Ir ao conteúdo

Como programar PIC com encapsulamento SMD?

Sink00

Posts recomendados

Postado

Eu ja programei um PIC com Ecapsulamento DIP. Como eu faço para programar um PIC com encapsulemnto SMD? De preferenica o modo mais economico :D. A unica coisa que eu tenho para programar PICs é um JDM com socket ZIF.

Vlew!!

Postado

A única forma seria através da gravação ICSP ( in circuit serial programming ), da uma olhada no datasheet do componente, lá a microchip descreve exatamente este procedimento, mas basicamente ele permite que você grava o Pic dentro de sua própria aplicação sem retira-lo para gravação como é costume fazer com o invólucro DIP, infelizmente você necessitará de um gravador para esta finalidade, normalmente os pinos são ( lembrando que o Data e o Clock variam conforme o modelo )

MCLR

VDD

VSS

RB6-Clock

RB7-Data

Postado

Algumas duvidas sobre ICSP. Eu não entendi, Digamos que eu enha um JDM e faça uma gambiarra do tipo pegar um socket de 40 pinos e solde na parte de cima do socket fios saindo das portas que eu desejo e conecatar esses fios no meu circuito com o PIC SMD ira funcionar? Quando eu for grava ro PIC ele tem que estar separado do resto do circuito? Ou seja eu tenho que colocar um jumper para isola-lo do circuito? Digamos que eu compre um adaptador DIP e com ele eu coloque um bootloader no PIC e depois apenas deixe dois inos na minha placa a serem conectados para eu gravar. Funciona? Alguem tem algum tutorial bom para realizar ICSP?

OBRIGADO!!

Postado

Amigo sink, vou tentar explanar melhor, basicamente você vai puxar 5 fios do seu gravador JDM:

-VCC;

-GND;

-MCLR (sem ele nao funciona);

-PGD;

-PGC.

a grosso modo é isso mesmo que voce disse, soldar os fios do JDM no soquete dip, so verfique o datasheet para saber quais são os pinos correspondentes do seu chip.

QUal o modelo que estas trabalhando?

abs.

Postado

Eu atualmente estou trabalhando com o 18f2550 mas provavelmente covou para o 18f4550 que é igual so que com maisportas. Mas então na hora de gravar, eu tenho qu isolar ele do circuito?

Postado

A sigla ICSP traduzida para o português significa Programação Serial no Circuito.

Ou seja, é exatamente para que não se precise remover o CI do circuito.

No caso de CI SMD, é a única opção, pois, não existe soquete para CI SMD.

Ao projetar o seu circuito, ou você deixa os pinos envolvidos na programação exclusivos para isto ou, projeta o circuito de forma que os sinais provenientes do gravador não sejam afetados pelo circuito.

Quando o PIC entra no modo de gravação, ele leva todos os pinos não envolvidos na gravação para alta impedância.

Leia este documento da Microchip para mais informações:

http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/39622k.pdf

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!