Ir ao conteúdo

Queimou fonte, queimou tudo?

rcsbass

Posts recomendados

Postado

Galera! Beleza?

Estes dias ao chegar em casa, encontrei minha mulher com cara de cachorrinho com fome (do tipo "fiz *****") e fui ver o que era... o computador simplesmente não ligava mais.

Muito bem... abri o PC e vi que a placa-mãe estava praticamente derretida. Compramos uma nova. O computador ainda não ligava e verificamos que a fonte também tinha queimado.

Compramos uma Seventeam 500w REAIS e o computador continuou apagado. Mas pelo menos desta vez a luz de energia da placa-mãe ligou. Mas decidimos comprar uma memória nova, uma Corsair 1066 DDR2.

Depois disso tudo... o computador AINDA não ligou. Depois disso eu virei pra ela e falei: só falta o processador ter ido pro saco também.

E agora?

Eu tenho quase 99,9% de certeza que o processador também queimou! E estou prestes a comprar um novo.

Gente... isso é comum ou é só azar de ter queimado tudo? Já queimei várias peças no meu computador mas nunca todas de uma vez!

Antes que eu me esqueça... a fonte antiga era uma Leadership Gamer genérica pra caral**... acho que eram uns 290w reais e 600w nominais...

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Fontes genéricas ou até mesmo essas fontes dai, como as Gamer da Leadershit, são tão confiáveis quanto uma nota de R$ 3,00. O maior problema delas nem é se as mesmas vão ser capazes de aguentar ou não a potência prometida e sim o mais importante, que é a manutenção da adequada alimentação para o PC. Para o que exatamente??? Para tudo o que tiver que ser alimentado dentro de um PC.

Vou te dar um exemplo para que entendas como a coisa é complicada.

Num dos últimos testes de fonte elaborados pelo CdH (dia 5 de novembro de 2009) foi testada uma fonte chamada PowerStrike de 550 Watts. O teste inteiro está ai para quem quiser ver: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1814

O teste tira como conclusão que a fonte é ruim, muito ruim, recebendo até mesmo o selo de Produto Bomba... Mas não é para isso que eu quero chamar a sua atenção, e sim para um detalhe, da página de número 8 desse teste, aonde o executor do teste diz literalmente e o filme mostra...

"No vídeo abaixo você pode ver o momento exato em que ela queimou (por volta dos 50 segundos). Nos mostradores do nosso testador de carga você pode ver as tensões de todas as saídas e, de repente, elas começam a ficarem “loucas” (a saída de +12 V vai a quase zero e a saída de +5 V vai a quase +7 V). Repare também que desde o início as saídas já estavam fora de sua faixa de operação correta."

Chamo a atenção para o detalhe de que simplesmente todos os circuitos lógicos da placa-mãe, dos HD's, da placa de vídeo, do que seja, que se alimentem dos 5 Volts, estarão irremediavelmente queimados após a tensão da fonte sair dos 5 Volts e subir para 7 Volts... Irremediavelmente torrados...

Então a economia que se faz em uma fonte fajuta, é de uma burrice tamanha que não tem sentido... A fonte de alimentação é o único elemento de um PC, o único periférico que tem seus braços estendidos a TODOS os outros periféricos do PC.

Um mau funcionamento da fonte pode causar a maior dor de cabeça..

Isso me faz lembrar, com o devido respeito e licença, da antiqüíssima piada aonde todos os órgãos do corpo humano resolveram testar quem deles era o mais importante... Resumindo acabou ganhando o "ânus" pois ao não operar numa boa, regularmente, a coisa fica realmente feia...

Assim é a fonte.. Se a mesma operar mal o resultado para o todo, para o seu PC é semelhante àquele do corpo humano na falha de seu órgão mais importante, segundo a piada...

Piadas a parte, sinto teres descoberto que infelizmente poderás ter muito mais elementos danificados ai no teu PC... Sinceras condolências.. Quanto a CPU, pode sim esperar o pior.... Acho que ela bem pode ter subido no telhado...

Nessas horas, e um caso semelhante desses aconteceu com um colega meu, é bastante aconselhável ou que envies o PC para conserto em oficina, ou partas para um PC novo, condenando, deixando em hibernação esse dai.

No caso desse meu colega, no troca troca de peças, para a nova placa-mãe que ele comprou, as peças danificadas do outro PC (sem nenhum sinal aparente) começaram ao ser inseridas nas peças novas, a danificar as mesmas. Ai foi uma bola de neve, um efeito avalanche que em minutos ele já não soube mais o que estaria bom e o que estaria ruim...

Por isso aconselho.... Bote ai nesse gabinete velho um PC totalmente novo...

Agora com uma fonte boa..

Abraço...

Postado

Obrigado!

Meu 1% de dúvidas se foi.

É uma pena por um lado que nós vamos comprar um computador novo praticamente. Se eu soubesse antes que o processador dela tinha queimado também, iria comprar uma placa mãe que suporte AMD como eu fiz pra mim.

Estou com um Phenom II x3 e mega satisfeito. Só falta umas memórias...

Valeu, mais uma vez!

E foi mal por postar no lugar errado. Quase não posto no fórum e por isso fico perdido.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!