Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor de polyester


Rodrigo Flister

Posts recomendados

Estou consertando uma fonte chaveada, que tem 3 capacitores de polyester marrons quadradinhos, como já conferi toda fonte e não encontrei defeito nenhum, alem do que a fonte esta demonstrando um defeito que normalmente e causado por capacitores alterados, passei a suspeitar desse 3 capacitores. É ai que esta meu problema, a fonte é alemã, usada em uma maquina têxtil, e nos capacitores estão os seguintes caracteres :

> .1K63

> .1.J50

> .22M63

se alguem saber os valores desse capacitores me ajudaria muito, pois medidos no capacímetro acusam valores diferentes, cujos quais não fazem sentido, para substitui los, ou para apenas confirmar seus valores, preciso do valor nominal, então se me ajudarem ficarei grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui também ajuda

http://www.eletronica24h.com.br/Curso%20CA/aparte1/aulas/comolercapacitores.html

pessoal me corrijam se eu estiver errado

fiz essa tabelinha, com os valores estampados nos capacitores

105 = 1microfarad = 1.000nanofarads = 1.000.000picofarads

104 = 0,1microfarad = 100nanofarads = 100.000picofarads

103 = 0,01microfarad= 10nanofarads = 10.000picofarads

102 = 0,001microfarad = 1nanofarad = 1.000picofarads

101 = 0,0001microfarad = 0,1nanofarad = 100picofarads

capacitores ceramicos

100 = 100picofarads

5,6 = 5,6picofarads

13 = 13picofarads

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o capacitor é expresso como 100, ele é de 100 mesmo.

Se ele for expresso como 101, (não me lembro de ter visto nenhum capacitor com essa nomenclatura), ele é de 100pF.

Valores iguais ou abaixo de 100, são expressos literalmente.

Capacitores cerâmicos são expressos em pico Farads, nesse caso, 100 é 100pF.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mauricio, você pode me passar o método que você usou para identificar esses capacitores, pois eu medi com o capacímetro e encontrei os seguintes valores:

> .1K63 = 95.3nf /63V

> .1.J50 = 1uf/50V

> .22M63 =0,20uf/63V

Os capacitores que estou usando tem esse formato:

http://graph.exportpages.com/ppic/P65197F13461.jpg

Eu ja estou apanhando para uma fonte chaveada, a dias, e talvez o valor desses capacitores podem me dar uma luz, pois acho que eles fazem parte de um circuito oscilador que exige uma precisão muito alta. Olha já tentei de tudo nessa fonte, ela sofreu com descarga atmosférica, então tudo e possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Capacitores de poliester são medidos em microfarady.

Ex. .1 = 0,1uF = 100nF

.22 = 0,22uF = 220nF

.

Capacitores Cerâmicos são medidos em picofarady.

Ex. 101 ->Os dois primeiros numeros são valores reais, o 3º numero é fator multiplicativo, logo, 10x10^1 = 100pF

473 ->Os dois primeiros numeros são valores reais, o 3º numero é fator multiplicativo, logo, 47x10^3 = 47000pF = 47nF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, Rodrigo.

Não é método. É que eu trabalhei com componentes por um par de anos, então, alguma coisa você acaba pegando. :D

Capacitores de precisão de poliester que eu tenho aqui são vermelhos, de plástico e indicam no corpo 1%. As letras que você apresentou não estão nessa faixa, e o site que o cpexpert indicou dá uma clareada na nomenclatura.

Esses que você apresentou as fotos são da Epcos, que era o site que ia te indicar pra conseguir as informações sobre eles.

São muitos tipos de capacitores, logo, melhor informação você consegue direto do site do fabricante:

http://www.epcos.com/web/generator/Web/Sections/Home/Homepage,locale=en.html

E pelas suas medidas, esses capacitores estão ok, a não ser aquele segundo, que você passou como ponto 1 e tá dando 1uF. Estão dentro da faixa de tolerância. Tolerância de capacitor varia muito.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!