Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como criar VLAN´s no switch 3Com 2226


sydnei.lucchesi

Posts recomendados

Tenho em miha rede 3 switches 3Com modelo 2226 funcionando perfeitamente, contudo, preciso criar 24 Vlan´s diferentes em cada um mas não há meio de conseguir. Estou há três dias direto nisso e não consigo fazê-las funcionar como devem.

Cascateio-os pelas portas Giga (25 e 26).

Preciso que todas as portas "conversem" com as portas 25 e 26 mas não podem "conversar" entre si.

Na rede roda dados e voz (VoIP). Há um PABX virtual e acesso à internet compartilhado por todos.

Se alguém detiver os conhecimentos necessários para essa tarefa e se dispuser a compartilhar em ficou imensamente grato, pois tudo o que encontre na internet, até agora, é o básico e não tem sido suficiente.

Creio que deva trabalhar mais alguma coisa além da configuração de VLAN, mas não consegui descobrir o que possa ser.

Já tentei incontáveis formas de configuração. Já consegui resultados, mas não os necessários. Já passei da fase de pensar para tentar todas as opções, até as mais absurdas e além da canseira, fica também a frustração.

Agradeço por toda opinião.

Abraços, progresso e sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom, apesar do tempo e de todas as respostas recebidas, o problema persiste. Segui o manual detalhe a detalhe e ainda assim não consegui o funcionamento necessário.

Até mesmo suporte de terceiros foi pago e não surtiu efeito.

Aqui, como na maioria dos forum existentes, aquele que consegue solução para seus problemas dificilmente retorna para prestar suporte a quem tem problemas semelhantes e ficam então enxurradas de dúvidas listadas e sem respostas, algumas até com respostas, mas ou incompletas ou mesmo com enganos, com respostas dadas de qualquer modo; bem diferente das respostas completamente prontas que busca, quando de sua necessidade. Muitos quando precisam recorrem "à internet", mas quando podem auxiliar esquecem-se. É uma pena. Algo a que se lamentar. Os únicos que vez ou outra dão atenção são exatamente aqueles que buscam manter o forum em funcionamento e se esmeram em dar a devida atenção, mas não se pode exigir conhecimento completo deles então, os necessitados acabam ficando mesmo na mão.

Espero que, com a reputação que esse site já possui, outros, além de mim, consigam configurar e melhorar o desempenho de suas redes, com as orientações que eventualmente surjam neste espaço tão valioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

sydnei.lucchesi vamos ver se posso te ajudar com algo teorico

voce ta ligando seus 3 switches e cascateando eles pela porta 25 e 26 correto?

Bom voce precisa habilitar o protocolo STP para nao fazer looping nessas 2 portas.

(nao sei se switch 3com tem STP tem que ver)

voce pode habilitar o modo full-duplex nessas 2 portas para ter uma comunicaçao boa entre elas.

24 vlans voce vai precisar fazer trunk dessas vlans pois vlan1 vai ter porta no swtich 1 switch 2 e switch 3 correto? habilitar protocolo VTP (nao sei como faz no 3com)" me se estiver errado me corrijam sobre esse trunk"

Vai ter que configurar as vlans e depois associar as portas as suas respectivas vlans=)

agora comandos do switch também nao sei =) mais a teoria acho que é isso deve ser gostoso passar a tarde toda configurando eles para no final voce ver tudo funcionando!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
sydnei.lucchesi vamos ver se posso te ajudar com algo teorico

voce ta ligando seus 3 switches e cascateando eles pela porta 25 e 26 correto?

Bom voce precisa habilitar o protocolo STP para nao fazer looping nessas 2 portas.

(nao sei se switch 3com tem STP tem que ver)

voce pode habilitar o modo full-duplex nessas 2 portas para ter uma comunicaçao boa entre elas.

24 vlans voce vai precisar fazer trunk dessas vlans pois vlan1 vai ter porta no swtich 1 switch 2 e switch 3 correto? habilitar protocolo VTP (nao sei como faz no 3com)" me se estiver errado me corrijam sobre esse trunk"

Vai ter que configurar as vlans e depois associar as portas as suas respectivas vlans=)

agora comandos do switch também nao sei =) mais a teoria acho que é isso deve ser gostoso passar a tarde toda configurando eles para no final voce ver tudo funcionando!!

Sydnei,

Boa noite!!!

Outra opção é usar os softs da 3Com para o seu modelo de SW (Device Manager e o Network Supervisor).

Pelo que você colocou no post acho que o que vai resolver o seu problema é o Device Manager.

Abraços e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá,

Você já tentou usar CLI?

Pluga teu switch na porta serial de um micro. Tem uma porta que aceita um conetor RJ-45 chamada de console. Utiliza o hiperterminal. Na porta tem dizendo as configurações (38400,8,1,N).

Cria uma conexão no hiperterminal. O usuario é admin senha(em branco).

Primeiro,

Todo equipamento que permite o uso de VLAN tem uma VLAN default, que é a VLAN 1. Todas as portas vem configuradas nessa VLAN de fábrica.

Se você quiser configurar outras VLANs deverá associar cada porta que quiser a uma VLAN específica.

Como fazer isso no 3COM 2226?

<Command-Line> management-vlan (numero inteiro)* [ENTER]

*esse número inteiro é o número da VLAN que você deseja habilitar.

Exemplo:

<Command-Line> management-vlan 2

(Cria a VLAN 2)

Criada e habilitada a VLAN você agora deve associar as portas a essa VLAN.

<Command-Line> management-vlan port Ethernet 0/[ini] to Ethernet 0/[fi]

Onde:

[ini] - primeira porta do pool de portas

[fi] - última porta do pool.

Para ver sua configuração de de VLANs use:

<Command-Line> display management-vlan

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Configurou todas as VLAN´s...Adicionou as porta a cada VLAN correspondente.

Agora você vai precisar de uma porta TRUNK para falar com um outro equipamento, seja um roteador ou um firewall.

Para configurar a porta TRUNK no modelo 2226 3COM:

Acessa o equipamento via Interface WEB

Device > Vlan > Modify Port

Seleciona a porta de preferência, no seu caso a 25 ou 26, marca a opção TAGGED, depois a opção All existing VLAN´s, ou as VLAN´s que comunique com essa Interface.

Você terá uma interface única onde todas as VLAN irão se comunicar com outro dispositivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!