Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com display grafico ITM-12864K0-002 e PIC18F452


tordine

Posts recomendados

Caros, bom dia!

Sou iniciante em eletronica e em programação de microcontroladores... então estou enfrentando algumas dificuldades com minha mais nova aquisição, um display grafico ITM-12864K0-002.

Vamos la:

Fiz um programa de teste usando o MicroC, uma coisa bem simples, so exibindo algumas linhas... Com base no datasheet fiz a ligação no meu PIC, porém a criança não funciona!

Testei as saidas do PIC com o multimetro e também colocando LEDs e o PIC esta enviando os sinais...

Pra tentar entender algumas coisas, segue algumas dúvidas:

- o pino 4 (D/I) tem a mesma função do pino R/S que temos em alguns LCDs convencionais?

- o pino 17 (VEE) deve ser ligado no terra?

- uma ultima por enquanto, so por desencargo de conciencia, esse GLCD é 5V certo (pelo datasheet parece obvio, mas o vendedor havia me dito que era 3V)?

Bom pessoal, é isso... agradeço qualquer ajuda! :D

abraços,

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Thiago, acabo de finalizar um projeto, onde, inicialmente, utilizei este display (veja figura abaixo).

Acabei queimando o LED de back-light dele, mas, isto depois que já havia conseguido fazer o mesmo funcionar.

Depois, substitui por um de um outro modelo, onde, a diferença é que os chips são habilitados com nível alto em CS1 e CS2.

O modelo de PIC que utilizei é também o 18F452.

O meu programa está em Assembly:

http://www.esnips.com/nsdoc/536f55d2-9de1-4a7e-8c17-3bbc093e5271/?action=forceDL

A entrada D/I é mesmo a equivalente a R/S, inclusive no datasheet dele, na parte que fala das temporizações, aparece RS e não DI. Se for operação envolvendo dados, ela deve ser setada e se envolve comando, apagada.

O pino 17 VEE deve ser ligado a uma tensão negativa em relação ao VDD.

Durante minhas experiências, constatei que o valor ideal é de -13v em relação ao VDD.

O VDD pode variar de 2,7v a 5,5v.