Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma mobo funciona sem estes componentes?


Razhael

Posts recomendados

Olá galera.

Eu levei minha mobo para concerto depois de um pique de luz que me vem me deixado sem pc há quase um mês.

A empresa que fez o "concerto" da mobo não emite laudo. Eu só recebi uma nota de garantia onde dizia que trocaram um diodo, controlador e resistor.

Gostaria de saber se uma mobo realmente funciona com estes três componentes com defeito porque o único problema do meu pc é que está dando erro na instalação dos sistemas operacionais. De resto a placa-mãe não me apresenta problemas nenhum. Eu consigo acessar a BIOS e lá tudo funciona. Já fiz reparo no HD com software da Samsung também e etc., ou seja, a mobo funciona. Só queria saber se eles não colocaram que trocaram isso aí só pra me passar a perna.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara não manjo nada de eletronica, mas sem esses componentes realmente a mobo não funciona.

Pois lembro que uma AsRock muito antiga que eu tinha sem querer bati a mão em um dos "tamborzinhos" e o mesmo voltou. Fatal mobo foi pro lixo.

Tentei achar um igual pra soldar mas quem disse que achei... ;) espero ter ajudado.

Wilson Galdino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dependendo do lugar onde esses componentes se encontram, a placa pode sim dar boot, ou seja, funcionar ,mas poderá apresentar problemas. Se os componentes com defeito forem no setor de controle de tensão do processador, memorias ou alimentação, provavelmente esta placa não funcionará, mas se for em outros setores, por exemplo, som onboard, rede, ela poderá ligar, mas apresentar problemas no seu funcionamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O regulador de tensão (setor de controle de tensão, o nome que o amigo deu), é basicamente de transistores MOSFET, capacitores, bobinas e controladores.

Com certeza, sem um destes que eu citei, já causaria um problema no seu sistema, como resets aleatórios, ou ainda, nem mesmo ligar a máquina.

Já diodos e resistores, podem ser encontrados nos componentes on-boards da placa, diodos servem para impedir que uma corrente elétrica passe e os resistores para limitar a tensão que passará para um outro componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu computador voltou a funcionar depois de um Load Optimal Settings na BIOS. Eu me lembro de ter retirado a bateria uma vez, mas logo em seguida eu desativei vários recursos que eu não utilizo, como AMD Virtualization, Floppy e meu outro dispositivo de rede. Quando dei o load na configuração default e não mexi em nada tudo funcionou.

Eu detectei que quando o AMD Virtualization fica desativado o sistema trava. O Windows nem inicia. Pára quando está carregando.

Enfim, eu não tenho como comprovar se o pessoal da manutenção trocou mesmo estes componentes ou não. O fato é que o problema não estava na placa-mãe, isso eu constatei.

Obrigado pelas orientações.

Da próxima vez, caso eu precise de manutenção com a mobo, vou me certificar que ela realmente está com problemas.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!