Ir ao conteúdo

Vga com temperatura elevada?

fabiocsantos

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Recentemente comprei uma hd4850 Dual Slot da Sapphire, de "cara" notei que a temperatura dela, comparando com a antiga, se encontrava 10ºc+ fria e eu pensei "fiz uma boa compra!!".

Vga anterior: Idle - 55-60ºc | Full: 70-80ºc (9800gt xfx 512MB)

vga atual: Idle - 45-50ºc | Full: entre 70ºc a 75ºc ela desliga(HD4850 Sapphire 512MB)

Em Idle estava maravilhoso, ja em full a vga anterior nunca apresentou problemas mas essa quando passa de 70ºc o risco de trava e grande.

Nao sei se a palavra "trava" esta sendo utilizada adequadamente pois o PC fica sem funcionar com os fans do gabinete e o cooler do processador funcionando.

Deixando o PC nesse estado (travado) fui olhar a vga e percebi que ela estava como LED D1601 aceso, procurando no santo google descobri que esse led acende quando a temperatura esta muito alta, usei o programa GPU-z para monitorar de temperatura e vi que o PC trava quando a vga esta com a temperatura 70-75ºc.

__Refrigeração do Gabinete__

-Fan frontal 12x12: (Jogando o ar frio para dentro)

-Fan lateral 12x12: (Em cima da vga Jogando o ar frio para dentro)

-Fan traseiro 12x12: (Tirando o ar quente do gabinete)

__Processador__

-Intel Core 2 DUO E8500 3.16ghz

__Fonte__

-ZALMAN HEATPIPE COOLED 600WATT POWER SUPPLY (ZM600-HP)

__MOtherboard__

-ASUS p5q

__Memorias__

-Corsair CM2X2048-6400C4DHX

__Sistema Operacional__

-Windows Vista 64bits

-Directx 10.1

-Drive Vga Catalyst 9.9

Coloquei o fan da vga em 70% - 1600rpm, não coloco 100% porque nao faz diferença acho que 70% é max dela.

É normal ela "da pau" a essa temperatura? Ou pode ser defeito de fabrica?

É possivel aumentar o desempenho do fan da vga usando outro software? (Usando Rivatuner continuou na mesma)

Obs:.

-Monitorei a temperatura no periodo mais quente do dia (12:00).

Obrigado!!

Postado

Obrigado por esta tentando me ajudar. ^^

Voltando a questão...

Sim, ja coloquei ele em 100% mas nao notei melhora acima de 70%, os RPMs nao se alteram e a temperatura nao baixa tb.

O que eu estou achando estranho é essa placa "da pau" com a temperatura de 70ºc, pois dando uma olhadinha na net vi casos com temperaturas acima de 80ºc.

E 70ºc em um computador para jogos na região onde moro é uma beleza!

Obrigado

Postado

Mas todo jogo que requer um maior desempenho a temperatura fica na casa dos 70ºc e desliga.

Ex:.

Resident Evil 5 - Não consigo jogar 30min direto.

Call of Duty 4 - É raro + acontece.

Bioshock - Travo algumas vezes.

Na minha vga antiga (9800gt xfx) eu terminei Crysis 1 e o WH (com a temperatura 80-85ºc)sem apresentar nenhum desses problemas, nessa atual eu nem sonho porque até no Bioshock ta dando problema.

A questão é, sera que ela ta com defeito ou é assim mesmo?

E o que eu tenho que fazer é tentar melhorar ainda + a refrigeração?

Postado

opa!

amigo se ela estiver na garantia, tente trocar o mais rápido, senao pode tentar fazendo o que o amigo renato falou, sobre trocar a pasta termica por uma melhor, que de repente vai ajudar.

mas e estranho a 70 graus, a vga travar, a minha 8600gt chegava a 92-95 graus em over e rodava beleza no cooler box.

valeu!

Postado

Obrigado por estarem tentando me ajudar...

Eu estava checando as temperaturas na hora que a vga travou e talvez eu tenha dado importancia aos dados errados.

O GPU-Z, das as seguintes dados:

GPU Core Clock [MHz] = 625.0

GPU Memory Clock [MHz] = 990.6

GPU Temperature [°C] = 72.0

Fan Speed [%] = 100

GPU Load [%] = 97

Fan Speed [RPM] = 1566

GPU Temp.(DISPIO) [°C] = 71.5

GPU Temp.(MEMIO) [°C] = 77.5

GPU Temp.(SHADERCORE) [°C] = 72.5

Eu estava considerando somente o "GPU Temperature [°C]", sera q o pc esta desligando devido a temperatura elevada do "GPU Temp.(MEMIO) [°C]"?

E essa temperatura de 77.5ºc é suficiente para fazer ela "da pau"?

Obrigado!

Postado

Boa noite!

Pois é ai que eu me preocupo, porque se você esta dizendo que so acima de 80°c e ela ta dando "pau" em 78°c é porque tem alguma coisa errada!

Ou estou engando?

Obrigado!

Postado

De acordo com a ati essa vga trabalha tranquilamente ate 80ºC tranquilamente!

Tenho uma dessas, igual a sua, ela chega à 70ºC tambem, mas nao trava nao!!

O que você pode fazer para diminuir consideravelmente a temperatuda dela é, alem

de refrigerar bem o gabinete, trocar o cooler dela por um "Accelero S1 REV.2" e colocar

um cooler(ventilador) nele ainda! fica muito bom, só nao fiz isso ainda porque to sem grana!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...