Ir ao conteúdo

Som 5.1 no windows 7 não funciona por que?

falcão96

Posts recomendados

Postado

ola pessoal :D

Eu usava o Win XP e nunca obtive problemas com o meu som 5.1. Toda e qualquer reprodução de som, saia por todas as 5 caixas e mais o subwoofer.

Assim que instalei o Win 7, instalei os drivers para Win 7, Instalei tudo certo, o áudio começou a tocar porém apenas nas 2 caixas frontais (a central, as duas laterais ou traseiras e o subwoofer não toca).

Fui no painel de controle configurei o som para esterio e funcionou nas 4 caixas menos 1 e enquanto faz os testes na hora que está configurando, é reconhecido todas as caixas, o subwoofer e está tudo perfeito. Efetuei a configuração também no software para deixar zeradinho, e sucesso também, reconhece todas as caixas e toca todas com perfeição. Porém para toda e qualquer reprodução de áudio no Win 7, apenas executa nas duas caixas frontais em som 5.1.

DUVIDA.: O Win 7 realmente tem incompatibilidade para som 5.1 e não roda nada? (sendo que eu imagino que a Microsoft não iria dar uma bola fora dessa magnitude).:wacko:

Existe plugin que vai fazer o Win 7 executar áudio em todas as caixas do som 5.1?:dry:

Ou estou esquecendo de alterar mais alguma coisa de configuração de áudio no Win 7? :huh:

Agradeço

Att. ^_^

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Olá falcão96,

Se puder colocar como resolveu o problema, seria interessante para os outros usuários verem.

obrigado.

• Membro VIP
Postado
Cara, eu estou com O MESMO problema que você estava, como você resolveu?

abs!

Já instou o driver de áudio mais recente?

Postado

Olá pessoal, eu tava c a mesma bronca, + deduzi q o win 7 instala os drivers da placa-mãe que ele encontra + fácil, então tentei reinstalar o driver original ( via vinyl AC'97) e pronto agora funciona tudo. Tenta ai pessoal.

Dica: o mesmo procedimento vale para jogos q não abrem, sendo q o driver a ser atualizado será o de video. Walewww.:D

Postado

Bem, eu também consegui depois de muita, mas muita luta.

Liguei o verde no verde, laranja no laranja (subwoofer e central) e azul no preto.

não ficou alinhado, mas todas as caixas estão funcionando perfeitamente !

Abraços

Postado

Pessoal estou com o mesmo problema!!!

O som está devidamente configurado como 5.1, porém o windows 7 não sai som em todas as caixas. Configurei devidamente até o media center e nada!!! Nas configurações sai som nas 5 caixas, já dentro do windows não sai. Vou tocar música e só sai som em duas das 5 caixas. O que fazer para resolver?

Eis minha placa de som e meu home-teather:

* Genius Pro 5.1 - CMI8738

* Home Theater Clone 5.1

(!) Já baixei o driver mais atualizado que encontrei, configurei tudo certinho mas no windows não sai áudio em todas as caixas, ou seja no modo 5.1.

O que fazer?

Obrigado!

Lucas Lieggio

Postado

lieggio, tente seguir as minhas recomendações.

Verde no verde, laranja no laranja (subwoofer e central) e azul no preto !

Depois teste nas configurações da placa para ver se está funcionando as 6 caixas. Eles não irão ficar alinhados no painel, porque 2 irão ficar na fileira de cima e 1 plug na fileira de baixo.

Abraços

• 2 semanas depois...
Postado

Estava com o mesmo problema , consegui arrumar espero poder Ajudar vocês

(Por que acreditem o som no Win 7 fica melhor ainda)

Minha placa é Realtek

-Painel de controle/Hardware e Sons / SOM

-Botão direito em Alto-Falantes , e clique em propriedades

- Clique na aba otimizações

- Marque a opção preenchimento do alto falante

Possivelmente funcionará... caso não tenha essa opção procure esta opção no software de gerenciamento da placa de audio.

falou

• mês depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Possivelmente funcionará... caso não tenha essa opção procure esta opção no software de gerenciamento da placa de audio.

Onde eu encontro o software de gerenciamento da placa de audio :confused:

Desde cedo agradeço ;D

• 3 semanas depois...
Postado

É pessoal, o fórum não está como antes. O rapaiz que começou o tópico descobriu a solução mas não compartilhou.

Eu estou com o mesmo problema. Já atualizei o driver de som Realtek HD 882, mas mesmo assim não adiantou.

Tentei trocar os plugs como dito anteriormente e nada.

Alguem que queira compartilhar informações, tem alguma sugestão?

• 7 meses depois...
Postado

ola pessoal, vou tentar ajudalos com todos os problemas que passei:

1º quanto a questão da placa de som não querendo instalar seus drivers do cd que a acompanha de fabrica, use o cd que vem com os drivers da sua placa mãe para buscar os drivers da placa de som.

obs.: verifique no manual de sua placa-mãe se ela da suporte a um sistema de som compatível ao home theater que você quer comprar.

2º É importante apos comprar seu home verificar a integridade física do cabos e caso seja necessário, no meu caso foi, comprar cabos conversores de áudio analógico para a saída ps2. digo isto pois os fabricantes de home de pc geralmente colocam cabos para serem conectados a televisão e não no PC.

3º se alguém me ensinar como postar fotos da câmera para o PC postarei fotos detalhadas do passo a passo que irei explicar no próximo passo.

4º bem inicialmente apos ter seguido os passos anteriores e instalado o home a seu PC vá ate ao canto inferior direito da sua área de trabalho onde esta o ícone do alto falante e clique com o botão direito nele.

aparecera uma lista de comandos da configuração escolha "Dispositivos de reprodução" aparecera uma nova janela mostrando os dispositivos de som conectados e desconectados do seu computador então clique com o botão direito sobre o ícone alto falantes.

escolha " Definir como dispositivo de comunicação padrão"

observação: meu home Não tem suporte para usar o dispositivo "Interface SPDIF" mas você pode usar esta explicação como base para configura-lo.

novamente clique com o botão direito sobre o ícone do alto falante e escolha "Configurar Alto-Falantes.

apos isso aparecera uma nova janela demonstrando como o seu dispositivo de som esta configurado na janela canais de áudio será mostrado as opções para configurar por exemplo: 2.1 canais ou estéreo, quadrifonico, 5.1 canais sucessivamente dependendo de seu home.

agora algo importante de se fazer e olhar tanto no manual de seu home para saber se ele tem a configuração 5.1 com as caixas traseiras ou 5.1 canais com caixas laterais, pois meu home usa o tipo traseira, algo mais simples para saber do seu home é olhar na caixa q você o comprou e ver um desenho feito pelo fabricante mostrando os devidos locais de suas caixas acústicas.

apos escolher o tipo de sua configuração 5.1 vá ate o ícone testar para saber se suas caixas foram corretamente instaladas e posicionadas já que eu apanhei muito até conseguir posicionar tudo, caso o home que você esteja usando tenha um recurso que faz o som 2.1 canais usar todas as caixas ao mesmo tempo desative esta opção ate acabar de configurar tudo, este recurso no meu home bloqueia as caixas traseiras, central e o sub.

apos clicar em testar e verificar que todas suas caixas estão funcionando clique em avançar e você ira para outra janela onde poderá personalizar seu som pra que todas suas caixas ou parte delas funcionem, poderá ter uma dessas opções que não será aceito seleciona-la não se preocupe pois já que você não deva estar usando um sistema de som 7.1 canais será algo normal.

novamente olhe no manual de seu home se ele utiliza o recurso surrround nas caixas acústicas eles é que dão um melhor efeito junto com a caixa de grave.

depois de selecionar a sua correta configuração clique em concluir.

5º agora esta configuração que passarei terá de ser feita em testes pois dificilmente seu home será o mesmo que o meu então vá novamente no ícone alto falantes com botão direito do mouse escolha "propriedades"

aparecera uma janela com muitas abas você devera ir ate a aba " Enhancements" nela será mostrado alguns ícones para configurar o som agora será importante você utilizar uma musica ou arquivo de vídeo que goste e conheça muito bem para sentir as diferenças de som quando você seleciona ou desceleciona algum dos ícones enquanto seu arquivo de vídeo ou som esta passando, eu direi quais eu selecionei em meu home:

"enable speaker fill" este fará todas suas caixas serem utilizadas

agora eu não gostei destes três ícones:

"Enable loudness equalization"

"enable environment modeling"

"Enable room correction"

boa sorte para todos e espero poder ajudar alguém.

Postado

1 - Vou dizer meu problema pra vocês verificarem se é idêntico ao de vocês:

Minha placa de som é um Cmedia CMI8738/C3DX.

No Windows XP x86 (não testei no x64) ele funcionou corretamente com os drivers do CD (qualquer coisa entrem no site da Cmedia ou no da Station Drivers, mas vale lembrar de duas coisas:

a) Verifique se a placa foi conectada corretamente (no caso das off board);

B) Pode acontecer de algumas caixas ficarem invertidas, para resolver isso é só inverter os cabos, mudar o jumper (se existir na placa) ou, nos casos extremos, fabricar um novo cabo.

Um adendo: o site da Cmedia pede para se cadastrar para poder baixar os arquivos, então, para os medrosos ou precavidos, hehe, usem um serviço de email temporário para isso.

No Windows 7 x86 e x64 acontecia de, mesmo configurando o dispositivo de reprodução para 5.1, o som ficava estéreo.

2- Resolução

Usei o seguinte driver neste site

É só instalar pelo setup, porém vai acontecer de não funcionar novamente, então tem que executar o arquivo CmeAuVist64.exe que está na pasta Program que vai fazer o 5.1 funcionar.

Um adendo: se aparecer que é necessário conectar a placa e tal, é só reiniciar o PC e tentar instalar novamente, às vezes é melhor desligar o PC completamente ao invés de reiniciar.

Espero ter ajudado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!