Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar 64 Led´s em 6V


leonardocristo

Posts recomendados

Pessoal preciso ligar 64 led´s 5mm brancos em 4 Pilhas AA de 2500 mAH. 32 led´s vão ficar ligados direto e quando acionar um chave os outros 32 ligarão totalizando os 64 led´s ligados.

led´s brancos

4v

20mA

Iriei ligar os led´s em paralelo e 6 volts é suficiente para alimenta-los a questão fica com a corrente. Irei colocar um resistor de 3,3 Ohms 2W antes dos leds para ter a que de tensão necessária. A questão é a seguinte qual será a autonomia desse circuito. Eu acho que fica ligado 1h no máximo.

Alguem pode dar uma ajuda!!!

:confused:

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos la, seus leds brancos precisam de 20mA certo e seu Vak tipico e de 4V logo

6 - 4 = 2V -> 2/0.02 = 100R, 2 * 0.02 = 40mW logo seu resistor precisara ser de 100R 1/4 de Watt.

voce pretende ligar os leds em paralelo certo, então teriamos,

32 ligados diretamente

pra cada led 0.02A logo isso multiplicado por 32 teriamos : 640mA

então em 64 leds teriamos Aproximadamente 1,2 A! como voce dispoe de uma pilha (desprezando as perdas e fugas) de 2500mAH logo se todos os leds ficarem acesos você tera ai mais ou menos 1h e 30 a 2 horas de autonomia

nao use o resistor que você citou pois, 2V / 3.3 ohms sera 600 mA isso ira queimar seu led, caso você esteja pensando em colocar ele pra alimentar o sistema inteiro, creo que nao seja recomendavel pois vai existir diferenças entre um led e outro logo o ideal e 1 resistor pra cada led.

espero que ajude

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe,

valeu mesmo pelas dicas. O circuito vai funcionar do seguinte modo: Quando ligar a chave a chave do circuito irão ligar somente 32 leds. Se eu quiser acender os outros 32 iriei fazer isso por uma outra chave. Eu estava pensando em colocar os resistores individuais mesmo. Só que serão 64 resisitores. Haja saco para soldar tudo isso, hehehehe. Se eu colocar os resistores individuais colocaria esse resistor de 100 Ohms @ 1/4W que você citou.

Me da uma ideia de esquema com os resisitores individuais os leds. Tenho um esquema pronto só que é com um resisitor apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo. A colocação de leds em paralelo obriga aos mesmos trabalhar numa mesma tensão. Como cada led tem uma curva de VxI, mesmo que muito parecidas, certamente com a mesma tensão em todos eles (paralelo de 32 Leds) a corrente total não vai se dividir em iguais partes, ou seja, os 640 mA / 32 = 0,020.

O que poderá acontecer é que por alguns leds passará muita corrente e em outros menor corrente inclusive tão pouca a ponto dele ne acender. Pode queimar por potência algunse deixar apagados alguns outros., ou seja, leds em paralelo nunca se tem garantia alguma de divisão de corrente equalitária. Evite..

Cada led em série com um resistor formará uma célula de acendimento.. Paralele 32 dessas células e está feito seu esquema..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ver, eu uso o eagle, em termos de dificuldade bom, é paciencia no inicio e logo você vai desenvolver excelentes plaquinhas.

na verdade o que o amigo faller quer dizer foi algo que tentei explicar, se você usasse somente um resistor e somente os leds em paralelo, por diferenças carcteristicas entre cada led, pode acontecer de um drenar corrente demais outro de menos e outro nem acender, por isso o certo (ou pelo menos recomendavel) e usar varios resistores um pra cada led e ligar essas celulas (led + resistor) em paralelo, pois assim você mantem uma divisao balanceadas das correntes pra cada led.

creio que seja isso

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

faller,

eplica isso ae melhor!!! Se eu colocar os resistores indiviuais para cada led eu acho que consugo manter a corrente neles?

Se colocares um resistor único para 32 leds em paralelo, vai dar zebra, cada led vai tomar uma corrente para si que não necessariamente será igual para todos.

Se colocares um resistor para cada led, ai sim garantirás a corrente certa para cada led.. Podes, se quiseres, colocar tantos quantos leds quiseres desde que cada led tenha um resistor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ficou bom. Qual a distancia entre os terminais de um led?

Bom, da distancia é o tamanho do encapsulamento do LED, verifique qual voce esta usando antes de fazer as trilhas.

Valeu pela ajuda. Felipe não conseguir fazer as trilhas pelo eagle

Pra fazer elas facilmente primeiro posicione os componentes, depois use o comando rastnest pra organizar as vias, e em seguida use o comando auto pra gerar as trilhas automaticamente, estão todos na barra de ferramentas

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo só por curiosdade para que você usaria esse projeto??seria uma lanterna??

(felipe atomimo tutorial nunca consegui usar o eagle mais agora acho que vou conseguir:D)

só mais uma dica eu ja tentei ligar 15 leds com um resitro de 5 watts e deu zebra mesmo cada led ficou com um brilho e quando a bateria ia acabando uns apagavam antes

se for pra lanterna porque você n usa aquelas baterias seladas de chumbo??uma bem pequena tipo 2,amperesx 12 volts ai você poderia fazer celulas de mais leds e a duração seria maior

porque 1hora e meia pra uma lanterna é pouco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas existem destabaterias em tamanhos pequenos

a que eu te sugeri seriaumade 2,1 amperes que é bem pequena (uma caixinhade suco daqueles que vem em tres nos mercado da tetrapack

ficaria um pouco mais caro mas se é pra ser portatil porque n usar baterias de litio 2s(8,4 volts) ou 3s 11,1 volts

elas são muito leves e compactas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

eu nem sabia da existencias dessas pilhas, hehehe. Preciso de baterias que sejam recarregaveis!!! consigo essas que você vitou nesses moldes!!!

Felippe,

valeu assim que postar eu coloco o resultado aqui.

ALLguem sabe onde posso encontrar leds com um preço legal para um compra em quantidade acima de 50 unidades?

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

porque n usar baterias de litio 2s(8,4 volts) ou 3s 11,1 volts

elas são muito leves e compactas

porque elas nao apresentam um rendimento legal se tratando de alto consumo, lembre se que a capacidade dessa bateria e de 700mAh e o circuito por si so consome 640mA

ou seja seria de muito baixo rendimento.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!