Ir ao conteúdo

Dicas Cooler GTX 285

Fabricio Funck

Posts recomendados

Postado

Antes de qualquer coisa, não tenho certeza se estou quebrando alguma regra por ser meu primeiro tópico. Procurei algo sobre o assunto no site e não encontrei nada do tipo que procurava...

Meu pai foi ao canadá e encomendei uma placa GeForce GTX 285 OCX rev B. da BFG. Ela possui um overclock de fábrica e tem um desempenho excepcional... Os problemas começaram já no tamanho... Eu tinha um gabinete em que se eu colocasse ela iria ficar quase encostada nos HDs e provavelmente iria aquecer tanto os HDs como a própria placa. Troquei meu gabinete por um da ASUS, TA-M2. Além de ser bastante ventilado, possuindo 4 fans de 120 e sendo todo em tela, tem um sistema de fixação dos HDs em que eles ficam virados de lado, resolvendo o problema de tamanho da placa.

Instalei, testei e começou o problema de reiniciar o PC. Fui ver e a temperatura da placa chegava facilmente aos 80°C. Dei uma boa organizada nos cabos, troquei alguns fans, coloquei um Evercool Rocket-V embaixo dela, um ADDA (barulhento mas eficaz) puxando o ar para fora. Melhorou, mas quando forço demais em dias quentes ainda reinicia. Também porque o gabinete está num local meio enclausurado, o que vai mudar quando eu for para um outro apartamento.

Dito isso tudo, pesquisei sobre coolers para placa GTX 285 e encontrei pouqíssimos modelos compatíveis. O melhor que encontrei foi esse da arctic cooling: http://www.arcticcooling.com/catalog/product_info.php?cPath=2_&mID=251 que supostamente consegue reduzir em torno de 30°C no funcionamento máximo.

Mas só encontrei pra vender na WAZ por 279 reais e ainda por cima está indisponível. Também pensei em um fan da silverstone para melhorar ainda mais a ventilação mas também só encontrei lá e indisponível.

Antes que alguem pergunte: o CPU está em temperatura boa, em torno de 29 ou 30 graus em idle e 40 e poucos graus a plena carga. É a VGA esquentando mesmo.

Se alguém souber de outro local onde eu possa comprar este ou outro cooler igualmente eficiente para GTX 285 eu agradeço!

Minha configuração: MoBo ASUS P5N32E-SLI; CORE 2 QUAD Q6600; GABINETE ASUS TA-M2; FONTE ASUS 650W; 4Gb DDR2 800 OCZ GOLD; VGA BFG GTX285 OCX_B; ADDA 120mm de exaustor principal; MARTECH 120mm como entrada frontal (originalmente é o exaustor desse gabinete); MARTECH 120mm como exaustor secundario na parte alta da lateral; Thermaltake 2368 na parte baixa da lateral, jogando ar na placa; Evercool Rocket-V embaixo da VGA jogando ar para cima.

• Membro VIP
Postado

Amigo, acho que você mesmo citou seu problema: O gabinete fica em um local enclausurado. Teste ele fora desse local e reveja as temperaturas. Na minha opinião Coolers de VGA só valem a pena se a temperatura estiver proxima dos 100°C...

Postado

Sem dúvida... Sei que esse é um problema mas que não vou ter como resolver antes de ir pro meu apartamento novo. Mas mesmo assim... Como vi que ligando o ar condicionado e deixando o quarto a temperaturas de nevasca a placa funciona muito bem e como li a respeito do funcionamento desse cooler que mencionei, ( mais de um review mostrado no site do fabricante chegou em uma diferença de 30°C a menos nos testes )acho que vale a troca. Até porque já tenho uma grande antipatia por esses coolers originais comuns das VGAs. São caixas enclausuradas, e pior, de plástico, ou seja, não dissipam nada do calor interno. Considero o conceito de um heat-pipe com dissipadores externos que aproveitem também a ventilação do gabinete um mecanismo muito mais eficiente. Portanto, continua a minha busca! Vi que no CDH tem um link para o mercado livre oferecendo o cooler por R$ 320... Ainda quero encontrar um preço mais razoável ou outro cooler que diminua pelo menos uns 15 ou 20°C nos testes.

Como voce tira a temperatura da placa de vídeo? Estou com o Everest lá em casa mas é versão Trial e indica só a temperatura ambiente e da memória da VGA mas não da GPU. A memória chega a 80 mais ou menos quando reinicia.

De qualquer forma obrigado!

• Membro VIP
Postado

Use o Riva Tuner para monitorar as temperaturas da VGA (mesmo in game em como fazer), há um tutorial aqui no forum de como fazer isso.

Quanto ao Cooler, dê uma olhada se o GFXChilla é compatível (e veja reviews dele), é um baita cooler, barato e já vi ele dando conta de 4890 (que deve esquentar quase o mesmo que a GTX 285).

• Membro VIP
Postado

Amigo, só pesquisar um pouco que você já achava, mas como sou bonzinho ai vai: http://forum.clubedohardware.com.br/rivatuner-monitoramento-mini/276895. O tutorial foi feito com uma versão mais antiga, mas a essencia do negocio é a mesma.

P.S: Se quiser ver as temperaturas do processador e outros tambem in game abra o Riva vá em no local onde se acrescenta as coisas que você quer que fiquem in game (vide tutorial) clique em plugins e clique sobre o "V" de Everest.dll e faça os mesmos procedimentos do tutorial para quais você quer ver in game.

Quanto ao GFXChilla, tem na WAZ por R$139,00. Deu uma olhada na compatibilidade e no desempenho??

Postado

Verifique, com o software de controle da Nvidia ou com o RivaTuner, qual a velocidade da ventoinha da sua placa de vídeo. Em geral, a velocidade padrão nunca vai além de uns 50%. Se for este o caso, aumente a velocidade, com um dos programas citados, ou se quiser ter mais trabalho, crie um perfil de gerenciamento da temperatura, de modo que a ventoinha gire mais rápido quando a placa esquentar. É fácil, e "de grátis" !

Postado

Foi mal aí... Já tinha encontrado! Valeu.

Quanto ao GFX Chilla parece excelente mas na minha resposta anterior enviei o link da compatibilidade... A GTX 285 não é compatível.

Tá bem difícil encontrar coolers que sejam. Encontrei um da AKASA aqui em porto alegre mas vi alguns testes bastante desanimadores e não acho que vale a pena trocar o cooler por um de pouco desempenho.

Quanto ao controle de velocidade realmente... Reparei que pelo Everest o cooler da placa tá sempre a 40% quando eu olho. Apesar disso ser quando eu saio do jogo pra ver se a temperatura tá legal...

Vou dar uma olhada! Valeu a dica!

*desculpe pelo flood! eu estava escrevendo uma resposta e quando postei já tinha a do Severino então respondi ela depois. mas tudo bem, a partir de agora só edit*

Só ontem à noite consegui testar o Riva Tuner! Ainda não cheguei a usar todos os recursos dele mas o controle do fan da placa resolveu meu problema! Estava funcionando em um modo automático mas nunca vi subir dos 40%. Testei em fixo com 90% e, apesar do ruído, resolveu perfeitamente a suituação da temperatura. Consigo rodar Crysis e Operation Flashpoint Dragon Rising em configurações altas de vídeo sem nenhum problema. Só para constar: a frequencia da minha placa é 702MHz sendo a padrão da Nvidia 648MHz. Agora falta saber setar o perfil automático para que toda vez que passar dos 60°C o fan suba a rotação para 90%. Não entendi muito bem como faz lá... Agora vou dar uma boa testada em tudo mas acho que não terei mai problemas! Ficam aqui meus agradecimentos!

Atualização: Baixei o Nvidia System Tools. Bem mais intuitivo do que o Riva Tuner, tem maneiras bem simples de configurar todo o sistema, inlcuindo OC, ventilação, cooler liquido, etc. Muito bom! Aconselho!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!