Ir ao conteúdo

Aquecedor a Gás em No-Break

fredfw

Posts recomendados

Postado

Pessoal, minha dúvida pode parecer estranha de início, mas explico:

Tenho um aquecedor a gás, com painel digital, e a ignição é elétrica (embora o aquecimento propriamente dito seja a gás). Então, quando falta energia elétrica (o que está começando a se tornar comum com estes montes de temporais aqui no sul), eu não posso tomar banho aquecido.

Estou querendo ligar meu aquecedor a gás (Komeco KO 3500SE) em um No-Break pequeno (600VA/300W), que teria a função de prover energia para o painel digital e ignição do mesmo. Porém, não sei como é o conumo elétrico no momento de ignição, se é alto ou não. No manual do proprietário do aquecedor apenas menciona que o consumo de energia é de 85Wh. Mas tenho minhas dúvidas quanto a forma de onda e potência de pico que poderiam ocorrer.

Alguém aqui já fez isso, ou conhece bem este tipo de equipamento e poderia opinar sobre se compro ou não o No-Break?

Fico no aguardo,

Postado

tb moro em NH. eu uso um boiler de passagem. ele é acionado por uma faísca gerada por uma pilha, então funciona mesmo sem luz. custa uns 450 reais. já pensou nisso? mesmo assim, não tive falta de luz em todos temporais. qual o bairro? pátria nova aqui.

• Membro VIP
Postado

A energia demandada para geração da faísca elétrica de ignição é tão baixa que normalmente é suprida por pilhas, como disse nosso colega acima. O meu aquecedor de passagem, da Sakura, gera a faísca a partir de duas pilhas de lanterna.

Como já tens o aquecedor e sei não é barato, acho até coerente a colocação de um no-break desses pequenos, com bateria interna, não fossem os problemas..

Problema 1) Vai ser difícil, muito difícil encontrares um desses pequenos da APC por exemplo com entrada 220 Volts e saída 220 Volts...

Problema 2) Para se colocar um no-break como esses dai, de baixo custo, teria que colocar um autotransformador 220 para 120 Volts antes dele, para o alimentar em 120 Volts e ele alimentar o Aquecedor também selecionado para 120 Volts..

http://www.5ti.com.br/p4537-no-break-apc-be500-br.html

http://www.5ti.com.br/p51140-no-break-apc-be650g-lm.html

Solução: Talvez a colocação de um no-break um pouco maior, que já conseguisse operar em 220 Volts de entrada, mesmo que largasse 120 volts na saída, como esse daqui:

http://www.5ti.com.br/p3693-no-break-apc-br1200bi-br.html

Alternativa: A NHS, cujos equipamento não conheço nem recomendo ou deixo de recomendar, tem dois modelos de baixa potência, com capacidade de entrada e saída ajustável para 220 Volts. São esses dai:

Não senoidal: http://www.nhs.com.br/catalogos/interactive/03.pdf

Senoidal: http://www.nhs.com.br/manuais_outubro09/compactplus_senoidal_digeseno_700va.pdf

Talvez o senoidal fosse mais interessante se a eletrônica do aquecedor tiver transformador na entrada.. Transformadores não se dão muito bem com no-breaks não senoidais ou senoidais por aproximação, todos nomes bonitinhos para forma de onda retangular (costumam aquecer os transformadores)..

Abraço...

Postado

Eu estava justamente pensando neste NHS MINI II.

Utilizo No-Breaks NHS na empresa, e são muito bons. Tenho um particular também (de 1200VA) que deve ter próximo a 10 anos e funciona muito bem, com a devida manutenção (eventual troca de baterias).

Como a corrente da faísca é baixa, qualquer aquecimento que uma onda retangular possa ocasionar em um transformador de entrada do aquecedor, não deve ser nada preocupante. Certo?

• Membro VIP
Postado
Como a corrente da faísca é baixa, qualquer aquecimento que uma onda retangular possa ocasionar em um transformador de entrada do aquecedor, não deve ser nada preocupante. Certo?

O que menos me preocupa é a faísca em sí... Esse aquecedor por acaso não tem toda uma eletrônica ai embarcada para mostrar ou ajustar coisa como temperatura, etc???

Se tem isso dai fica consumindo o tempo todo, certamente alimentado a partir dessa mesma alimentação e com transformador na entrada. Num apagão maior, coisa de horas, isso tudo dai ficaria sendo alimentado via tensão do no-break.

Sei lá, o aquecedor é seu, faça dele como quiser. Evidente que não sugeri adotar um senoidal pensando tão somente na faísca que deve durar cerca de 2 a 3 segundos, de baixíssima potência, na hora que alguém resolver tomar um banho, mesmo na falta de energia...

A sugestão se baseia nos dados do fabricante.. Consumo de 85 Watts...

Claro que isso dai não é da faísca, não concordas??

O melhor de tudo é experimentar... Se tudo ficar ok, sem temperatura elevada no transformador dele (se é que tem transformador e não for fonte chaveada) ok, caso contrário o máximo que poderia acontecer é o aquecimento do trafo até pegar fogo.. (claro estou exagerando)..

Abraço...

Postado

Esses 80W não são do fan? (Ventilador, ventoinha, exaustor)

Esses aparelhos são tão muquiranas que tem fonte direta, com capacitor baixando a corrente e regulador de tensão em seguida. Não sei se Komeco anda assim nos digitais... mas pra quem ainda tem modelos com pilha pra fagulha eu não duvido nada.

Eles tem fan, e esse fan irá requerer um belo nobreak que aguente o tranco da carga indutiva!

Postado

Ele tem fan sim, para exaustão forçada dos gases da queima... O controle de temperatura é digital também.

Pois é... deveria ter comprado um analógico, com uma pilha para a faísca, e nunca me preocupar com isso...

Como faço para descobrir se ele tem transformador de entrada? Ligo para o fabricante e pergunto? Já liguei para o 0800 deles dizendo que tinha uma dúvida técnica, e eles me passaram o telefone de uma assistência técnica na minha cidade (malditos operadores de 0800 que não sabem nada).

O fato de ter exaustor, e consequentemente uma alta carga indutiva, torna inviável o uso de No-Break? Pois a princípio, mesmo um no-break pequeno, estaria dimensionado para 300W/600VA, e como o aquecedor necessita de 85Wh, teoricamente se o exaustor tivesse FP=0,15 ainda assim estaria dentro das especificações de carga do no-break, certo?

O uso que pretendo, é de não mais que 15 minutos. Não considero a hipótese de passar mais de um dia sem luz, apenas quero estar preparado para quando houver falta de luz de manhã cedo. Isto ocorreu estes dias, quando fiquei sem luz num sábado das 03:50 até o meio dia, e eu tinha aula neste sábado. Por sorte não estava frio, e tomei um banho gelado rápido. Mas se acontece no inverno, daí o bicho pega hehehe. No RJ faz duas semanas que está faltando luz TODOS os dias, sempre em bairros diferentes.

Vou me informar melhor sobre o senoidal, pois imagino que deva custar pelo menos o dobro do retangular...

Abraço

Postado

o meu é sakura tb. usa uma pilha grande. baixo consumo de gás e não dá manutenção. teria que analisar o custo total pra compra do nobreak e manutenção dele (troca de baterias a cada 2 anos), mais acessórios e outros possíveis adaptadores, transformadores etc. talvez compense mais trocar o aquecedor, por incrível que pareça. daí teria q somar a instalação..mas você já deve ter a chaminé prontinha, então não custará tanto

Postado

Komeco com display não ví, o que já ví e não era com pilha tinha trafo. No manual não tem vista explodida dele nem nada similar?

Outras marcas tem trafo, com ou sem LCD com trafo, mas já ví fonte direta também (Deixa ver, fim de 2006 se me lembro bem, acredito que de lá até hoje só o que surgiu de mais novo foi lcd (Display comum, não acho justo chamar aquela coisinha ridícula de "lcd")

• Membro VIP
Postado

Se tem ventilador ai tem motor... Mais uma boa razão de adotar um no-break senoidal..

Não é para frescura não.. Motores e transformadores não são adeptos a forma de onda retangular. Funciona, claro que funciona, mas tem que ver se seu aquecimento por ser alimentado com forma de onda retangular (que tem uma componente grande de tensão constante, mesmo que alternada se parece em parte do tempo com contínua) dizia, tem que ver se o aquecimento desses elementos indutivos dai vão ser tolerado por eles ou vão levar ao aquecimento e destruição dos mesmos..

A questão de tomar banho rápido, ou usar da faísca somente na hora de ligar não é nada. Fosse isso não teria medo algum..

Numa ocasião que faltar energia por digamos duas horas, vais alimentar o transformador com onda retangular por duas horas, nem mais nem menos.

Se tomares um banho de 20 minutos, o fan ficará ligado por todo esse tempo...

Postado

Não sei onde mora, mas você não deveria esquentar a cabeça com essa falta de energia constante trocando o seu aquecedor que por sinal é um dos melhores tipos, controle automático da temperatura da água mesmo usando dois chuveiros ao mesmo tempo, não faça esse downgrade por causa de falta de energia, reclame na concessionária, é seu direito e meta para elas fornecer energia quase 100% do tempo.

Partindo da ideia de adotar um nobreak, se tiver espaço para colocação do mesmo no local do aquecedor beleza, se não tiver sugiro que use um circuito exclusivo para esse aparelho podendo colocar o nobreak afastado, tipo perto do quadro de distribuição, se for em apartamento será difícil esconder ele, mas em uma casa acho mais fácil, pode ficar em cima da laje ou forro com ventilação.

Outra coisa se o local onde o aquecedor estiver instalado for bem arejado, acredito que a ventilação forçada dele não seja necessária, aí é que entra a melhor ideia, a instalação de baterias apenas no circuito de faiscamento ou a adaptação de outro mecanismo de faiscamento que funcione com pilhas (de outro modelo de aquecedor) que poderá funcionar apenas quando o principal estiver sem energia, mas isso seria coisa para um técnico da área. teria que ver se esse aquecedor eletrônico possui algum mecanismo mecânico quando é solicitado acionamento da chama.

Postado
Pessoal, minha dúvida pode parecer estranha de início, mas explico:

Tenho um aquecedor a gás, com painel digital, e a ignição é elétrica (embora o aquecimento propriamente dito seja a gás). Então, quando falta energia elétrica (o que está começando a se tornar comum com estes montes de temporais aqui no sul), eu não posso tomar banho aquecido.

Estou querendo ligar meu aquecedor a gás (Komeco KO 3500SE) em um No-Break pequeno (600VA/300W), que teria a função de prover energia para o painel digital e ignição do mesmo. Porém, não sei como é o conumo elétrico no momento de ignição, se é alto ou não. No manual do proprietário do aquecedor apenas menciona que o consumo de energia é de 85Wh. Mas tenho minhas dúvidas quanto a forma de onda e potência de pico que poderiam ocorrer.

Alguém aqui já fez isso, ou conhece bem este tipo de equipamento e poderia opinar sobre se compro ou não o No-Break?

Fico no aguardo,

Prezado Fred, você precisa calcular o consumo de seu painel para saber o quanto vai precisar, por exemplo, 85wh, significa que precisará de um nobreak que lhe proporcione uma corrente mínima de 0,67 Amperes a uma tensão de 127volts. Esta é a configuração mínima aceitável para o seu nobreak, ou seja, a potencia de saída deve ser de no mínimo 150 watts. Você encontrará no mercado aparelhos com esta especificação.

Postado

Pessoal, agradeço a ajuda de vocês. Desisti da ideia de um no-break retangular que seria uma solução muito barata (valeu pelas dicas faller). Acredito que o senoidal acabe ficando caro demais para o uso extremamente eventual que teria, então vou deixar por isso mesmo, confiando que não falte luz quando eu quiser tomar banho, ou então encaro uma água gelada mesmo hehehe. Como o amigo Sambaquy falou, esse aquecedor Komeko que eu tenho é muito bom, está novinho (comprei no começo do ano, quando me mudei), e não pretendo trocar por um boooommmmmm tempo!

Mais uma vez, obrigado a todos os amigos do forum que colaboraram!

Abraço

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!