Ir ao conteúdo

Core i7 860 esquentando muito

Diego Camargo

Posts recomendados

Postado

e ai galera fmz...montei meu pc a aproximadamente 1 mes

aqui vai a configuração

core i7 860 + cooler box

mobo p55 WG

vga HD 5870 SAPHIRE

hd 500 gb 16 mb samsumg

fonte corsair 550vx

gabinete cooler master scout com 3 coolers que ja vem nele + 2 que eu coloquei no acrilico

no começo logo que eu montei , as temperaturas dos cores estavam muito boas..aproximadamente 34 graus em idle e 50 em full , mas agora eu fui abrir o speedfan e quando vi a temperatura fiquei em choque..esta na faixa de 50 graus em IDLE e 75 graus em full...ja fiz de tudo , procurei programas para controlar o cooler do processador mas nao consegui achar nenhum...no everest , fala que a velocidade do processador esta 1100 RPM , eu to achando que ta muito baixa essa velocidade..detalhe que eu ja desativei o turbo boost...espero q vocês possam me ajudar a resolver esse problema..valeu

Postado

Cara as temperaturas dos núcleos pode chegar a 100 graus ai você pode se preocupar mais 75 também é meio alta ja quanto esta a temperaturda do processador? a velocidade do seu cooler esta baixa 1100 rpm para um cooler box de i7, bom podes fazer isto olhar se o cooler esta bem encaixado subistituir a pasta ruim que vem com o cooler por uma de qualidade, recomendo a MX-2.

Se as temps não abaixarem pensaria em trocar de cooler, pegar um TX3 no minimo, para abaixar as temps ou pelo menos deixar elas dentro do aceitavel.

Postado

Cara, 100ºC é algo inadmissível em qualquer processador. Se passar de 70º num Core i7 já é bastante preocupante, ainda mais que o processador do amigo aí não está em over.

Tenta melhorar a refrigeração do gabinete, isso é muito importante. Coloque pelo menos um fan exaustor do lado do processador.

Verifique também o que está ocorrendo com essa ventoinha do cooler dele, porque está girando muito lentamente. Vê se não tem alguma configuração na BIOS travando a velocidade dela em low.

Postado

Se não me engano a temperatura máxima do i7 é 72Cº. Para melhorar a refrigeração, organize os cabos da fonte, como o RooT disse coloque um fan exaustor, se não der certo compre um Cooler Master TX3 que é barato e vai ajudar bastante.

Postado

Só uma coisa, essa mobo só por um acaso é aquelas INTEL *com td respeito* fedida?? porque já descobri que nem sempre temperatura alta quer dizer refrigeração fraca, vide o caso do meu antigo e6400 q ficava 42°c idlle na P5LD2-SE e quando passei pra essa abit ele caiu pra 32.. 34°c. Se conseguir testar em outra mobo pra tirar a duvida... mais é quase ctza q se essa mobo for INTEL é a mobo. Intel sabe fazer processador, mais ainda nao aprendeu a fazer mobo. ;)

o/

Postado

Isso não ocorre somente em placas da Intel, muitas das PCchips e AsRock têm esse problema de leitura. A AsRock do 2º PC da minha assinatura dá esse problema de leitura, então nem confio nela.

Uma tática que sempre uso em casos como esse é a seguinte: configure, no SETUP da mobo, uma temperatura limite para o processador, de forma que quando ele atingir aquela determinada temperatura a mobo comece a emitir bips informando que a temperatura configurada foi atingida. Dessa forma você consegue saber se realmente CPU está esquentando muito.

Isso costuma funcionar porque muitas vezes esses problemas de leitura de temperaturas ocorre na hora da BIOS informar o valor para o Sistema Operacional. Já diretamente na BIOS isso raramente ocorre.

Qualquer coisa, tente um upgrade de BIOS, eu sempre faço isso nessas horas.

Abraço

• mês depois...
Postado

Ei... o seu problema pode ser má instalação do seu cooler, poeira ou ate mau contato.

Eu também tenho o core i7 mas eu não tive problema com ele.

faz o seguinte desmonte e monte de novo, mas com calma. troque a pasta termica e cheque todos os procedimentos para

ter certeza de que não cometeu erro.

eu também ja passei por isso, mas depois que eu desmontei e montei de novo deu tudo certo, coloquei a pasta termica arctic silver 5...

CPU Core i7 860 2.8GHZ - Cooler Master V10 - HD 2TB - Placa Mãe P7P55D EVO - 6GB Umax 1333MHZ - GTX 275 - Fonte 1250w Reais

• 3 semanas depois...
Postado

Bom suas temps estão bem altas. Mais tambem estou tendo problemas aqui, pois acho que o meu esta esquentando muito tambem. 4GHZ 1.28V qui chega bater 65 graus.... Alguem que tenha um bom cooler ou ate mesmo watercooler poderia testar ai pra compararmos?

Postado
Bom suas temps estão bem altas. Mais também estou tendo problemas aqui, pois acho que o meu esta esquentando muito também. 4GHZ 1.28V qui chega bater 65 graus.... Alguem que tenha um bom cooler ou ate mesmo watercooler poderia testar ai pra compararmos?

Meu amigo, você com um over desses reclamando porque chega a 65ºC??? Tá de brincadeira né?

• mês depois...
Postado

Salve galera,

Esta mesma discussão consta como resolvida no tópico

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-temperatura-core/746412,

mas também tô com um i7 860 com temperaturas elevadas e continuo com dúvidas.

Sem over, meu i7 860 tá na faixa de 45º em IDLE e 70º~75º em full (resultados do programinha da Asus e do Everest). Montei o PC não faz um mês. Vale dizer, a mobo é uma P7P55D LE, o gabinete tá com boa ventilação e a fonte é uma VX450w (do PC antigo - quando for fazer upgrade de placa de vídeo eu troco).

De fato, a temperatura máxima deste processador não deve ultrapassar 72.7º, como lembrou o guiperssom.

Afinal, é preciso trocar o cooler box ou a pasta térmica original para obter algo mais razoável? Tô achando a RPM muito baixa desse cooler - ainda não vi passar de 3.2:(. No PC antigo, tinha como configurar na bios um valor padrão para a CPU, de modo que o cooler tinha rotação máxima quando atingisse aquele valor, mas não encontro esta função no setup agora (há apenas três opções: padrão, turbo e baixa energia, se não me engano).

Outra coisa, a temperatura cai drasticamente quando encerro um programa mais pesado (ex. ao fechar Batman Arkhan Asylum cai de ~68º para ~53º em segundos).

Valeu.

• 2 semanas depois...
Postado
Salve galera,

Esta mesma discussão consta como resolvida no tópico

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-temperatura-core/746412,

mas também tô com um i7 860 com temperaturas elevadas e continuo com dúvidas.

Sem over, meu i7 860 tá na faixa de 45º em IDLE e 70º~75º em full (resultados do programinha da Asus e do Everest). Montei o PC não faz um mês. Vale dizer, a mobo é uma P7P55D LE, o gabinete tá com boa ventilação e a fonte é uma VX450w (do PC antigo - quando for fazer upgrade de placa de vídeo eu troco).

De fato, a temperatura máxima deste processador não deve ultrapassar 72.7º, como lembrou o guiperssom.

Afinal, é preciso trocar o cooler box ou a pasta térmica original para obter algo mais razoável? Tô achando a RPM muito baixa desse cooler - ainda não vi passar de 3.2:(. No PC antigo, tinha como configurar na bios um valor padrão para a CPU, de modo que o cooler tinha rotação máxima quando atingisse aquele valor, mas não encontro esta função no setup agora (há apenas três opções: padrão, turbo e baixa energia, se não me engano).

Outra coisa, a temperatura cai drasticamente quando encerro um programa mais pesado (ex. ao fechar Batman Arkhan Asylum cai de ~68º para ~53º em segundos).

Valeu.

A temperatura do i5 pode chegar até 99ºC antes do TM entrar em ação (pode confirmar isso no próprio Everest, no item Tmax). Minha CPU, no estado em que se encontra na assinatura e usando cooler BOX + AS5, a temperatura usando o LinX ou OCCT com teste CPU:Linpack chega a 73ºC. É um valor alto, mas considero dentro dos "padrões" para o cooler BOX. Veja que eu tive que realizar um undervolting bastante agressivo para conseguir atingir este resultado, ou seja, com vcore padrão meu i5 iria aquecer ainda mais, revelando que o cooler BOX, aliado ao elastômero que vem com ele por padrão (mesmo para refrigerar a CPU em seu estado padrão), são ineficientes...

Mesmo o cooler aqui rotacionando a 3000RPM, a temperatura ainda atinge 73ºC nos testes que exigem mais da CPU, ao usar os programas anteriormente citados (em idle, a CPU fica variando entre 42-45ºC). Elevar a rotação do cooler ai no seu PC pode resolver parcialmente o problema. Isso pode ser feito indo no Setup da mesma, no campo onde você pode monitorar as temperaturas, rotações do cooler e tensões diversas, onde lá existe uma opção chamada CPU Q-Fan; dentro dela, existem umas 3 opções e cada uma configura o cooler para rotacionar em diferentes velocidades. Aqui, eu deixei o meu configurado no modo Standard, que mantém o cooler girando a 1500-1700RPM em idle e eleva a rotação no momento em que a CPU for exigida. Se quiser que o cooler trabalhe sempre na rotação máxima, configure o modo para Turbo, só que isso tem um porém: o cooler do i7 emite um ruído muito chato quando está funcionando no máximo... Quando a CPU não está sendo exigida, ficar ouvindo aquele zumbido chato não é das melhores opções...

Se você realmente quer melhora a temperatura e ruído produzidos pelo cooler, o melhor a se fazer é tirar as verdinhas do bolso e adquirir um cooler novo, como o Hyper TX3 que custa menos de R$ 100 e usar uma pasta térmica decente, como a AS5, a OCZ Freeze, etc. Fazendo isso, os resultados serão melhores do que simplesmente elevar a rotação do cooler...

Ah, o fato da temperatura abaixar muito rápido é normal: em todo canto isso acontece, ou seja, não é problema algum ^_^

Falouws :cool:

Postado

Valeu mesmo _EagleMan_. Na verdade, depois do meu post descobri que há um programa da Asus (AI Suite, salvo engano) no qual é possível configurar o Cooler do jeito que eu quiser...

falou

Postado
Valeu mesmo _EagleMan_. Na verdade, depois do meu post descobri que há um programa da Asus (AI Suite, salvo engano) no qual é possível configurar o Cooler do jeito que eu quiser...

falou

Senão me engano, o programa é o Asus FanXpert... Porém, pelo que me recordo, ele só funciona se o Asus Q-Fan estiver devidamente ativado na BIOS, do contrário, o sistema perde o controle sobre a rotação da ventoinha.

Postado

O que eu nao entendo é a temperatura dos cores e a do processador,

Qual é a temperatura maxima que os cores podem chegar? ou temos que nos basear apenas na temperatura do processador?

Aqui meu i7 860 em full esta assim:

2,9Ghz (esta com turbo boost e speed step habilitado)

Vcore 1.12v

CPU - 60°C

Core1 - 68°C

Core2 - 69°C

Core3 - 68°C

Core4 - 68°c

Postado

I ae Diego beleza!!!

Cara verifica algumas coisas no seu RIG, ve se o cooler está perfeitamente encaixado no processador e ve esta usando uma boa pasta térmica junto a ele. Não adianta cooler box da Intel é péssimo e uma solução que muito do CDH fazem para abaixar a temperatura do processador e dar uma abaixada no VCORE.

Aqui em casa Eu uso um Q9550 em over, abaixei o VCORE para 1,10000V e as temps abaixaram cerca de 6ºC.Vi vários relatos de pessoas que tem I7 que ao deixar que a MOBO regule o VCORE automaticamente sempre ficará um pouco mais alto que o necessário, tenta baixar um pouco e posta os resultados depois.

Falou ae.PANAO

:bandeira:

Postado

Eis a minha configuração

i7 860 2.80ghz

Asus P7P55D PRO

Xfx Radeon 5870

Seventeam 850 watts

4gb Corsair 1600Mhz

HD Samsung 500gb

Meu processador ta batendo 41-44° em iddle e em full ta batendo uns 70°!!!

Detalhe: isso começou recentemente, porque até uns 2 dias atrás(21/03), eu nao tive problema algum com a temperatura...ficava uns 38° em iddle e uns 65° full...daí do nada aumentou e nao querem mais descer esses valores O.O

Eu queria resolver esse problema antes de instalar meu Coolermaster Hyper 212 Plus...sinto que tem algo errado...nao pode ser normal o processador esquentar tanto com o cooler BOX, pois ele é feito para aguentar o processador, pelo menos sem overclock...

o que eu poderia fazer pra reduzir a temperatura??Vou tentar dar uma diminuída no Vcore, mas será que nao vou perder muito desempenho?

Postado

Bem, segundo a Intel, o i7 860 suporta até 72,7°C, mas suas temperaturas não estão das mais baixas e se mudaram de uma hora para outra, pode ter sido influência da temperatura exterior, que pode estar alta no momento certo?

Antes de deixar o seu processador fritando, recomendo que já instale o Hyper 212 e veja se há redução aceitável na temperatura.

Postado
Eis a minha configuração

i7 860 2.80ghz

Asus P7P55D PRO

Xfx Radeon 5870

Seventeam 850 watts

4gb Corsair 1600Mhz

HD Samsung 500gb

Meu processador ta batendo 41-44° em iddle e em full ta batendo uns 70°!!!

Detalhe: isso começou recentemente, porque até uns 2 dias atrás(21/03), eu nao tive problema algum com a temperatura...ficava uns 38° em iddle e uns 65° full...daí do nada aumentou e nao querem mais descer esses valores O.O

Eu queria resolver esse problema antes de instalar meu Coolermaster Hyper 212 Plus...sinto que tem algo errado...nao pode ser normal o processador esquentar tanto com o cooler BOX, pois ele é feito para aguentar o processador, pelo menos sem overclock...

o que eu poderia fazer pra reduzir a temperatura??Vou tentar dar uma diminuída no Vcore, mas será que nao vou perder muito desempenho?

O aumento da temperatura é "perfeitamente normal", ainda mais por você ainda estar usando o cooler BOX que, diga-se de passagem, é o MESMO cooler usado para refrigerar Celerons... Este cooler realmente segura o Core i5/i7, porém não com temperaturas agradáveis (abaixo de 60ºC)... Meu i5, mesmo sem overclock e undervolting, já atingia 74ºC quando estressado usando o Prime 95 (isso usando a pasta térmica de prata AS5), e eu nem quero saber a que temperatura ele atingiria ao estressá-lo usando o LinX ou OCCT... :wacko: Esse aumento acontece por diferentes fatores além do cooler, já citado, e da pasta térmica (temperatura ambiente que aumentou de forma repentina e refrigeração do gabinete também influenciam neste aspecto).

A rotação do cooler é outro fator que influencia diretamente no quesito temperatura. Você deve ter ativado por acidente o sistema de controle de rotação da fan, que gerencia a velocidade da mesma conforme a temperatura e o estado em que o processador se encontra. No começo também me espantei com o aumento de temperatura que meu i5 havia sofrido, mas isso era justamente por conta que o cooler rotacionava a uma velocidade muito grande, mesmo com a CPU em estado ocioso. Assim que ativei o Q-Fan do CPU Cooler, obtive aumento considerável na temperatura.

Poeira nas aletas do cooler também é um fator que influencia a prejudicar a já ruim dissipação térmica do cooler BOX tosco. Se você estiver usando o elastômero que acompanha o cooler BOX, o resultado é pior ainda...

A prática do undervolting EM MOMENTO ALGUM prejudica o desempenho do processador, uma vez que não estamos alterando a frequência de trabalho ou desativando núcleos do processador... Essa técnica serve apenas para reduzir a dissipação térmica e consumo energético da CPU.

A solução para seu "problema" só se dará depois que você efetivamente trocar o cooler original pelo Hyper 212. Só desse jeito você terá uma redução substancial da temperatura do seu i7. Aliar a troca do cooler com a prática do undervolting pode ajudar a reduzir ainda mais a temperatura do processador.

Chagas-, oficialmente falando, tanto o Core i5 quanto o i7 suportam temperaturas maiores do que esta. Para que o sistema TM entre em ação, faz-se necessário que a Tjunction (temperatura no ponto mais quente dos núcleos da CPU) atinja ou supere a marca dos 99ºC (a temperatura citada por você é a chamada Tcase, medida por intermédio de um diodo que deve ser instalado na superfície do IHS; já a Tjunction é medida por um sensor digital (DTS) instalado em cada um dos núcleos e é calibrado pela própria Intel, ao contrário do Tcase, onde sua calibração é feita pelos fabricantes de placas-mães e que, de certa forma, pode acabar sendo imprecisa). É claro que quanto maior for a temperatura, maior será a degradação da vida útil da CPU e é certo que não queremos que de forma alguma nossa CPU atinja uma temperatura tão alta como essa; porém, isso não anula o fato de que o sistema contra superaquecimento da Intel só vai entrar em ação quando os núcleos da CPU atingirem esse valor... Até lá, a temperatura pode ser considerada "normal", apesar de ser extremamente recomendável que a temperatura permaneça abaixo dos 70ºC, ou, para ser mais exigente ainda, que ela se mantenha abaixo dos 60ºC.

Postado

Estava vendo no forum do toms hardware e achei um post muito bom sobre as temps do i7 860:

http://www.tomshardware.com/forum/267871-28-load

All Core i7 8xx variants:

Vcore Max 1.400

Tcase Max (CPU temperature) 73c

Tjunction (Core temperature) 78c

Nele ele frisa uma temperatura maxima.

Onde que se voce passar o Tjunction de 78° seu processador vai começar entrar em degradação, em outras palavras a vida util dele vai embora rapidamente.

Em casa Foldando CPU + GPU, processador em stock com a tampa no meu gabinete traseira aberta consigo otimas temperaturas(considerando um cooler box) em full load.

Chegando:

Tcase em ~59°

Tjunction em ~67°

Esta bem aceitavel, claro queria deixar menor, com a tampa traseira fechada isso vai para 70°

Cooler Box é assim mesmo, logo vou comprar um cooler bom =) ai vou conseguir efetuar um over e deixar as temps boas. e como o eagle falou depende de tudo se eu falar minhas temps semana que vem vão estar diferentes =)

• 2 meses depois...
Postado

Eo tbem estava estranhando a temperatura do meu i7860 ,estava achando 1 pouco alta porque eo usava um Q9550 e conseguia 1 bom over com temp de 38graus ,no meu i7860 com water cooler over 4.0ghz ta batendo 51graus em idle 68 em full mais como foi dito o i7 tende a esquentar mais mesmo ^^

• mês depois...
Postado

Caraca velho... ta oscilando muito as temperaturas do i7 860... O amigo de cima com um water batendo 51º em iddle? :eek:

aqui to usando o i7 860 na placa P7P55D LE e com over pra 4Ghz e to pegando nesse momento 42º iddle com uma Zalman CNPS10x Extreme

eu imaginando que estivessem altas ja to mais sussegado agora rs :cool:

• Membro VIP
Postado
e ai galera fmz...montei meu pc a aproximadamente 1 mes

aqui vai a configuração

core i7 860 + cooler box

mobo p55 WG

vga HD 5870 SAPHIRE

hd 500 gb 16 mb samsumg

fonte corsair 550vx

gabinete cooler master scout com 3 coolers que ja vem nele + 2 que eu coloquei no acrilico

no começo logo que eu montei , as temperaturas dos cores estavam muito boas..aproximadamente 34 graus em idle e 50 em full , mas agora eu fui abrir o speedfan e quando vi a temperatura fiquei em choque..esta na faixa de 50 graus em IDLE e 75 graus em full...ja fiz de tudo , procurei programas para controlar o cooler do processador mas nao consegui achar nenhum...no everest , fala que a velocidade do processador esta 1100 RPM , eu to achando que ta muito baixa essa velocidade..detalhe que eu ja desativei o turbo boost...espero q vocês possam me ajudar a resolver esse problema..valeu

Caso sua dúvida tenha sido solucionada, poste o resultado para os outros

saberem e a moderaçãp fechar o tópico, evitando virar chat de bate papo.

adcarvalho

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado
Bem, segundo a Intel, o i7 860 suporta até 72,7°C, mas suas temperaturas não estão das mais baixas e se mudaram de uma hora para outra, pode ter sido influência da temperatura exterior, que pode estar alta no momento certo?

Antes de deixar o seu processador fritando, recomendo que já instale o Hyper 212 e veja se há redução aceitável na temperatura.

Só aproveitando do seu post qual temperatura maximo pra o core i5 750 que posso usar ele.

Não sei como o Core i7 860 é pra esquentar mais que o core i5 750 e o cooler do 750 roda mais rápido do que o do 860, bom pelo menos que eu vi na maquina de um camarada meu que eu ajudei a montar.

Abs Frederico

• 1 ano depois...
Postado

Olá Pessoal

Boa Tarde. Pessoal gostaria de uma ajudinha, Montei uma maquina, com as seguintes configurações:

Intel Core i7 860 2.8 Mhz, Hd 500 Gb, 4 Gb Ram DDR3 Markvision, Placa de video GForce 9800 1 Gb 256 bits, Fonte de Alimentação 600w Real, Controlador de temperatura AeroCool V12XT, Cpu fan Zalman CNPS11X placa-mãe intel DH55PJ e só.

Galera, usar normalmente não da problema, mas quando eu entro em qualquer jogo, pronto, dor de cabeça... o cara começa a esquentar a temperatura sobe muito ate desligar o monitor e depois desliga a maquina. Não sei mais o que fazer... gostaria que se alguem tivesse uma ideia aí que pudesse me ajudar, eu ficaria grato. agradeço a atenção desde já.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!