Ir ao conteúdo

Dúvida display LCD.

test man*~

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal...

Como faço para escrever o símbolo ° no display lcd, usando um PIC?

Estou usando o comando abaixo, o C escreve na boa, mas o ° (que viria antes do C) não consigo escrever, alguém pode me ajudar?

comando_lcd(0x8e); //posiciona cursor

printf(escreve_lcd,"°C"); //Escreve °C na posição pré selecionada

Obrigado aos que responderem.

Postado

Tente isso:

const char character[] = {6,9,9,6,0,0,0,0};

void MostrarCaracterDeGraus(char pos_row, char pos_char) {
char i;
LCD_Cmd(64);
for (i = 0; i<=7; i++) LCD_Chr_Cp(character[i]);
LCD_Cmd(_LCD_RETURN_HOME); //se for mikroc 8.0 retire o underline do inicio do comando LCD_RETURN_HOME
LCD_Chr(pos_row, pos_char, 0);
}

OBS: Esse código é pro MikroC, se você usa outro compilador, você precisa adaptador o código.

Postado

Poxa, isso mesmo AlexandreHDK apareceu certinho muito obrigado, obrigado mesmo!

Obrigado também Piresk e Mauricio... Até mais amigos!

Agora aprendi escrever caracteres especiais, é só pegar o número em binário na font table, convertê-lo pra hexa e usar a barra invertida antes do número...

PROBLEMA RESOLVIDO!

Postado

Sim, claro! Tenha em mente que um LCD é uma memória RAM que exibe caracteres ASCII. Logo, é só pegar a referência ASCII do caractere que você quer imprimir, e mandar imprimir. LCD caractere é bico.

[]'s

• 1 ano depois...
Postado

Senhores, já que estamos falando em caracteres especiais, como faço para escrever caracteres como se fossem negritos? Ou seja, com a matriz acesa (preto) e o caracter apagado (aceso pelo backlight). Preciso fazer um menu e colocar esses caracteres no cabeçalho. Estou utilizando um display 20x4. Grato pela atenção.

• 8 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!