Ir ao conteúdo

Teste com Cooler Master Hyper TX3 - Tópico Oficial

Shura

Posts recomendados

Postado
shura você colocou 2 fan isto ?

pura caso você ja testou so com 1 fan ventilando pra ve se tem melhoras sigficatifas ?

Sim, tenho 2 fan's instalados, um na frente empurrando o ar e outro atrás puxando o ar, ambos são da própria CM. Neste caso já coloquei ambos pra ter o menor ruído o possível com temperatura baixa. Não cheguei a testar apenas com um pra ver a diferença de ruído/térmica.

Postado
os fans são de 92mm certo ? e você poderia postar os cfm deles

obrigado e t+

Segundo o site do fabricante:

Dimensão da Fan 92 x 92 x 25 mm

Velocidade da Fan 800 - 2800 R.P.M. (PWM)

Fluxo de Ar da Fan 15.7 - 54.8 CFM

O segundo é igual ao que já vem com o Hyper TX-3 na caixa.

7.jpg?1596967309

Postado

Bom Dia, Shura

Também tenho um CM Hyper TX3 com duas ventoinhas, a CM original como exaustor e uma Arctic Cooling (35CFM) como ventilador. Minha Mobo é uma Asus M4A785-M (vídeo onboard), processador Phenom II X4 940 e fonte Corsair VX450. Hoje no escritório estava internamente com 26ºC e a CPU estava fixa em 40ºC e depois de duas horas a Mobo estava 56ºC em Idle (só internet e office). Preciso me preocupar com a temperatura da Mobo sendo que da CPU está sempre por volta dos 41ºC?

Notas:

- a ventoinha da Arctic Cooling uso como ventilador porque ela não permite outro encaixe. Ela tem PWM e a rotação normal dela é por volta de 1650 RPM

- a ventoinha CM original está ligada com 7V para privilegiar o silêncio (deve dar 1633 RPM). Posso voltar a ligar em 12V, mas como o Arctic permite 5 fans no PWM a rotação ficará por volta de 1700RPM.

Postado
Bom Dia, Shura

Também tenho um CM Hyper TX3 com duas ventoinhas, a CM original como exaustor e uma Arctic Cooling (35CFM) como ventilador. Minha Mobo é uma Asus M4A785-M (vídeo onboard), processador Phenom II X4 940 e fonte Corsair VX450. Hoje no escritório estava internamente com 26ºC e a CPU estava fixa em 40ºC e depois de duas horas a Mobo estava 56ºC em Idle (só internet e office). Preciso me preocupar com a temperatura da Mobo sendo que da CPU está sempre por volta dos 41ºC?

Notas:

- a ventoinha da Arctic Cooling uso como ventilador porque ela não permite outro encaixe. Ela tem PWM e a rotação normal dela é por volta de 1650 RPM

- a ventoinha CM original está ligada com 7V para privilegiar o silêncio (deve dar 1633 RPM). Posso voltar a ligar em 12V, mas como o Arctic permite 5 fans no PWM a rotação ficará por volta de 1700RPM.

Bom dia engfabio

Como qualquer peça eletrônica, a sua mobo também tem um limite de temperatura para operação, especialmente se ela utiliza vídeo onboard de boa qualidade como o ATI HD 4200. A temperatura está bem elevada, você utiliza alguma ventilação dentro deste gabinete? O ideal seria que você postasse as medidas ou modelo do gabinete, e o que está utilizando para refrigeração do sistema (quantidade de fan's e posições instaladas dentro do gabinete).

Postado

Boa Tarde, Shura

Não uso outras ventoinhas no gabinete para evitar o barulho. Mas se agora no verão a coisa pegar fogo eu vou ser obrigado a colocar outra fan. Tem apenas as fans da fonte e as duas do TX3. você recomenda colocar um como exaustor na parte de trás ou como ventilador na lateral? As medidas do gabinete são 18 cm de largura; 38,5 cm de altura e 45 cm de profundidade. A grade atrás é para 2 fans de 8 cm. Posso ligar até 5 fans com controle PWM na ventoinha Arctic.

Obrigado

Postado
Boa Tarde, Shura

Não uso outras ventoinhas no gabinete para evitar o barulho. Mas se agora no verão a coisa pegar fogo eu vou ser obrigado a colocar outra fan. Tem apenas as fans da fonte e as duas do TX3. você recomenda colocar um como exaustor na parte de trás ou como ventilador na lateral? As medidas do gabinete são 18 cm de largura; 38,5 cm de altura e 45 cm de profundidade. A grade atrás é para 2 fans de 8 cm. Posso ligar até 5 fans com controle PWM na ventoinha Arctic.

Obrigado

O ideal é criar um "tunel de vento", colocando entrada de ar pela frente e na lateral, e uma exaustão na saida. Apesar de todos nós apreciarem o silêncio, os equipamentos que costumamos usar não tem uma boa eficiência elétrica, de forma que desperdiçam muita energia através do calor que é dissipado para o ambiente. Também, perdem performance e vida útil quando são obrigados a trabalhar em uma temperatura inadequada, quando poderiam estar trabalhando numa faixa muito boa ou pelo menos aceitável. Recomendo que, pelo menos durante o verão faça o possível para manter a sua mobo em torno de 35ºC, pois o chipset 785G literalmente frita nesses dias. Além de tudo, componentes como a memória e o disco rígido não reagem bem a temperaturas mais altas, e como você está obrigando o sistema a trabalhar da forma mais silenciosa o possível, também está permitindo que todo o ar quente fique dentro do gabinete, subindo de forma desnecessária a temperatura do conjunto. Altas temperaturas podem provocar diversos tipos de incovenientes, como perda de performance, travamentos, tela azul, deformações no prato do disco (temperatuas muito elevada por longo período) ou até mesmo queima de componentes (incluindo mandar pro espaço a placa controladora do HD, que já aquece muito sem pagar imposto).

Postado

Shura, Boa noite

Abri mão do silêncio e coloquei a fan do CM para funcionar normalmente com 12V. Afinal, durabilidade é melhor que o barulho produzido (de uns 20 dBA). Para voltar a ter o silêncio uso o EPU-4 Engine da Asus e deixo no modo Auto (você sabe como configurar o EPU para sempre iniciar no modo Auto?)

No escritório com temperatura ambiente em 26ºC a mobo já começa com 40ºC e a CPU com 35ºC. Depois de 1 hora quase estabiliza em 51ºC e 40ºC respectivamente (antes ia subindo, subindo,....). Agora sobe, mas 1ºC por hora. Se voltar a subir terei que colocar outra fan na frente e outra atrás.

Parece que as saídas de ar atrás do gabinete desse PC é pequena (o gabinete é Upson). Na frente não tem lugar para fixação mas tem entrada do ar (nesse caso teria que prender a base da fan com fita dupla face). O certo atrás era recortar a chapa para o ar da fan sair mais facilmente. Tudo depende da intensidade desse verão. Valeu! Obrigado mesmo.

Abraços

05gabineteupson128j

Postado
Shura, Boa noite

Abri mão do silêncio e coloquei a fan do CM para funcionar normalmente com 12V. Afinal, durabilidade é melhor que o barulho produzido (de uns 20 dBA). Para voltar a ter o silêncio uso o EPU-4 Engine da Asus e deixo no modo Auto (você sabe como configurar o EPU para sempre iniciar no modo Auto?)

No escritório com temperatura ambiente em 26ºC a mobo já começa com 40ºC e a CPU com 35ºC. Depois de 1 hora quase estabiliza em 51ºC e 40ºC respectivamente (antes ia subindo, subindo,....). Agora sobe, mas 1ºC por hora. Se voltar a subir terei que colocar outra fan na frente e outra atrás.

Parece que as saídas de ar atrás do gabinete desse PC é pequena (o gabinete é Upson). Na frente não tem lugar para fixação mas tem entrada do ar (nesse caso teria que prender a base da fan com fita dupla face). O certo atrás era recortar a chapa para o ar da fan sair mais facilmente. Tudo depende da intensidade desse verão. Valeu! Obrigado mesmo.

Abraços

05gabineteupson128j

Bom dia!

Infelizmente não sei como deixar em auto, já tem mais de ano que não uso placas da Asus...resolvi dar meu braço a torcer para a ECS e me dei mal, mas como ela funciona normalmente, não penso em trocá-la.

Realmente, se a chapa for dessas todas furadinhas ou com grades muito fechadas, seria legal se tivesse como recortar e deixar um bom acabamento, com grades cromadas...elas deixam muito ar passar e impede que algo bata no fan por algum descuido. Eu tive que fazer isso em uma fonte MTek de um gabinete desktop, pois ela aquecia demais, troquei o ventilador e retirei a grade original pois era muito fechada.

Postado

Bom Dia, Shura

Percebi o defeito do gabinete desse computador: o ar quente não sai quase nada pelas frestas traseiras. Colocando a mão, dentro do gabinete, atrás do TX3 existe uma boa saída de vento. Mas se colocar a mão atrás, fora do gabinete, percebe-se que quase não existe saída de ar. Para entender melhor fiz a seguinte experiência: coloquei uma pequena bolinha de isopor no fundo e atrás do gabinete. Quando ligo o computador a bolinha é "empurrada" para a frente do gabinete. Ora não deveria existir corrente de ar nesse local. Então terei que abrir mão completamente do silêncio e colocar uma ou duas fans na traseira (80mm).

Pelas fotos talvez você entenda melhor. As setas laranjas são do ar quente que sai do TX3. As setas vermelhas são do ar quente que fica dentro do gabinete (experiência do isopor). Para ver se as entradas, laterais e frontal, estão eficientes fiz um duto de plástico obrigando o ar a ter o sentido desejado, e coloco uma vela de aniversário recém apagada para ver a direção da fumaça.

Postado
Bom Dia, Shura

Percebi o defeito do gabinete desse computador: o ar quente não sai quase nada pelas frestas traseiras. Colocando a mão, dentro do gabinete, atrás do TX3 existe uma boa saída de vento. Mas se colocar a mão atrás, fora do gabinete, percebe-se que quase não existe saída de ar. Para entender melhor fiz a seguinte experiência: coloquei uma pequena bolinha de isopor no fundo e atrás do gabinete. Quando ligo o computador a bolinha é "empurrada" para a frente do gabinete. Ora não deveria existir corrente de ar nesse local. Então terei que abrir mão completamente do silêncio e colocar uma ou duas fans na traseira (80mm).

Pelas fotos talvez você entenda melhor. As setas laranjas são do ar quente que sai do TX3. As setas vermelhas são do ar quente que fica dentro do gabinete (experiência do isopor). Para ver se as entradas, laterais e frontal, estão eficientes fiz um duto de plástico obrigando o ar a ter o sentido desejado, e coloco uma vela de aniversário recém apagada para ver a direção da fumaça.

Excelente suas experiências!

Pela foto, realmente terás que abrir mão do silêncio. Existem diversos modelos de fan 80 mm, seria interessante dar uma pequena pesquisada para saber o que lhe fornecerá a maior quantidade o possível de CMF com um nível de ruído aceitável. Uma solução poderia ser um controlador de fan's do tipo que permite observar algumas temperaturas e regular a velocidade dos fan's. Utilizo este tipo de controlador para aumentar a velocidade conforme o necessário, mantendo o interior do gabinete em silêncio a maior parte do tempo.

Postado

Olá amigos, até que enfim montei meu novo PC, ainda falta alguns ajustes, mas, já dar pra se ter uma ótima impressão desse cooler TX3 da Cooler Master.

O TX3, está rodando entre 900~1000 RPM (com auxílio de mais dois FANs no gabinete Tt V3 Black, de 12cm, (frontal e traseiro) a temperatura do processador se mantem entre 35°C~43°C. (35°C ao ligar o PC e 43°C, seja lá qual for o programa ou jogo que eu rode) a média é 40°C. A princípio, pelos testes feitos com TX3, a temperatura de 40°C do processador pode ser considerada "alta" em IDLE, talvez diminua um pouco no processo de "cura" da pasta térmica, mas, é impressionante como esse cooler sustenta a temperatura dos núcleos a ~70°C e do processador em no máximo 43°C, com 100% de carga e com a ventoinha a somente 1000 RPM, realmente me impressionou. Também gostei muito do nível de ruído do cooler, muito baixo, ou seria o nível de não ruído? :)

Apenas atentem para um detalhe na instalação, que já foi citado pelo teste do Clube do Hardware e pelo criador desse tópico também, a base desse cooler, não é totalmente "liza", por tanto, exige uma certa atenção na hora de colocar a pasta térmica.

No meu caso, eu passei uma fina camada no processador e praticamente "pintei" a base do cooler, a pasta térmica que o acompanha tem uma textura quase líquida, realmente chega a parecer com a textura de um verniz mais consistente.

Por fim, posto duas screens, onde mostro que o cooler TX3 sustentou o processador em menos de 45°C por mais de sete minutos de stress no teste do Everest.

tempbz.jpg

testecpu.jpg

PC testado:

i5 [email protected] + TX3 Cooler Master

ECS P55H-A

Kingston Value 1333MHz 1.5V - 4GB + Dissipador AKASA

ATI Radeon HD 5670 1GB

VX 550 Corsair

Gabinete Thermaltake V3 Black

HD 320GB Seagate

DVD/-+RW LG

------------------------------------------------------------------------------------

Gostaria, se possível, alguém me informar do que se trata essas temperaturas mostradas no CPUID HWMonitor, não consegui decifrá-las.

TMPIN1 128°C (262°F)

TMPIN2 -61°C (-79°F)

snap1p0.jpg

OBS. para não ficar fora do tópico, podem enviar MP.

Grato a todos que puderem me ajudar.

Postado
daniel qual é sua temperatura ambiente ?
Eu acredito que fique por volta de 27°C~30°C. Aqui é interior de PE e é bem quente nessa época.

No intuito de ajudar a quem esteja com dúvida sobre o TX3, eu me surpreendi positivamente com o seu desempenho, apesar de ter um gabinete com boas condições térmicas, o TX3 faz seu trabalho de maneira incontestável, pelo menos no meu caso, vejam...

tempcpia.jpg

Postado

no caso de instalar somente uma FAN, qual o lugar mais adequado para se colocar?

e no caso de instalar ela na frente como nessa imagem imageview.php?image=32236

ela devera estar tirando o ar quente ou jogando ar no cooler?

Postado
no caso de instalar somente uma FAN, qual o lugar mais adequado para se colocar?

e no caso de instalar ela na frente como nessa imagem imageview.php?image=32236

ela devera estar tirando o ar quente ou jogando ar no cooler?

Jogando o ar no cooler. A forma instalada conforme demonstrado nesta imagem é a mais adequada para gabinetes que tenham a fonte na parte norte do gabinete.

Quem tiver fonte instalada na parte sul, pode optar por instalar o cooler jogando o ar para cima, contanto que o gabinete tenha uma forma de retirar o ar quente do teto de forma ativa.

Vale lembrar, que tratando-se de refrigeração, o gabinete da foto ficaria com melhor refrigeração se contasse com um fan instalado na parte traseira para auxiliar a exaustão do ar quente jogado pelo cooler do processador, do contrário este trabalho pesaria sobre a exaustão da fonte, que aquecida perderia sua eficiência.

P.S. a direção do ar deve ser sempre para trás ou para cima (se tiver exaustão ativa no teto).

Postado

Então tranquilo pra mim, pretendo instalar conforme nessa imagem e com uma Akasa apache ali na traseira retirando o ar quente.

Fico grato por me responder, abraços.

Postado

Instalei ele aqui igual você disse e não tive bons resultados não, ele está 1 grau mais frio em iddle e uns 5 em full, isso é pouco não é não? ainda mais que utilizei pasta Arctic silver 5, to achando que acabei passando muita pasta.

Meu processador é um phenom ii x4 955

Temperaturas antes:

46~48 60~65 (full) nao tava nem podendo rodar ele no maximo por causa do calor absurdo aqui... deve estar uns 36 graus e meu quarto é mais quente ainda

agora:

45~46 57~62 (full)

Postado
Instalei ele aqui igual você disse e não tive bons resultados não, ele está 1 grau mais frio em iddle e uns 5 em full, isso é pouco não é não? ainda mais que utilizei pasta Arctic silver 5, to achando que acabei passando muita pasta.

Meu processador é um phenom ii x4 955

Temperaturas antes:

46~48 60~65 (full) nao tava nem podendo rodar ele no maximo por causa do calor absurdo aqui... deve estar uns 36 graus e meu quarto é mais quente ainda

agora:

45~46 57~62 (full)

Isso realmente é mais comum do que se parece, as pessoas acabam passando pasta a mais e se a pasta for um pouco mais consistente, aí é que dar errado, porque a pasta vai bloquear a transferência do calor do processador para o dissipador ao invés de conduzir o calor do mesmo para o dissipador.

Agora, eu tive o mesmo resultado do nosso amigo Shura, usando a pasta que vem com o cooler, em idle, fica em 36~38°C e jogando ou testando com o prime95, não passa mais de 40°C, depois que coloquei dois FANs de 12cm no topo. Por que as pessoas não estão confiando na pasta cooler master que vem com ele? :lol::confused:^_^

Postado

Agora, eu tive o mesmo resultado do nosso amigo Shura, usando a pasta que vem com o cooler, em idle, fica em 36~38°C e jogando ou testando com o prime95, não passa mais de 40°C, depois que coloquei dois FANs de 12cm no topo. Por que as pessoas não estão confiando na pasta cooler master que vem com ele?

Não é só questão de confiança...por exemplo: toda minha montagem e esquemas de arrefecimento baseiam-se em experiências passadas, desde micros, notebooks quanto servidores IBM\DELL\HP. Isso vai ao gosto. Eu particularmente, não gosto de usar adesivos ou pastas térmicas sem ter a especificação de dissipação térmica, que é o caso da pasta que vem com o TX3. Provavelmente ela seja boa o suficiente para extrair o máximo de performance do TX3, mas eu optei por usar a pasta Akasa AK450 por já ter experiências passadas com ela, e diga-se de passagem, boas experiências.

Pela tua experiência, teve excelentes resultados usando a pasta da CM, o que prova que é uma boa pasta, talvez superior a AK450 que utilizei.

Só uma observação aos colegas...muitos pontos vão contar na instalação do cooler, uma boa fixação, aplicação correta da pasta e área bem ventilada, para não criar uma "estufa" dentro do gabinete, nenhum air-cooler faz milagres...e também fica russo de comparar resultados com processadores diferentes, principalmente se for comparação de Phenon I com II ou até mesmo se for comparar com Intel. Mesmo se o TDP for igual, existem n fatores que podem dar resultados diferenciados do obtido por outra pessoa (tamanho do gabinete, organização, ventilação, mobo, fonte, memória, quantidade de HD's, temperatura ambiente, sistema instalado e por ai vai).

Postado
Pela tua experiência, teve excelentes resultados usando a pasta da CM, o que prova que é uma boa pasta, talvez superior a AK450 que utilizei.

Só uma observação aos colegas...muitos pontos vão contar na instalação do cooler, uma boa fixação, aplicação correta da pasta e área bem ventilada, para não criar uma "estufa" dentro do gabinete, nenhum air-cooler faz milagres...e também fica russo de comparar resultados com processadores diferentes, principalmente se for comparação de Phenon I com II ou até mesmo se for comparar com Intel. Mesmo se o TDP for igual, existem n fatores que podem dar resultados diferenciados do obtido por outra pessoa (tamanho do gabinete, organização, ventilação, mobo, fonte, memória, quantidade de HD's, temperatura ambiente, sistema instalado e por ai vai).

Por essa observação final, você mostra ser um bom conhecedor em sistema de refrigeração, parabéns pelo tópico.

OBS. Os meus resultados foram obtidos "apenas" com um FAN instalado no TX3.

Postado

Mas o que me leva a crer que seja a pasta termica mal aplicada mesmo, é que eu ainda troquei as 2 FANS q eu tinha no gabinete (na frente pegando ar, atras tirando o ar) genericas por duas Akasa Apache.

ou seja: só por isso ja era pra ter uma diferença nas temperaturas...

Postado
Mas o que me leva a crer que seja a pasta termica mal aplicada mesmo, é que eu ainda troquei as 2 FANS q eu tinha no gabinete (na frente pegando ar, atras tirando o ar) genericas por duas Akasa Apache.

ou seja: só por isso ja era pra ter uma diferença nas temperaturas...

No início do tópico eu relatei uma experiência que eu tive de problema na montagem do TX3...que apresentou temperaturas absurdas. Pode ser que exista uma necessidade de você revisar a instalação desde o início para tentar obter um valor final que lhe agrade.

• 2 semanas depois...
Postado
Olá, shura, gostaria de saber qual o outro fan que você colocou no tx3?

Vou comprar o meu amanhã e gostaria de colocar 2 coolers tb.

abraços.

no meu caso foi instalado o segundo fan, um Zalman F2.

Você não deve ter visto essa informação no início do tópico,

http://www.zalman.co.kr/ENG/product/CategorySecond_Pic.asp?categoryname=Case%20Fans&categorySecond=CAS18

http://www.londritech.com.br/ecommerce_site/produto_97398_1623_Cooler-gabinete-Zalman-92X92mm-ZM-F2-Plus-

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!