Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema entre GA-VM900M e memória KINGSTON


odin88

Posts recomendados

gente estou com problema, tenho uma placa mãe GIGABYTE GA-VM900M REV. 2.0, memórias KINGSTON 2GB dois pentes KVR667D2N5/2G, placa de video NVIDIA 8600GT 512MB PCI-E 16x, Windows XP (SP3). Tentei instalar os dois módulos entretanto sem sucesso, o sistema reconhece 2,256 GB no windows e no boot isso com a placa de video instalada, sem a placa de video no boot e no windows é reconhecido 2,5 GB. Já alternei os modulos entre os slots tambem sem sucesso. Acho muito estranho esse problema porque os dois modulos são da KINGSTON, e o Windows XP sei que reconhece até 4 GB, a bios está atualizada tambem. Bom gente espero resposta e agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O XP é o professional ?

Já testou isoladamente os dois pentes de memória ? estão ok ?

Senão, vai no menu iniciar -> executar -> escreva: " msconfig". Após isso, vá a guia BOOT.ini -> botão "Opções avançadas". Desative a opção "/MAXMEM".

Ola amigo testei sim e deram ok, sempre o windows xp pro le 2gb para cada pente, vou tentar essa opção no msconfig.

Verifiquei no msconfig como dito, mas o maxmen nao estava selecionado. então tentei selecionar e setar para 4096mb entretanto quando clico em ok o valor volta para 2048mb, muito estranho isso..., e reiniciei pra ver se realmente nao tinha feito nda mas tambem nao deu certo......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah é, tinha esquecido que ele reconhece no boot 2,5 GB.

Faça o seguinte, atualize a BIOS. Logo após de atualizar, limpe a CMOS e verifique se ele irá reconhecer.

Cara ja tinha atualizado a bios para a mais nova, mas tambem tentei outras duas mais antigas e nda. Fiz como disse atualizei novamente e limpe a cmos mas nda também...muito estranho isso porque no site da gigabyte diz que é compativel com a memoria kingston mod. kvr667d2n5/2g e tive esse cuidado ainda antes de comprar. Será que tem algo a ver com as latencias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, o problema não é com as memórias. Aliás, já testou-as em outra máquina ?

Não sei se isso é um problema de incompatibilidade, mas na bios, não dá nenhuma informação sobre o que aconteceu com o resto dos MB ?

Pior que nao, la dentro do setup tambem mostra 2,0 ou 2,5 mas so isso. Pior que nao tenho como testar em outro pc. Mas tambem tenho certeza que nao é nas memorias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

está com cara de ser incompatibilidade da(s) memória(s) com o chipset.

pior que nao, no setup não tem nenhuma opção com relação a memória.

Entra no setup e aperta Ctrl + F1 ( Ctrl e F1 juntos ) que vai ser liberada no setup novas opções de configurações de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

está com cara de ser incompatibilidade da(s) memória(s) com o chipset.

Entra no setup e aperta Ctrl + F1 ( Ctrl e F1 juntos ) que vai ser liberada no setup novas opções de configurações de memória.

Desculpe a demora, fiz o que pediu, liberou novas opções de configuraçoes de memoria, entretanto nao sei onde alterar, pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, então temos que dar um jeito de trocar as memórias. Parece ser problema de incompatibilidade. Não faz sentido 2 x 2 GB mostrar somente 2,5 GB.

Mas será que mundando alguma configuração de latencia nao possa melhorar? Desculpa mas é que nao sei muito de latencias e afins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teu problema não é configuração de timing de memória e nem outra coisa. O que acontece aí pode ser duas coisas:

- Incompatibilidade do chipset com a memória;

- Memória defeituosa;

- o Chipset pega 1,5 GB para endereçamento ( que seria estranho );

No primeiro caso, a controladora não consegue ler o Jedec corretamente e acaba pensando que uma das memórias tem menos do que tem.

Uma das memórias está causando todo o problema.

Ou é problema de endereçamento mesmo. O chipset reserva, incondicionamento, tudo isso para reserva de I/O.....

EDIT:

Achei uma opção interessante em sua BIOS. Quando tu pressiona CTRL + F1, irá aparecer algumas opções avaçadas. Em uma delas, procure por agp aperture size . Diminua para o máximo....vê se irá melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teu problema não é configuração de timing de memória e nem outra coisa. O que acontece aí pode ser duas coisas:

- Incompatibilidade do chipset com a memória;

- Memória defeituosa;

- o Chipset pega 1,5 GB para endereçamento ( que seria estranho );

No primeiro caso, a controladora não consegue ler o Jedec corretamente e acaba pensando que uma das memórias tem menos do que tem.

Uma das memórias está causando todo o problema.

Ou é problema de endereçamento mesmo. O chipset reserva, incondicionamento, tudo isso para reserva de I/O.....

EDIT:

Achei uma opção interessante em sua BIOS. Quando tu pressiona CTRL + F1, irá aparecer algumas opções avaçadas. Em uma delas, procure por agp aperture size . Diminua para o máximo....vê se irá melhorar.

Fiz o q pediu entretanto sem sucesso.

Fiz um log dos componentes, nao sei se ajuda:

http://me414k.vilabol.uol.com.br/Report.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao fazer isso, tire sua placa de video e veja se irá resolver.

Eu fiz isso, abaixei o agp aperture size para 32mb e tirei a placa de video, tambem setei para 64mb a video onboard, com essas alterações a memoria a memoria ficou em 3,18Gb. Estranho que no Everest em placa-mãe\chipset\north brige\slot de memoria apareceu mais um slot de memoria, sendo que a placa-mãe tem apenas 2 slots. No primeiro está 2Gb, no segundo 1Gb e no terceiro 256mb.

Percebi que mantendo o agp aperture size em 32mb e alterando a memoria do video onboard para 128mb, a memoria total ficou na casa dos 3Gb. Entretanto alterando a memoria do video para 256mb a memória caiu para casa dos 2Gb.

Agora alterando o agp aperture size pra outros valores e matendo o video em 64mb, tambem obtive valores diferentes e na casa de 2Gb sempre.

Bom está ai os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, seu everest é a última versão ?

Esses resultados só foram conseguidos com a retirada da placa de video ? Em nenhuma dessas mexidas, tu conseguiu inserir sua placa de video ?

Eu utilizei o Everest Corporate Edition v5.02.1750.

Consegui esses resultados sem a placa de video. E tambem com a placa de video não muda nada quando altero o agp aperture size.

Estranho isso porque sera que a placa de video pode estar fazendo isso, e tambem mesmo sem ela deveria reconhecer normal os 4gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!