Ir ao conteúdo

Nomenclatura dos novos processadores AMD

AlysonPW

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber como compreendo a numeração da nova geração de processadores da AMD. Anteriormente, tinhamos os Athlon 64 xxxx, ou seja, quatro dígitos nos informavam o desempenho. Tinhamos o Athlon 64 3500, o Athlon 64 X2 4200, o Phenon X3 8650, mas e agora com os Phenon II e Athlon II? Tem modelos como Phenon II X4 945, ou seja, de três digitos, como sei o que significam esses dígitos agora? Além disso, existem tanto o Phenon II quanto o Athlon II, muitos com a mesma quantidade de núcleos, em que eles diferem entre si? Antes tínhamos o Athlon 64 até 2 núcleos e o Phenon com três e quatro núcleos, agora temos Athlon II com quatro núcleos e Phenon II com dois núcleos, como posso entender qual o melhor processador? Obrigado!

Postado
Gostaria de saber como compreendo a numeração da nova geração de processadores da AMD. Anteriormente, tinhamos os Athlon 64 xxxx, ou seja, quatro dígitos nos informavam o desempenho. Tinhamos o Athlon 64 3500, o Athlon 64 X2 4200, o Phenon X3 8650, mas e agora com os Phenon II e Athlon II? Tem modelos como Phenon II X4 945, ou seja, de três digitos, como sei o que significam esses dígitos agora? Além disso, existem tanto o Phenon II quanto o Athlon II, muitos com a mesma quantidade de núcleos, em que eles diferem entre si? Antes tínhamos o Athlon 64 até 2 núcleos e o Phenon com três e quatro núcleos, agora temos Athlon II com quatro núcleos e Phenon II com dois núcleos, como posso entender qual o melhor processador? Obrigado!

Realmente a AMD fez uma confusão com esses novos nomes, agora eu vejo e penso que é erro de grafia, mas quando vou olhar existem mesmo.

Tambem tenho a mesma dúvida do amigo, a AMD lancou uma penca de processadores, e só me deixou ainda mais em dúvida:wacko:.

Se alguem souber ajuda ai!

Abraço.

Postado

As nomeclaturas tem objetivo comercial, e podem confundir muito o usuário. Estudar bem os processadores comercializados da época é um fator essencial para adquirir o melhor produto. No caso dos AMDs, e também dos Intel, necessita-se tempo e estudo para entender bem as qualidades de cada processador.

Eu por exemplo, tinha comprado o Athlon 7750, ignorando o fato de ele ser construído com tecnologia 65nm e ter um TDP 95W. Só me atentei depois de assustar com as altas temperaturas produzidas por esta CPU. Daí fiquei sabendo dos Athlon II e Phenom II, e das novas bases tecnológicas dos quais são construídos.

Quanto à numeração, sempre é confusa. Era mais fácil quando se especificava o clock somente. Mas hoje é usada uma numeração interna. Por exemplo, os K10 para desktop vão de 140 começando no Sempron, e vão até os Phenom II na casa dos 900. E a cada ano surgem novas nomeclaturas. Aí o usuário se pergunta: Mas não estávamos na casa dos 7750, Phenoms 8650? Realmente fica difícil pro usuário comum, por isso pesquisa é fundamental para adquirir o melhor ou o mais ideal.

- Clock

- Numero de núcleos

- Tamanho do Cache L1, L2 e possivelmente L3

- Processo de litografia

- Dissipação e consumo

- Preço final ao consumidor

Uma combinação equilibrada de todos os itens descritos acima apontarão para o melhor processador ou o mais ideal.

Referência em lista:

Aqui está uma lista com os processadores da AMD.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_AMD_microprocessors

Postado

Opteron(servidor)/ Phenom II X4> top de linha

Phenom II X2, X3/Phenom I X3, X4/ Athlon II X2, X4/ Athlon 64 X2> mainstream

Athlon 64/ Sempron 64 X2/ Sempron 64> basico

:wacko: é confuso...mas geralmente vence o que tem mais núcleos, a maior frequencia e mais cash:Baaa:

Postado
Opteron(servidor)/ Phenom II X4> top de linha

Phenom II X2, X3/Phenom I X3, X4/ Athlon II X2, X4/ Athlon 64 X2> mainstream

Athlon 64/ Sempron 64 X2/ Sempron 64> basico

:wacko: é confuso...mas geralmente vence o que tem mais núcleos, a maior frequencia e mais cash:Baaa:

Nem sempre assim. Também depende da linha e outras coisas mais, que só lendo e estudando para ver. Mas a lógica sempre será essa, quanto ao cash, não adianta comprar o mais caro se vai usar para fazer o que o mais barato faz. Tudo é ajuste.

Postado

Não é tão difícil de compreender, veja bem:

Arquitetura K10.5 - Soquete AM3 / AM2+

Phenom II X4 9xx - High-end, 8MB cache.

Phenom II X4 8xx - High-end / mainstream, 6MB cache.

Phenom II X3 7xx - Mainstream, 7.5MB cache.

Athlon II X4 6xx - Mainstream - 2MB cache.

Phenom II X2 5xx - Mainstream - 7MB cache.

Athlon II X3 4xx - Mainstream - 1.5MB cache.

Turion II X2 3xx - Mobile / Mainstream - 1 ou 2MB cache.

Athlon II X2 2xx - Mainstream, 2MB cache.

Sempron "sargas" 1xx - Low-end, 1MB cache.

Arquitetura K10 - Soquete AM2+

Phenom X4 9x50 - Antes high-end agora mainstream, 4MB cache.

Phenom X3 8x50 - Mainstream, 3.5MB cache.

Athlon X2 7x50 - Main stream, 3MB cache.

Arquitetura K8 - Soquete AM2

Athlon X2 6xxx+ - Mainstream / low-end, 1 ou 2MB cache.

Athlon X2 5xxx+ - Low-end, 1 ou 2MB cache.

Athlon X2 4xxx+ - Low-end, 1 ou 2MB cache.

Athlon X3 3xxx+ - Low-end, 512KB ou 1MB cache.

Athlon 64 BE-2xxx - Low-end, 1MB cache.

Sempron 64 LE-1xxx - Low-end, 256 ou 512KB cache.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!