Ir ao conteúdo

Linux no windows é seguro ? É SIM !

Evandro

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá, tudo bem ?

Depois de ler o artigo do Alberto Federman sobre as distros voltei a ter "inquietude" pra testar aqui Linux em casa.

Gostaria desta vez de fazer algo mais completo que máquina virtual e sei que é possível instalar o Ubuntu no HD sem ter que particionar, mas aí entram as perguntas:

Até onde isso é seguro ? (sobre perder dados e/ou precisar formatar o disco)

Quanto de espaço é necessário ? (HD pequeno é um problema)

Alguma outra distro além do ubuntu oferece este recurso ?

Eu já pesquisei sobre isso mas não achei respostas concisas e que me dessem segurança pra me arriscar.

Muito Obrigado. :)

Postado
  Citação
Até onde isso é seguro ? (sobre perder dados e/ou precisar formatar o disco)

O Ubuntu instalado pelo Wubi é como um programa que você instala no Windows (do ponto de vista da estrutura do Windows), pelo que eu sei não oferece riscos específicos.

http://wubi-installer.org/faq.php

Citação
Quanto de espaço é necessário ? (HD pequeno é um problema)

5 GB.

Citação
Alguma outra distro além do ubuntu oferece este recurso ?

Você também pode instalar o Linux Puppy como um programa do Windows ( recomedado 400 MB de espaço mínimo disponível).

http://forum.clubedohardware.com.br/instalando-linux-puppy/697277

• Membro VIP
Postado

Certo, obrigado amigo !

Isso também vale para instalar o Ubuntu direto do DVD ? pois ele oferece esta opção e pra mim é melhor isso do que baixar o SO pelo wubi.

Postado

O instalador pro Ubuntu dentro do Windows que vem no DVD é o próprio Wubi.

Gostaria de lembrar que não é comum dar problema no redimensionamento das partições pra instalar o Ubuntu (ou outro s.o.). Principalmente se houver bastante espaço livre e a partição estiver desfragmentada é bem tranquilo.

Também, ao instalar separadamente você terá mais robustez no sistema e poderá tirar proveito dos recursos do sistema de arquivos nativo, o ext4.

• Membro VIP
Postado
  cipolla disse:
O instalador pro Ubuntu dentro do Windows que vem no DVD é o próprio Wubi.

Gostaria de lembrar que não é comum dar problema no redimensionamento das partições pra instalar o Ubuntu (ou outro s.o.). Principalmente se houver bastante espaço livre e a partição estiver desfragmentada é bem tranquilo.

Também, ao instalar separadamente você terá mais robustez no sistema e poderá tirar proveito dos recursos do sistema de arquivos nativo, o ext4.

Obrigado pela resposta amigo ! :)

Instalar separadamente você diz do modo normal, com uma partição deidcada ao linux ?

Eu tenho 10 GiB livres aqui e o disco está completamente fragmentado. :D

Eu estava pensando em colocar uns 6 ou 7 para o tamanho do Ubuntu já que quero testar uns programas no meu micro, depois de desfragmentar meu disco não vai ter problema com este espaço ?

Muito obrigado pela ajuda. :)

Postado

O problema é o Windows. Você certamente sabe mais do que eu, mas se for ficar muito apertado aí talvez seja melhor usar o Wubi mesmo.

Se você acha que está bem do ponto de vista do Windows e for usar uma partição separada acho que estes 6 ou 7 GB está bem pro Ubuntu e mais alguns programas, mas não muitos.

Você também não precisa criar uma partição swap se tiver bastante RAM (>1GB) e não for editar vídeos ou algo semelhante.

• Membro VIP
Postado
  cipolla disse:
O problema é o Windows. Você certamente sabe mais do que eu, mas se for ficar muito apertado aí talvez seja melhor usar o Wubi mesmo.

Se você acha que está bem do ponto de vista do Windows e for usar uma partição separada acho que estes 6 ou 7 GB está bem pro Ubuntu e mais alguns programas, mas não muitos.

Você também não precisa criar uma partição swap se tiver bastante RAM (>1GB) e não for editar vídeos ou algo semelhante.

Bem, o principal programa que quero testar vai usar uns 500 MiB, chutando alto, é este aqui:

http://www.gromacs.org/

Não vou editar vídeos e tenho exatamente 1 GiB de RAM.

Pra ser sincero tenho cagaço de mexer em partição, e se for pra particionar eu vou testar outra distro. :D

Muito obrigado pela ajuda. :)

Postado

Então tá decidido, usa o Wubi.

O Gromacs está nos repositórios do Ubuntu (versão 4.0.5-4, pro Ubuntu 9.10)

sudo apt-get install gromacs

são 13MB instalado (mais o que for gerado no uso).

• Membro VIP
Postado

Se quiser redimensionar a partição tome alguns cuidados antes:

• Desfragmente a partição;
  • Rode um check disk completo, normalmente rodo duas vezes pra garantir :D ;
  • rode uma limpeza no disco antes e depois dos processos acima.

A melhor opção para você é instalar diretamente na máquina, sem virtualização e etc ... É como o amigo aí de cima disse : 5Gb são suficientes e, já que você vai usar para testar, use o particionamento padrão mesmo, não use SWAP ;)

Se quiser rodar pelo Wubi, rodará legal, mas você estará usando o SO com uma parcela de "lerdeza" já que ele não é o hospedeiro.

• Membro VIP
Postado
  cipolla disse:
Então tá decidido, usa o Wubi.

O Gromacs está nos repositórios do Ubuntu (versão 4.0.5-4, pro Ubuntu 9.10)

sudo apt-get install gromacs

são 13MB instalado (mais o que for gerado no uso).

O output pode ser grande. :D

Muito obrigado por esta informação. ^_^

Ardanuy disse:
Se quiser redimensionar a partição tome alguns cuidados antes:

• Desfragmente a partição;
  • Rode um check disk completo, normalmente rodo duas vezes pra garantir :D ;
  • rode uma limpeza no disco antes e depois dos processos acima.

A melhor opção para você é instalar diretamente na máquina, sem virtualização e etc ... É como o amigo aí de cima disse : 5Gb são suficientes e, já que você vai usar para testar, use o particionamento padrão mesmo, não use SWAP ;)

Se quiser rodar pelo Wubi, rodará legal, mas você estará usando o SO com uma parcela de "lerdeza" já que ele não é o hospedeiro.

Vou testar primeiro no wubi, se continuar ruim (em VM ficou ruim..) aí eu vejo o que faço hehehe.

Obrigado ! :)

Postado

O Puppy não precisa ser instalado. Ele carrega pelo cd e grava no hd um arquivo com as configurações salvas e programas instalados.

O modo de instalar no Windows que eu postei mais acima é pra quem não quer gastar um cd ou não tem um cd-rom, p. ex.

Se você baixar o Puppy 4.3.1 e também o arquivo devx_431.sfs (que contém as ferramentas de desenvolvimento) aí deve ser simples pra instalar o fftw e o gromacs.

Neste caso você gastaria pouco mais que 1 GB, contando um arquivo pras configurações de 1 GB.

Apenas mencionando se você quiser experimentar.

Postado

Só lembrando que o linux sempre precisamos instalar um pacote e outro no repositório o bom deixar um pouco + de espaço e área de SWAp. Em específico o UBUNTU amigo você não irá se arrepender, além do horizonte proporcionado pelo mesmo. Eu uso a versão 9.04 aqui no notebook e esta beleza.

porque não usa normalmente com duall boot?

• Membro VIP
Postado
  cipolla disse:
O Puppy não precisa ser instalado. Ele carrega pelo cd e grava no hd um arquivo com as configurações salvas e programas instalados.

O modo de instalar no Windows que eu postei mais acima é pra quem não quer gastar um cd ou não tem um cd-rom, p. ex.

Se você baixar o Puppy 4.3.1 e também o arquivo devx_431.sfs (que contém as ferramentas de desenvolvimento) aí deve ser simples pra instalar o fftw e o gromacs.

Neste caso você não gastaria mais que 1,5 GB, contando um arquivo pras configurações de 1 GB.

Apenas mencionando se você quiser experimentar.

Legal, obrigado pela dica ! :)

knalm550 disse:
Só lembrando que o linux sempre precisamos instalar um pacote e outro no repositório o bom deixar um pouco + de espaço e área de SWAp. Em específico o UBUNTU amigo você não irá se arrepender, além do horizonte proporcionado pelo mesmo. Eu uso a versão 9.04 aqui no notebook e esta beleza.

porque não usa normalmente com duall boot?

Obrigado pela dica amigo, o problema é que meu disco de 80 GiB está um pouco congestionado, e eu ainda não tenho coragem pra arriscar perder tudo com um particionamento. :D

Por isso pensei nessa alternativa do ubuntu pois quando testei máquinas virtuais aqui ele foi o único que deu esta opção.

• Membro VIP
Postado
  knalm550 disse:
Mas xita não há problema. Quanto você tem de espaço livre no Hd?

Xita reolve uma situação para mim particular do clubedohardware por e-mail?

Tenho agora 20 GiB mas jajá vou ocupar uns 10.

Não amigo, não resolvo de forma párticular nada que o forum possa resolver. ;)

Se for algo pessoal pode perguntar por MP.

• Membro VIP
Postado

Olha o bate-papo aí!:mad:

Quando eu comecei a testar algumas distros, usei máquinas virtuais. Existem soluções bem leves como o VirtualBox ou o próprio da microsoft. Não cheguei a testar o puppy ( acho uma boa solução ), mas não é igual a rodar uma distro completa.

Caso só queira desenvolver, existem opções como o cygwin também, que roda sobre o windows, sem stress.

• Membro VIP
Postado

Calma dotô moderadô :D

Bem, lhes escrevo agora do Ubuntu instalado pelo windows. :aplausos:

A instalação foi tranquila e rápida, mesmo não tendo a melhor performance o bichinho está andando muito bem e pra desinstalar foi um tapa, gostei !

Testei antes o Kubuntu, mas o garoto insistiu em ficar em inglẽs e não se entendeu com meu roteador..

Instalei então o Ubuntu, que já ficou em português (não por completo), concectou-se com a minha rede bem rapidamente e não incomodou.

O Puppy eu não consegui baixar por nenhum mirror ontem. :(

Bem, como tive um trabalho bem chato em abrir espaço no meu disco, vou partir para o "hard way" pois agora tem 45 GiB livres e eu vou querer testar mais coisas com essa criança.

O único problema que ficou foi o GRUB, mas isso tem solução, eu que não procurei pois jajá vou instalar "pra valer".

Obrigado a todos pelas respostas. :)

Caso resolvido. ^_^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...