Ir ao conteúdo

Como Testar Cpu Usando Um Multímetro?

Gutorj26

Posts recomendados

Postado

Gostaria que alguém pudesse me fornecer dicas de como Testar uma CPU (processador) para verificar se o mesmo está queimado ou com algum outro tipo de anormalidade utilizando para isto um multímetro, multi-teste etc...

Obrigado!!!

Postado

acho q seria impossivel, devido ao numero de pinos e voltagens entre eles;

tambem tem os aterramentos dos pinos;

o mais certo para testa-lo é na propria maquina rodando programas para medir desempenho, saturando o processador;

Postado

Através diretamente do processador creiu q não tenha jeito. Mais pode ve em alguns reviews de overclock, os carinha midindo o VCore com um multímetro através d um certo lugar lá na placa mãe, só num sei onde fica esse trem, parece q é um diodo... num sei...

Talvz alguem aí saiba, mais q tem jeito tem! :D

EDIT: nó viajei, :wacko: pensei q você estava kerenu sabê c tem jeito d medí o VCore diretamente pelo hardware... hehhee.. fui loooonge..... depois dessa vô até durmí... :tantan:

Postado

Bem! Agradeço a todos os que respoderam até agora, embora ainda seja uma pergunta recente neste fórum. Porém, sei com certeza, que existe um método para testar processadores utilizando um multímetro ou algo similar, evitando assim a possibilidade de queimarmos uma placa-mãe ao testarmos um processador suspeito nela. Bom, fica no ar esta pergunta que, se respondida, irá ajudar a vida de muitos técnicos de manutenção de micros como eu. Só para vocês terem uma ideia, já perdi duas placas-mãe recentemente (01 Asrock K7VM2 e 01 Asus a7v266-c), testando processadores aparentemente não suspeitos nas mesmas.

Obrigado!

Postado

Acho que isso só dá em Z80, nem nos velhos 68000 acho que é possível usar equipamentos simples para teste. Pode até existir um aparelho que tenha o soquete para o processador onde você encaixa e a máquina te dá um diagnóstico.

Postado

Olha, eu já ví testando XP's com multímetro, mais parecia q era um teste se a corrente estava passando corretamente entre seus fusíveis. Isso foi num review do THG encinando a destravar o multiplicador deles, aí depois mediam com o multímetro. Talvz esse seja um jeito de diagnosticar uma falha no "percurso" da tensão num processador e este consiga identificar possíveis falhas, mais existem vários fatores q façam um processador parar d funcionar.

Postado
Postado Originalmente por deividevp@02 jan 2004, 03:36

O que poderia fazer o core de um processador ficar com trincas? No caso um Athlon Xp 1700+ Palomino.

Deixar ligado mesmo depois de keimado por temperaturas (muito improvável...)

Mais o maior ferrador de DIE's é a má colokação d cooler's pesados. (até coolers leves costumam causar isso). -_-

porque? Aconteceu com você? ele ainda funciona?

Postado

vou explicar o ocorrido:

Comprei uma placa-mãe e um cpu(XP 1700) no Mercado livre, mas quando fui testar vi q o cooler estava funcionando, mas a imagem não saiu no monitor nem houve bips na placa-mãe.

O vendedor diz que foi eu quem quebrou, mas na verdade o cpu veio com pasta termica em cima e nem parei p/ ver o estado q estava, pois diz ele que saiu de la funcionando, mas na instalacao (o cpu já veio acoplado na placa-mãe), nada mais fiz q o processo normal de instalação do meu cooler+dissipador, esse mal faz pressao e pode ser facilmente instalado e retirado com as maos. A parte da presilha q prende no slot já vem com um pegadorzinho q torna muito fácil a instalação diferente de alguns q dao um trabalho tanto p/ colocar e pior ainda p/ retirar.

já vi um cara na net q trincou o core do cpu ele disse q estava funcionando, mas sempre dava travadas e erros dai ele trocou.

So que ai ta a duvida poderia ter vindo trincado ou não, não poderia dizer pois não vi, apenas enviei um email p/ ele dizendo o que não estava funcionando nada.

So fiquei sabendo que era o processador porque coloquei ele em outra placa-mãe e na placa-mãe q ele me vendeu coloquei outro cpu.

E do jeito q veio foi, nem mexi e nem sabia q esse tipo de problema dava em processadores, porque nunca tive esse problema.

Agora corro o risco(99,9%) de perder a garantia, de ter comprado o cpu nem telo visto funcionar e ter pago. :(

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...