Ir ao conteúdo

Depois de descarga eletrica via Speedy, pc não liga mais!

!@n

Posts recomendados

Postado

Pessoal, o pc do meu avô, um Dell Dimension 5150, sofreu uma descarga eletrica pelo modem do speedy, estava chovendo, e ele esqueceu de tirar o fio de telefone do modem, ai de repente deu um estalo e desligo tudo.

Depois disso o pc não ligo mais, não acontece nada quando aperto o botão power.

Dei uma desmontada, e pelo que eu vi, a fonte esta inteira, não queimou. Pra ter certeza, levamos em uma loja de informatica, fizeram os testes e disseram que a fonte realmente esta funcionando normalmente, e que o problema era na placa mãe, e tinha que trocar. Mas como é um dell, pra trocar vai demorar muito e vai ser muito caro.

Como eu não confio nessas lojas de informatica da minha cidade, acho que talvez tenha como consertar a placa mãe.

Quando eu dei uma olhada, não vi nada aparentemente queimando ou cherando ruim, parece estar tudo certo.

Fiz alguns testes tirando a bateria, dando clear CMOS, mas nada...

Alguem sabe o que pode ser feito? Será que já era mesmo?

Desmontei o modem do speedy, e na placa do modem ficou um pedaço tudo preto queimado...... o modem ja era, pena que pegou o pc junto....

valeu pessoal!

Postado

bom, uma descarga dessa amplitude deve ser enfrentada por um bom sistema de proteção. Sistema tal que acredito não ter em uma fonte fornecida junto com os computadores da Dell.

pode ser que hajam peças boas e peças danificadas, os componentes são muito pequenos e coisas abruptas como esta danificam sem deixar vestígios.

pegue peça por peça e teste separadamente em outro computador, HD, memória, processador se possivel, para ver o que ainda pode ser salvo. Mas diante de uma situação dessa, o pior acontecer não seria inesperado.

Postado

Pois é, o problema é que veio pelo modem do speedy, se viesse pela tomada não teria problema, eu acho, pois tem aterramento......

Será que se eu reclamar com a telefonica eles fazem alguma coisa? Pois isso ja acontece na casa do meu avô a muito tempo, pra vocês terem uma ideia ja foi uns 5 modens discado pro saco, e mais uns 3 do speedy......

Postado

Não tenho certeza se você pode responsabilizar a concessionária telefônica por excesso de corrente elétrica em suas linhas, mas deve poder sim, ainda mais a Speedy que é bem conhecida pelos seus serviços.

Uma vez meu amigo conseguiu o reembolso do computador que foi queimado por uma sobrecarga na rede elétrica.

tenta sim cara

Postado

Ta certo, assim que sobrar um tempo vou relamar na telefonica, e qualquer coisa reclamo na anatel tambem, pois poderia estar alguem usando o telefone na hora da descarga e ter morrido eletrocutado né....

Valewm, se alguem ja passou por isso, comente aqui!!

• 1 ano depois...
Postado

Pessoal, depois de muito tempo resolvi dar uma fuçada nesse pc, desmontei tudo e montei de novo.

Não pude testar os componentes porque na casa do meu avô não tinha outro pc.

Fiz aquele negocio na fonte de dar um curto com o fio verde e preto, ai ligou todos os coolers, do processador e da fonte, girando bem rápido, porém o pc não liga. Notei também que o hd ligou, mas nada de iniciar o sistema, e nem nada de acender o led do botão power.

Com isso, significa que a fonte está boa? Ou ela pode esta pifada mesmo assim? A luz verde de placa mãe também acende quando ligo na tomada.

Obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!