Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria de Notebook / Netbook


rubenslott

Posts recomendados

Tenho um notebook e normalmente uso ligado direto na energia (retiro a bateria). Vez ou outra uso ele na bateria. Minha dúvida é: devo guardar o notebook com a bateria totalmente carregada ou descarregada? Qual é a melhor õpção para evitar o "efeito memória" e prolongar a vida útil da bateria? A bateria é de Li-On...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nem pense em guardar a bateria totalmente descarregada, pois isso vai matá-la.

O melhor é guardar com carga de 40% e usá-la de vez em quando, tipo a cada 1 ou 2 semanas, e não deixando a carga baixar de 40%.

Depois a cada 3 meses, descarregue totalmente e logo em seguida ponha pra carregar até 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tecnologia das baterias mais novas (4 anos) é baseada em íon de lítio, isso vale para notebook, telefone celular, pda, iPod ... Os mitos que foram criados ao longos do anos geralmente se referem a baterias que era feitas de outros materiais e estas sim tinham vários problemas.

Preciso dar carga de 24 horas em um bateria nova?

Não. Baterias antigas, feitas de níquel cádmio (NiCd) ou níquel-metal-hidreto (NiMH) precisavam sim. As atuais, de íons de lítio (Li-Ion) já podem ser usadas normalmente desde a compra.

Preciso esperar descarregar completamente para dar um nova carga?

Não. Novamente este é um mito que só vale para as baterias antigas que não eram de lítio e sofriam do chamado efeito memória. Nelas se você carregasse uma bateria que ainda tinha 20% de carga esta bateria passaria a ter apenas 80%.

Se eu usar meu notebook sem bateria ela irá ter uma vida útil maior?

Pelo contrário. Se você deixar sua bateria guardada por mais duas semanas ela começará a ter usa capacidade diminuída. Segundo o site da Apple as baterias de íon de lítio precisam ser usadas para ter o máximo de performance. Se você não usa o seu equipamento freqüentemente, tenha certeza de completar ao menos um ciclo de carga por mês“.

As baterias de lítio não perdem carga com o passar do tempo?

Apesar de as baterias de lítio não sofrerem do chamado efeito memória elas vão sim perdendo um pouco da sua capacidade com o passar dos anos, porém isto é bem gradual e não depende da forma como você carrega sua bateria. Um dos fatores que podem prejudicar o desempenho da sua bateria é a da mesma a altas temperaturas.

...................................................................................................................

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O carregador pode estragar um computador?O meu carregador pifou e eu tenho um novo so que a tensão do velho que vinha com o pc era:18.5 e a do novo e 19.0 tudo e igual mas isto o novo e mais cada um tem input e outpout em input o novo tem menos e output o novo tem mais a risco de queimar o pc ou a entrada do carregador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!