Ir ao conteúdo

HP OfficeJet Pro 8000 - cabeças melhores que a K5400?

bra2006

Posts recomendados

Postado
Já faz tempo que tinha tinta a 30,00 até troquei de fornecedor porque ele me vendeu tinta PDJ9800 fajuta. Hoje procuro mais qualidade. Por isso indico aquele pessoal. Aqui no fórum tem muita gente com experiência de diversas tintas por isso temos que ouvir cada um.

Boa Sorte

Helder

Helder, eu acho que você tá usando a PDJ 9800 e as corantes da Sensient um bom tempo... Pergunta: Você encontrou ou tá encontrando problemas com as corantes da Sensient, porque eu vi você falando que iria testar as tintas da INKTEC (mesmas que o Laurus está usando).

Valeu.

Postado

As tintas qualyink eu compro na anaworld, as sensient na fvink (importador oficial), até agora a mistura das tintas da qualyink com as originais não ocorreram nenhum entupimento.

Faju, se você for utilizar papel de foto não use a pdj 9800 use as qualyink corante preta.

Postado
As tintas qualyink eu compro na anaworld, as sensient na fvink (importador oficial), até agora a mistura das tintas da qualyink com as originais não ocorreram nenhum entupimento.

Faju, se você for utilizar papel de foto não use a pdj 9800 use as qualyink corante preta.

Eu ia comprando as tintas da Qualyink, mas dois contatos meus aqui que trabalham com impressão em grande escala disseram que pós 5.000 impressões o magenta e o preto começaram a dar problemas de entupimento, preferi não arriscar, e eles compraram direto com o fornedor da Qualyink.

e aí?

• Membro VIP
Postado
Helder, eu acho que você tá usando a PDJ 9800 e as corantes da Sensient um bom tempo... Pergunta: Você encontrou ou tá encontrando problemas com as corantes da Sensient, porque eu vi você falando que iria testar as tintas da INKTEC (mesmas que o Laurus está usando).

Valeu.

Não tenho problemas, mas a tinta da Inktec é pigmentada portanto não desbota nem sai com água.

a PDJ9800 não desbota nem sai com água, mas as coloridas corantes sim. por isso vou testar a Inktec.

Vamos continuando com a "Saga" da escolha de melhor tinta.

Abraços.

Helder

Postado
Eu ia comprando as tintas da Qualyink, mas dois contatos meus aqui que trabalham com impressão em grande escala disseram que pós 5.000 impressões o magenta e o preto começaram a dar problemas de entupimento, preferi não arriscar, e eles compraram direto com o fornedor da Qualyink.

e aí?

Olá Jucylenio, então o maior problema é que só existem 3 tintas consideradas específicas para a hp 8000 NO BRASIL, as qualyink corantes, formulaink e as inktec pigmentadas, então temos 33% de chances de acertar, o que me levou a comprar as tintas da qualyink é que a inktec não vende fracionado e pra mim não compensa comprar 4 litros de tinta, mas acho que as melhores atualmente devem ser as da inktec mesmo, porém não dá para usar qualquer papel de foto. Teve gente aqui no forum que disse que a formulaink no começo foi bem e depois começou a falhar tb.

O nosso leque de opções fica muito limitado, fazer o que. Estou esperando chegar as tintas da ocp pra testar e ver no que da, o problema é o preço (85,00 por 500ml)

Postado
Olá Jucylenio, então o maior problema é que só existem 3 tintas consideradas específicas para a hp 8000 NO BRASIL, as qualyink corantes, formulaink e as inktec pigmentadas, então temos 33% de chances de acertar, o que me levou a comprar as tintas da qualyink é que a inktec não vende fracionado e pra mim não compensa comprar 4 litros das tinta, mas acho que as melhores atualmente devem ser as da inktec mesmo, porém não dá para usar qualquer papel de foto. Teve gente aqui no forum que disse que a formulaink no começo foi bem e depois começou a falhar tb.

O nosso leque de opções fica muito limitado, fazer o que. Estou esperando chegar as tintas da ocp pra testar e ver no que da, o problema é o preço (85,00 por 500ml)

Olá Infogenius et All,

Estou chegando nas 40 mil impressões com uma 8500 e durante este tempo já testei muita tinta e joguei um lote de dinheiro no lixo.

O que funciona e o que não funciona?

Tinta da Multivisi, corram dela pois não presta e o pós venda dos caras é uma piada.

Preta da Ana Word, é muito desbotada, ou seja quando se imprimi uma área muito grande não fuca um preto de verdade e tem uma tendência a ficar acinzentado. Eles tem um excelente pós venda, trocaram a tinta e me devolveram o dinheiro inclusive o dinheiro do frete.

American Ink Jet, é uma excelente corante e o resultado final fica melhor do que com a tinta original. O preto é a prova d'água inclusive com papel comum.

Ink Jet Companhy, é o que ainda estamos usando mas o preto dá problema sério quando se imprime uma quantidade grande, pois gera uma borra que entope a cabeça, também dá problema no ciano e o magenta é muito claro.

Não serve para imprimir sobre papel fotográfico uma vez que o preto sai quando se passa o dedo, mas foi a única pigmentada que encontramos que deu para fazer os nossos trabalhos de gráfica rápida.

Inktec, compramos recentemente um litro de amarelo e o critério usado para comprar o amarelo é que era a tinta que estava faltando.

Tenho uma máquina trabalhando com o amarelo, até agora cerca de 5000 impressos está se comportando muito bem e isto nos motivou a comprarmos as outras cores, mas ainda não recebemos.

Tinta Corante e Pigmentada

A cabeça 940 é rigorosamente a mesma cabeça da série 88 a única diferença é o chip e que uma trabalha com corante a outra pigmentada, assim sendo não vejo nenhum problema em se usar (desde que seja feito os procedimentos de limpeza) as tintas para a série 88 e ai já temos muito tempo de lançamento dessa série e uma boa quantidade de tintas de qualidade muito boa, assim sendo não vejo nenhum problema se a opção for a de se usar corante.

Neste campo se tem a Sensient e a American Ink Jet que são tintas excepcionais.

De todas as tintas que testamos a Inktec foi a única que tem aparência verdadeiramente profissional, a embalagem não é genérica e foi desenvolvida especialmente para essa tinta e no rótulo vem especificando que é para 940.

Estou muito confiante que a minha busca por tinta finalmente chegou ao fim.

Postado

Obrigado pelas informações LAURUS, vou comprar tambem a INCTEC, eu já conheco a marca, já usei, mas para outra impressora comun, hp 640, lembro que a qualidade da tinta, após recarregar éra muito boa, agora vou testar para a 940, abraços e obrigado

Postado
Olá Infogenius et All,

Estou chegando nas 40 mil impressões com uma 8500 e durante este tempo já testei muita tinta e joguei um lote de dinheiro no lixo.

O que funciona e o que não funciona?

Tinta da Multivisi, corram dela pois não presta e o pós venda dos caras é uma piada.

Ai Laurus,

Obrigado pelo toque em relação as tintas da Multivisi, eu acabei de ligar para uns conhecidos meus aqui que já estavam próximo de fechar a compra das tintas deles, segundo eles o vendedor da Multivisi fez a maior propaganda em relação a entupimento, disse que a tinta era de primeira.

Valeu.:cool:

Postado
Ai Laurus,

Obrigado pelo toque em relação as tintas da Multivisi, eu acabei de ligar para uns conhecidos meus aqui que já estavam próximo de fechar a compra das tintas deles, segundo eles o vendedor da Multivisi fez a maior propaganda em relação a entupimento, disse que a tinta era de primeira.

Olá jucylenio,

Eu comprei a tinta deles, é uma belíssima de uma porcaria, o preto fica lavado e ainda de quebra entupiu a cabeça, ai entrei em contato com eles expliquei o que estava acontecendo e o cara de pau disse que o problema é que eu não sabia usar o bulkink.

Não aceitaram a tinta de volta e são péssimos no pós venda.

Se alguém quiser jogar dinheiro fora é só comprar Multivisi.

A tinta não vale nada e o pós venda é uma porcaria.

Postado
Ai Laurus,

Olá jucylenio,

Eu comprei a tinta deles, é uma belíssima de uma porcaria, o preto fica lavado e ainda de quebra entupiu a cabeça, ai entrei em contato com eles expliquei o que estava acontecendo e o cara de pau disse que o problema é que eu não sabia usar o bulkink.

Postado
Ai Laurus,

Olá jucylenio,

Postado

Esses caras, verdadeiros caloteiros, nem sabem que existe essa tinta da inktec, nós aqui do fórum que fomos os primeiros a descobrir ela, eu já cansei de gastar dinheiro com esses picaretas, vendem tinta da epson para hp esses caras da multivisi me disseram que o máximo que as cabeças de impressão aguentam é 10 mil cópias, com a tintas deles que é de epson pode ser até. Ainda bem que não comprei deles.

Postado

laurus

American Ink Jet, é uma excelente corante e o resultado final fica melhor do que com a tinta original. O preto é a prova d'água inclusive com papel comum.

Essa seria boa ?

Inktec, compramos recentemente um litro de amarelo e o critério usado para comprar o amarelo é que era a tinta que estava faltando.

Tenho uma máquina trabalhando com o amarelo, até agora cerca de 5000 impressos está se comportando muito bem e isto nos motivou a comprarmos as outras cores, mas ainda não recebemos. - De todas as tintas que testamos a Inktec foi a única que tem aparência verdadeiramente profissional, a embalagem não é genérica e foi desenvolvida especialmente para essa tinta e no rótulo vem especificando que é para 940.

Estou muito confiante que a minha busca por tinta finalmente chegou ao fim.

Essa seria OTIMA ?

Você indicaria qual marca/modelo na cor BLACK ?

Você poderia me passar o contato do distribuidor da marca Inktec? Caso essa seja a melhor tinta no momento testada por você.

Obrigada!

Postado

Infogenius

As tintas qualyink eu compro na anaworld, as sensient na fvink (importador oficial), até agora a mistura das tintas da qualyink com as originais não ocorreram nenhum entupimento. - Faju, se você for utilizar papel de foto não use a pdj 9800 use as qualyink corante preta.

As sensient você compra na fvink, seria apenas a black né ?

Qual seria o preço de 1L black da sensient e você teria como me passar o msn/telefone/nome do seu distribuidor ?

Quero usar essa PDJ-9800 da Sensient, parece em ser boua...

No caso eu não iria usar papel fotografico,

Uma coisa, a black da qualyink da para misturar com a original também ??

valeu!!

Postado
Primeiramente gostaria de parabenizar a todos daqui do fórum pela contribuição que cada um tem dado e tb pela disposição de todos para se tentar resolver os problemas dos amigos aqui. Parabéns a todos!

Laurus, o link do representante do brasil é esse: http://www.mitecbrasil.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=93%3Aofficejet-80008500&catid=36%3Ademo-articles&Itemid=148

essa tinta pigmentada não aparece para compra no site (para compra), mas por telefone agente consegue comprá-la, liguei para esse representante e eles me passaram uma lista de preço, aonde aparece essa tinta custando R$ 85,00 o litro. O problema é que eles só vendem de 1 litro ou mais e pra eu comprar sozinho fica meio puxado. Gostaria de saber se alguém conhece esta marca INKTEC, se é confiável. A respeito das tintas da bulkinkstore, essas tintas devem ser as específicas da K5400, porque ainda a american inkjet ainda não lançou a tinta pigmentada da HP PRO 8000/8500, por isso esses problemas que você apresentou, além de que as tintas corantes não possuem resistencia a água em papel comum, mas PODEM apresentar resistência em papéis especiais.

Uso a tinta da American Ink Jet adquirida na www.bulkinkstore.com.br a 6 meses. as cabeças da minha pro 8000 já passaram de 40000 impressões. É muito boa, e a qualidade das cores é incomparavel.

Esta questão de que a pro 8000 só aceita tinta pigmentada é buato, pois a cabeça é identica a da k5400 que usa tinta corante de fabrica. Aunica diferença e o cirquito.

Alias, em qualquer impressora você pode escolher o uso de tintas corantes ou pigmentadas, porque a pro 8000 seria diferente.

Quem começou com está piada foi o pessoal da Multivisi e o boato espalhou.

Postado

Antes de usar as tintas da american ink jet eu usava a tinta da inktec pigmentada que comprava da empresa mito que e a importadora oficial da inktec no brasil. É uma tinta muito boa para cabeÇa durar mas o preÇo É salgado e as cores nÃo sÃo perfeitas.

Depois de pensar muito e ficar com o pÉ atrás comprei da www.bulkinkstore.com.br as tintas da american ink jet que É pigmentada na cor preta e corante vivera nas coloridas. Fiquei com pÉ atrás pois todo mundo diz que a pro 8000 sÓ funciona com pigmentada. Mas sentindo firmeza no vendedor da bulk ink store que me disse que se eu nÃo gostasse me faria a devoluÇÃo da tinta e do dinheiro, comprei entÃo apenas 500mls de cada cor da dita cuja american ink jet que nÃo era totalmente pigmentada.

A tinta chegou em casa em embalagens fracionadas e sem rotulo o que me deixou mais com pÉ atrás ainda.

Mas ja tinta gastado o dinheiro e resolvi testar mesmo assim.

Dai por diante, os meus problemas acabaram, as minhas cabeÇas duram mais que 40000 impressÕes cada. Antes duravam 20000 com as tintas pigmentadas da inktec.

As cores da impressÃo sÃo identicas as dos cartuchos originais e brilha muito.

Achei a minha tinta!!!!

Tenho hoje 6 impressoras hp pro 8000 em minha grafica rapida, e compro a tinta da american ink jet em galÕes de 3,6 litros que agora vem na embalagem original com rotulo e tudo mais, pois É a menor embalgem que sai da fabrica desta marca.

ConclusÃo:

Este papo de que a pro 8000 e pro 8500 sÓ aceitam tintas pigmentadas É buato de internet.

Em todos os cartuchos do passado tinha-mos a opção de escolher entre usar tinta corante e pigmentada e qualquer uma das duas opÇÕes fucionavam muito bem.

Porque na pro 8000 seria diferente ?

Alias...

A cabeÇa da pro 8000 940 É identica a cabeÇa da k5400 88 que usa tinta corante de fabrica , sÓ muda o cirquito.

Um abraÇo a todos

• Membro VIP
Postado
Uso a tinta da American Ink Jet adquirida na www.bulkinkstore.com.br a 6 meses. as cabeças da minha pro 8000 já passaram de 40000 impressões. É muito boa, e a qualidade das cores é incomparavel.

Esta questão de que a pro 8000 só aceita tinta pigmentada é buato, pois a cabeça é identica a da k5400 que usa tinta corante de fabrica. Aunica diferença e o cirquito.

Alias, em qualquer impressora você pode escolher o uso de tintas corantes ou pigmentadas, porque a pro 8000 seria diferente.

Quem começou com está piada foi o pessoal da Multivisi e o boato espalhou.

Bom Dia Graficas São Paulo.

Eu Uso tinta Corante (sensient) sem problemas. Porém no momento da mudança costumo lavar as cabeças, porque pode ocorrer uma reação química entre a tinta original Pigmentada Microencapsulada. Dependendo do PH da tinta que for usar não acontece nada. O fato é que a maioria das tintas usam corantes ácidos.

A tinta HP 940 pigmentada é diferente das Epson pigmentadas microencapsulada, elas utilizam resinas diferentes para encapsular. Tenho um palpite que na Epson não ocorre esta reação.

Concordo que os injetores das cabeças 940 são idênticos aos da série 88.

Boa Sorte a todos.

Helder

Postado
Não tenho problemas, mas a tinta da Inktec é pigmentada portanto não desbota nem sai com água.

a PDJ9800 não desbota nem sai com água, mas as coloridas corantes sim. por isso vou testar a Inktec.

Vamos continuando com a "Saga" da escolha de melhor tinta.

Abraços.

Helder

Eng. Helder,

As corantes coloridas da Sensient tem proteção UV, mesmo assim elas desbotam?

• Membro VIP
Postado
Eng. Helder,

As corantes coloridas da Sensient tem proteção UV, mesmo assim elas desbotam?

Boa Tarde marciliojs,

É que eu comprei a colorida da mais barata, aquela sem proteção U.V.

att.

Helder

Postado
Antes de usar as tintas da american ink jet eu usava a tinta da inktec pigmentada que comprava da empresa mito que e a importadora oficial da inktec no brasil. É uma tinta muito boa para cabeÇa durar mas o preÇo É salgado e as cores nÃo sÃo perfeitas.

Depois de pensar muito e ficar com o pÉ atrás comprei da www.bulkinkstore.com.br as tintas da american ink jet que É pigmentada na cor preta e corante vivera nas coloridas. Fiquei com pÉ atrás pois todo mundo diz que a pro 8000 sÓ funciona com pigmentada. Mas sentindo firmeza no vendedor da bulk ink store que me disse que se eu nÃo gostasse me faria a devoluÇÃo da tinta e do dinheiro, comprei entÃo apenas 500mls de cada cor da dita cuja american ink jet que nÃo era totalmente pigmentada.

A tinta chegou em casa em embalagens fracionadas e sem rotulo o que me deixou mais com pÉ atrás ainda.

Mas ja tinta gastado o dinheiro e resolvi testar mesmo assim.

Dai por diante, os meus problemas acabaram, as minhas cabeÇas duram mais que 40000 impressÕes cada. Antes duravam 20000 com as tintas pigmentadas da inktec.

As cores da impressÃo sÃo identicas as dos cartuchos originais e brilha muito.

Achei a minha tinta!!!!

Tenho hoje 6 impressoras hp pro 8000 em minha grafica rapida, e compro a tinta da american ink jet em galÕes de 3,6 litros que agora vem na embalagem original com rotulo e tudo mais, pois É a menor embalgem que sai da fabrica desta marca.

ConclusÃo:

Este papo de que a pro 8000 e pro 8500 sÓ aceitam tintas pigmentadas É buato de internet.

Em todos os cartuchos do passado tinha-mos a opção de escolher entre usar tinta corante e pigmentada e qualquer uma das duas opÇÕes fucionavam muito bem.

Alias...

A cabeÇa da pro 8000 940 É identica a cabeÇa da k5400 88 que usa tinta corante de fabrica , sÓ muda o cirquito.

Um abraÇo a todos

Olá GRAFICASSAOPAULO,

Eu concordo plenamente contigo, sobre as cabeças da 88 e 940 sendo que a diferença é só o chip e basta se colocar um chip de 940 na 88 e vice versa para se ter a cabeça que se quer.

Quanto a pigmentada ai a coisa começa a pegar porque o que tem de tinta porcaria e de uso indevido sendo vendida para 940, tem até gente vendendo pigmentada para EPSON como se fosse para a 940.

GRAFICASSAOPAULO, a tinta que tu usastes da Inketec já era a específica para a 940?

É que a tinta específica é nova e ainda não está disponível na loja virtual deles, ou seja só por contato direto é que eles disponibilizam a tinta e o preço da pigmentada da Inketec está mais barato do que o da American Ink Jet, uma vez que um litro de Inketec sai por R$ 85,00 e o da American fica mais de 90,00 mas o principal problema não é o preço e sim que trabalhamos com gráfica rápida e não dá para usar corante em impresso do tipo cartão de visita ou bloco de receituário (só para ficar em dois exemplos), imagina fazer um bloco de receituário para um médico, o médico passar a receita e o paciente sair no chuvisco e pegar água e ficar tudo borrado.

Postado

GRAFICASSAOPAULO valeu pelos comentários, vou comprar essa tinta da bulkinkstore para colocar na minha impressora, o que vale é as cabeças de impressão durarem o máximo possível.

Percebi, quando coloquei a cabeça ciano/magenta nova, que quando seleciona papel fotográfico (resolução melhor) o preto é formado pelas cores ciano-magenta-amarelo e não pelo preto de fato, o que possibilita o uso de papel glossy com a combinação de preto pig.+CMY corantes. Percebi isso porque imprimi uns cartões e aonde era preto a tinta saía quando passava o dedo (cabeça ciano/magenta com tintas originais e amarelo/preto corantes).

Alguém aqui confirma que o preto é formado pelas cores CMY quando selecionado papel fotográfico?

Postado

ConclusÃo:

Alias...

Um abraÇo a todos

Nao concordo que seja a mesma cabeça de impressão, tem diferença de resolção entre as duas, a 940 é bem melhor, ela aceita sim a tinta corante, mas a qualidade da impressão cai muito, principalmente imprimindo pra papel comum na qualidade normal, e outra coisa, a unica cor que as 88 aceitam ser pigmentada é o preto, que ja vem pigmentada de fábrica, se voce colocar tinta pigmentada pra imprimir nas outras coisas vai começar falhar, eu coloquei um cartucho 940 magenta original por engano na impressora k8600 e após algumas impressões começou a falhar, tive que retirar a tinta da cabeça com um snap fill para ela voltar a funcionar normal de novo, eu estou usando tinta corante na minha pro8000 mas estou seguindo atentamente este forum pois pretendo voltar a usar tinta pigmentada nela, mas só quero comprar uma tinta que seja realmente boa.

Muito bom saber dessa tinta da American Ink Jet é tão boa, pois, estou a procura de uma tinta de qualidade pra usar na k8600, vou comprar um pouco para experimentar....

Ainda vamos chegar na tinta ideal

grande abraço a todos.....

Postado
GRAFICASSAOPAULO valeu pelos comentários, vou comprar essa tinta da bulkinkstore para colocar na minha impressora, o que vale é as cabeças de impressão durarem o máximo possível.

Percebi, quando coloquei a cabeça ciano/magenta nova, que quando seleciona papel fotográfico (resolução melhor) o preto é formado pelas cores ciano-magenta-amarelo e não pelo preto de fato, o que possibilita o uso de papel glossy com a combinação de preto pig.+CMY corantes. Percebi isso porque imprimi uns cartões e aonde era preto a tinta saía quando passava o dedo (cabeça ciano/magenta com tintas originais e amarelo/preto corantes).

Alguém aqui confirma que o preto é formado pelas cores CMY quando selecionado papel fotográfico?

Olá Infogenius,

Exatamente é isto que acontece, quando se imprime no modo fotográfico a impressora só usa as tintas coloridas e é por isso que quando se usa a corante o preto não sai, já se colocares o mesmo arquivo no Corel e mandares imprimir no modo normal a tinta preta vai sair se for impresso em papel fotográfico.

Postado
Nao concordo que seja a mesma cabeça de impressão, tem diferença de resolção entre as duas, a 940 é bem melhor, ela aceita sim a tinta corante, mas a qualidade da impressão cai muito, principalmente imprimindo pra papel comum na qualidade normal, e outra coisa, a unica cor que as 88 aceitam ser pigmentada é o preto, que ja vem pigmentada de fábrica, se voce colocar tinta pigmentada pra imprimir nas outras coisas vai começar falhar, eu coloquei um cartucho 940 magenta original por engano na impressora k8600 e após algumas impressões começou a falhar, tive que retirar a tinta da cabeça com um snap fill para ela voltar a funcionar normal de novo, eu estou usando tinta corante na minha pro8000 mas estou seguindo atentamente este forum pois pretendo voltar a usar tinta pigmentada nela, mas só quero comprar uma tinta que seja realmente boa.

Muito bom saber dessa tinta da American Ink Jet é tão boa, pois, estou a procura de uma tinta de qualidade pra usar na k8600, vou comprar um pouco para experimentar....

Ainda vamos chegar na tinta ideal

grande abraço a todos.....

Olá jorginho,

As experiências que temos feito aqui na empresa, aponta no sentido de que as cabeças 88 e 940 são rigorosamente as mesmas cabeças e o que as diferencia é que as 88 trabalham com corante as 940 trabalham com pigmentada, já tiramos o chip da 88 e metemos na 940 e também fizemos o contrário e a coisa funcionou sem problemas.

Uma coisa eu fiquei pensando.

Como foi que tu fizestes para inadvertidamente meter um cartucho 940 em uma 8600?

Ok até consigo conceber que tenhas tido pouca atenção e metido o cartucho na máquina errada, mas não sei como fizestes para a 8600 reconhecer um cartucho 940???

A tinta da American Ink Jet é excelente e dá uma qualidade excepcional, posso até dizer que para a impressão de fotos (tinta corante só serve para imprimir fotos ou para impressão amadora), É impossível se trabalhar profissionalmente com tinta corante em impressões profissionais do tipo gráfica rápida.

Estamos iniciando uma bateria de testes com a tinta da Inktec, por hora só testamos a amarela e vamos receber dentro de uma semana um lote com o preto, ciano e magenta, ai depois de imprimir umas 5 mil fls (uma semana de trabalho) eu publico os resultados.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...