Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Locando variáveis na RAM do PIC (CCS)


Rodrigo Flister

Posts recomendados

Caros amigos, já a algum tempo um colega meu, me Falou sobre uma ferramenta da linguagem C onde você pode colocar variáveis na RAM do PIC. Ele me disse augo +- assim:

"ferramenta" char text[]="texto";

assim essas strings de caracteres ficam locadas na RAM, e quando eu quisesse imprimi-las em um LCD ou GLCD, so iria precisar de colocar algo como:

printf(lcd_putc,"%c",text);

porém esse meu colega tem faltado as aulas da Facu, e não tenho outro contato com ele, assim achei melhor procurar a ajuda dos meus amigos do fórum, para saber se alguem podia me dar uma dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O nome da função é malloc se não me engano.

char *buffer;

void main() {

buffer = (char *) malloc(4);

}

Malloc retorna um ponteiro void que deve ser convertido para o tipo desejado. Nesse exemplo, é alocado 4 (bytes ou bits, não lembro também). De uma pesquisada por essa função, também tem a função free, que 'limpa' um bloco de memoria

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos MCUs que eu conheço, todas as variáveis ficam na RAM, até mesmo as constantes. Isso, em C. A não ser que você declare uma área específica, como Flash ou externa, ou EEPROM, etc. Toda variável reside na RAM.

Então, em C, pra declarar uma variável na RAM, string sem comprimento, você simplesmente faz:

char string [ ] = "TEXTO";

Solamente! :D

Não tem mágica! :D

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!