Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

Postado

Ou talvez seja você que não tenha entendido meu ponto. Estou dizendo que no que se refere ao fornecimento de energia, "as especificações" PCI-E podem ser quebradas sem maiores problemas e só existem mesmo no papel. Era só ter olhado a Voodoo5 6K que mencionei no post anterior para entender.

Uma Voodoo5 6000 ligada direto na tomada na prática ainda era considerada um placa AGP, mesmo se algum maníaco por "padrões" na época discordasse, sacou?

Voodoo_5_6000.jpg

Que não estaria de acordo com "o padrão" é óbvio, mas não significa nada na prática. É difícil de acreditar que se a ATI/Nvidia lançassem uma VGA de 500W amanhã, de longe a mais rápida do mundo, os gamers e fanboys iriam reclamar e não comprar porque está "fora do padrão" PCI-E. Iriam reclamar porque é cara, quente e consome muito, mas não porque viola "o padrão".

EDIT: Opa, pelo visto eu estou desatualizado mesmo, a HD6990 e GTX590 pelo visto já consomem entre 400 e 500W quando em load e sem controle de consumo (de acordo com o fórum Beyond3D), o que já coloca tais VGAs fora do padrão PCI-E.

Postado
O que iria ocorrer é que se a ATI/NVidia lançassem uma VGA de 1 KW eles provavelmente já incluiriam no pacote os adaptadores robustos. E como eles fabricam VGAs aos milhões eles fariam encomendas de milhões de adaptadores. Não seria responsabilidade do usuário final. Simples.

Aqui tu esquece de um detalhe: sim, ambas fabricam aos milhões. Sim, ambas vendem aos milhões. MAS, a toptoptoptop vende o que? muito milhares, mas... milhares. É 1%-2% do mercado consumidor que vai querer as HD6990 da vida.

E o que isso implica? Bom, que a nvidia e amd vão ter que fazer uma escolha se forem fabricar a placa de 1kW: OU compram 1% apenas de seus conectores com a robustes ***** necessária pra uma placa *******, o que vai significar pedir pra uma empresa pra ter uma linha específica diferente, e isso ela vai fazer ambas marcharem a mais no custo desses conectores; OU pior ainda, encomenda conectores robustos pra TODAS as suas placas... logo, não paga um prêmio muito grande em só 1% da encomenda, mas um prêmio menor em toda a encomenda. Em todos os casos, vai ser custo maior. E um custo que não vai deixar as suas parceiras, que são quem vai realmente arcar com esses custos, e não vai negociar em tantos milhões por vez mais com um quarto mais ou menos cada uma desses milhões de vendas e encomendas, muito felizes.

E, o pior, é que nisso tu ainda tá esquecendo de um detalhe fundamental: a física de novo. Um conector, na placa de vídeo, fêmea, mais robusto, vai exigir um conector, macho, mais robusto na FONTE também. Ou seja, os fabricantes de fontes vão ter que fazer encomendas especiais também de conectores mais robustos... cada um pedindo pro seu fornecedor parar uma linha só pra isso a peso de ouro, ou dividindo o custo e colocando conectores inutilmente robustos pro resto. E também fiação mais grossa. E possivelmente mais coisas dentro da fonte. E, é claro: mais robustos significam com pinos mais grossos, logo, provavelmente sequer iriam encaixar os robustos nos normais e vice-versa! :P

Pra quem ainda quiser dizer que "parar uma linha não custa nada"... bom, lembra quando papel reciclado ainda não era popular, e era mais caro que o branqueado? Pois é, mais fácil e mais barato em tese de fabricar, mas era mais caro. Por que? Porque ele era produzido nas mesmas linhas de produção do branco, mas a demanda era tão pequena que significava a interrupção de uma das linhas só pra produzir eles. Esperem o mesmo dos conectores robustos pros fabricantes das placas, pros fabricantes das PSUs... Só não digo pros fios das PSUs porque se fabrica fio de tudo o que é bitola, então o impacto deve ser irrelevante nesse ponto.

Quem se preocupa tanto com a aderência dos fabricantes às "especificações" irrelevantes como as desse caso também deveria estar preparado para ver VGA mais rápida só de meia em meia década, quando as "especificações" fossem atualizadas.
Errado. Porque a top single de uma geração tem basicamente, a menos de acidentes que as duais não tem ajudado a evitar, alcançado a top dual da geração anterior. Isso quer dizer um atraso de um ano, e não meia a meia década pra ver evolução.

E pra parar com essa bobeira de que especificações são ruins, vide cuda. Vide Thunderbolt. Compare com openCL, compare com USB. Ou então faça o seguinte, tente fazer um upgrade numa Sun Station ou Silicon da vida. Pode ser até agora, com processadores de gente normal, não te preocupa. Provavelmente nem os HDs vão bater as conexões. Nem os coolers, formatos e tamanhos de placas, etc. É tudo exclusivo. fora de padrão, fora de especificação. Pra ti só poder comprar deles. Pelo preço que eles pedirem. Agradeçam o fato de termos computadores em cima de nossas mesas, pequenos, pagáveis, suportáveis, "abastecíveis", sim, aos padrões e às especificações.

E sim, por fim: Estamos reclamando porque ela consome muito! *****, os 300W que o padrão estabelece já são demais, sob qualquer aspecto! É tão demais que o PCIsig não deixou aumentar pra PCI-E 3.0! A discussão gira em torno é disso, o padrão, a especificação é um PARÂMETRO pra todos os efeitos, de um valor já ALTO, que não deveria ser rompido e que ainda querem passar! O detalhe é que a gente passou a discutir a feasibilidade disso junto com a relevância do padrão, e rapidinho passamos a discutir e comparar batas com melancias. ;)

Edit: Ei, mas é justamente dessas placas que estamos falando! São elas que começaram essa discussão! Vai dizer que tu nem viu onde que isso começa???

Edit 2: Já pensaram se a AMD estiver blefando, só pra nvidia respirar aliviada e inventar uma placa com 500W e 3 conectores de 8 pinos, e na última hora lança uma que crava certinho nos 300W? :D

Postado
Aqui tu esquece de um detalhe:...

Todo esse blablabla sobre a "conectores robustos impossíveis de fabricar" e as "leis da física" quando poderia ter simplesmente olhado o transformador ao lado a V5 6000 ou visto que as HD6990 e GTX590 já violam o padrão PCI-E por consumirem demais e terem os conectores fora do padrão, e que isso não significa nada.

Postado

Dick: eu vi. toda essa discussão corre em torno dessas placas. Que, pra efeitos práticos: não quebram o padrão, mas quebrarão. Elas AINDA vão ser lançadas, com essas especificações ANUNCIADAS. E por enquanto, não confirmadas. ;)

Agora, eu posso falar de volta: todo esse blablabla sobre as especificações poderia ter sido evitado, se tu tivesse lido toda a conversa, e visto que tudo eram apenas críticas severas justamente às anunciadas HD6990 e GTX590, especificamente no que diz respeito ao consumo. ;)

E não disse impossíveis de fabricar. Vai explicar pro acionista, e das tuas parceiras, que eles vão ter que gastar a mais em míseros conectores de força porque tu vai quebrar o padrão. ;)

Postado

johannesrs, eis um link pertinente ao caso e que vai servir como minha resposta:

http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1530418&postcount=7231

This is not a battle for mean and lean graphics cards ,or OEM support , this is a battle for the performance crown , if AMD crippled the card to conserve power consumption they will not compete with GTX 590 , and the crown will be lost.

They designed the card to exceed the 300w limits to achieve high RAM/GPU clocks ,and hence more performance .. because that is what actually matters in the end for the enthusiast user , not some PCI-E specs mumbo jumbo .

Postado

parece que não somos só nós que nos interessamos pelas especificações, a julgar pelo "mumbo-jumbo".

De qq forma: essa é a opinião de um usuário do fórum de lá. Coincide com a tua. Diverge da minha e aparentemente diverge de vários de lá.

Pra mim, essa coroa desta vez pelo menos parece a fala daquele general americano, após a crise dos mísseis de cuba, que quando se conseguiu uma solução diplomática disse "acabamos de perder a guerra".

De qualquer forma, ainda sobrarão as questões que só serão respondidas no lançamento. Performance? não. Temperatura. Som. E como diabos ela tá conseguindo puxar essa energia? 2x8, 3x6, 3x8? Ou decidiram arriscar derreter os fios da fonte mesmo? E no consumo x performance, esses monstros ou CF e SLI das single?

Edit: um detalhe, o padrão AGP dizia alguma coisa sobre fornecimento de energia extra? Desconfio que ele não falava nada, logo, não proibia. PCI-E veio pra arrumar essa roubada daí. Mas outra coisa, levando em conta o que eles tão falando no fórum que tu mesmo citou: ok, óbvio, 2x8 é quebrar o padrão. Talvez com 2x6 ela rode em modo non-OC, e dentro dos 300W.

Já pensaram o seguinte? 6+6+8? Usa 6+8 sem OC e dentro dos 300W, usa 8+8 pra passar com OC? Será que isso não dribla as restrições das especificações de forma muuuito esperta? Cadê os leaks de fotos quando a gente precisa deles????? ;)

Postado

Johannes, de novo, isso é MARKETING.

A Microsoft fez uma campanha de um bilhão para o xbox360 nos EUA. Deu certo? Deu.

A AMD e a nVIDIA podem fazer isso? Não. O marketing delas é fazer a placa mais rápida dividindo os custos disso com as xfx, saphire, HIS, powercolor da vida.

O problema é que tanto a AMD quanto a nVIDIA tão num mato sem cachorro (só que a AMD bem mais, já que a nVIDIA é mais leniente com isso) já que a TSMC ferrou com elas. Acha que vão dizer "tregua! Se não o greenpeace joga tinta na gente!"? Claro que não!

Sim, eu defendo que existam especificações. No final especificações são boas para gente, já que forçam as empresas a se superar e fazer mais com menos e mantém uma racionalidade que baixa os custos e melhora a qualidade de todo o mercado.

Mas não quer dizer que eu não entenda a posição das empresas nesse momento de agora. É que nesse ano a situação está insustentável nessa guerra.

Postado
parece que não somos só nós que nos interessamos pelas especificações, a julgar pelo "mumbo-jumbo".

De qq forma: essa é a opinião de um usuário do fórum de lá. Coincide com a tua. Diverge da minha e aparentemente diverge de vários de lá.

Que a HD6990 e GTX590 violarão o padrão PCI-E não é opinião, é fato.

O meu ponto (e do post que eu citei) é que não existe "limite de 300W", que é só uma linha imaginária que não precisa necessariamente ser respeitada, especialmente quando o assunto é ter a VGA mais rápida do mundo para os gamers fanáticos e para fins de marketing, independente do preço ou consumo. Esse é o objetivo dessa categoria de VGAs. Se a AMD quiser nivelar a HD6990 para respeitar um padrão que só existe no papel então melhor para a Nvidia, que terá a VGA mais rápida do mundo com a GTX590 durante o ano de 2011 quase inteiro, já que as litografias menores só estarão disponíveis no fim desse ano ou início do próximo.

Edit: um detalhe, o padrão AGP dizia alguma coisa sobre fornecimento de energia extra? Desconfio que ele não falava nada, logo, não proibia. PCI-E veio pra arrumar essa roubada daí. Mas outra coisa, levando em conta o que eles tão falando no fórum que tu mesmo citou: ok, óbvio, 2x8 é quebrar o padrão. Talvez com 2x6 ela rode em modo non-OC, e dentro dos 300W.

Já pensaram o seguinte? 6+6+8? Usa 6+8 sem OC e dentro dos 300W, usa 8+8 pra passar com OC? Será que isso não dribla as restrições das especificações de forma muuuito esperta?

Meu Deus, se AGP não menciona nada sobre conectores molex ou transformadores externos então é óbvio que o padrão prevê a energia vindo apenas do slot. E o motivo para eu ter citado a V5 6K foi só para mostrar que um padrão não é LEI, é só um padrão que pode não ser seguido à risca. E o mesmo vale para PCI-E, que apesar de ter vindo "para arrumar essa roubada" com você disse, foi violado da mesma forma, já que não é LEI.

Se depender da sua lógica, enquanto a AMD se preocupa em driblar restrições irrelevantes (mas de forma muuuito esperta), a Nvidia se concentra em ter a VGA mais rápida de todas, já que quem compra essas VGAs não se preocupa com padrão PCI-E.

Postado

Vi a discussão sobre padrões e tal, alguém pode me explicar sobre esse monstro aqui:

Pelo que dá pra ver na imagem são dois de 8 pinos e um de 6 pinos:confused:???????

Edit: Essa é a Asus ARES.

post-270340-13884958745607_thumb.jpg

Postado
Que a HD6990 e GTX590 violarão o padrão PCI-E não é opinião, é fato.

Não é o fato de que elas violarão que é uma opinião. É o: "isso é importante?", "isso é relevante?", "elas podem fazer isso?", "quais são as implicações econômicas?", "quais são as implicações de custo de fabricação?", "quem vai arcar com esses custos?", "quais as implicações pra próxima geração?", "como elas vão fisicamente fazer isso?", etc, isso é que são opiniões. O teu quote é de uma opinião num fórum onde, voi-la, tá tendo a mesma aguerrida discussão! :D

O meu ponto (e do post que eu citei) é que não existe "limite de 300W", que é só uma linha imaginária que não precisa necessariamente ser respeitada, especialmente quando o assunto é ter a VGA mais rápida do mundo para os gamers fanáticos e para fins de marketing, independente do preço ou consumo. Esse é o objetivo dessa categoria de VGAs. Se a AMD quiser nivelar a HD6990 para respeitar um padrão que só existe no papel então melhor para a Nvidia, que terá a VGA mais rápida do mundo com a GTX590 durante o ano de 2011 quase inteiro, já que as litografias menores só estarão disponíveis no fim desse ano ou início do próximo.

A linha é tão imaginária como qualquer coisa escrita e acordada! Não é lei, mas é um acordo de um consórcio. É como era o Centrino: tinha uma lista de especificações da Intel dizendo muito bem o que o note tinha que ter e consumir até, pra poder carregar o selo de "Intel Centrino". Queria fazer diferente. Vai firme, mas não vai ser Intel Centrino! A nvidia, a AMD querem fazer diferente, vai firme, vai ser a mais rápida, mas NÃO, não vai ser PCI-E compatível! E, portanto, não, não vai ser garantida de funcionar com qualquer outra coisa que seja PCI-E compatível, como por exemplo as mais diversas fontes! Mais ainda, eu acho que o PCIsig devia deixar isso bem claro agora, porque isso corre o risco de sujar a imagem de todo o padrão PCI-qualquer coisa, se simplesmente fontes de marca com PCI-E compatível começarem a ter seus fios derretendo em cima de MB PCI-E compatível que tem ligadas nelas VGAs com o selo PCI-E compatível!

E não, não é necessário, porque eu não vejo elas indo a mais do que o dobro da performance das top single, que é o que precisa pra justificar esse absurdo.

Meu Deus, se AGP não menciona nada sobre conectores molex ou transformadores externos então é óbvio que o padrão prevê a energia vindo apenas do slot. E o motivo para eu ter citado a V5 6K foi só para mostrar que um padrão não é LEI, é só um padrão que pode não ser seguido à risca. E o mesmo vale para PCI-E, que apesar de ter vindo "para arrumar essa roubada" com você disse, foi violado da mesma forma, já que não é LEI.

Na verdade... bá, isso dá pano pra manga com advogado, muuuitas cervejas na mesa do boteco! Eu quase me atrevo a dizer que quando começaram a pendurar molex e fonte externa conseguiram foi um Black Swan na informática! ;) Mas, olha, não dá pra dizer que é tão óbvio assim. Depende e muito de como foi escrito e, principalmente, da interpretação num caso desses. Se tu não disse nem sim nem não, nem tomou conhecimento da possibilidade, bom, então, tudo pode acontecer!

Quanto a não ser lei, não é, mesmo. Com exceção de um lado, que o próprio PCIsig pode impor um belo "esquece" pra essas placas de um selinho PCI-E compatível. Mais que isso, uma Europa ou uma Califórnia da vida podem estabelecer (por lei!) que os limites de consumo de componentes de computador tem que seguir as especificações dadas pelas instituições x, y, z, PCIsig, etc... E pronto, perdeu mercado! Valeu a pena? Ter uma coroa que não pode vender justamente pros principais compradores potenciais? Ver os principais compradores potenciais de repente pegando a da concorrente, porque ela tá autorizada de vender só porque respeitou o padrão?

Sem contar que sim, existe OEM toptoptoptop. E acho que eles não vão gostar de ficar cavocando soluções fora de padrão. Pra isso, tem que pagar engenheiro, não um mero desenhista! ;)

Se depender da sua lógica, enquanto a AMD se preocupa em driblar restrições irrelevantes (mas de forma muuuito esperta), a Nvidia se concentra em ter a VGA mais rápida de todas, já que quem compra essas VGAs não se preocupa com padrão PCI-E.

Muuuito esperta, ao ponto que eu tava pensando e acho que não vai ser assim. Sinceramente, talvez não seja agora que aquele switch vai ter uso. Ou seja, ou a AMD vai enfiar um terceiro conector, deixando claro que dentro do padrão PCI-E é pra só usar 2, se usar 3 não tem garantia de compatibilidade com nenhum outro componente PCI-E, ou vai fazer que nem as HD4970 acho, que tinha a versão comum e a OC de fábrica, com a diferença que dessa vez a OC vai ser FODÁSTICA e não vai carregar o selo de PCI-E compatível! ;)

E, repito a pergunta: como elas implementaram isso? 2x8? 6+8+molex? 3x8? 8+2x6? 3x6?

Edit: Eu lembro dessa asus, esqueci o nome. Sim, é isso mesmo que tu vê, sim, talvez seja isso que implementaram ou não, sim, quando ela saiu ela gerou essa mesma discussão mas num nível inferior, já que era só uma parceira bancando a doida, não as fabricantes e signatárias do PCIsig. ;)

Postado
Vi a discussão sobre padrões e tal, alguém pode me explicar sobre esse monstro aqui:

Pelo que dá pra ver na imagem são dois de 8 pinos e um de 6 pinos:confused:???????

Bem lembrado, valeu. São 350W.

Uma GTX480 ou HD5970 já se aproximam dos 300W.

Postado

No donahimhaber saiu fotos duma 6990 retail. Agora a configuração de 2x8 já tá escrita em pedra, viu? ^^

Lá embaxo da pra ver um logo do pci tb, então talvez a pcisig tenha broxado, ou relevado.

link tradução do google

Outra caixa (fuckin linda) saindo no techgage.

http://techgage.com/news/amd_radeon_hd_6990_dual-gpu_graphics_card_unboxing

amd_radeon_hd6990_030111_01.jpg

amd_radeon_hd6990_030111_02.jpg

Detalhe que achei, será que ele falou sem querer ou tá vazando algo? "Being that the GPU is AMD's first dual-GPU offering for the HD 6000 series, we can at least agree that this launch is going to be super-interesting." Talvez uma 6995 com nova litografia?

outro edit: A AMD tá com confiança e meia hein? Olha a última página do press deck: "De nada" lol

amd_radeon_hd6990_030111_04.png

Last Edit: Uma foto sensual que a AMD pediu para ser removida da notícia do techgage. QUé isso AMD? Até a Sandy tá na boca do povo hoje em dia! Tem é que mostrar mesmo!

amd_radeon_hd6990_0301772z.jpg

Postado

Concordo com o johannesrs.

Não é lei mas a existência desse padrão obriga as industrias a direcionar suas pesquisas de desenvolvimento de novos produtos em "processos" mais relevantes, digamos assim.

• Membro VIP
Postado

Não sei porque essa discussão toda em torno do consumo da Antilles... Se fosse pra lançar uma HD 6990 com 300W, melhor seria nem lançar, pois o desempenho provavelmente não seria muito superior ao da HD 5970. A partir do momento que a AMD escolheu o Cayman XT como GPU da Antilles, acho que todos já deveriam saber que ela tinha mandado a especificação PCI-E pras cucuias. O mesmo vale pra nVídia se ela resolver usar uma GTX 570 ou 580 como GPU da eventual GTX 590. Lembrem-se, as GPUs ainda estão nos 40nm... ;)

Postado

Entendi agora o teu ponto Dick Trace, então malz por meter a colher aonde não fui chamado, iuahiuahaiuhah.

Agora, outro ponto importante, supondo que ela realmente vai consumir isso tudo, alguém já divulgou (ou divagou sobre) o consumo em IDLE?

• Membro VIP
Postado

Vi em algum slide (ou estou sonhando com um número mágico) o consumo em idle em 37W. Com 4gb de ram, duas gpus e um vrm pesado, parece bom.

Sobre essa coisa toda da especificação, assim como o Jones eu desejaria que os fabricantes levassem mais a sério as especificações, é aí que mora o verdadeiro desafio de se fazer um produto realmente bom. Todos sabemos que uma HD 6990 consumindo 400W e andando como um CF de HD 6970 é um grande feito, mas imagina se fosse consumindo 300W? Isso sim seria extraordinário.

Na minha humilde opinião eu passaria esse lançamento: primeiro que essa litografia já deu o que tinha que dar, e segundo que na prática essa placa não muda nada para ninguém, pra quem quiser o CF de HD 6970 já existe há uns bons meses.

Só resta aguardar semana que vem e ver se não tem algumas boas surpresas nesse lançamento, como por exemplo um esquema mais original de VRM, um powertune mais refinado ou coisa assim, ou ainda saber como é esse PCB que vai aguentar uma bela corrente...

Postado

Vi a temperatura e a rotação do cooler aí, e nao gostei muito disso.

Pra quem tem ou viu uma monstrinha desse tipo rodando, o cooler deste tipo de placa faz muuuito barulho em 60% pra cima? (na minha GT 220 deixava gravado em 100%)

Postado

também achei ela meio esquentada, mas... temos que considerar que é o cooler padrão, quando sairem as versões customizadas, as temperaturas devem ficar mais aceitáveis

Postado

AMD Enables Implementation of GPU Physics into Games Using Maya: AMD Demos Software Plug-In That Allows Game Developers to Use Open-Source GPU Physics Engine

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20110302215726_AMD_Enables_Implementation_of_GPU_Physics_into_Games_Using_Maya.html

Física por OpenCL fica um passo mais perto do gamer. =)

EDIT:

Telminão, adryanss, o clock desse CCC parece equivocado, tá 800Mhz ao invés de 830Mhz (ou 880Mhz).

Postado

Hmm! é bom que a AMD se mexa, já que PhysX é só NVIDIA né!

Boa sirro, é verdade que o clock tá errado.

Mas eu li isso lá!

Then again, these are pre-mass-production cards and CCC's figures may well be incorrect. Let us know if you think the HD 6990 will come in at faster speeds than those reported here.

Com meu ingreis bom que dói, entendi que isso "pode" estar errado, já que foi produção pré-massiva (testes).

se eu errei, me corrijam! :D

• Membro VIP
Postado

O grande problema disso é a abertura de precedentes. Hoje lançam uma placa com 450w de consumo, ai metem adaptador e vai funcionar legal com uma fonte parruda. Amanha por que é mais barato do que desenvolver tecnologias melhores, lançam outra e assim vai puxando pra cima o consumo. O problema é que os padrões que são quebrados, não estão sendo quebrados por uma mrgem minima, estão arregaçando eles.

Essa é razão do caos nos pcs. Se todos seguem o padrão, isso garante compatibilidade. Fontes genericas nao seguem o padrão e dão um monte de problema, memorias que usam voltagens fora do padrão dão problema se mesclar com outras e por ai vai a confusão toda.

Aqui todos estamos falando do problema de consumo elevado , o padrão PCI-E so foi citado como parametro, já que a quebra do limite de consumo não infui tanto em problemas de compatibilidade, mas deixa uma porta aberta para as porcarias dos demais.

Se todos seguissem os padroes, eu podia montar meu pc comprando qualquer placa-mãe, qualquer memoria, qualquer processador (respeitando o socket obviamente), qualquer placa de video e qualquer fonte com potencia compativel, depois poderia fazer upgrade comprando outras peças de qualquer fabricante pois seria tudo teoricamente compativel. Mas o que acontece hj em dia? Tela azul, queima de peças, mal funcionamento. Evoluçao inteligente é ter um equipamento que gasta Y e me rende X , depois evolui gastando o mesmo Y e me rende XX.

Um exemplo? Carros com motor 1.4, 1.5 e 1.6 hoje eles gastam como carro 1.0 e tem mais potencia. Se eu fizer um carro 2.0 que gasta o dobro do carro 1.0 nao e corre o dobro também, isso nao é evoluçao, é escalabilidade e na pratica nao significa avanço real.

Postado

Primeiro: valeu sdriver, conseguiu explicar o que eu disse antes e não consegui: se a gente tem todo mundo em casa algo chamado PC, é porque existem esses padrões. Obrigado por lembrar que os problemas deles vem justamente dos *** que, ora ora, não importa, quebram os padrões! :P

De qq forma: 1, sabemos que vão usar 2x8, ambas com essa solução. 2, gostaria de ver as especificações que serão exigidas das fontes. 3, a caixa é tão linda que até dá pra esquecer mesmo disso! :P 4, ventilador no meio com toda essa dissipação, definitivamente só se tu tem uma MB com um slot PCI-E só mesmo, num gabinete gigante pra caber, e com 150W no slot mais fonte parruda (ou seja, um maluco montou o PC. 5, mais do que nunca, CF de HD6870 tem tudo pra valer mais a pena. 6, sim, isso foi só escalabilidade, não evolução, bem como o sdriver resumiu. 7? Como as duas agora tão sendo ***, a nova forma de medir quem tá mais evoklu[ida passa a ser as toptoptop pra note. :P

Postado

Mano, vai ter gente passando a perna nos outros no ML, colocando tijolo no lugar da placa... e o cara que pegar a maleta na mão ainda vai reclamar do pouco peso dela...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...