(ou a tensão, isso ainda nao está bem claro). Mas o fato é que ativar o 4º núcleo era de verdade uma especie de bug do acc, tanto que agora as novas BIOS estão incorporando uma opção extra com a ativação do 4º núcleo.

Imaginei que a diferença de vcore seria devido ao 4º núcleo mesmo. Mas ti garanto que varias pessoas conseguiram colocar o processador a 3.8 no air e ate 3.9 ja. Agora se isso foi so pra tirar SS no CPU-z ou se testaram com pelo menos 20 minutos de prime ai a historia é outra.

• 3 meses depois...
Postado

entrei pro grupo dos phenom II x3 720 BE... vou começar meus overs agora

podem vi q voce disse q seu processador esta com 19 graus em iddle...

pow... eu to usando um primaboss e esta com 28 graus em iddle...

como isso!!!

--------------------------------------------------------------------

tirei um print, pra mostra pra vocês... ta a 3.6 com 1.4 de vcore, extressei por uns 40 minutos no prime!!

post-497737-13884952949087_thumb.jpg

Postado

Também estou usando um 720BE a 3,44Ghz (16 x 215) com 1,376V, cooler padrão do Box. A mobo é uma Asus M3A78-EM. Não mudei nada além disso que citei.

Fiz um stress test no Everest por uns 10 minutos, a CPU não passou de 54 graus. Mas teste mesmo foi jogar umas 2 horas de Crysis, estabilidade total e não passou de 55 graus.

Em idle fica entre 34 a 36 graus, pois o Cool & Quiet corta a frequência para meros 860Mhz. (Legal que bastou ativar o Cool & Quiet na BIOS, não foi preciso instalar nenhum driver ou qq outra coisa no WiIndows 7)

Postado

no meu windows 7, ele instalo automatico alguns drivers por botar esse processador!!! o meu botei agora a 1,415V a 3,44ghz, nao testei muito ele só fiz alguns benchs e deixei o prime por 40 minutos , a temperatura nao passo de 38 graus em full... vou diminui o vcore como tu fez pra ve como q vai fica!!!

em 3,6ghz a temperatura nao mudo, mas depois de jogar prototype umas 2 horas, o pc fechou o jogo do nada e fico dando umas travadas!!!

• Membro VIP
Postado

O meu ficou mesmo na casa dos 3.4 ghz com apenas o multiplicador modficado e memorias operando a 1600 mhz. Não tenho maior necessidade alem disso. Mas bati na casa dos 3.8 em testes. Com as ultimas Bios da Asus pôde desbloquear o 4º núcleo mas o pc fica instavel com ele, logo so estou usando os 3 núcleos "de fabrica" com 1.387v

Quanto aos drives no Windows 7 (x64), só estou com um pequeno problema com o drive de audio da Via que funciona, mas nao permite usar das opções avançadas pois trava o gerenciador ao tentar habilitar tal opção, outra encomodo está por conta do adaptador bluetooth que tambem funciona porém tem um drive faltando.

• 4 semanas depois...
Postado

Opa, mal por ressucitar o topico, mas to pensando em pegar essa mobo. Ei sdriver (ou alguem que tenha essa placa), você teve algum problema com ela? Conseguiu usar o video onboard de boa ou teve algum problema com ele?

Valeu!

• Membro VIP
Postado

nem cheguei a testar ele na verdade pois ja tinha uma HD4850 antes e depois esta 4870, mas ate lançarem o chip 785, este era o melhor onboard do mercado. ainda dá um caldo muito bom com ele da de jogar quase que qualquer jogo, apesar da limitacao de qualidade que precisa ser feita em nome de uam boa taxa de fps.

Postado
nem cheguei a testar ele na verdade pois ja tinha uma HD4850 antes e depois esta 4870, mas ate lançarem o chip 785, este era o melhor onboard do mercado. ainda dá um caldo muito bom com ele da de jogar quase que qualquer jogo, apesar da limitacao de qualidade que precisa ser feita em nome de uam boa taxa de fps.

Colega, tu tens o melhor IGP do mercado, HD 3300, o 785G porta o HD 4200 que é idêntico ao 780G(HD 3200), ele a pena ganhou o DX 10.1 e UVD 2.0, em jogos quem manda mesmo são os 200MHz a mais que o HD 3300 do chip 790GX tem. Veja também que esse chip pode compartilhar 2 GPU em 8x/8x enquento que o 785G é 16x e um compartilhamento de a pena 4 lanes.

Postado
Bem estou um pouco por fora dos novos chipsets, mas o que eu falei noa deixa de ser verdade neste caso

Se eu tivesse sua placa, eu não a trocaria por qualquer uma que porta o 785G existente no mercado. Uma placa com 785G custa até 90U$, 790GX ou 790X até 150U$ e 790FX acima de 150U$.

• Membro VIP
Postado

montei ontem meu X3 720Be mais uma ECS A790GXM-AD3 (ddr3)

instalei o windows 7 e para testes coloquei o RE5 a fazer uns benchs...

acho que a minha placa de video que ficou devendo mesmo (XFX 4870 1Gb)

pois nos benchs IN GAME a minha placa não bateu 60 frames (tenho monitor fullHD)

o jogo bateu praticamente o mesmo nível de frames que eu estava tendo com o antigo processador, um E7200... a diferença é que deu para ver que o processador em poucos momentos teve 70% de uso... ao contrário do E7200 que estava sempre em 100%... acho que a minha placa de video que acabou funcionando no máximo mesmo... hehehehe

essa minha MOBO nova é legal, mas não dá para recomendar não... estou com BUGs nas memórias, a MB reconhece as minhas memos como 1066 ao invés de 1333 e não tem santo que faça ela reconhecer corretamente...

outra coisa... não tenho ideia sobre a temperatura do processador já que o EVEREST mostra o processador como 127ºC e os núcleos como 20ºC

e agora? vai saber....

tentei rapidamente habilitar o 4º núcleo do processador com essa placa... ao entrar no windows 7 notei que estavam presentes somente os 3 núcleos mesmo... depois quando fui fazer um novo teste com o RE5 a máquina desligou no meio do Bench.. desligou MESMO!!!!!

tive que carregar os valores default para ela voltar ao normal...

outra coisa... vale a pena deixar a placa de video onboard ligada??? ela ajuda em alguma coisa? (sei que não dá para fazer hibrid cross) por enquanto deixei desligada....

bom.. é isso... vou monitorar esse tópico mas acredito que por enquanto nem vou fazer over pois minha mobo não é santa....

também só comprei ela porque o preço estava muito bom...

R$ 345,00 na mobo e R$ 319,00 no processador!!!!

aproveitei e coloquei um buffalo nele e mais uma pasta AKASA 455

(só não lapidei porque não tenho as manhas...)

• Membro VIP
Postado

Facinho lapidar, eu mesmo deixei um espelhinho o meu sem nunca ter feito isso antes. So passar numa oficina de latoaria e arranjar 2 pedacinhos de lixa d'agua, uma 1200 e uma 600, e claro pasta de polimento. Depois manda ver em cima da tampa de vidro do fogao kkkkkkkkkkk. Ja atualizou sua BIOS? eu vi em algum lugar que conseguiram resolver a parada das memorias. As minhas a 1600 mhz nao fazem la grande diferença sobre 1333 sabe.

• Membro VIP
Postado

sdriver, sabe que essa bios da ECS tá uma bugueira só...

agora que fui notar que, além do sensor de temperatura estar bugado o sensor de tensão também está... na linha do 12V por exemplo, está marcando 4.8 hehehehehe

no total são 3 bugs:

temperatura

tensão

memória ram

mas o pc funciona tranquilo...

não fiz atualização pois na descrição da bios atualizada não diz nada sobre correção destes bugs... então nem vou arriscar...

só faço a atualização depois que eu encontrar uns 10 malucos que tenham feito ela 100% ok!

hehehehehe

agora vou ver se consigo para o fim do ano uma 9600gt com um preço camarada...

um amigo vai dar um pulinho no PY e lá tá saindo barbada essa placa...

daí eu vou colocar ela junto com a minha 4870 e habilitar o physx e o CUDA para trabalhar junto com a ATI... hehehehe maravilha!

ainda não vou fazer over nesse processador... quam sabe quando eu colocar as 2 placas né...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!