Ir ao conteúdo

Peço Ajuda Para Quem Tem Mb Kt266

Abutre

Posts recomendados

Postado

Acho que queimei meu processador :-(.

Olhem como estava: meu micro - placa-mãe msi k7T266 Pro, video AGP Gf440 8x 64MB, som onboard, montado num gabinete com fonte Troni 300W, somente isso na placa;

micro 2 - acabei de comprar uma máquina com processador atlhon 1.0 (minha besteira foi não confirmar a velocidade do processador, mas como era o micro de um amigo meu, deixei para testar depois), o micro estava funcionando beleza, aí, peguei o processador e coloquei na maquina com a configuração acima.

O micro não ligava, a placa mãe tem um esquema de luzes que diz qual o problema de acordo com a combinação de luzes ("D-LED" ou Diagnostic LED nas cores verde e vermelha) acesas, de acordo com o manual a combinação de luzes dizia "testing RTC (Real time clock)", mas parava aí e não bootava o micro, de acordo com isto, da a impressao de que a placa não estava reconhecendo o clock do processador, tentei algumas vezes e nada, deixava o micro ligado no maximo dez segundos, mas em uma ultima tentativa, o esquema de luzes mudou e logo que eu ligava o micro todas as luzes vermelhas ficavam acessas, o que significa que o processador esta danificado ou instalado incorretamente, aí fui testar o processador na maquina de onde eu tirei ele e não mais funcionada, logo, acho que queimei meu processador.... alguem saberia me dizer o que eu fiz de errado, de acordo com o manual a placa-mãe suporta de Duron 600 até Duron 1.3 e athlon 650 até Athlon 2000... o que eu fiz para queimar meu processador :-(?

Estou comprando um Duron 1200, por favor, alguem poderia me dizer quais os criterios de segurança eu devo usar para não queimar este Duron 1200 também?

O manual da placa se encontra aqui: http://www.msi.com.tw/program/products/mai...tail.php?UID=27

Desde já, agradeço,

Abutre

Postado

Desculpem... Esqueci de mensionar o HD Maxtor 40GB 5200RPM e o modulo de memoria Elixir 256MB 333Mhz, a placa trabalha a 266Mhz, logo, o unico problema em usar modulos de 333Mhz é que ele trabalhará a 266Mhz e isso não interferiria na inicialização do sistema. Troquei os modulos de slot mas o problema persistiu.

Postado
Postado Originalmente por Abutre@29 dez 2003, 09:47

Desculpem... Esqueci de mensionar o HD Maxtor 40GB 5200RPM e o modulo de memoria Elixir 256MB 333Mhz, a placa trabalha a 266Mhz, logo, o unico problema em usar modulos de 333Mhz é que ele trabalhará a 266Mhz e isso não interferiria na inicialização do sistema. Troquei os modulos de slot mas o problema persistiu.

Amigo qual era a placa original que estava funcionando o atlhon?Esse atlhon é 266 e sua placa atual é 333 ou 266, pode ser que sua placa atual estivesse travada em 333 e aí ao colocar o atlhon266 ele não aguentou o clock.Agora quanto ao duron ele é ao que me parece 200mhz e aí pode acontecer a mesma coisa com o athlon se o clock da psua plca estiver preso em 333.Tente testar esse processador em uma placa que sabe que está funcionando com 200mhz.Volte a falar sobre seu problema.

• Membro VIP
Postado

O processador só poderia queimar caso você tenha ligado ele sem cooler ou com o cooler mal colocado. Outra possibilidade é ter lascado o "die" dele ao tirar e botar o cooler.

Agora, ligar um athlon 1.0 com fsb de 133MHz, tudo bem, ele não ia ligar mesmo, mas também não ia queimar o processador de jeito nenhum.

Postado
Postado Originalmente por coelho72@29 dez 2003, 10:39

O processador só poderia queimar caso você tenha ligado ele sem cooler ou com o cooler mal colocado. Outra possibilidade é ter lascado o "die" dele ao tirar e botar o cooler.

Agora, ligar um athlon 1.0 com fsb de 133MHz, tudo bem, ele não ia ligar mesmo, mas também não ia queimar o processador de jeito nenhum.

exatamente

nunca vi placa-mãe queimar processador assim

ela até poderia queimar c a placa-mãe tivesse meio bobinha sabe meio tonta ou seja estragada mais não é o caso né

então o mais provavel é q lascou o die :/

Postado

Não sei se é o caso, mas se você mudar o clock e fsb do processador manualmente na BIOS, esses valores podem permanecer, mesmo que se troque de processador (o que forcaria um overclock ou underclok). Então, as soluções para isso seriam: ou dar um clearCMOS ou ligar a máquina com a tecla insert do teclado pressionada (isso na maioria das bios). Aí você entraria no setup com o processador configurado pelo mínimo e poderia rever as opções de clock (tipo uma inicialização em "modo de segurança" da bios).

Mas acho estranho uma forçada de clock ter danificado um processador. Analise ele visualmente: algum trinco no die? Marca escura de queimado? Cheiro?

Postado

Rufera, beleza?

Seguinte, a placa-mãe original do athlon não sei ao certo o modelo mas, a marca é asus e o chip set é VIA VT82C686B, é uma placa mãe de tamanho reduzido com video, som e rede onboard, a minha é uma MSI K7T266 PRO com apenas som onboard. Eu não sei ao certo a freqüência do athlon, mas comprei como um Athon 1000 mas acho que ele suporta barramento externo de até 266Mhz e minha placa suporta até 266Mhz, a placa estava com a bios zerada, logo, trabalhando a 266.

Quanto ao cooler, eu realmente não o fixei, mas ele estava bem fixo no processador eu eu ligava a maquina por no máxio 10 a 15 segundos... Eu acho que dificilmente eu tenha lascado o die, visto que coloquei e tirei o cooler com o maior cuidado e sempre travava o processador...

Vou verificar o processador em outras maquinas, mas o meu problema agora é com o duron que vou comprar... não quero queima-lo.. :-)

Coelho, você disse que o athon 1.0 com fsb de 133 não ligaria em minha placa, porque? visto que minha placa suporta barramento externo de 133Mhz DDR? Um duron 1.2 funcionaria beleza em minha placa?

Erimouse,

Eu resetei a bios antes de plugar o processador, o processador não apresente nenhum tipo de avaria e também não senti nenhum cheiro de queimado durante os testes, nem mesmo senti o processador com uma temperatura muuuuito elevada, eu conseguia pegalo com a mão, mesmo que "gritando um pouco" rs. A respeito da inicialização com a tecla Insert precionada, desta eu não sabia.. mas posso experimentar...

Obrigado pelas respostas.

• Membro VIP
Postado
Coelho, você disse que o athon 1.0 com fsb de 133 não ligaria em minha placa, porque? visto que minha placa suporta barramento externo de 133Mhz DDR? Um duron 1.2 funcionaria beleza em minha placa?

Esse athlon de 1.0GHz é de 133MHz? Então esqueça o que eu disse. Isso porque a maioria dos athlon de 1.0GHz usa fsb de 100MHz, e como eles não aguentam muito overclock, em 133MHz ele iria para 1.33Ghz e não ia funcionar.

O problema não seria incompatibilidade, mas sim o fato de que você deveria baixar o fsb para 100MHz antes de tirar o processador antigo, para que o novo funcione.

Postado

Coelho,

Não tenho certeza de que o meu athlon trabalha a 100 ou 133 de fsb, mas imagine a situação, eu zerei a bios, logo a placa perderia qualquer tipo de over que tivesse sido feito nela, inseri um processador athlon, imaginemos que ele trabalhe a 100mhz, logo, minha placa mesmo tendo capacidade para trabalhar a 266 de fsb iria trabalhar a 200 devido a capacidade máxima do processador, estou dizendo isso porque é o que eu acredito que deveria acontecer, posso estar falando besteira. Agora, o duron 1.2 que irei comprar trabalha a 133 de fsb isso, será que eu posso espeta-lo na placa sem medo?

Na forumpcs.com.br me disseram que o fato de o sistema não passar no RTC teste pode ser por bateria fraca, em todo caso, vou testar com outra bateria...

Postado
Postado Originalmente por Abutre@29 dez 2003, 15:57

...imaginemos que ele trabalhe a 100mhz, logo, minha placa mesmo tendo capacidade para trabalhar a 266 de fsb  iria trabalhar a 200 devido a capacidade máxima do processador, estou dizendo isso porque é o que eu acredito que deveria acontecer, posso estar falando besteira. Agora, o duron 1.2 que irei comprar trabalha a 133 de fsb ...

Até onde eu saiba, os Athlon que não tem o "+" (1500+, 1800+) tem núcleo Thunderbird, que só operam em 100MHz. A seguir é que vieram os Palomino, a nomenclatura XP e "+". O mesmo com os Durons: até 1.3GHz, ou é Spitfire (até 950) ou Morgan (até 1.3) que são todos de 100MHz de fsb. Só os atuais Applebred é que usam fsb de 133.

E só pra constar: eu tenho uma placa-mãe FIC AZ11E que permite alteração de clock rate e vcore por dipswitches na placa-mãe e incremento de fsb pelo BIOS, mas tem também um jumper 100/133. Quer dizer, mesmo que eu dê um ccmos, se o jumper estiver pra 133, meu duron não funciona (foi inclusive como veio a placa quando comprei, quase desepero ante ler no manual :P )

Outro ponto muito sério: o indicado não é, nem pra testar, deixar o cooler em cima do processador sem fixá-lo. Sem a fixação, o cooler fica sem pressão necessária para a boa troca de calor. E mais importante ainda é deixar o processador esfriar um pouco depois que desliga a máquina. Imagine que ele vai estar quente depois de desligar e mesmo que a ventoinha não gire, o dissipador ainda o está esfriando. Então esse lance de "dá pra segurar na mão mesmo gritando" é furada. Espero que você tenha visto o vídeo do THG sobre processadores sem cooler.

Num é terrorismo, é um alerta sobre montagem pra todos que lerem...

Postado

Fala Erimouse,

Seguinte, eu li e reli o manual da placa mas não conseguia ver onde eu estava errando... no manual diz Support 600 up to 1400 mhz processor e FSB@200/266Mhz.

Não encontrei nenhum jumper para configurar velocidade do fsb, tenho quase certeza de que isto não existe em minha placa. Tenho plena convicção da importancia do cooler no processador, eu não sou experiente em montar micros, mas eu tenho quase certeza de que o processador não queimou (se é que queimou) pela temperatura, pois eu deixava ligado no máximo 10 a 15 segundos e ele sempre esfriava entre uma tentativa e e outra (pois eu ficava fritanto o cérebro tentando descobrir porque não funcionava :-). Realmente não sei o que fazer, terei que testar meu o duron 1.2 que vou comprar, rezar 100 pai nossos e 100 ave maria e mandar ver...

Abraços.

• Membro VIP
Postado
eu zerei a bios, logo a placa perderia qualquer tipo de over que tivesse sido feito nela,

Não obrigatoriamente. Em algumas placas, o fsb não é armazenado no setup, assim não adianta zerar o cmos para ele resetar para 100MHz.

Agora, o duron 1.2 que irei comprar trabalha a 133 de fsb isso,

Não, o duron 1.2 não trabalha a 133MHz (266). Trabalha a 100MHz. Só os durons de 1.4Ghz ou mais é que trabalham em 133MHz.

os Athlon que não tem o "+" (1500+, 1800+) tem núcleo Thunderbird, que só operam em 100MHz

Não. Existem athlon que não é XP, não tem o "+", e usa fsb de 133MHz. Existem modelos do 1.0GHz e 1.2GHz (raríssimos) que usam fsb de 133MHz. Já o thunderbird de 1.33GHz e 1.4GHz todos usam fsb de 133MHz.

• mês depois...
Postado

Aí pessoal, para finalizar o topico, a placa-mãe realmente queimou... mas o unico processador que queimou foi o primeiro que testei (athlon 1333), testei varios outros processadores e nenhum funcionou mas tambem não queimou mais nenhum processador, o problema foi resolvido, devolvi a placa-mãe e recebi o dinheiro de volta, resolvi investir um pouco mais e comprar uma asrock k7s8x e to rodando um duron 1200 nela com uma chaintech mx440 64bits. Assim que tiver uma grana eu pego um processador melhor...

abraços,

Abutre

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!