Ir ao conteúdo

Windows e Linux em dois HDs ao mesmo tempo

Sérgio Pacheco

Posts recomendados

Postado

A situação é a seguinte:

Há muito venho querendo experimentar o Linux na minha máquina, mas não posso abrir mão do Windows. Tenho um segundo HD, um bom e velho IDE de 40 GB que utilizo para backup, e estou querendo usá-lo para instalar o Linux e usar os dois sistemas operacionais, o Windows no HD primário e o Linux no Slave. Sempre que desar utilizar o Linux terei que alterar a prioridade de boot no setud da bios ou há algum modo mais fácil de fazer isso?

Fiz o download da distribuição Mandriva KDE, o melhor jeito de intalá-la é pelo próprio windows?

Grato

• 3 meses depois...
Postado

:confused:

A diferença é só que meu Primário é de 80Gb e o Escravo é de 160Gb. Baixei o Ubuntu no site oficial e gravei em um CD. Agora eu gostaria de um passo-a-passo para não fazer bobagem. Nunca instalei um S.O. na minha vida, e quero experimentar o Ubuntu sem ter que desinstalar o Windows do Primário. Quero o Ubuntu no Escravo. Eu uso o secundário como armazenamento de dados. Eu gravo tudo no Escravo. Deixo o Primário só com os programas essenciais. Por acaso eu terei que formatar o Escravo??? Tenho que fazer Backup??? Ou eu posso simplesmente entrar(dar o boot) pelo HD Escravo e colocar o CD de instalação pra começar a instalar e seguir os passos do assistente de instalação??? Nota: Eu tenho o Windows instalado nos dois HDS, a diferança é que não instalei nada a mais do que o Windows no Escravo. Quando eu quero baixar algum programa pela net, eu sempre estou logado pelo Primário e armazeno tudo em Arquivos de Programa do Escravo.

E aí? alguma coisa que eu citei impede que eu instale o Ubuntu no Escravo??

Tenho que tomar alguma medida antes da instalação???

Aguardo contado!

Grato!!!

Postado

Para o Sérgio é simples: inicie pelo cd do Mandriva (ajuste no BIOS pra iniciar primeiro pelo CD-ROM), experimente como live-cd, se quiser e se gostar é só instalar (no Ubuntu há tanto essa opção no desktop do live-cd quanto na hora que o cd inicia - o Mandriva deve ser semelhante). Na instalação, formate o seu segundo HD e instale o Mandriva nele. Será instalado o gerenciador de boot GRUB que vai te oferecer, sempre que você ligar o pc, pra entrar no Mandriva ou no Windows.

voumorarnoceu, se você tem dados no seu HD secundário e quer instalar o Ubuntu nele, faça o seguinte:

- antes da instalação, pelo Windows mesmo, desfragmente o seu HD de dados.

- durante a instalação o instalador oferecerá pra abrir um espaço pro Ubuntu; não faça isso no modo automático pois parece que há um bug que cria um espaço muito pequeno pra ele (2,5 GB) e depois você terá que consertar. Redimensione manualmente abrindo 20 GB pro Ubuntu e instale. É muito simples e após instalado, como dito acima, haverá a opção para entrar tanto no Ubuntu quanto no Windows.

Postado

cipolla, a parte que você explicou eu acho que entendi(:confused:)

você disse pra eu desfragmentar o HD escravo. Td bem. Eu vou fazer isso. Mas eu terei que formatar meu HD secundário??? Vou perder alguma coisa se eu não fizer Backup???

Se eu tiver que fazer backup de tudo que eu tenho no secundário eu terei que gastar uma porção de DVD. Meu HD escravo é de 160Gb e Estou usando 140Gb. Só tenho 20Gb livre. Eu baixo muitos vídeos e músicas.

Como faço então???

:confused:

Postado

Se você tiver mais espaço livre no 1º HD, instale o Ubuntu nele. O instalador do Ubuntu usa um programa (Gparted) que abre um espaço pra ele (diminui a partição em que está o Windows e cria uma pro Ubuntu nesse espaço), portanto não formata o disco (só o espaço que foi liberado).

Essa operação geralmente não tem risco mas eu não recomendo que seja feita no seu 2º HD pelo seguinte:

- você poderia instalar o Ubuntu em 10 GB e ficaria com 10 GB livre mas aí eu imagino que vai ficar apertado pros seus arquivos (para desfragmentar, por exemplo).

- quanto mais cheia está a partição que vai ser reduzida, mais trabalho. Se a partição está mais vazia, fica mais fácil pro Gparted mandar os arquivos pro começo dela e abrir um espaço no fim.

Se você estiver usando o Vista, você pode (recomendável) reduzir a partição dele por uma ferramenta dele mesmo (painel de controle > ferramentas administrativas > 'computer management' ou gerenciamento do computador > armazenamento >gerenciamento do disco), veja no vídeo anexo. Se for o XP, então faça pelo instalador (sem problemas). No vídeo a garota criou uma partição swap de 2 GB (mas você só usa ela se faltar memória, portanto se você tem bastante RAM e não faz edição de vídeos etc., 1 GB deve bastar), depois criou uma partição de 15 GB pro sistema (no particionador é o símbolo de uma barra: / ) e o resto para a pasta /home (onde ficam as configurações pessoais) mas isso é opcional (basta a partição swap e a / - ou raiz). Também não precisa de uma partição para dados pois, como você deve saber, o Linux lê as partições NTFS.

Veja este tutorial (o visual é um pouco diferente por ser mais antigo, mas está bem explicado): http://andregondim.eti.br/?p=21

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!