Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acelerômetro 50 mv/g


hvilela

Posts recomendados

Olá,

Eu gostaria de construir este brinquedinho aqui, mas não tenho a mínima ideia de quanto custa ou onde encontrar um desses acelerômetros 50 mv/g, ou se eu preciso de mais especificações sobre esse sensor.

Alguém poderia me ajudar?

- Quanto custa em média?

- Onde encontrar?

- Quais as especificações devo passar ao vendedor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

50mV/g é a sensibilidade do acelerômetro, e esta sensibilidade não é padrão e varia de acordo com o modelo do acelerômetro.

Hoje, eu trabalho com acelerômetros da Freescale MMA7260 (sensibilidade configurável: 800mV/g, 600mV/g, 300mV/g ou 200mV/g), são de baixo custo e podem ser encontrados na Farnell.

Os acelerômetros em geral são fabricados com a tecnologia MEMS e os tipos de operação mais comuns são: Capacitivo, piezo elétrico e resistivo. O modelo que que o pesoal está usando no projeto, creio eu, que seja do tipo piezo elétrico.

Iphone utiliza um acelerômetro do tipo piezo elétrico.

Algumas empresas que fabricam estes componentes são:

Freescale (MMA_ _ _ _)

Analog Device (ADXL_ _ _)

ST

Entre outros

Quando for adquirir acelerômetros é necessário levar em consideração as seguintes especificações:

- Tensão de operação (normal mente usa 3.3V, mas varia de acordo com o modelo)

- Sensibilidade (existem alguns modelos onde é possível definir faixas de sensibilidade)

- Tipo de operação (Capacitivo, piezo elétrico, resistivo, etc)

- Frequência de operação ( É necessário conhecer para evitar interferência )

- Quantidade de Eixos (XY, YZ, XYZ, X, Y ou Z)

- Consumo

- Fim de escala

- Largura de banda

- Tipo de comunicação (mais comuns: analógico, I2C ou SPI)

- Encapsulamento

Dê uma olhada no DataSheet do MMA7260.

http://www.freescale.com/files/sensors/doc/data_sheet/MMA7260QT.pdf

Os acelerômetros são normalmente usados para calcular aceleração, velocidade, deslocamento e vibração. Eles estão presentes em alguns equipamentos tais como: Acionador de Airbag, Controle do wii, sensores de inclinação, alarme de moto, sensor de vibração de máquinas industriais, Iphone, diversos celulares e PALMS, entre outros.

No começo parece complicado, mas não se assuste com a quantidade de informação. É mais simples do que parece.

Bom, espero ter te ajudade, quando a especificação de 50mV/g, da uma olhada nos fabricantes que eu citei, caso não encontre, só dar uma pesquisada na net.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!