Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tipo de variável diferente...


fighterfan

Posts recomendados

Olá pessoal!

Alguém sabe como evitar possíveis erros de digitação do usuário na hora de inserir valores nas variáveis? Por exemplo, se eu pedir no programa para que o usuário insira 3 números (do tipo float), mas na hora de digitar, ele acaba digitando letra 'a', pelo meu teste, o programa encerra por ali, nenhuma das outras funções são executadas. Tentei usar um laço while para repetir:

printf("Digite o valor de ");

porém, não sei qual condição colocar.....

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de como você está implementando a entrada de dados.

Se for através de um array, você pode um contador para verificar se já foram digitados três valores junto com um if.

por exemplo;

int a[3];

i=0;

while(i<=2)

{

cin<<a;

if(a != letra) //aí você configura o intervalo dos caracteres de letras na tabela ASCII.

i++;

}

Caso contrário é mais trabalhoso. Mas você pode por uma condição de verificação para cada variável, mandando o usuário redigitar os dados sempre que eles estiverem errados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Nilson! Mas, queria fazer outra pergunta imbecíl, como configurar o intervalo de caracteres da tabela ASCII que você citou? eu sei que o intervalo em decimal é 65~122 (há no meio, outros símbolos), só que como coloco isso no código?

Outra, você falou que pode colocar uma condição de verificação para cada variável que faça o usuário redigitar quando erra, como seria essa condição de "erro"? (se for num laço, como seria... tinha pensado isso antes, mas não conseguia de jeito nenhum)

Desculpe pela minha ignorância....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!