Ir ao conteúdo

Micrômetro

Laranja Verde

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos,

Pessoal, cheguei a conclusão que preciso de um micrômetro ou paquímetro com boa precisão para medir fio esmaltado menor e maior que um milímetro e espaçamento entre terminais de alguns componentes quando tenho que cria-los no circuit maker para desenhar placas de circuito impresso.

Vou optar pelo micrômetro, o problema é que não sei qual marca comprar, tem uns xing ling que custam cerca de 35 reais.

Vi um da marca Digimess (nacional) com arco em aço forjado com resolução de 0.01mm por 74 reais.

Alguem aqui no fórum entende de micrômetro e pode me dar uma ajuda?

Digital eu não quero porque são caros, não é para o meu bolso.

Obrigado,

Renato

Postado

Não sei qual é o grau de precisão que você precisa, mas, vou te falar, meu pai tem um micrômetro NSK, que já tá aqui tem anos, e eu tenho um paquímetro de plástico, de plástico mesmo, desses bem vagabas, e quase nunca eu uso qualquer um deles. Ele tb tem um paquímetro Búlgaro, mas eu nem uso.

É sempre bom ter, claro! Quando você precisar vai estar lá. Mas, são instrumentos que não tem muito uso no dia-a-dia. Pelo menos na eletrônica, ou, se você trabalhar com enrolamentos de trafos, óbvio.

Minha dica: compre o mais barato que você encontrar!

Se ele não atender, assim sim você deve comprar algo mais preciso.

[]'s

Postado

Também uso um paquímetro de plástico que já me quebrou muitos galhos, mas quando preciso medir frações de milímetro ele não serve.

Quanto a utilizar o mais barato, o problema é saber se é confiável, eu não tenho nenhum padrão para comparar.

Sugestões serão bem vindas.

Renato

Postado

Compra um de marca conhecida nacionalmente, esses da China eu nunca vi, só fazendo um teste com eles, mas micrômetro é exagero serve pra medir fio de cabelo, não sei se precisaria disso tudo e geralmente são para medidas externas ou internas, pelo que lembro um para cada tipo de medida, já um paquímetro tem de duas precisões, 0,05 e 0,02, (se não me engano, faz tanto tempo que estudei metrologia) opte pelo mais preciso, ele serve para medir de 3 maneiras, profundidade com a haste, medidas internas com as orelhas superiores e medidas externas.

Cuide dele como se fosse de cristal, caso contrário a precisão dele pode ser afetada por mau uso.

E também tem que aprender a medir certo, erros de leitura são comuns, tem toda uma técnica para fazer direitinho.

Cuide para não comprar com escala americana de polegadas, essa escala é um terror! Não sei como eles conseguem usar isso.

Paquímetro de plástico não tem precisão nenhuma, serve para acertar apenas a casa do milímetro, tipo uma régua, o resto não tem como.

• mês depois...
  • Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!