Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FSB Strap To North Brigde.


Visitante

Posts recomendados

Bom, a dúvida é a seguinte, pesquisando no fórum vi que já abriram um tópico com essa questão e foi respondida pelo moderador RibeiroCross, mas achei a resposta um pouco vaga e não consegui entender a ideia da coisa.

O que faz exatamente esse FSB Strap To North Brigde ? Fiz over no quad e quando deixava essa opção em auto quem repunava era a VGA o processador e as memos iam tranquilo, mas assim que abria algum jogo travava na certa, só consegui estabilizar colocando essa opção em 333 MHz, fui pelo chutomêtro, pois sabia que quem fazia a comunicação VGA / CPU é o north brigde (no meu caso) e resolvi mexer nessa opção e consegui estabilizar, mas gostaria que me explicasse o porque disso e se tem outra forma de estabilizar o over sem alterar essa opção ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá,

Deixe-me tentar clarear um pouco essa questão.

O FSB STRAP serve para mudar as latências do NB, muda os parâmetros de funcionamento da ligação entre CPU, NB e memória. A configuração tem função tanto de afrouxar como apertar esses parâmetros.

Existem outras funções que ainda não sou suficientemente habilitado para passar corretamente as informações, por esse motivo, mais uma vez, informação vaga...

O FSB STRAP funciona mais ou menos assim:

Do mesmo modo que a memória RAM tem suas latências para cada frequência, a ponte norte também tem.

Da mesma forma que a memória RAM necessita ter latências mais relaxadas para trabalhar em frequências maiores, o chip norte também necessita dessa mudança.

Exemplo:

Um módulo de memória RAM de 333MHz(DDR667) que trabalha em 4-4-4-12 certamente/teoricamente necessitará que seus timings sejam relaxados para trabalhar em 400MHz(DDR800) é uma compensação e o mesmo acontece ou deve acontecer com a ponte norte (NB).

Do mesmo modo que uma memória tem maior desempenho trabalhando com latências apertadas em alto clock o NB também tem, o problema é conseguir estabilidade e ou funcionamento nessa ultima configuração, é ai que entra o FSB STRAP to NB.

Em ambos os casos seja frequência alta com latência relaxada ou frequência baixa com timings agressivos, o overclocker pode encontrar uma parede em determinado clock caso esses parâmetros não sejam alterados ou mudados.

Relaxar a latência da ponte norte é criar possibilidade de elevar a frequência do NB.

Placas mãe tem suas latências pré-estabelecidas pelo fabricante para cada frequência de FSB que é usado, mas essas latências pré-definidas, somente correm entre 200 e 400 de FSB. Fixar valor acima de 400 de FSB certamente/teoricamente o NB necessitará de mais alimentação ou ter sua configuração mudada para ter estabilidade ou mesmo funcionalidade, já que suas latências estão apertadas e barradas e o FSB STRAP facilita ultrapassar essa possível barreira.

Ter a opção de mudar esses ditos parâmetros entre CPU, NB e memória é de grande ajuda para um overclocker e o FSB STRAP está ai para ajudar.

Nós sabemos que latências apertadas não permite bom overclock e a ponte norte não vai muito longe se os parâmetros estiverem apertados, é o mesmo que overclockar uma memória sem relaxar os timings, o over pode até ir, mas é bem mais difícil.

Por esse motivo se deixar o FSB STRAP em AUTO, é mais difícil overclockar em comparação com a opção de 333 fixa. Em 333MHz fixo no STRAP é possível atingir maior overclock ou simplesmente conseguir estabilidade no sistema. Mas isso não é uma regra, depende do modelo e tipo de processador.

Processadores com FSB de 200 (QDR800) fixa automaticamente timings mais agressivos para melhorar o desempenho, já que o FSB é baixo e processadores com FSB de 333 (QDR1333) fixa timings mais relaxados para melhor estabilidade.

Placa mãe como a Rampage e P5Q DLX conseguem segurar as latências do FSB 1333 até 1600MHz. Por esse motivo é muito fácil para a placa mãe elevar um processador de FSB 333 até 400 sem muito esforço.

Exemplo mais antigo dessa configuração.

Alguns dos antigos chipset SIS (ruins de overclock) montados em placas mãe de baixo custo que dificulta ainda mais o overclock podiam atingir mais de 70% de overclock no FSB por conta de suas latências virem de fabrica mais relaxadas.

Eu mesmo já overclockei absurdos usando placas não dedicadas para overclock, principalmente em S462 e S478.

Resumo:

Mudar o FSB STRAP para frequências menores de 400 ~ 200 resulta em relaxamento dos parâmetros de funcionamento do conjunto (CPU, NB e memória) o que é bom para over mais agressivo, mas necessita ter memória que trabalhe em alto clock.

Vou estudar mais fundo essa questão e fazer testes para compreender melhor essa relação e assim passar para os amigos informações mais claras e precisas sobre o assunto.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa .. bela Aula Ribeirocross !

tb estava nessa dúvida o que era esse FSB Strap ..

era justamente o que eu precisava para passar da barreira dos 493 de FSB, não consigo passar desse FSB .. ja tentei de várias maneiras .. pode ser q esse FSB Strap me ajude.

Veja a validação do CPU-Z : http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=704282

Queria pegar os 500 (ou mais) de FSB pra deixar meu Q6600 a 4,0Ghz com multiplicador 8x (8x 500 = 4,0Ghz) (o default é 9x).

Dúvidas:

# Se eu setar o FSB Strap para valores altos (acima de 400) teirei perca de performance ? (é o mesmo q colocar timmings altos?)

# Qual valor minimo e máximo de FSB Strap para melhor performance ?

# Quais valores de FSB Strap você me aconselha Ribeirocross, para deixar o FSB acima de 500?

Uso uma P5Q-E e o restante da config na assinatura.

Agradeço desde já a ajuda ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa,

#O FSB STRAP pelo que eu sei e pelas placas que já tive, só vai até 400 que o mais apertado.

#A questão dessa configuração para melhor desempenho necessita de teste.

Placa mãe, processador e memória podem ter desempenho igual com configurações diferentes ou vice e versa, por esse motivo necessita de teste individual.

A configuração para informática não é algo absoluto é relativo...

#A questão não é de escolha e sim da necessidade da placa mãe trabalhando em conjunto, mas teste em 333MHz.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,

#O FSB STRAP pelo que eu sei e pelas placas que já tive, só vai até 400 que o mais apertado.

#A questão dessa configuração para melhor desempenho necessita de teste.

Placa mãe, processador e memória podem ter desempenho igual com configurações diferentes ou vice e versa, por esse motivo necessita de teste individual.

A configuração para informática não é algo absoluto é relativo...

#A questão não é de escolha e sim da necessidade da placa mãe trabalhando em conjunto, mas teste em 333MHz.

Boa sorte.

Se bem entendi então 400mhz é o mais apertado, dessa forma os módulos de memória trabalharam com frequência menores porém mais efetivos (menores timmings) ? Então é por isso que quando seto o FSB em 400MHz na minha config e coloco as memórias em 1066MHz da BSOD ? Pois deixando em 800MHz e apertando as latências o desempenho fica melhor e eu posso rodar prime e jogar ao mesmo tempo que não da crash :D . Bom saber disso, agora acho que posso ir mais longe no meu over, se bem que não to precisando por agora, mas, conhecimento nunca é demais, muito obrigado RibeiroCross por mais uma aula !

Edit: Depois da aula resolvi brincar mais um pouco com o meu over, ja estava estável mais pra isso eu tinha baixado o clock da memo para 800 MHz, então resolvi testar apertar o FSB Strap em 400 e jogar a memória em 1066, dei um pouco mais de tensão e fez-se a luz ! :D agora o over tá 200% estável com as memos rodando em 1066 5-5-5-15 !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!