Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

Postado
Eu só traduzi. :unsure:

Mas, esse clock maior foi pra compensar uma parte da "falta" de SPs, e deu certo.

Sim e voce o fez muito bem ^_^. Mas veja bem o REAL motivo da coisa. Apesar do Barts ter alguns rebalanceamentos, a grosso modo, ele é 85% de um Cypress.

voce lembra quando voce disse que mesmo a HD 6870 tendo menos unidades era melhor que a HD 5850?

Pois é, o fato disso ser verdade tem haver sim com as melhorias que ja foram citadas por nos. Como voce ja sabe quando conversamos sobre os Stream processors nos deveremos sempre nos referir a eles na forma real de "CORES" ou seja, os BLOCOS SIMD.

No caso da HD 5850 temos 18 Blocos SIMD ativos, contra 14 da HD 6870 (veja que apesar de ter menos, são apenas 4 blocos de diferença) porém a HD 5850 roda apenas a 725 mhz, contra 900 MHZ da HD 6870. São 175 MHZ a mais em vantagem para a HD 6870.

Comparando Especificações diretamente:

Capacidade Geometrica: (formula: 1 mhz = 1 milhão de triangulos :D)

HD 5850: 725 Milhões de Triangulos

HD 6870: 900 Milhões de Triangulos

Pixel Fillrate: (formula: Clock * numero ROPS)

HD 5850: 23.2 GPixels/segundo

HD 6870: 28.8 Gpixels/Segundo

Veja que nesses dois casos, as duas placas em questão Possuem EXATAMENTE o mesmo numero de Unidades (Rasterizers e ROPS), porém devido ao seu clock maior a HD 6870 tem uma boa vantagem em cima da HD 5850.

Agora vamos pegar os pontos onde a HD 6870 tem menos unidades em relação a HD 5850:

Capacidade computacional dos Shaders em operações MAD em pico: (Formula: Clock* Numero Shaders * 2)

HD 5850: 2,088 Teraflops

HD 6870: 2,016 Teraflops

Texel Fillrate: (formula: Clock * numero TMUs)

HD 5850:52.2 GTexels/Segundo

HD 6870:50.4 GTexels/Segundo

Percebeu o segredo agora meu amigo? :D. Veja que MESMO com menos unidades que a HD 5850, ela consegue ser melhor na parte ROPS/Raster, e ter um poder bruto de Shaders e Texturas praticamente IGUAL a HD 5850. JUSTAMENTE devido ao clock. ^_^.

Dai o restante das melhorias vão para o Dual Dispatch e o Tesselator com vitaminas :P.

Esse Barts não tem segredo, é um Cypress "mexido". Uma Otima placa Mid-End (nessa altura, chama-la de mid-end é uma ofensa a ela ^_^)

Postado

o AMD lançou hoje o driver 10.10 dela e tinha lá dizendo que trouxe suporte ao OpenCL para as R800 e R900.

4870.gif

ao mesmo tempo fico surpreso como eles melhoraram com tão pouco, e também fico murcho por não ter mudado muita coisa hehe

valeu pelas explicações Espada! [2]

Postado
non será póssíver! Somente do R800 pra cima será póssíver!

Sim eu sei, é que no início dessa coisa de OpenCL e tudo mais prometeram que o R700 teria suporte, mas provavelmente desistiram muito mais por questões de mercado do que algum tipo de incompatibilidade (é o que eu imagino).

Postado
Sim eu sei, é que no início dessa coisa de OpenCL e tudo mais prometeram que o R700 teria suporte, mas provavelmente desistiram muito mais por questões de mercado do que algum tipo de incompatibilidade (é o que eu imagino).
non será póssíver! Somente do R800 pra cima será póssíver!

Estranho! Aqui tenho uma Radeon HD 4870 e nela o suporte ao OpenCL está ativado. Para isso tem que instalar o pacote da AMD Stream SDK e o suporte está em BETA. Mas confesso que não senti diferença no desempenho depois de ter instalado isso. Mesmo assim deixo aqui, por via das dúvidas.

• Membro VIP
Postado

Quando o R800 saiu alguém da AMD disse que o suporte ao OpenCL no R700 não seria tão fácil..

Mas, conheço gente que roda aplicativos em OpenCL na 4770 (e não é o pistigrilo ^_^)

Postado
Quando o R800 saiu alguém da AMD disse que o suporte ao OpenCL no R700 não seria tão fácil..

Mas, conheço gente que roda aplicativos em OpenCL na 4770 (e não é o pistigrilo ^_^)

Como eu iria então poder aproveitar o OpenCL que está instalado aqui? Até onde eu sei ele otimiza o desempenho de aplicativos que rodam melhor através do processamento da placa-de-vídeo que através do processador da máquina (Se eu estiver errado, me corrijam, por favor). Mas tem alguma coisa que a gente tem que fazer além de instalar o AMD Stream SDK aqui? Ou é exatamente por conta de o suporte ao OpenCL na minha placa (Radeon HD 4870) não ser bom que não senti diferença?

Desculpem desviar um pouco o assunto do tópico.

• Membro VIP
Postado

http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenCL

--

http://www.semiaccurate.com/2010/10/24/amd-breaks-its-own-naming-scheme-6870/

Charlie Criticando a AMD e sua nomenclatura nova.

--

http://www.fudzilla.com/graphics/item/20604-hd-6850-with-1120-shaders-went-to-reviewers

Sites receberam a 6850 com 1120 ao invés de 960 SPs.. alguns deles removeram os resultados:

http://www.rage3d.com/reviews/video/amd_hd6800_launch_review_addendum/

Bem que eu estranhei a pequena diferença entre a 6870 e a 6850.

Agora é esperar pra ver onde está o erro.. mas é uma boa notícia pros BIOS Modders.

Postado

Pessoal mais experiente, considerando séries anteriores, quanto tempo levará pra aparecer versões Vapor-X das placas HD6850 e HD6870?

Em lojas normais (kabum, megamamute, pichau etc) metade do mês que vem teremos essas placas (nem que sem ser vapor-x) por um preço normal (considero umas 3x o preço em dolar)?

Só pra ter uma ideia, não precisa ser preciso, pode ser achismo mesmo :D

Estou pergutando porque acabei de receber uma proposta muito tentadora na minha HD4770 rsrsrs

• Membro VIP
Postado
Pessoal mais experiente, considerando séries anteriores, quanto tempo levará pra aparecer versões Vapor-X das placas HD6850 e HD6870?

Em lojas normais (kabum, megamamute, pichau etc) metade do mês que vem teremos essas placas (nem que sem ser vapor-x) por um preço normal (considero umas 3x o preço em dolar)?

Só pra ter uma ideia, não precisa ser preciso, pode ser achismo mesmo :D

Estou pergutando porque acabei de receber uma proposta muito tentadora na minha HD4770 rsrsrs

Já tem algumas versões diferentes agora, mas em um a dois meses deverão aparecer as outras, e até uns 6 meses ainda tem novidade..

Postado

O fato do Barts ter a mesma pinagem do Cypres pode acelerar, ou já acelerou o surgimento dessas placas diferenciadas?

Quanto ao OpenCL o SDK só é necessário para quem quer desenvolver, quem quer utilizar bastar instalar o driver 10.10 que inclui suporte ao OpenCL, a partir de agora sempre vão lançar dois drivers, um com OpenCL e outro sem.

Postado
Ok, pera um pouquinho...

HD6970, 255W?????????????????????????

Que que vai sobrar pra HD6990 se isso for verdade????????????

Esse é o problema Johannesrs. Se ficar perto disso a unica escolha sensata para o Antilles, sera ter um clock muito abaixo ao do Cayman XT. E mesmo assim seria a mais avançada placa-grelha ja lançada :D.

Eu to com uma sisma que a performance do Cayman não sera tão grande assim (TOMARA que eu esteja errado ^_^). E a julgar pelo historico,tera uma boa chance do cayman seguir o esquema do Setup Engine Unico...... (_( .

Talvez eu esteja querendo demais da AMD, que ja ta fazendo um bom trabalho no Processo 40 Nm G da TSMC. Por isso vou esperar as GPUs de 28 Nm pra quem sabe, fazer um upgrade :P.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...