Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com problemas


Daviosmar

Posts recomendados

Olá amigos boa noite, eu estava com uma fonte que não estava funcionando. fiz o teste com outra fonte e o micro funcionou. então troquei e ficou tudo ok.

Mas não me convenço fácil pois fonte que deu defeito é uma fonte real novinha.

como comprei um testador de fontes resolvi testar a fonte nele.

mas não entendo muito de eletrônica e aconteceu o seguinte:

ao conectar o molex de 24 pinos no testador ela funcionou, acendeu todas as luzes exceto a de -5v.

o desenho abaixo da sequência talvez demonstre um pouco o que estou dizendo:

tem uma sequência de luzes da seguinte forma:

+3,3v

-12v

pg

+5vsb

+12v

-5v

+5v

então todas as luzes exceto a -5v, e a fonte funcionou. mas no micro ela não funcionou.

O por que disso ? poderiam me ajudar me explicando um pouco. sou totalmente leigo nessa parte.

será que a fonte ainda tem jeito ?

agradeceria a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dê uma bela olhada ai..

ATX12V13tornaopcional-5V.jpg

A versão ATX 12V 1.3, de 2003, torna a tensão de -5 Volts opcional, pois sustentava o barramento ISA, de longa data (pelo menos 10 anos) não mais usado em placas-mãe. A maioria das fontes não mais dispõe dessa linha de - 5 Volts. É o fio de cor branca no conector ATX20/24, pino 20. Sua fonte não deve mais contar com o mesmo... Normal...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dê uma bela olhada ai..

ATX12V13tornaopcional-5V.jpg

A versão ATX 12V 1.3, de 2003, torna a tensão de -5 Volts opcional, pois sustentava o barramento ISA, de longa data (pelo menos 10 anos) não mais usado em placas-mãe. A maioria das fontes não mais dispõe dessa linha de - 5 Volts. É o fio de cor branca no conector ATX20/24, pino 20. Sua fonte não deve mais contar com o mesmo... Normal...

Abraço...

Ok verificando observei mesmo que a fonte não possui este.

Mas então porque que no testador a fonte funcionou e no meu micro ela não funciona ?

Já fiz o basico para quem não entende de eletrônica como eu:

-abri a fonte observei e vi que nenhum capacitor esta estufado.

-fiz uma limpeza geral nela retirando toda a poeira

-testei somente o cooler da fonte na placa mãe e o cooler funcionou normal.

eu havia comprado essa fonte pra fazer testes em outros micros.

Usava vez enquando, e quando resolvi deixar ela funcionando direto, não durou muito tempo. o problema é que com isso a garantia de 1 ano acabou.

essa fonte é uma thermaltake de 430wts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

essa fonte é uma thermaltake de 430wts

Uma Thermaltake de 430Watts.

Essa dai deve ser uma TR2 ou assemelhada, daquelas que tem uma única linha de 18 Amperes nos 12 Volts.. Uma fonte antiga, e antiquada, com seu projeto sua distribuição interna de potências, no projeto, datado da era pré mezozóica, do tempo dos dinossauros..

Veja se estou errado:

TR2_430W.jpg

Com essa distribuição de potência, com esse projeto dai essa fonte dai somente conseguirá lhe fornecer uma potência útil máxima de cerca de (12x18)+60 = 276 Watts Para entenderes leia: Como saber a Máxima Potência Útil de uma fonte??

Uma fonte tida como capaz de oferecer 430 Watts mas que somente conseguirá entregar a uma config moderna 276 Watts...

Não sei em que config a estás ligando... Será que essa config não está um pouco pesada para ela??

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma Thermaltake de 430Watts.

Essa dai deve ser uma TR2 ou assemelhada, daquelas que tem uma única linha de 18 Amperes nos 12 Volts.. Uma fonte antiga, e antiquada, com seu projeto sua distribuição interna de potências, no projeto, datado da era pré mezozóica, do tempo dos dinossauros..

Veja se estou errado:

TR2_430W.jpg

Com essa distribuição de potência, com esse projeto dai essa fonte dai somente conseguirá lhe fornecer uma potência útil máxima de cerca de (12x18)+60 = 276 Watts Para entenderes leia: Como saber a Máxima Potência Útil de uma fonte??

Uma fonte tida como capaz de oferecer 430 Watts mas que somente conseguirá entregar a uma config moderna 276 Watts...

Não sei em que config a estás ligando... Será que essa config não está um pouco pesada para ela??

Abraço...

estou ligando ela em um Pentium D, dual core. 1 Gb de memória, HD de 160GB e um gravador de DVD. não tem nada offboard

acho que essa configuração segura sim né.

o fato dela ter funcionado com o testador, ela teria que funcionar no micro tb ?

esqueci de mencionar que a fonte é de potência real.

Olá faller queria lhe faze uma outra pergunta.

Estou com um outro micro que a fonte foi pro saco e segunda esse amigo me passou ela estragou com um ano de uso + ou -, mas antes dessa fonte estragar o monitor dele da Samsung de 17"LCD tb havia queimado a fonte.

Estou achando que há uma possibilidade de o maior problema estar na energia elétrica dele não ?

apesar de ele usar um nobreak.

Qual a sua opinião ? agradeceria sua ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estabilizadores e no-breaks fazem mais estragos por ai do que a própria energia da tomada. Fique de olho..

A fonte é de potência real?? O que você quer dizxr com isso dai. Sim potência real de 276 Watts somente e não os 430 prometidos. Se queres encarar desse modo sim é de potencia real...

Faça ao teste na fonte sozinha. Ligue a mesma dando um curto entre seu fio verde e fio preto do conector ATX24. Assim:

PartidafonteATX.jpg

Teste suas tensões se puderes.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estabilizadores e no-breaks fazem mais estragos por ai do que a própria energia da tomada. Fique de olho..

A fonte é de potência real?? O que você quer dizxr com isso dai. Sim potência real de 276 Watts somente e não os 430 prometidos. Se queres encarar desse modo sim é de potencia real...

Faça ao teste na fonte sozinha. Ligue a mesma dando um curto entre seu fio verde e fio preto do conector ATX24. Assim:

PartidafonteATX.jpg

Teste suas tensões se puderes.

Abraço..

ok vou testar as tensões com o multimetro.

mas mesmo que essa fonte só de 260wts ela teria que segurar uma configuração destas sem problemas né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ok vou testar as tensões com o multimetro.

mas mesmo que essa fonte só de 260wts ela teria que segurar uma configuração destas sem problemas né.

Se a config for essa dai:

Pentium D, dual core. 1 Gb de memória, HD de 160GB e um gravador de DVD. não tem nada offboard

Segura sim, com folga..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a config for essa dai:

Pentium D, dual core. 1 Gb de memória, HD de 160GB e um gravador de DVD. não tem nada offboard

Segura sim, com folga..

Olá faller voltei a testar ela no micro e por espanto meu ela funcionou.

será que pode ter sido excesso de poeira nela

abri ela toda, tirei o cooler dela e limpei todinha com um pincel.

tirei muita poeira, uma poeira pretinha parecendo carvão. Isso pode ter feito a fonte parar de funcionar ?

as tensões dela estão ok. Isso significa que a fonte esta 100% novamente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!