Ir ao conteúdo

Fonte At com 13,8v não acho o L2, por favor me ajudem

viniciusnvivian

Posts recomendados

Postado

Olá, to fazendo uma modificação na fonte at upson e não consigo achar o l2, só tem um monte de j...

1º como eu faço a modificação sem tirar o l2?

2º preciso modificar uma troni slim para 13,8v também.

Eu ja fiz esta modificação em outras fontes, mais elas tinham l2.

Fotos da fonte:

http://www.xtupload.com/new/graphic/images/2009/September/04/C4EF_4AA1B940.jpg

http://www.xtupload.com/new/graphic/images/2009/September/04/F4E0_4AA1B940.jpg

http://www.xtupload.com/new/graphic/images/2009/September/04/2B9C_4AA1B940.jpg

http://www.xtupload.com/new/graphic/images/2009/September/04/DC0E_4AA1B940.jpg

Obrigado.

Postado

ja verificou se em vez de L2 nao existe apenas um jumper ?

ou o que esta na instruçoes

"

Se a sua fonte não tiver o indutor L2, retire o jumper que está no lugar dele. E se sua fonte for de outra marca e não tiver nada parecido com o indutor L2, simplesmente corte a trilha de saída dos 5V do transformador. A retirada desse indutor é apenas para tirar a referência de 5V do circuito regulador.

"

• Membro VIP
Postado

Amigo. Me permita uma sugestão..

O label L2, em diferentes fontes, de diferentes fabricantes, poderá assumir funções, posições diferentes e até mesmo poderá nem existir. Se continuares a busca desenfreada e irracional do L2, ai com uns 95 anos ainda estará com esse problema em mãos.

Deixe então de pensar com aquela parte do corpo reservada para sentar e te convido a pensar com a cabeça..

Para isso é necessário saber de um modo muito simplificado, meio que em diagrama de blocos, como é feita a realimentação numa fonte AT.

Veja essa diagrama de bloco ai abaixo;

ModificaoemfonteATXpara138VoltsV-2.jpg

Veja que o retorno da tensão de 5 Volts para o bloco de controle, no primário da fonte, garante que os transistores que excitam esse primário sejam devidamente controlados de tal forma a estabilizar a tensão de 5 Volts. As demais tensões, como são resultado de uma relação de número de espiras do transformador, deverão seguir na proporcionalidade. Ou seja, se tem 5 volts aonde deveria ter, aparecerão 12 volts na saída de 12 e assim por diante..

Feito isso e entendido o funcionamento vejamos o começo da modificação. A retirada do indutor L2, que no caso é o que une os diodos retificadores da saída do transformador, com a efetiva saída de 5 volts da placa da fonte (fios vermelhos)

No diagrama a coisa ficaria assim:

ModificaoemfonteATXpara138VoltsV-1.jpg

Veja que sem o L2 fica impossível que se dê alguma realimentação para o circuito de controle. Ai estamos começando o processo de "enganar" a fonte, ou ao controle da fonte. Já retiramos a capacidade de realimentação e, nosso próximo passo será fornecer, a partir dos 12 Volts, essa realimentação..

Esse passo intermediário é absolutamente inútil para o que se quer, não é operacional, se ligar desse modo certamente queimará a fonte. Só está ai para ajudar a entender..

Próximo passo será enganar a realimentação, a partir dos 12 Volts..

Veja ai no diagrama abaixo:

ModificaoemfonteATXpara138VoltsViso.jpg

Veja que, através de um diodo comum e mais um zener, forçamos uma realimentação para o circuito de controle. Agora sim a fonte gerará, ou excitará os transistores do primário até obter a tensão de 5 Volts na entrada do controle. Isso só se dará quando essa saída de 12 Volts subir até os 13,8 Volts, pois nessa hora se estabelecerá exatos 5 Volts na saída de 5 Volts..

Só se utiliza do diodo por não se ter a disposição zener de 8,8 Volts, não é um valor comercial. Desse modo se consegue essa queda de 8,8 volts somando os 8,2 volts de um zener comercial com 0,6 volts de queda de um diodo comum.Os circuitos por ai ainda colocam um capacitor em paralelo com os dois diodos. Não o desenhei para não complicar, mas você deve botar esse capacitor sim..

Isso tudo serve para armar o cenário para te dizer. Pare de procurar o tal de L2 e busque o indutor que liga os diodos retificadores de 5 Volts e o capacitor de filtro desses 5 Volts ou o ponto de saída da tensão de 5 Volts na placa. O melhor é vir de diante para trás. Comece na saída de 5 volts e siga o impresso até achar uma perna de capacitor e uma perna de indutor. Esse maldito indutor dai é o que tem que ser removido..

É isso meu irmão, espero que você possa agora sentar, com o órgão de sentar e pensar, com o órgão de pensar e resolva esse maldito dilema dai.

E não me venha dizer que não funciona pois funciona sim..

Sorte ai..

Postado

O label L2, em diferentes fontes, de diferentes fabricantes, poderá assumir funções, posições diferentes e até mesmo poderá nem existir. Se continuares a busca desenfreada e irracional do L2, ai com uns 95 anos ainda estará com esse problema em mãos.

Deixe então de pensar com aquela parte do corpo reservada para sentar e te convido a pensar com a cabeça..

Para isso é necessário saber de um modo muito simplificado, meio que em diagrama de blocos, como é feita a realimentação numa fonte AT.

Veja que o retorno da tensão de 5 Volts para o bloco de controle, no primário da fonte, garante que os transistores que excitam esse primário sejam devidamente controlados de tal forma a estabilizar a tensão de 5 Volts. As demais tensões, como são resultado de uma relação de número de espiras do transformador, deverão seguir na proporcionalidade. Ou seja, se tem 5 volts aonde deveria ter, aparecerão 12 volts na saída de 12 e assim por diante..

Feito isso e entendido o funcionamento vejamos o começo da modificação. A retirada do indutor L2, que no caso é o que une os diodos retificadores da saída do transformador, com a efetiva saída de 5 volts da placa da fonte (fios vermelhos)

Veja que sem o L2 fica impossível que se dê alguma realimentação para o circuito de controle. Ai estamos começando o processo de "enganar" a fonte, ou ao controle da fonte. Já retiramos a capacidade de realimentação e, nosso próximo passo será fornecer, a partir dos 12 Volts, essa realimentação..

Esse passo intermediário é absolutamente inútil para o que se quer, não é operacional, se ligar desse modo certamente queimará a fonte. Só está ai para ajudar a entender..

Veja que, através de um diodo comum e mais um zener, forçamos uma realimentação para o circuito de controle. Agora sim a fonte gerará, ou excitará os transistores do primário até obter a tensão de 5 Volts na entrada do controle. Isso só se dará quando essa saída de 12 Volts subir até os 13,8 Volts, pois nessa hora se estabelecerá exatos 5 Volts na saída de 5 Volts..

Só se utiliza do diodo por não se ter a disposição zener de 8,8 Volts, não é um valor comercial. Desse modo se consegue essa queda de 8,8 volts somando os 8,2 volts de um zener comercial com 0,6 volts de queda de um diodo comum.Os circuitos por ai ainda colocam um capacitor em paralelo com os dois diodos. Não o desenhei para não complicar, mas você deve botar esse capacitor sim..

Isso tudo serve para armar o cenário para te dizer. Pare de procurar o tal de L2 e busque o indutor que liga os diodos retificadores de 5 Volts e o capacitor de filtro desses 5 Volts ou o ponto de saída da tensão de 5 Volts na placa. O melhor é vir de diante para trás. Comece na saída de 5 volts e siga o impresso até achar uma perna de capacitor e uma perna de indutor. Esse maldito indutor dai é o que tem que ser removido..

É isso meu irmão, espero que você possa agora sentar, com o órgão de sentar e pensar, com o órgão de pensar e resolva esse maldito dilema dai.

Sorte ai..

Não sei nem como te agradecer, vou fazer isso ai que voce falou e depois posto resultados. Muito obrigado mesmo, um abraço

http://www.xtupload.com/new/graphic/images/2009/September/05/259C_4AA25557.jpg

Olhe como a minha fonte é, não tem nunhum jumper entre o capacitor e o transformador, me ajudem por favor.

• Membro VIP
Postado
http://www.xtupload.com/new/graphic/images/2009/September/05/259C_4AA25557.jpg

Olhe como a minha fonte é, não tem nunhum jumper entre o capacitor e o transformador, me ajudem por favor.

Amigo, ache-se ai..

A fonte tem transformador?? Sim deve ter

A fonte, no secundário desse transformador tem um diodo que retifica esses 5 volts, para formar a saída via indutor que pode sim nem ter, mas acho difícil?? Ache esse diodo..

Em algum lugar deve sair alguma informação, de realimentação para o CI controlador.. Descubra essa ligação.

O que tens que fazer é evitar que a alimentação de 5 volts vinda do diodo retificador dessa tensão chegue a realimentação.

Uma vez que os 5 volts já não mais chega nesse ponto de realimentação, agora poderá colocar ai nesse ponto de realimentação um dos lados do conjunto Zener/Diodo. O outro lado vai lá na saída de 12 Volts..

Tem que usar a cabeça amigo. Trilhe cada peça que chega ai nessa ponto final dos 5 Volts. Faça uma lista das peças que ai aportam. Parece que desesperadamente, de novo, buscas o maldito L2, quando isso pode nem ser necessário..

Isso dai exige algum tempo, dedicação e atenção. Não vai querer você que de longe alguém consiga com aquelas suas fotos desfocadas e com campo aberto, focando toda a fonte quando o problema os caminhos a descobrir estão só lá em um canto, em torno do transformador e a saída de 5 Volts. Sabe o que é foto macro, ou em macro. Ai sim talvez pudesse auxiliar e não um mapa da fonte toda..

Abraço...

Postado

Caro, após a retirada do indutor de realimentação a fonte não liga, apenas roda uma vez ventoinha, você já viu isso, tem ideia do que pode estar ocorrendo?

Muito obrigado.

Sorte ai..

Postado

Mas é lógico que não vaí ligar!!!

Você cortou o circuito de realimentação dela, que faz ela ficar armada.

Monte esse circuito, que você terá uma fonte de 13,8V.

fontechavdiagrama1.jpg

• Membro VIP
Postado
Caro, após a retirada do indutor de realimentação a fonte não liga, apenas roda uma vez ventoinha, você já viu isso, tem ideia do que pode estar ocorrendo?

Muito obrigado.

Amigo. Parabéns, você teve sorte desa fonte não explodir na sua cara.. Você não leu o que escrevi... Repito..

Tem cada um que são dois..

Postado

Por uma questao de logica......ja esta com esse circuito.

Mas é lógico que não vaí ligar!!!

Você cortou o circuito de realimentação dela, que faz ela ficar armada.

Monte esse circuito, que você terá uma fonte de 13,8V.

fontechavdiagrama1.jpg

Postado

Mais deu certo, a fonte aumentos os volts, e tocou o som, mais fica tocando 20 minutos e para, depois eu ligo e ela fica caindo. ai eu espero mais um tempo e ligo, e dai ela funciona. eu queria saber como eu faço para a modificação ficar perfeita, to fazendo a modificação que o Dani piresk falo.

Postado
Mais deu certo, a fonte aumentos os volts, e tocou o som, mais fica tocando 20 minutos e para, depois eu ligo e ela fica caindo. ai eu espero mais um tempo e ligo, e dai ela funciona. eu queria saber como eu faço para a modificação ficar perfeita, to fazendo a modificação que o Dani piresk falo.

Amigo verifique a ventilação da fonte. Certamente ela está super aquecendo e assim a proteção de alta temperatura está entrando em ação e desarmando-a.

Por uma questao de logica......ja esta com esse circuito.

Então recomendo você verificar se montou tudo corretamento, nada invertido...

• 11 meses depois...
Postado
Olá, to fazendo uma modificação na fonte at upson e não consigo achar o l2, só tem um monte de j...

1º como eu faço a modificação sem tirar o l2?

2º preciso modificar uma troni slim para 13,8v também.

Eu ja fiz esta modificação em outras fontes, mais elas tinham l2.

Fotos da fonte:

http://www.xtupload.com/new/graphic/images/2009/September/04/C4EF_4AA1B940.jpg

http://www.xtupload.com/new/graphic/images/2009/September/04/F4E0_4AA1B940.jpg

http://www.xtupload.com/new/graphic/images/2009/September/04/2B9C_4AA1B940.jpg

http://www.xtupload.com/new/graphic/images/2009/September/04/DC0E_4AA1B940.jpg

Obrigado.

Olá colega!

Para que sirva de ajuda futura para outros e talvez para você.

Tive o mesmo problema que você.

Segui as instruções do outro colega, segui a trilha do 5V, passa por uma perna do capacitor e depois, no meu caso, ia dar no próprio L1. Ou seja, a função de L1 e L2 são feitas pelo mesmo indutor.

Bastou que eu cortasse as duas penas do indutor que estavam soldadas nessa trilha e a tensão subiu.

Certamente é o seu caso.

As instruções contidas neste tópico foram fundamentais para meu sucesso.

Abs.

Mario Benvenuti

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!