Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com display grafico ITM-12864K0-002 e PIC18F452


tordine

Posts recomendados

Caros, bom dia!

Sou iniciante em eletronica e em programação de microcontroladores... então estou enfrentando algumas dificuldades com minha mais nova aquisição, um display grafico ITM-12864K0-002.

Vamos la:

Fiz um programa de teste usando o MicroC, uma coisa bem simples, so exibindo algumas linhas... Com base no datasheet fiz a ligação no meu PIC, porém a criança não funciona!

Testei as saidas do PIC com o multimetro e também colocando LEDs e o PIC esta enviando os sinais...

Pra tentar entender algumas coisas, segue algumas dúvidas:

- o pino 4 (D/I) tem a mesma função do pino R/S que temos em alguns LCDs convencionais?

- o pino 17 (VEE) deve ser ligado no terra?

- uma ultima por enquanto, so por desencargo de conciencia, esse GLCD é 5V certo (pelo datasheet parece obvio, mas o vendedor havia me dito que era 3V)?

Bom pessoal, é isso... agradeço qualquer ajuda! :D

abraços,

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Thiago, acabo de finalizar um projeto, onde, inicialmente, utilizei este display (veja figura abaixo).

Acabei queimando o LED de back-light dele, mas, isto depois que já havia conseguido fazer o mesmo funcionar.

Depois, substitui por um de um outro modelo, onde, a diferença é que os chips são habilitados com nível alto em CS1 e CS2.

O modelo de PIC que utilizei é também o 18F452.

O meu programa está em Assembly:

http://www.esnips.com/nsdoc/536f55d2-9de1-4a7e-8c17-3bbc093e5271/?action=forceDL

A entrada D/I é mesmo a equivalente a R/S, inclusive no datasheet dele, na parte que fala das temporizações, aparece RS e não DI. Se for operação envolvendo dados, ela deve ser setada e se envolve comando, apagada.

O pino 17 VEE deve ser ligado a uma tensão negativa em relação ao VDD.

Durante minhas experiências, constatei que o valor ideal é de -13v em relação ao VDD.

O VDD pode variar de 2,7v a 5,5v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Muder_Fox, obrigado pela ajuda!

você disse: "Durante minhas experiências, constatei que o valor ideal é de -13v em relação ao VDD."

Como gero essa tensão negativa??? (lembre-se, sou iniciante em eletronica...rsrs)

Aterrei esse pino... então pode ser aqui o meu problema...

Sobre o VDD, estou mandando 4,9v... o que muda na prática se mandar um valor abaixo desse?

Obrigado!

abs,

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gerei esta tensão negativa a partir de uma tensão positiva de 12v, utilizando, primeiramente um CI regulador de 9v e depois, fiz a conversão para -9v utilizando o CI ICL7660 e baixando para -8v com o uso de um diodo zener.

Veja a figura abaixo.

Diminuir o VDD implica apenas em você aumentar a tensão negativa para que a diferença continue em 13v.

Este CI ICL7660 suporta, no máximo, 10v.

post-339955-13884953515051_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, teste com o meu programa para ver se ele funciona.

Eu utilizei um cristal de 16MHz aqui. Se você estiver usando um cristal de frequência maior, não garanto que o programa funcione. Menor, tudo bem.

Segue as ligações entre o PIC e o display para que funcione com o meu programa:

D/I = RD0

R/W = RD1

E = RD2

CS2 = RD3

CS1 = RD4

RESET = RD5

DB0 = RB0

.

.

.

DB7 = RB7

Aplique nível alto em RE1.

Aplique nível baixo em RA4 e RE0.

Faça estas ligações entre o PIC e o display com um resistor de 1k, por precaução.

Não tenho certeza se o programa irá rodar sem o restante do hardware do meu projeto, mas, acho que sim.

Você terá que configurar os fuses no gravador, pois, eu não coloquei eles no código.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O display que eu usei foi este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-95773162-display-grafico-128x64-back-azul-microcontrolador-pic-atmel-_JM

O part number dele é: MGD12864H-NS(W)-BBW-01

Mas, somente comprei este último porque queimei o LED do primeiro.

A única diferença entre eles é que no ITM-12864K0-002, os CIs são habilitados com nível baixo e no MGD12864H-NS(W)-BBW-01 com nível alto.

O MGD12864H-NS(W)-BBW-01 possui o CI 7660 para produzir a tensão negativa, mas, comigo não funcionou. Precisei produzir esta tensão externamente.

Para ver se o programa que te passei está rodando, ligue um LED através de um resistor de 330R ou mais em RC6.

Esta saída fornece um sinal de onda quadrada de 1Hz.

Postei o circuito do meu projeto neste tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/showthread.php?p=3945715#post3945715

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoal! Acabei de adquirir o display MGD12864H-NS(W)-BBW-01. Não estou conseguindo fazer funcionar....

Estou usando o PIC 18F4550 em C, e deixa ver se entendi:

- no datashhet que consegui, o pino 16=> D/I, e o pino 18=> RS(CS) os dois teriam a mesma função?

- não tem pino de VEE, então quanto devo aplicar no pino V0??

Agradeço qualquer ajuda...

Samuel

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu projeto: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3945715&postcount=271 eu utilizei a entrada D/I (pino 16) para selecionar entre operação com dados ou com instruções.

Esta entrada RS (pino 18) deixei desligada.

Pelo esquema de ligação que tem no datasheet, bastaria ligar um trimpot entre o V0 e o VSS.

Eu constatei que no circuito deste display existe um CI 7660, o qual geraria a tensão negativa para o LCD.

Mas, só funcionou aplicando uma tensão de -8v em relação ao VSS (-13v em relação ao VDD) no pino V0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Mulder_Fox, não consegui fazer a coisa funcionar.....

Deixei o pino RS(18) desconectado, e apliquei -8v em V0(3), só consegui ativar todos os pontos do dispay, mais nada. Não consigo resetar, nem escrever qualquer caracter no display, ou até mesmo ligar o cursor.

voce teria o datasheet deste modelo de display? O que tenho tem poucas páginas, e é muito resumido.

Estou usando D/I(16)= '0' para instrução, e '1' para dados, está correto? E os pinos CS1 e CS2, são ativados só quando envio dados?

Peço ajuda...

Abs

Samuel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

samueljgarcia, este tipo de display não tem cursor.

Perdi o datasheet deste display, mas, me lembro que era resumido mesmo, aliás, como a maioria dos datasheets de displays deste tipo.

O que me ajudou a entender o seu funcionamento foi o datasheet do controlador:

http://www.intelligentdisplay.com/PDFs/SBN0064G.pdf

Está correto os estados da entrada D/I.

Este display usa dois chips controladores, pois, cada chip controla metade do display.

Os pinos CS1 e CS2 habilitam, respectivamente os chips 1 e 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!