Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modem Gigaset Siemens 201A: não conecta mais com a GVT (Velox)


alexrsg

Posts recomendados

Olá pessoal, boa noite.

Procurei por uma solução no menu de buscas, mas não achei.

Há 6 meses eu comprei um modem Siemens Gigaset 201A. Ele veio configurado para funcionar na GVT e já estava roteado, porém tenho Oi-Velox e precisei configurar apenas o VCI/VPI (0/33) e o login e senha. Feito isso a internet vem funcionando numa boa... Entretanto, hoje (08-09-2009) pela manhã a internet caiu e nao conectou mais. Fui conferir as configurações de conexão e vi que estavam iguais ao que havia feito há 6 meses atrás. Liguei no Suporte Oi-Velox e o atendente me pediu que colocasse o modem no modo Bridge e fizesse os testes de conexão para ver se aparecia alguma mensagem de erro. O problema é que eu nao sei configurar o modem para o modo Bridge, pois no manual (http://gigaset.com/repository/1685/168568/Gigaset_201A.pdf), nao informa nada. Logo, fiz uma pesquisa no Google e vi que precisaria atualizar o firmware. Então, fiz o procedimento desse site (http://www.adrenaline.com.br/forum/internet-redes/263964-siemens-gigaset-201a.html) e desse também (http://forum.clubedohardware.com.br/firmware-gigaset-201a/686038) para atualizar o firmware para a versão v1.18.02.13A Brazil Retail (http://gigaset.com/shc/0,1935,br_pt_0_120183_rArNrNrNrN_variation%253A-5_pageType%253Adownloads_imagePos%253A0,00.html#content). Mas, continuo sem saber como colocar em modo Bridge. O modem está no modo Router e o problema de não conectar ainda continua. Sei que não está conectado, pois a luz que indica "On-line" que, normalmente, fica verde e piscando de vez em quando está vermelha e acesa constantemente.

Por favor, gostaria que vocês me ajudassem no que eu posso fazer!

Desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, não tem mistério: para fazer o seu Gigaset Siemens 201A operar no modo bridge/desroteado basta que você faça o resete físico. Veja que atrás do moem terá um orifício estreito; achando, e em posse de um clips de papel ou palito aperte e pressione até ver que os leds fiquem todos piscando ou alguns apagarem... pronto! Seu modem operará no modo bridge.

PS: lembre-se de que no modo brige você precisará configurar um discador PPPoE diretamente no seu Windows, para inserir o login e senha do provedor de acesso.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, spider. Vou fazer esse procedimento aqui e volto a postar.

Bom, fiz o reset no modem, criei uma conexão para o Velox, no Windows, mas ele dá erro 678 de que o computador externo nao respondeu. A luz vermelha continua acesa constantemente. Você nao teria uma passo-a-passo de como deixar o Gigaset 201A em modo bridge? Tem que fazer algum procedimento a mais do que o reset fisico?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok, sem stress rsrs....

Vou transcrever abaixo o procedimento exato de como resolver esse problema do modem Siemens Gigaset 201A operar somente em modo bridge; siga exatamente os mesmos passos, com calma e atenção:

Procedimento de upgrade:

1. Alterar o modelcheck para off por telnet

a. Abra a janela de DOS

b. telnet 192.168.1.1

c. user: admin, senha: gvt12345

d. ao entrar, digite: sys modelcheck off

e. verifique que o FLAG está off

Se não estiver ativo o Telnet , ative pela seguinte pagina

http://192.168.1.1/access/telnet.htm

telnetmodem.jpg

2. Executar o upgrade pela interface do modem

a. Acessar a interface de acesso (192.168.1.1)

b. Navegar até Maintenance, Firmware

c. Selecionar o arquivo de upgrade _ras correspondente

d. Aguarde até que o firmware seja completo

e. Recomendamos que seja efetuado um Reset to factory settings após qualquer firmware update.

f. Apos a atualização a senha de Login passa de admin/gvt12345 para admin/admin.

h arquivo.jpg

O Link para o download do "milagroso" firmware é o seguinte:http://gigaset.com/shc/0,1935,br_pt_0_120183_rArNrNrNrN_variation%253A-5_pageType%253Adownloads_imagePos%253A0,00.html#content

A versão do firmware correto é o Versão - v1.18.02.13A Brazil Retail (a primeira da lista)

modemat.jpg

Fonte: http://www.portaladsl.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=10597

Poste no seu tópico qualquer dúvida que te sobrevir antes de efetuar este procedimento.... e não se esqueça de desativar os programas de segurança tais como antivírus, antispyware e firerall.;)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelo tutorial Spider.

Eu segui ele e a versão do firmware instalada aqui é a v1.18.02.13A_001.

Consegui colocar em modo Bridge.

Mas ainda nao conecta. Gerei o discador banda larga no Windows XP (eu usava ele com o modem anterior, SS5200) e quando vai conectar dá erro 678, "O computador remoto nao respondeu". Ou seja, este é o mesmo erro que dá quando coloco em modo Router, a diferença é que no modo Router a luz do modem que indica "On-line" fica acesa constantemente (luz vermelha).

Com isso, eu pergunto a você: este é um problema no modem, no Velox ou na linha telefônica?

Percebi que os "técnicos" do suporte do Velox, nao dão orientação sobre esse modem. Estou sem saber o que fazer...

Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Muito obrigado pelo tutorial Spider.

Eu segui ele e a versão do firmware instalada aqui é a v1.18.02.13A_001.

Consegui colocar em modo Bridge.

Legal, um passo dado.:)
Mas ainda nao conecta. Gerei o discador banda larga no Windows XP (eu usava ele com o modem anterior, SS5200) e quando vai conectar dá erro 678, "O computador remoto nao respondeu". Ou seja, este é o mesmo erro que dá quando coloco em modo Router, a diferença é que no modo Router a luz do modem que indica "On-line" fica acesa constantemente (luz vermelha).
Veja, quando se tem o modem no modo router (roteado) você não tem como usar o discado PPPoE, pois a configuração de PPPoE esta feita já no modem e o erro 678 neste caso do modem roteado é normal.

Lembro que, se o modem estiver no modo bridge (desroteado), o led de "On-Line" com toda a certeza ficará apagada, é outra coisa normal em modens no modo bridge (desroteado).

Agora, não é normal com o modem em bridge você ter o erro 678. Neste caso o correto, num primeiro momento é contatar a operadora para se fazer as verificações e medições das configurações do seu sinal. Após isso, aí sim você corre atrás de algum problema nas configurações de TCP/IP do seu Windows ou da placa de rede (Conexão Local).

Com isso, eu pergunto a você: este é um problema no modem, no Velox ou na linha telefônica?
Isso é o que brevemente você descobrirá ao fazer as etapas de detecção de erros acima.;)
Percebi que os "técnicos" do suporte do Velox, nao dão orientação sobre esse modem. Estou sem saber o que fazer...

Grato pela atenção.

E os técnicos nem precisam mesmo orientar sobre o modem, não se este modem estiver no modo bridge (desroteado).

Você tem ainda mais trabalho pela frente.... :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spider, você realmente é O Cara!!!

Vou fazer esses procedimentos relatados por você junto à operadora Oi e depois posto aqui os resultados.

Abraços

Bom, Spider.

Quero agradecer a atenção dispensada, mas infelizmente, após todos os testes realizados pelos atendentes da Oi e por mim aqui em casa, o modem nao conecta de jeito nenhum. A solução que me restou é: levar a modem na casa do vizinho q ver se lá ele conecta, caso conecte, o problema está na linha aqui em casa. Daí eu trago o modem do vizinho e testo aqui em casa, também. Se eu perceber que o problema é no meu modem, vou na asistencia tecnica solicitar o reparo do modem.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja uma coisa: se o seu modem esta sincronizando, ou seja, com o led de ADSL ficando acesa, então o correto é verificar como esta as conexões acessando a interface do modem, veja/perceba se mesmo depois do upgrade de firmware não ficou configurado alguma conexão de roteamento... isso é comum.

Ou seja, tem que estar "tudo limpo/zerado" mesmo! Por isso insisto: se o seu modem tem o sincronismo então o problema não é o hardware do modem e sim de software (configuração).

Vale lembrar que o erro 678 tem váááárias outras causas... tenha cautela.:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu pensei nisso. O que eu fiz foi ativar o modo bridge e desativar o dhcp, mas ainda sim, o modem nao conecta.

Coloquei novamente em modo router com dhcp ativado e continua nao conectando, ou seja, voltei a estaca zero.

Meu pensamento final foi que como esse problema do modem aconteceu de repente (estava navegando normalmente, ai a conexão caiu e nao voltou mais), acredito ser um problema no modem mesmo, pois, aparentemente, não há nada que tenha provocado essa desconexão (Oi-Velox OK e configurações seguidas pelo manual e por você e outros sites, também).

Então, coloquei o firmware original e vou amanha na assistência levar o modem.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!