Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resolução Monstra no Ubuntu 9.04


AllanCT

Posts recomendados

ou Pessoal preciso daquela mãozinha básica para fazer com que meu ubuntu 9.04 funcione como quero ! Esse é meu primeiro contato com sistema linux, portanto vão com calma ! hehehhe Vamu ao que interessa !

Estava com uma resolução um pouco maior que a de 1280 x 1024 e os ícones estavam minusculos, daí então tive a ideia de diminuir por volta de 1024 X 768. O problema começou aí... Quando diminuí a taxa da resolução minha imagem ficou totalmente distorcida ! Não dando pra ver nada ...

Possuo um monitor da LG Flatron de 19 polegas com uma vga Nvidia 6600GT... seria o problema de driver mesmo ou algum outro problema de instalação ? acesso as config por meio gráfico estão fora de cogitação ... não vejo nem o cursor do mouse ...

Engraçado que vi muita gente com o mesmo problema e a maioria não conseguiu resolvê-lo ...

Alguém aí tem uma vaga ideia do que pode estar acontecendo ??

Vlew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tu pode fazer o seguinte, no ubuntu, pressione CTRL + ALT + F1. Logue-se com seu USER e digite:

#sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.backup.conf

#sudo service gdm stop

#sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Ele abrirá uma tela te perguntando qual é o driver ( use o que já está) e ,logo após, escolha a resolução. Por ser 19 polegadas, acredito que essa seja a resolução mínima. Esses ícones pequenos tu pode aumentar:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://ubuntuforums.org/showthread.php%3Ft%3D549360&ei=NumZSpVfyeSUB93t9KAF&sa=X&oi=translate&resnum=7&ct=result&prev=/search%3Fq%3Daumentar%2Bos%2B%25C3%25ADcones%2Bda%2Bsidebar%2Bdo%2Bnautilus%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26channel%3Ds%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26hs%3D7GG%26sa%3DG

Mais informações sobre resolução e taxa de frequência:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=83973

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Eduardo o meu monitor é um CRT. Possui uma resolução Máxima de 2048x1536 (61Hz) e a recomendada de 1280 X 1024 (85Hz) que por sinal é a que utilizava em meu windows.

valeu pela dica Anjoed. Tentei algo parecido mas não adiantou muito (sudo dpkg-reconfigure xserver/xorg) Engraçado que depois que desliguei o pc por motivos de força maior (cansaço hehehe), voltei a ligá-lo depois de umas 3 horas e o bichim reiniciou em 1280 X 1024.

Como dava pra enxergar o desktop resolvi ir até as config. hardware. E notei que meu driver estava desativado por alguma razão !!!

Ao tentar ativá-lo ele me mostrou uma msg de erro.

Como estou mais tranquilo vou fazer o que me indicou .. depois posto os resultados ...

valeu mesmo pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu certo ! Infelizmente tive que reinstalar tudo. Para descartar o problema de mídia refiz todos os procedimentos de instalação e gravação de cd.

A imagem está ok mas mesmo assim o sistema me informa que não há drivers instalados ..

Vou procurar estudar um pouco mais e resolvendo o problema posto minhas considerações

valeu pela dica de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode me informar qual era o erro que mostrou ao tentar ativar o driver ?

Sinceramente anjoed eu não lembro ! Depois da reinstalção SO, deixei o meu pc ligado cerca de 30 minutos (idle) enquanto tomava um cafézinho (na tarde de hoje) e logo apareceu o quadro de atualizações. Baixei as atualizações disponíveis e parece que o sistema ta um pouco melhor, pois depois que reiniciei a máquina algumas resoluções que estavam bloqueadas ficaram disponíveis para mudanças. Agora tenho a opção de 2048 x 1536 - 1280 x 1024 - 1024 x 768 - 800 x 600 e incrivelmente 640 x 480.

Agora tenho o driver de vídeo Nvidia reconhecido mas não consigo ativá-lo. Simplesmente a barra de ativação não sai do 0%.

Me corrijam se estiver errado, mas parece que essa versão do Ubuntu (9.04) dá muitos problemas com driver de vídeo.

Mais alguma sugestão ??? Porque o negócio aqui ta difíciiiiii rsrss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente anjoed eu não lembro ! Depois da reinstalção SO, deixei o meu pc ligado cerca de 30 minutos (idle) enquanto tomava um cafézinho (na tarde de hoje) e logo apareceu o quadro de atualizações. Baixei as atualizações disponíveis e parece que o sistema ta um pouco melhor, pois depois que reiniciei a máquina algumas resoluções que estavam bloqueadas ficaram disponíveis para mudanças. Agora tenho a opção de 2048 x 1536 - 1280 x 1024 - 1024 x 768 - 800 x 600 e incrivelmente 640 x 480.

Agora tenho o driver de vídeo Nvidia reconhecido mas não consigo ativá-lo. Simplesmente a barra de ativação não sai do 0%.

Me corrijam se estiver errado, mas parece que essa versão do Ubuntu (9.04) dá muitos problemas com driver de vídeo.

Mais alguma sugestão ??? Porque o negócio aqui ta difíciiiiii rsrss

RESOLVIDO ! Se quiser pode fechar o tópico ... Finalmente entendi o que se passa ! Pra quem quiser saber o negócio é o seguinte.

Apesar do Cd live conter muitos pacotes e aplicativos deles não são instalados e ou ativados. Fazendo com que você seja "obrigado" a habilitar manualmete algumas funções.

Quando você acaba de instalar o UBUNTU 9.04 pelo livecd a primeira coisa a se fazer é iniciar o processo de atualização. Assim você estará "preparando" o Ubuntu para que o mesmo receba modificões mais profundas.

O sistema é bem diferente do windows. Exemplo disso é que você não precisa na maioria das vezes instalar os Drivers para seus dispositivos para se instalar o Office ou o WinRar.

No Linux acredito que para manter se um sistema funcional e eficiente você deve respeitar certas "REGRAS" como antes de executar ou instalar qualquer coisa você deva primeiro instaar drivers.

É isso ... Eu quis mudar minha resolução e nãoi tinha nem ativao meu driver primeiro.

Agradeço a todos que me ajudaram . Vlew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!