Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte e placa de vídeo


emaus

Posts recomendados

Olá

O que acontece se usar uma fonte de 350w reais e uma placa de vídeo de 400w/450w???

Sei que não é recomendável usa uma vga que necessite de mais potência do que a fonte oferece, e que pode queimar, mas qual a chance de isso acontecer??

Alguém já teve uma VGA queimada por causa disso?? ou está usando assim e tudo tá funcionando perfeitamente??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo qual a placa em questão? Pelo visto ela não deve ser muito consumidora não, já que o fabricante recomendou uma fonte de 450w,(acho que foi dele que você tirou essa informação) ela deve consumir no max 100w, Mas diz ai o modelo pra gente poder te aconselhar melhor.

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa de vídeo em questão é a Sapphire 1024MB (1GB) ATI Radeon HD 4670 GDDR3 PCI-Express, estava pensando em comprar ela ou outra com o chipset HD 4850. No site há essa especificação "400 Watt or greater power supply (550 Watt for ATI CrossFireX™ technology in dual mode) is recommended". Como não vou usar em crossfire, ela necessita de 400w.

A minha fonte é a Akasa 350w (real ), modelo

AK-P350G-BK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A placa de vídeo em questão é a Sapphire 1024MB (1GB) ATI Radeon HD 4670 GDDR3 PCI-Express, estava pensando em comprar ela ou outra com o chipset HD 4850. No site há essa especificação "400 Watt or greater power supply (550 Watt for ATI CrossFireX™ technology in dual mode) is recommended". Como não vou usar em crossfire, ela necessita de 400w.

Como pensei. A recomendação do fabricante é para toda uma config, e não só para a placa. Portanto ela não é uma placa de 400 Watts..

Seu consumo é verdadeiramente baixo, nem chega a 50 Watts, veja ai direto da xBitLabs..

477046704830485025098009600.jpg

Leia também isso daqui para ver se você entende porque o fabricante pede tanta potência assim: Demanda das placas de vídeo x Dimensionamento da Fonte de Alimentação

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu posso colocar uma VGA HD4850 que é de 450w/500w no meu pc que tem uma fonte de 350w real, e não terei nenhum futuro problema com isso??? porque os fabricantes elevam a potência requerida por precaução.

Vá com calma aí. É preciso dimensionar uma fonte levando em consideração TODA a configuração do PC. Não é qualquer configuração com HD4850 que vai funcionar bem numa Akasa 350W. Inicialmente você havia citado a HD4670, tudo bem. Mas a HD4850 é uma placa que consome muito para o porte dela, cerca de 120W num pico de consumo, e somando-se todo o restante de consumo do PC pode ser que ultrapasse ou fique muito próximo dos 350W ou simplesmente da potência demandada nos 12V que essa Akasa pode oferecer.

A recomendação dos fabricantes de placas de vídeo é exagerada, para toda a configuração, mas não significa que qualquer VGA "caiba" bem numa fonte de 350W ou 400W. Cada caso é um caso!

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que meu pc não chega a usar mais de 150w.

Processador Celeron D 1.8Mhz

Memoria DDR2-667 2G

2HD 160TB e 1GB ambos 7600rpm

CD/DVD

Leitor de cartão

Mobo Gigabyte 945gzm

Teclado e mouse (usam energia também)

Essa é uma configuração básica, por isso acho que ele não usa mais de 150w. Supondo que use 200w, ainda resta 150w. A vga hd4850 no pico elevado usa 120w(o ROOT que disse).

Estou equivocado???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto, teu PC não deve passar dos 180W nem a pau (sem uma VGA).

Mas deixe-me fazer uma pergunta: Você quer colocar uma HD4850 num PC com Celeron D 1.8Mhz ?

Se você está querendo futuramente fazer um upgrade de processador vai ficar arriscado também, pois muito provavelmente o novo processador pode consumir mais que o atual Celeron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma 9600GSO e no manual recomenda fonte de pelo menos 400w, a minha é uma akasa 350w reais, faltou grana pra fonte.. mas ta aguentando legal já há 5 meses junto com um atlhon X2 6000+ (125W).

Como dito, deve ser levado em consideração o conjunto e a corrente que a fonte suporta em suas saídas, principalmente 12v+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto, teu PC não deve passar dos 180W nem a pau (sem uma VGA).

Mas deixe-me fazer uma pergunta: Você quer colocar uma HD4850 num PC com Celeron D 1.8Mhz ?

Se você está querendo futuramente fazer um upgrade de processador vai ficar arriscado também, pois muito provavelmente o novo processador pode consumir mais que o atual Celeron.

Eu estou querendo comprar uma HD4850, que é 256 bits, pra "colocar" no meu Celeron D 1.8Mhz. Claro, que é um processador de uma linha "econômica" da Intel, e por isso sua memória cache é menor. Logo, o resultado desta VGA não será satisfatório por causa do pc, sem falar que o slot pci-e é 16x porém a taxa de transferência é de um pci-e 4x.

Por isso, não pretendo trocar o processador(fiz overclock nele, agora é 2.25Mhz), não quero fazer mais investimento no pc, pois no meu ponto de vista não compensa. Futuramente eu vendo ele e compro um bem melhor sem VGA, uso a HD4850 que irei comprar.

Eu só quero que rode o Call of Duty 5 sem aquele travamento quando um granada explode perto, rodar também o Need for Speed, 18 Wheels of Steel entre outros que exigem uma VGA "potente".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou querendo comprar uma HD4850, que é 256 bits, pra "colocar" no meu Celeron D 1.8Mhz. Claro, que é um processador de uma linha "econômica" da Intel, e por isso sua memória cache é menor. Logo, o resultado desta VGA não será satisfatório por causa do pc, sem falar que o slot pci-e é 16x porém a taxa de transferência é de um pci-e 4x.

Por isso, não pretendo trocar o processador(fiz overclock nele, agora é 2.25Mhz), não quero fazer mais investimento no pc, pois no meu ponto de vista não compensa. Futuramente eu vendo ele e compro um bem melhor sem VGA, uso a HD4850 que irei comprar.

Eu só quero que rode o Call of Duty 5 sem aquele travamento quando um granada explode perto, rodar também o Need for Speed, 18 Wheels of Steel entre outros que exigem uma VGA "potente".

Ok, entendo o motivo da HD4850, mas saiba que é um desequilíbrio absurdo. Fico só imaginando Call of Duty 5 com esse celeron aí...:muro:

Pense no seguinte: Você tem uma Akasa 350W e quer colocar uma HD4850 e futuramente vai fazer um upgrade de processador. A fonte não vai aguentar isso.

O que você acha de pegar a HD4770, que é cerca de 5% de desempenho inferior à HD4850 e consome metade da 4850? Assim você consegue dimensionar melhor tua configuração nessa fonte Akasa que já tens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, entendo o motivo da HD4850, mas saiba que é um desequilíbrio absurdo. Fico só imaginando Call of Duty 5 com esse celeron aí...:muro:

Pense no seguinte: Você tem uma Akasa 350W e quer colocar uma HD4850 e futuramente vai fazer um upgrade de processador. A fonte não vai aguentar isso.

O que você acha de pegar a HD4770, que é cerca de 5% de desempenho inferior à HD4850 e consome metade da 4850? Assim você consegue dimensionar melhor tua configuração nessa fonte Akasa que já tens.

Como tinha falado anteriormente, não irei trocar o processador justamente porque com a HD4850 o consumo vai beirar os 350w da fonte. Se trocar o processador, terei q trocar também a fonte, placa-mãe(pci-e 16x "real") e a memória(para melhorar o desempenho). Pra mim é inviável essas trocas, inclusive do processador.

Prefiro comprar somente a HD4850 e futuramente comprar um novo pc sem VGA, pois os preços dos pcs caem numa média de três em três meses. Assim, será mais vantajoso para mim.

A minha dúvida apenas era se a HD4850 iria queimar, ou danificar, ou desestabilizar o pc(fonte) já que a mesma requer 450w e a minha fonte é de 350w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Olá

O que acontece se usar uma fonte de 350w reais e uma placa de vídeo de 400w/450w???

Sei que não é recomendável usa uma vga que necessite de mais potência do que a fonte oferece, e que pode queimar, mas qual a chance de isso acontecer??

Alguém já teve uma VGA queimada por causa disso?? ou está usando assim e tudo tá funcionando perfeitamente??

Problema resolvido:

Já comprei a placa de vídeo Sapphire hd4850 1Gb, e não deu bug no pc. Está funcionando perfeitamente, melhorou muito a qualidade/desempenho nos jogos.

Obrigado à todos que me ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!