Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ubuntu para crianças


Librian

Posts recomendados

Salve!

Estou com um projeto na faculdade onde devo criar um ambiente educação infantil, onde a criança tem os aplicativos específicos que trarão os exercícios de aprendizagem.

Como o projeto também traz o quesito "baixo custo", pensei em utilizar uma distribuição Linux, como o Ubuntu.

A questão é: o sistema será utilizado por crianças. Então preciso configurar o Ubuntu de modo que as configurações avançadas e componentes inúteis nesse cenários sejam desabilitados, como eu poderia fazer nas ferramentas administrativas do Windows.

Não conheço o Ubuntu. Alguem poderia me dizer se é possível realizar essas configs no Ubuntu? Conhecem algum tópico?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais tipos de programas você pretende colocar? ou o que você pretende oferecer a elas? nesse projeto tem que haver algum programa específico? ou é apenas para usar Internet, aplicativos tipo paint, aplicativos para fotos e joguinhos, editor de texto, calculadora?

Se for usar o ubuntu do jeito que está em nosso computadores e você apenas quer desabilitar as opções avançadas, isso é possível sim. Você pode desinstalar alguns programas desnecessários como editor de partições, Bit torrent, servidor, etc...ou você pode apenas ocultar esses aplicativos, para isso bastaria clicar em aplicativos (com o botão direito do mouse), depois em "editar menus". Com isso abrirá uma nova janela com uma lista completa dos aplicativos que estão em todos os menus, clique em cima desmarcando aqueles que você quer ocultar e pronto, os menus estarão enxutos com apenas o necessário para as crianças. Fique atento para esconder principalmente as opções do menu "administração" e Preferências" que estão em "Sistema"

Ainda tem esse aplicativo baseado em Linux ubuntu feito para crianças : http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=2&ved=0CAoQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.mundolunga.com%2F2009%2F03%2Fqimo-ubuntu-para-as-criancas.html&rct=j&q=ubuntu+para+crian%C3%A7as&ei=Zq8iS4q7A4O0tgeMnd3SBw&usg=AFQjCNEQGo6F-E6ao-RtFEjrTVxtH3CDdw

Você pode baixar o arquivo aqui no baixaki, ele tem 698MB: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=3&ved=0CBcQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.baixaki.com.br%2Flinux%2Fdownload%2Fqimo-linux.htm&rct=j&q=qimo&ei=6LMiS-vYH4mVtgekusHNBw&usg=AFQjCNGajKjIDaL25mbgfRO3jyeTxg3U1g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu estou projetando é a utilização de um suite educativo, o Gcompris, que é free para utilização em Linux, por tratar-se de uma aplicação aberta também.

O que eu gostaria de fazer é desabilitar o máximo de menus e permissões que eu puder, de modo a deixar só a área de trabalho com os atalhos do suite, e talvez a calculadora e o paint no menu.

Também tenho a preocupação de desabilitar menus do botão direito do mouse. Será que é muito complicado de fazer?

Mas desde já, obrigado pela ajuda. Vou pesquisar sobre o Edubunto.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode desabilitar os menus como citei acima (é apenas uma das alternativas) Clicando com o botão direito em cima de "aplicativos" depois em "editar menus" desabilite tudo que quiser de qualquer um desses menus: "Sistema" Preferências", Administração" e qualquer Aplicativo. Quanto a desabilitar o botão direito do mouse eu ainda não conheço algum recurso para isso, mas vou pesquisar e assim que encontrar algo posto aqui para você. Apesar que você só terá problemas com isso caso as crianças cliquem com o direito justamente em cima do painel (barra de tarefas) do contrario não há com que se preocupar, e você também precisará dessa opção habilitada para fazer futuras configurações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, só pra eu entender melhor:

Andei estudando e tenho umas dúvidas:

Eu tenho o kernel, que é o Linux em si, o qual está sempre em desenvolvimento. Depois eu tenho as distribuições, que incrementam o kernel e tornam-se o sistema operacional em si.

E ai vem o GNOME. Eu li que trata-se da interface gráfica do sistema. Mas a distribuição em si já não tras a interface gráfica?

Por exemplo: o Ubuntu. Se eu instalar o Ubuntu, sem o GNOME. O que acontece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Gnome já vem no ubuntu pois ele é a parte gráfica do sistema, há ocasiões que alguns usuários trocam o Gnome pelo KDE que é outra interface gráfica, mas é indispensável ter um dos dois, sem eles você só terá o sistema em linha de comando .

Um PC divide-se, basicamente, em duas camadas: hardware e software. Até aí, nenhuma novidade. Onde entra o Kernel na história, então? ele é o grande responsável por fazer a interação entre essas camadas. Em outras palavras, é o Kernel que gerência os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!